Cachorro

Pessoas que passeiam com seus cães notam essas 8 melhorias na saúde física e mental, segundo a Medicina

Publicado - 13 Fevereiro 2025 - 16h29

Atualizado - 13 Fevereiro 2025 - 16h35

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Passear com cachorro é uma atividade que não pode faltar na rotina. Além de deixar os cães mais felizes e relaxados no dia a dia, os passeios são fundamentais para mantê-los saudáveis. No entanto, o hábito de passear com o animal também é repleto de benefícios para o tutor. Além de fortalecer o vínculo com o pet, essa prática pode melhorar a saúde física e mental dos humanos que não deixam os passeios de lado. Curioso para entender como? Entenda como passear com cachorro pode transformar a sua vida para melhor!

1) Pessoas que passeiam com seus cães realizam mais atividade física

Realizar atividades físicas diariamente é algo fundamental para a saúde, tanto para os cachorros quanto para os humanos. De acordo com estudo publicado na Revista da American Heart Association, pessoas que passeiam com seus cães diariamente fazem 30 minutos a mais de exercícios do que aqueles que não saem na rua com os pets. Como consequência, essa atividade melhora a resistência e o condicionamento físico tanto dos tutores quanto dos animais. Seja uma caminhada mais longa ou uma corrida na companhia do pet, esse hábito ajuda os tutores a manterem um estilo de vida mais ativo e saudável.

2) Passear com cachorro reduz o estresse e a ansiedade

Você sabia que praticar atividades físicas é uma excelente forma de controlar a ansiedade e reduzir o estresse? E passear com o cachorro, embora não seja uma atividade física tradicional como musculação ou crossfit, pode proporcionar benefícios semelhantes. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Purina, os passeios proporcionam uma melhora significativa na saúde mental dos tutores. Isso acontece porque os exercícios físicos, o contato com o animal e o tempo ao ar livre liberam hormônios no corpo do tutor que ajudam a aliviar a tensão, reduzir a ansiedade e proporcionar uma mente mais tranquila.

Imagem Quiz:Passeio, comida ou você? Qual o grande amor da vida do seu cachorro?

Passeio, comida ou você? Qual o grande amor da vida do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

3) Passear com cachorro ajuda no controle do peso

Levar o cachorro para passear todos os dias é uma excelente forma de se manter ativo e em forma, já que os passeios ajudam na queima de gordura e previne o sobrepeso. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o recomendado é praticar toda semana, no mínimo, 150 minutos de atividade aeróbica moderada ou 75 minutos de atividade intensa para manter-se saudável. Dependendo do porte do cachorro e do nível de energia dele, os passeios duram, em média, 30 minutos por dia, o que já é suficiente para alcançar essa recomendação.

4) Passear com cachorro diminui a solidão e estimula a socialização dos tutores

cachorros interagindo durante passeio acompanhado dos tutores
Os passeios com cachorro estimulam o tutor a interagir com outras pessoas

Ter um cão é ter certeza de que você vai ter uma companhia agradável sempre que quiser. Mas você sabia que passear com o cachorro também pode ajudar os tutores a criar vínculos com outras pessoas? De acordo com um estudo publicado no periódico Plos One, os cachorros podem ajudar os tutores a criar amizades com outras pessoas. Afinal, durante os passeios, é comum que os tutores interajam com outros donos de pet e pessoas que encontram no caminho. 

5)  Passear com cachorro melhora a saúde cardiovascular

Passear com cachorro esconde benefícios que talvez você nem imagine, como a melhora da saúde cardiovascular. Isso porque os passeios estimulam as atividades físicas e ajudam no controle do peso, o que acaba reduzindo os riscos de hipertensão, colesterol alto e doenças cardíacas.

Além disso, de acordo com um estudo publicado no Harvard Health Publishing, tutores de cães tendem a ter uma pressão arterial mais baixa, menos problemas de colesterol e triglicerídeos altos. Embora os pesquisadores não tenham explicado exatamente por que isso acontece, eles acreditam que esses benefícios estejam relacionados com a prática de exercícios físicos e a redução de estresse que os cães proporcionam.

6) Passear com cachorro deixa os tutores mais felizes

De modo geral, os passeios sempre deixam o cachorro feliz. Eles adoram sair de casa para explorar o mundo, brincar e socializar com outros animais. Mas além de deixar o pet contente, passear com cachorro também pode deixar os tutores mais animados. Isso acontece porque a interação com animais libera a serotonina, conhecido como o "hormônio da felicidade", e a ocitocina, o "hormônio do amor". 

De acordo com um estudo publicado na Revista Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública, tutores que passeiam diariamente com os seus cães são mais felizes pois se sentem revigorados ao ver a alegria estampada no rosto do animal.

7) Passear com cachorro fortalece a musculatura e as articulações

Praticar exercícios físicos diariamente é o segredo para manter o bom funcionamento do corpo, e os passeios com o cachorro podem ajudar bastante nessa meta. Isso porque as caminhadas com o pet fortalecem os músculos e estimulam a lubrificação das articulações, prevenindo problemas como artrite e osteoporose. Além disso, passear com o pet ajuda a fortalecer a musculatura e prevenir dores musculares.

8) Passear com cachorro cria no tutor mais disciplina e responsabilidade

Passear com cachorro todos os dias é um hábito que não pode faltar na rotina do animal. Além dos vários benefícios para a saúde do cachorro, como evitar a obesidade canina, os passeios deixam o pet mais feliz no dia a dia. É por isso que os tutores precisam se comprometer a oferecer esse cuidado básico ao animal. Como consequência, o compromisso de realizar os passeios diariamente permite que o tutor desenvolva maior senso de disciplina e responsabilidade.

Cachorro

É por esse motivo que os veterinários recomendam fazer check-ups anuais no seu cachorro

As consultas veterinárias estão longe de ser a parte preferida da rotina dos pets, mas elas precisam estar incluídas na lista de cui...

Comportamento

O que seu gato faz quando não tem ninguém olhando? Essa é a provável rotina do pet

O comportamento felino, apesar de muitas vezes ser bastante imprevisível, também é marcado por um senso de independência muito forte...

Cachorro

5 truques recomendados por especialistas que vão melhorar a relação do tutor com seu cachorro

Os cachorros não ganham o título de ‘melhor amigo’ do homem à toa. Com uma lealdade inexplicável e um amor incondicional, os cães sã...

Cachorro

Essas 10 raças de cachorro são tão fortes que desafiam os limites da natureza: os cães mais imponentes do mundo!

Os cachorros mais fortes do mundo não passam despercebidos pelos lugares. E não se engane: quando falamos de força, não necessariame...

Cachorro

É por esse motivo que os veterinários recomendam fazer check-ups anuais no seu cachorro

As consultas veterinárias estão longe de ser a parte preferida da rotina dos pets, mas elas precisam estar incluídas na lista de cui...

Cuidados

Como separar um gatinho da ninhada? Dicas para não traumatizar a mãe e nem os filhotes

O nascimento de um filhote de gato é um momento de muitas alegrias e mudanças na rotina. Junto com essa novidade na vida dos tutores...

Cuidados

Adeus às bolas de pelo: 5 estratégias comprovadas para livrar seu gato desse incômodo

As bolas de pelos em gatos são um verdadeiro terror na vida dos bichanos, e também dos gateiros. Embora pareça uma situação inofensi...

Comportamento

O que seu gato faz quando não tem ninguém olhando? Essa é a provável rotina do pet

O comportamento felino, apesar de muitas vezes ser bastante imprevisível, também é marcado por um senso de independência muito forte...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?