O Peterbald é uma das raças de gatos raras que mais chama atenção por conta da sua aparência exótica. Por ser praticamente desprovido de pelos, há quem os confunda com as variações de Sphynx, mas eles não pertencem ao mesmo grupo e cada raça tem características particulares (ainda que compartilhem algumas semelhanças).

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Embora o gato Peterbald não seja tão popular entre os brasileiros, a raça é completamente apaixonante e tem tudo para ser um grande amigo dos humanos. Que tal conhecer melhor essa espécie? Reunimos as principais informações sobre o Peterbald. Confira a seguir!

Raio-X do gato Peterbald

  • Origem: Rússia
  • Pelagem: fina penugem (ele é considerado um gato pelado)
  • Cores: todas são aceitas
  • Personalidade: sociável, carinhoso, brincalhão e apegado
  • Altura: 20 a 25 cm
  • Peso: 3 a 5 kg
  • Expectativa de vida: 12 a 15 anos

O Peterbald surgiu na Rússia

De origem russa, o Peterbald é uma raça bem recente: para se ter uma ideia, ela surgiu por volta de 1994 em São Petersburgo. O felino é resultado do cruzamento inicial entre duas raças: o Don Sphynx — outro gato russo — e o Oriental Shorthair. Posteriormente, outras raças foram inseridas na genética do Peterbald — o gato Siamês e o Azul Russo são alguns exemplos.

Pouco tempo depois, em 1997, a TICA (The International Cat Association) fez o reconhecimento oficial da raça, que logo conquistou muitos olhares apaixonados dos gateiros

O Peterbald é uma raça de gato sem pelo muito rara e de aparência exótica

De porte médio e com um corpo bastante robusto, pernas longas e grandes orelhas triangulares, esse é um gatinho que definitivamente não passa despercebido. Porém, a foto de gato pelado engana: apesar de ser considerada uma raça de gato sem pelo, o Peterbald tem, sim, uma leve penugem que cobre todo o seu corpo. A questão é que essa pelagem normalmente não excede 5 mm de comprimento (ou seja, é bem fininha mesmo!), e por isso muitas pessoas acreditam que esse é um gato sem pelo nenhum.

Outra característica que chama a atenção na raça são as cores do gato Peterbald. Segundo os padrões oficiais, todas as tonalidades são aceitas. E acredite: por mais que muitas vezes esse bichano seja reconhecido como um "gato careca", existem muitas variações de cores.

Gato Peterbald tem um lado brincalhão e é muito dependente

A raça de gato sem pelo Peterbald foi criada, principalmente, para ser um gato inteligente e ativo. Ou seja, ele tem bastante energia para brincadeiras e uma grande facilidade para aprender truques, além de ser bem sociável e tranquilo para se adaptar a diversas situações.  O Peterbald, de uma maneira geral, se dá bem com crianças, outros animais - inclusive cachorros - e se adapta facilmente em qualquer lugar.

O único cuidado que a família deve ter é dar muita atenção para o pet. O gato Peterbald, ao contrário do que se espera de felinos, é muito apegado com a família e até mesmo um pouco dependente. Ele não é do tipo solitário - na verdade, está bem longe disso. O gato sem pelo precisa de contato frequente com os humanos, e para ele não pode faltar carinho. Aliás, uma curiosidade é que esse também é um gato que gosta de colo

Por isso, antes de decidir ter um Peterbald, o tutor deve ter certeza de que conseguirá atender todas as necessidades do pet. Esse gatinho precisa de uma família que seja muito presente, e não é indicado para quem precisa passar muito tempo fora de casa.

Peterbald andando na rua de coleira e roupaPeterbald sentado igual genteGato Peterbald recebendo carinhoPeterbald sendo segurando no coloGato Peterbald Gato Peterbald olhando sério

 

5 curiosidades sobre o gato Peterbald

  1. Apesar de ser chamado de gato sem pelo, o Peterbald normalmente tem uma pelagem bem fina e que não excede 5 milímetros.
  2. Alguns gatos pelados da raça nascem sem sobrancelha e sem bigodes. Eles são considerados ainda mais raros.
  3. A pelagem do gato Peterbald pode mudar de cor durante os dois primeiros anos de vida do animal.
  4. Muitos pensam que um gato pelado como o Peterbald pode ser indicado para pessoas alérgicas. No entanto, a alergia a gatos não tem a ver com a presença ou falta de pelos, e sim com uma enzima que fica presente na saliva do gato e que se espalha pelo corpo enquanto eles se lambem.
  5. O Peterbald tem o metabolismo bastante acelerado. Por isso, pode precisar de mais comida do que a maioria dos bichanos.

