Será que o perfume para cachorro é uma boa ideia? Há muitas opiniões divergentes sobre o uso de fragrâncias industrializadas em cães. Enquanto muitas pessoas não veem a necessidade de alterar o cheiro natural dos animais, outras defendem que o produto é apenas um recurso para deixar os bichinhos com um odor mais agradável – com muito mais vantagens para os humanos, certamente. A verdade é que os dois lados podem seguir com suas convicções. No caso dos tutores que preferem estender o cheirinho além do banho, o bom senso deve prevalecer. O importante é ficar de olho para escolher produtos seguros, que não causem alergias em cachorros ou agravem condições médicas.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Conheça, a seguir, as principais características do perfume de cachorro e as opções mais recomendadas. No fim, tem um passo a passo para você preparar em casa uma alternativa natural e cheirosa para o seu pet. Não deixe de fazer!

Afinal, perfume para cachorro pode fazer mal à saúde do animal?

Assim como os humanos, os cachorros não têm a necessidade de usar perfumes e colônias. Mas é sempre bom deixá-los cheirosos, mesmo após um banho caprichado, não é mesmo? Nos pet shops, há uma grande variedade de opções específicas para cães, formuladas com ingredientes completamente seguros para eles.

Além de encobrir os odores dos animais – como o famoso cheirinho de cachorro molhado –, alguns produtos têm propriedades extras, como sprays que hidratam a pelagem e florais terapêuticos que prometem contornar problemas comportamentais, como ansiedade, estresse, depressão e agressividade.

É bom tomar alguns cuidados ao utilizar o perfume de cachorro

Antes de usar qualquer perfume para cães no seu animal de estimação, procure um veterinário de sua confiança. Durante a consulta, o profissional poderá diagnosticar possíveis alergias e esclarecer se determinados problemas de saúde podem ser afetados por um perfume de cachorro. Veja outros cuidados:

  • Nunca utilize perfume de humanos no seu pet, pois a alta concentração de álcool poderá irritar a pele sensível do animal, entre outros agravantes;

  • Embora o perfume para cães seja menos concentrado que o perfume humano, não é aconselhável usá-lo diretamente na pele. A maioria dos produtos traz a recomendação de borrifar o líquido a 15 cm de distância do corpo do animal;

  • Nunca aplique o perfume em áreas ao redor dos olhos, focinho, boca e órgãos genitais;

  • De preferência, coloque o perfume no seu cachorro após o banho. Quando aplicada sob os pelos limpos, a fragrância tem maior poder de fixação;

  • Escolha produtos com a menor concentração de álcool possível para não prejudicar a pele do seu cão;

  • Tome cuidado para não aplicar o perfume sobre áreas sem pelos ou lesionadas por machucados;

  • Não use o perfume ou colônia como um recurso frequente para mascarar o cheiro natural do seu cãozinho. O produto é apenas uma solução temporária e não deve ser usado como substituto de um banho úmido completo, com sabonete e shampoo;

  • Ao notar qualquer reação ao perfume, como vermelhidão, coceira e queda de pelos, leve o seu animal ao veterinário junto com o produto utilizado.

Perfume para cães: qual é a quantidade ideal?

Donos de um olfato poderoso, com cerca de 40 vezes mais receptores olfativos que os humanos, os cachorros são constantemente afetados – tanto positiva como negativamente – pelos cheiros à sua volta. Embora um toque de perfume possa parecer agradável para as pessoas, a mesma quantidade pode ser intensa e incômoda para os nossos amigos peludos. Isso também vale para outros itens perfumados, como produtos de limpeza, desodorantes e sprays aromatizadores.

Portanto, ao usar qualquer tipo de perfume no seu animal de estimação, tenha em mente que um aroma que consideramos suave é percebido com muito mais potência pelo sistema olfativo canino. Para não errar, um esguicho ocasional de perfume atrás das orelhas ou sobre a ponta da cauda já é suficiente e seguro para os cães.

cachorro cheirando perfume para cachorro

 

Aromas de perfume: cachorro pode desaprovar alguns cheiros

 

Cães e pessoas têm percepções diferentes sobre o mesmo cheiro, especialmente por conta dos aspectos evolutivos e de sobrevivência de cada espécie. Enquanto nossos ancestrais buscavam frutas suculentas e outras recompensas da natureza, os cães selvagens farejavam carnes e carcaças em decomposição.

