Todo tutor já deve ter visto seu cachorro latindo pro nada em algum momento e ficou se perguntando o motivo do comportamento. A verdade é que são muitos as razões do porque cachorro late pro nada, desde ansiedade até vontade de chamar atenção do dono. Algumas pessoas dizem ainda que isso acontece porque o cachorro tem um sexto sentido que o faz ver fantasmas.

Passeio, comida ou você? Qual o grande amor da vida do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Não é comprovado cientificamente que cães veem espíritos, mas uma coisa é certa: o motivo do por que os cachorros latem pro nada pode estar sim relacionado aos sentidos do cão, mas os de audição e olfato. O Patas da Casa te explica exatamente por que o cachorro latindo para o nada pode, na verdade, ter um som ou cheiro específico como causa. Confira!

O que significa quando o cachorro late para o nada?

Os cachorros latindo sem um motivo aparente — que até parece ser para o nada — na verdade pode ter relação com as seguintes situações:

  • Reação a um barulho distante
  • Reação a um cheiro específico
  • Falta de gasto de energia
  • Ansiedade e estresse
  • Para chamar atenção
  • Dores
  • Problemas de saúde, como Alzheimer

Para entender melhor cada um desses motivos, veja abaixo porque os cachorros latem "pro nada".

O cachorro latindo para o nada pode ser uma reação a um som bem distante

A audição canina é surpreendente! Enquanto os humanos captam frequências sonoras de até 20.000 Hz, o ouvido do cachorro pode captar até 40.000 Hz. Isso significa que a audição canina é muito mais sensível que a do homem e recebe sons com muito mais intensidade. Esse é um motivo do porquê o cachorro tem medo de fogos, por exemplo.

A audição apurada do cão faz com que o pet capte sons a distâncias muito maiores em relação ao ouvido humano. Por isso, o cachorro latindo pro nada muitas vezes está apenas reagindo a algum barulho que nós não conseguimos ouvir.

Um bom exemplo é o de uma sirene distante. É muito comum ver um cachorro latindo para o nada e, alguns minutos depois, passar uma ambulância na frente de casa. O que acontece é que o cãozinho já tinha ouvido esse som bem antes do tutor. Latir é uma reação do cachorro a sons, seja uma sirene, um latido de cão vizinho ou qualquer outro barulho.

 

O cachorro latindo pro nada pode estar reagindo a um barulho ou cheiro específicos

O cachorro latindo pro nada pode estar reagindo a um barulho ou cheiro

 

 

A sensível captação de odores pode ser um motivo do cachorro latindo pro nada

 

Outro sentido bastante apurado dos doguinhos e que pode explicar por que os cachorros latem pro nada é o olfato. O faro de cachorro é tão excepcional que muitos cães até trabalham como farejadores, ajudando a polícia a encontrar objetos e até mesmo pessoas. O focinho do cachorro é muito desenvolvido para a captação de cheiros. Suas células olfativas permitem uma clara percepção de odores, identificando exatamente qual é o cheiro e de que direção ele vem. 

Os cães conseguem ainda farejar a longas distâncias. Você já reparou que seu cãozinho percebe quando você está chegando em casa? Isso acontece porque ele reconhece seu cheiro de longe! É muito comum ver um cachorro latindo pro nada porque, na verdade, ele sente o cheiro do dono próximo de casa, mesmo que ainda esteja a uma distância considerável.

Além disso, por ter um olfato muito sensível, cães captam odores que nós não percebemos. Eles conseguem, ao cheirar um objeto, perceber exatamente quem esteve ali ou então captar algum odor que nós não identificamos. Como isso chama sua atenção, a reação dele é latir. Logo, o faro apurado é um dos motivos do porque os cachorros latem pro nada. 

Ansiedade, problemas de saúde ou busca por atenção também explicam porque os cachorros latem pro nada 

A audição e o faro são alguns dos motivos porque cachorro late pro nada, mas não são os únicos. Os cães podem ter esse comportamento por conta dos mais diversos fatores, como estresse e ansiedade. Muitas vezes, quando estão incomodados com alguma situação ou até mesmo entediados, cães reagem com latidos.

O cachorro latindo pro nada pode também estar querendo chamar atenção do dono de alguma forma, seja chamando para uma brincadeira ou alertando para uma situação considerada perigosa. Cães que têm um instinto protetor mais apurado costumam latir mais justamente para alertar o tutor de que algo está diferente. No cachorro filhote, latidos também podem significar que ele quer sinalizar alguma situação, mas não sabe como.

Além disso, o cachorro latindo para o nada também pode ser sinal de tristeza ou até mesmo de algum problema de saúde, como dores e Alzheimer. Nesse caso, fique atento a outros sinais e leve o pet ao veterinário para descobrir a causa. 

Como fazer o cachorro parar de latir?

Os latidos de cachorro fazem parte da comunicação canina. Isso significa que não é possível aprender como fazer cão parar de latir totalmente, mas há, sim, algumas atitudes que ajudam a amenizar cachorros latindo em excesso. O ideal é agir diretamente na causa da vocalização do animal.

Se o latido de cachorro tiver a ver com falta de energia, o ideal é levar o animal para passear e brincar bastante com ele no dia a dia. Se for por causa de ansiedade e estresse, é bom investigar o que deixou o animal estressado — mudanças na rotina, por exemplo, podem provocar muitos latidos de cachorros "repentinos".

Já se o som de cachorro latindo tiver alguma relação com dores e problemas de saúde, não hesite em buscar um médico veterinário o quanto antes! Uma avaliação detalhada da saúde animal é essencial para poder ajudá-lo a se recuperar.

Por outro lado, quando a razão para os cachorros latindo pro nada está ligada a um cheiro específico ou som distante que não conseguimos captar, não há muito o que fazer. O instinto protetor do animal sempre vai falar mais alto, e é preciso se acostumar com o fato de que o som de cachorros latindo faz parte da comunicação dos pets. Ou seja, não dá para aprender como fazer cachorro parar de latir nesse caso.

Publicado originalmente em: 11/01/2022 

Atualizado em: 27/11/2023