Peterbald filhote: como cuidar e o que esperar do bichano?

O gato Peterbald é daqueles bichanos para lá de curiosos — e isso já pode ser percebido desde que ele é um filhotinho. Ele pode ser levado para casa com 2 meses de idade, que é o momento após o desmame. Apesar de ser um grande dorminhoco nessa fase, nos momentos em que o gato pelado filhote estiver acordado é bom estar preparado para muita energia!

Antes de levá-lo para casa, invista em um enxoval para gato filhote. Nele deve conter uma caminha confortável para o pet descansar, caixa de areia para gatos, potes de comida e água, arranhadores e alguns brinquedos. Ração e petiscos apropriados para filhotes também são muito bem-vindos e vão ajudar a estreitar ainda mais a relação entre vocês! Sobre a saúde, não esqueça de aplicar todas as vacinas importantes.

Gato Peterbald filhote

Os principais cuidados com a rotina do Peterbald

  • Escovação: o Peterbald não necessita de tantos cuidados com pelos por causa da ausência deles.
  • Banho: dar banho em gato da raça Peterbald deve ser um cuidado regular, já que gatos pelados costumam ter uma pele mais oleosa e que requer higiene constante. Lenços umedecidos também ajudam na higiene.
  • Exposição solar: por terem a pele completamente exposta, é recomendado investir em um protetor solar para gatos que passam longos períodos tomando banho de sol. 
  • Unhas: apare as unhas do Peterbald mensalmente se elas estiverem muito compridas. A disponibilidade de arranhadores também ajuda a evitar esse problema.
  • Dentes: não esqueça de escovar os dentes do gato pelo menos três vezes na semana. Esse cuidado ajuda a combater problemas bucais, como o tártaro e o mau hálito.
  • Ouvidos: as orelhas do gato Peterbald podem favorecer quadros inflamatórios. Por isso, verifique e higienize a região semanalmente ou a cada 15 dias com produtos apropriados.
  • Frio: por ser um gato sem pelo, não esqueça de agasalhar muito bem o bichano quando as temperaturas estiverem mais frias.

O que você precisa saber sobre a saúde do gato Peterbald

O Peterbald costuma ser forte e saudável, no geral. Mas, por ser um gato sem pelo, raça pode precisar de alguns cuidados específicos com a pele. Além disso, ele é mais suscetível a alergias, dermatites, queimaduras e outros problemas dermatológicos.

Tirando esses pequenos detalhes, o Peterbald não apresenta doenças relacionadas com a sua genética e demanda a mesma atenção com a saúde que outros felinos: manter a tabela de vacinas para gatos atualizada, assim como os vermífugos e remédios antiparasitários. As consultas de check-up são fundamentais para acompanhar a saúde da raça.

Peterbald:  preço da raça é em dólares e exige planejamento financeiro

Se você está pensando em adquirir um gato Peterbald, comprar um exemplar da raça é algo que deve ser muito bem planejado. Isso porque, além de ser uma das raças de gato mais caras do mundo, o preço desse bichano normalmente é em dólares! Como esse é um animal raro, é muito difícil encontrar criadores de Peterbald, de forma que muitas vezes ele precisa ser importado de outros países.

Para se ter uma ideia, quando se trata do Peterbald, o preço mínimo é de U$ 1.000, podendo chegar a U$ 5.000. Convertendo o valor em reais, o custo se aproxima de R$ 30 mil. Vale lembrar ainda que uma gata sem pelo costuma ser mais cara do que um gato pelado. Isso porque o valor do gato sem pelo, como o Peterbald, geralmente leva em conta o sexo e a genética do animal.

Caso queira levar um Peterbald para casa, uma dica para adquirir gato de raça com segurança é procurar por criadores reconhecidos e responsáveis. Assim, você evita financiar lugares que maltratam os animais. Lembre-se: para ter um gato sem pelo, preço muito abaixo da média é sinal de alerta.

Publicado originalmente em: 10/12/2021

Atualizado em: 26/10/2023