Isso significa que um aroma frutado que atrai uma pessoa tem grandes chances de não atrair um cachorro, por exemplo. Infelizmente, os cães não conseguem comunicar facilmente suas emoções ao sentir o cheiro de um perfume desagradável.

Alguns comportamentos, no entanto, podem indicar que o animal de estimação não aprovou o perfume escolhido pelo tutor. Se o cão rolar na grama ou outra superfície para tentar recuperar o seu cheiro de cachorro perdido, isso será uma clara demonstração de que o aroma não passou no teste de qualidade canino.

Qual é o melhor perfume para cachorro?

De produtos mais simples a opções mais sofisticadas, há colônias e perfumes para cachorro de diversas fragrâncias no mercado pet. A escolha é estritamente pessoal, desde que o tutor opte por algo de qualidade, especialmente formulado para interagir com a pele e os cheiros naturais dos cães. Antes da compra, é sempre importante olhar a lista de ingredientes e verificar se a marca é de confiança.

O melhor perfume para cachorro, no entanto, é aquele que deixa o seu animal de estimação cheiroso, mas não gera qualquer tipo de incômodo para ele. Um cão usa constantemente o olfato e seria muito injusto sobrecarregá-lo com um forte odor de perfume. Uma fragrância para cães deve funcionar não apenas para dar um cheiro agradável ao seu amigo de quatro patas, mas também para não prejudicá-lo, causando desconfortos, espirros, alergias e outros problemas de saúde.

Perfume para cachorro filhote: há alguma diferença?

Os filhotes de cachorro, assim como os animais idosos, são mais sensíveis aos cheiros e, portanto, as colônias mais delicadas são as mais indicadas. Uma das melhores opções é o perfume para cachorro com cheiro de bebê, geralmente inspirado em produtos famosos de grandes fabricantes de cosméticos. Desde que tenha uma formulação segura para os cães, não há nenhuma contraindicação no uso desse tipo de perfume.

Como fazer perfume para cachorro? Veja o passo a passo!

Você pode comprar os perfumes para cães em pet shops, mas os preços costumam ser um pouco salgados, principalmente os produtos de maior qualidade. Felizmente, é possível gastar muito pouco e fazer o seu próprio lote de perfume caseiro para cachorro, com ingredientes 100% naturais. Veja como é fácil:

Materiais necessários:

  • Borrifador pequeno (cerca de 100 ml);
  • Água;
  • Vinagre;
  • Óleo essencial puro e natural de sua preferência (lavanda, camomila, hortelã, niaouli, eucalipto, cedro, etc.).

Passo a passo:

1. Para começar, despeje a água no borrifador até quase completar o vasilhame. Reserve;

2. Em um vidro higienizado à parte, coloque 1 colher de sopa de vinagre, adicione o óleo essencial e misture os dois ingredientes. Para cada 100 ml de água, use 10 gotinhas de óleo para cães de porte pequeno/médio e o dobro para cães maiores. Caso queira fazer uma quantidade menor ou maior, basta manter a proporção;

3. Em seguida, despeje a mistura de óleo e vinagre dentro do borrifador com água;

4. Agite a garrafa para misturar completamente a solução. Faça movimentos suaves para não quebrar as ligações químicas do óleo essencial;

5. Ao notar que está tudo bem misturado e sem reminiscências visuais de óleo, o perfume estará pronto para ser borrifado no seu cãozinho;

6. Antes de cada aplicação, agite o frasco suavemente para garantir que a proporção entre os ingredientes seja a mesma em cada borrifada. Guarde em um local ventilado.

Importante: para descobrir se o cheiro do perfume que você criou será aprovado pelo seu pet, experimente borrifar um pouco da solução no lugar onde ele dorme. Se o bichinho não se incomodar e tudo seguir normalmente, você poderá aplicar o produto sobre a pelagem em pequenas quantidades.

Redação: Guilherme Segal