Gato

Fonte para gatos: como escolher o melhor bebedouro para o felino

Publicado - 07 Agosto 2023 - 18h22

Atualizado - 18 Abril 2024 - 12h51

Você já ouviu falar na fonte de água para gatos? Quem tem gato ou conhece as particularidades desse pet, sabe que eles adoram beber água corrente. Não podem ver uma torneira ou chuveiro abertos que já vão logo matar a sede. Pensando nesse hábito, os bebedouros com fonte de água para gato foram criados para incentivar a hidratação dos felinos. Em vez de potes com água parada, essas fontes contêm uma torneirinha que fica ligada na energia e, dessa forma, chama a atenção dos bichanos. Saiba mais sobre elas e veja como escolher a melhor fonte para gatos!

Fonte para gatos: qual a importância para a saúde dos animais

Os gatos são animais que normalmente não ingerem a quantidade necessária de água para manter sua saúde em dia. Por isso, não é raro eles terem problemas renais e urinários. Os donos de gatos precisam tomar bastante cuidado tanto com a oferta de líquidos quanto com a alimentação.

É por esse motivo que as fontes são tão importantes para fazer seu gato beber água suficiente no dia a dia. Por mais que eles costumem se hidratar com a água que sai da torneira e do chuveiro, ela não é filtrada. E, para quem se pergunta se gato pode beber água da torneira, a resposta é não. Como o o líquido pode sofrer contaminações no percurso até a residência, ele não é totalmente seguro.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Por isso, a dica é manter o bebedouro com fonte de água para gatos sempre limpo e com água fresca e potável. Já com a alimentação, os donos podem oferecer regularmente ração úmida junto da seca. Mas, lembre-se: a versão úmida não pode ser exposta por muito tempo e deve ser mantida na geladeira por até 24 horas.

Por que os gatos gostam de água corrente?

A preferência por água corrente faz parte dos instintos selvagens dos gatos. Na natureza, a água parada é vista como algo perigoso, porque fica exposta a sujeira e contaminações. Por esse motivo, os felinos "desconfiam" do líquido parado e preferem água corrente — e é aqui que entra a fonte de água para gato.

 

Gato cinza escuro e branco bebendo água em fonte/bebedouro azul claro
Com a fonte de água para gatos, é possível prevenir várias doenças

 

O que observar ao escolher a fonte de água para gatos?

Antes de optar pelo modelo mais bonitinho de fonte, observe como o líquido se movimenta e se o bebedouro mantém a água fresca. Outro ponto a ser observado é a periodicidade da troca do filtro. É importante respeitar o período de troca, já que ele é responsável por manter a água limpa e fresca. Além disso, ao comprar a melhor fonte de água para gatos, escolha um material de qualidade e que não trará prejuízos à saúde do animal a longo prazo.

Para quem se pergunta quanto gasta uma fonte de gato: não se preocupe com a conta de luz, as fontes para gatos têm baixo gasto energético. O consumo médio de energia é de 2,5W a 3,6W por mês, mesmo funcionando 24 horas por dia todos os dias. 

Fonte de água para gatos: conheça os diferentes modelos

 

As fontes para gatos são encontradas em diversos materiais: plástico, alumínio, inox barro e porcelana. Veja as vantagens e desvantagens de cada uma delas. 

Fonte de água para gatos de plástico: apesar de mais baratas, as fontes de plástico contém substâncias químicas e são mais propensas ao acúmulo de bactérias que podem causar acne felina. Se puder, evite a de plástico ou prefira as livres de BPA e faça higienizações frequentes nas peças. 

Fonte de água para gatos de alumínio: apesar de ser uma fonte de água para gatos barata, esse não é o melhor modelo. Isso porque, assim como o plástico, ele pode liberar substâncias nocivas. A limpeza do acessório também não é das mais fáceis, o que pode facilitar a proliferação de bactérias. 

Fonte de água para gatos de inox: o inox não é tão nocivo quanto o plástico, mas precisa de cuidados ao lavar para não arranhar. Os pequenos arranhões podem acumular germes e bactérias. 

