Cachorro

Perfume para cachorro: veterinário lista 4 razões para nunca usar no seu pet

Publicado - 01 Outubro 2024 - 17h59

Atualizado - 01 Outubro 2024 - 18h00

Foto do William Klein - Médico veterinário especializado em dermatologia

William Klein / Médico veterinário especializado em dermatologia

CRMV 17782-PR

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade de Marília (Unimar - 2005), pós-graduado em Dermatologia Veterinária pela Universidade Anhembi-Morumbi em 2009. Imersão em Dermatologia Veterinária pela Equalis-12012, aperfeiçoamento em Dermatologia Veterinária pelo Instituto Ibvet em 2013. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Há mais de 10 anos oferecendo serviço especializado em casos de Dermatologia Veterinária.

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

O perfume para cachorro é um produto que gera muita polêmica no universo canino - e existem várias razões para isso. A primeira delas está relacionada ao fato de que os perfumes não trazem nenhum tipo de benefício para os cães. 

Diferente do banho em cachorro que controla a oleosidade corporal e mantém a higiene do pet, os perfumes só servem para mascarar o cheiro. Por isso, não são considerados essenciais na rotina do animal. Além disso, alguns cães podem apresentar problemas de saúde devido ao uso desses produtos, e é exatamente por isso que muitos veterinários não recomendam usar perfumes em cachorro.

Para entender os efeitos deste produto no corpo do animal, o Patas da Casa conversou com quem entende do assunto: um veterinário dermatologista. Nós falamos com o William Klein, que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária, e ele listou 4 razões para não usar o perfume para cachorro!

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

1) O perfume para cachorro pode provocar alergia na pele

Um dos maiores problemas dos perfumes para cachorros tem a ver com possíveis alergias, que podem causar sintomas bem incômodos no animal. “Os riscos dos perfumes estão ligados a futuros problemas de alergia. Os principais sintomas são vermelhidão, coceira, erupções cutâneas, espirros e descamação da pele”, explica o profissional.

Isso acontece porque a pele do cachorro é extremamente sensível, então ela pode não reagir tão bem quando exposta aos componentes de um perfume para cachorro. Esses produtos geralmente apresentam três componentes básicos: uma fragrância, álcool e água. Os responsáveis por provocar essas alergias são a fragrância e o álcool, pois eles podem alterar o pH da pele do animal.

2) O perfume para cachorro tem risco de causar problemas respiratórios

Um outro grande problema associado ao uso do perfume para cachorros é que esse produto pode causar problemas respiratórios graves no animal, especialmente se o pet tiver alguma doença respiratória preexistente, como a asma e a bronquite.

A bronquite canina provoca tosse de cachorro, chiados, ruídos respiratórios e dificuldade de respirar, enquanto a asma pode deixar o cachorro com falta de ar. É por isso que o perfume para cachorro não é nem um pouco indicado para cães que sofrem com essas doenças.

Além disso, você pode não saber, mas o cachorro tem rinite e sinusite, assim como os humanos, então o uso de perfumes podem contribuir para manifestação dos sintomas associados a essas duas doenças. 

A rinite é causada por uma inflamação nas narinas, enquanto a sinusite se manifesta por meio da inflamação dos seios nasais. Tanto uma quanto a outra são desagradáveis para o pet, pois podem causar espirros, coriza, coceira nasal e em casos mais graves, dificuldade respiratória e sangramento nasal.

cachorro se coçando
O perfume para cachorro pode provocar alergias e coceira no animal

3) O perfume para cachorro pode pode causar falhas na pelagem

Quando o perfume para cachorro provoca alergias, geralmente esse quadro vem acompanhado de extrema coceira no animal. Acontece que essa coceira em cachorro incomoda bastante o pet, então ele pode começar a se lamber e se morder excessivamente para aliviar esse desconforto. Como consequência, o tutor vai se deparar com uma queda de pelo em cachorros em locais específicos do corpo do animal, principalmente onde o perfume foi aplicado.

William ainda reforça que não se deve em hipótese alguma usar perfume para cachorro em pets que já tenham algum tipo de alergia: “Caso o animal seja portador de uma doença alérgica específica, como a dermatite atópica canina, o perfume deve ser evitado a fim de evitar um eventual gatilho da coceira e a piora clínica do mesmo.”

4) O perfume para cachorro pode atrapalhar o olfato canino

Você sabia que o olfato canino é extremamente poderoso e potente? Por essa razão, o uso de perfume pode atrapalhar o animal a expressar o comportamento natural da espécie de farejar o ambiente, podendo causar até um certo estresse para o pet.

O médico veterinário explicou porque isso acontece: “O perfume para cachorro pode atrapalhar o olfato canino devido à grande quantidade de receptores olfativos que eles possuem. Enquanto os cães têm cerca de 300 milhões de receptores, o ser humano só tem 5 milhões. Isso faz com que os cachorros apresentem uma maior sensibilidade a cheiros.” 

O perfume para cachorro profissional, por exemplo, geralmente apresenta uma fixação maior, ou seja, dura mais dias no pelo e na pele do cachorro, e esse cheirinho ao longo do dia pode deixar o pet incomodado e estressado.

Sem nenhum benefício concreto para o pet e tantos riscos, será que vale a pena mesmo usar um perfume para cachorro? Especialistas acreditam que não!
 

Cachorro

As 6 raças de cachorro que dão mais despesa: entenda porque esses cães têm a "manutenção" mais cara e difícil

Os animais de estimação trazem uma série de benefícios para a vida dos tutores, mas quem pensa que manter um peludo é algo simples e...

Adote um animal

Pensando em criar cachorro e gato juntos? Veja 7 raças de cães que se dão bem com felinos

A convivência de cachorro e gato juntos pode parecer uma missão impossível para muitos tutores. Afinal, as duas espécies sempre fora...

Cachorro

Cachorro idoso: 8 sinais de que o pet está entrando na terceira idade e dicas de cuidados nessa fase

A idade dos cachorros funciona de maneira diferente da nossa. Os cães envelhecem mais rápido do que a gente imagina. Por isso, é imp...

Adote um animal

8 raças de cachorro não indicadas para crianças: entenda porque você deve evitá-los

Embora existam várias raças de cachorro indicadas para quem tem crianças em casa, como é o caso do Golden Retriever e do Shih Tzu, a...

Gato

7 sinais para identificar o gato com dor: saiba exatamente o que se deve fazer

Gatos são experts em disfarçar o que sentem. Eles não são tão transparentes quanto os cães, e por isso pode ser um pouco difícil des...

Cachorro

As 6 raças de cachorro que dão mais despesa: entenda porque esses cães têm a "manutenção" mais cara e difícil

Os animais de estimação trazem uma série de benefícios para a vida dos tutores, mas quem pensa que manter um peludo é algo simples e...

Adote um animal

Pensando em criar cachorro e gato juntos? Veja 7 raças de cães que se dão bem com felinos

A convivência de cachorro e gato juntos pode parecer uma missão impossível para muitos tutores. Afinal, as duas espécies sempre fora...

Cachorro

Cachorro idoso: 8 sinais de que o pet está entrando na terceira idade e dicas de cuidados nessa fase

A idade dos cachorros funciona de maneira diferente da nossa. Os cães envelhecem mais rápido do que a gente imagina. Por isso, é imp...

Ver todas