Fonte de água para gatos de barro: assim como para humanos, a fonte de barro é uma opção para quem deseja manter a água sempre fresca. A limpeza também precisa de cuidados para não acumular sujeira. Os gatos são muito exigentes e podem se recusar a beber água em um bebedouro sujo. 

Fonte de água para gatos de porcelana: esse é um modelo mais seguro, que não libera substâncias nocivas e que pode ser higienizado tranquilamente. O contraponto é que pode quebrar com mais facilidade e tem um valor acima dos demais.

Mas não se engane, apesar do modelo de fonte de água para gatos com filtro ser responsável por manter o líquido fresco, é importante manter o pote sempre limpo com água e detergente, já que pode acumular restos de comida. 

Apesar de mais caros que os potes comuns, incentivar o hábito de beber água no seu gato é muito importante e compensa o valor. A hidratação correta pode evitar doenças graves no seu animal. Caso perceba algum comportamento atípico - como a recusa do gato em beber até mesmo água corrente, não deixe de consultar o veterinário responsável pelo seu animal. 

Fonte para gatos: qual a melhor?

A melhor fonte de água para gatos é a de cerâmica. O modelo de porcelana também tem suas vantagens. Esses dois tipos de fontes são bem resistentes e não liberam sujeira nem substâncias químicas na água, por isso são os mais indicados. No entanto, é importante fazer a higiene regular do bebedouro.

Onde deixar a água do gato?

O ideal é ofertar a água para gato nos pontos que ele mais costuma frequentar. Se ele fica mais na sala, por exemplo, vale instalar a fonte de água para gatos no cômodo. Já se ele prefere o quarto ou a cozinha, você pode colocar o bebedouro lá. Uma dica importante é evitar deixar as fontes muito próximas da ração, já que elas podem molhar os grãos e tornar a comida menos palatável para os bichanos.

Redação: Mariana Almeida

Publicado originalmente em: 05/08/2019
Atualizado em: 07/08/2023

Gato não acredita no que vê quando percebe que seus humanos arrumaram um jeito de vigiar sua intimidade

A câmera para monitorar pet é um ótimo investimento para os tutores que passam muito tempo fora de casa, mas estão sempre preocupado...

Por que os gatos saem correndo depois de usar a caixa de areia? Um dos motivos pode ter a ver com instinto selvagem

Bastante higiênicos, os felinos se acostumam desde cedo a usar a caixa de areia para gatos. Para eles, é algo totalmente natural e q...

Comportamento

Já ouviu falar no reflexo de Flehmen? O gato respirando de boca aberta pode apenas estar tentando sentir melhor os cheiros

Ver um gato respirando de boca aberta pode ser mais comum do que a gente imagina. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, nem ...

Comportamento

Gato reage de jeito engraçado aos cheiros que não gosta - e explicação tem a ver com um sentido poderoso da espécie

Você sabia que um cheiro que gato não gosta pode desencadear reações bem inusitadas nos felinos? Isso acontece porque o olfato dos g...

Faz mal dar calmante para cachorro? O vet do meu cãozinho disse que somente nessas situações é recomendado o uso

Você já se perguntou em algum momento se pode dar calmante para cachorro? Tem tutores que procuram o medicamento para lidar com o co...

Gato não acredita no que vê quando percebe que seus humanos arrumaram um jeito de vigiar sua intimidade

A câmera para monitorar pet é um ótimo investimento para os tutores que passam muito tempo fora de casa, mas estão sempre preocupado...

Por que os gatos saem correndo depois de usar a caixa de areia? Um dos motivos pode ter a ver com instinto selvagem

Bastante higiênicos, os felinos se acostumam desde cedo a usar a caixa de areia para gatos. Para eles, é algo totalmente natural e q...

O que acontece se um cachorro grande cruzar com uma cadela pequena?

O cruzamento de cachorro faz parte do comportamento natural e instintivo desses animais. Os machos estão sempre prontos e disponívei...

Ver todas