Cuidar de gato

Percebeu pontinhos pretos no queixo do gato? Eles revelam uma doença de pele que muitos tutores desconhecem

Publicado - 06 Junho 2024 - 16h37

Atualizado - 06 Junho 2024 - 16h37

Amanda Carloni / Médica Veterinária Preventiva

CRMV-BA: 5463

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-graduada em clínica médica de cães e gatos pela Equalis. Especialista em Medicina Veterinária Preventiva.

Juliana Melo / Repórter

Jornalista formada pela Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso). Sempre amei o universo pet e meu sonho sempre foi ter um cachorro ou gato, mas essa ainda é uma realidade um pouco distante pra mim. Me sinto um pouco Felícia perto dos bichinhos, e acho fantástico poder entender um pouco melhor o comportamento deles e ajudar tantos tutores por aí!

A oportunidade de entrar na equipe do Patas da Casa foi incrível, porque apesar de não ter um pet, sempre tive muita vontade de conhecer e compreender melhor esse universo. Hoje me sinto praticamente uma ‘expert’ em comportamento de cães e gatos e uma das maiores incentivadoras da adoção animal.

• Filme com animal preferido: “Sempre ao Seu Lado”
• Uma raça de cachorro: Dachshund
• Uma raça de gato: Maine Coon
• A curiosidade favorita sobre cachorros: A maneira como um cão se comporta depende principalmente da criação que ele recebe
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos enxergam os humanos como seus semelhantes (basicamente como se fôssemos gatos gigantes)
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar um cachorro ou gato é uma das decisões mais bonitas que alguém pode tomar, mas que precisa ser feita com muita responsabilidade
• Nome de pet favorito: Bilbo

Os problemas de pele em gatos mais conhecidos são a dermatite, sarna e micose. Porém, existe um quadro muito comum entre os felinos que acaba passando despercebido por vários tutores — e tudo começa com pontinhos pretos no queixo do gato. A boa notícia é que não é nada grave e tem relação com a acne felina. Mas, sem os cuidados adequados com o bichinho, esses pontinhos podem evoluir para inflamações bem incômodas. Veja abaixo mais detalhes desse problema e como ele afeta a saúde do gato!

O que são os pontinhos pretos no queixo do gato?

Os pontinhos pretos no queixo do gato são derivados da acne felina — e, na verdade, eles são só o começo do problema. Na fase inicial, esses pontinhos são basicamente um tipo de cravo em gatos que podem surgir quando há o entupimento dos poros. O grande perigo é que, com o passar do tempo, esses cravinhos se transformam em espinhas bastante dolorosas se não forem devidamente tratados.

A forma como isso acontece é simples. O cravo em gato passa por um processo inflamatório que resulta nas pústulas — aquelas bolinhas vermelhas inflamadas, típicas de uma espinha. Ao mesmo tempo, isso propicia a proliferação de bactérias e aumenta as chances de uma infecção, debilitando a saúde do animal. Por isso, é importante ter muito cuidado e atenção com a acne em gatos.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O desenvolvimento da acne felina acontece por vários motivos

Uma queda na imunidade do gato, desequilíbrios hormonais, dieta inadequada e até mesmo a presença de doenças primárias — como dermatites, FIV e FeLV — podem predispor o animal à acne felina. Um gato estressado ou com higiene deficiente também tem maiores chances de sofrer com esse tipo de problema.

Além disso, nem todo mundo sabe, mas às vezes a falta de um simples cuidado na rotina do seu gatinho pode causar a acne felina: limpar os potes de ração e água do pet. As sujeirinhas que ficam no comedouro do gato propiciam o acúmulo de gordura e bactérias, o que pode resultar na acne. O ideal é lavar os recipientes no mínimo uma ou duas vezes por semana para evitar o problema.

A escolha do bebedouro e comedouro de gato é outro fator que influencia nisso. Evite sempre potinhos de plástico, que são mais porosos e tendem a acumular sujeira com mais facilidade. Prefira os recipientes de vidro, inox, porcelana ou cerâmica.

Como identificar a acne de gato?

Geralmente, os pontinhos pretos no queixo do gato passam até ‘despercebidos pelos tutores’, como se fossem uma simples sujeirinha ao redor da boca do animal ou na região do queixo. No entanto, quando o cravo em gato vira uma espinha, é difícil não notar. Alguns sintomas para ficar de olho são:

Vale dizer que a acne de gato afeta principalmente a região em volta dos lábios do animal e do queixo. Por isso, se você desconfia de um caso de acne felina na orelha, é importante consultar um veterinário — é bem provável que seja algum outro problema, como infecções fúngicas ou dermatites.

pontinhos pretos no queixo do gato
A acne felina pode evoluir para uma espinha dolorosa

Acne felina: como tratar o quadro?

Para cuidar da acne felina, tratamento deve ser indicado por um médico veterinário de confiança. O profissional responsável pode prescrever medicamentos — como antibióticos, anti-inflamatórios e/ou analgésicos — junto a terapias complementares, como o uso de pomadas e loções antissépticas. É importante que todo o procedimento seja acompanhado de perto por um especialista para evitar maiores problemas.

Pode passar nebacetin em gato?

O uso de nebacetin em gatos só é seguro se for recomendado por um médico veterinário. Isso porque esse medicamento contém neomicina, um componente potencialmente tóxico para gatos se for administrado de maneira errada. Portanto, é importante consultar um médico veterinário especializado para maiores orientações.

Acne felina: tratamento caseiro não existe, mas alguns cuidados podem ser tomados

Somente um profissional poderá dizer qual é a melhor forma de como tratar acne felina, pois é algo que vai depender do nível de inflamação e da gravidade do caso. Porém, existe uma atitude do tutor que pode ajudar, que é saber como limpar a acne de gato em casa. Para isso, basta limpar a região com algodão e água morna.

Após a consulta com veterinário, você também pode conversar com o médico sobre a possibilidade de limpar os pontinhos pretos no queixo do gato com pomadas ou sabonetes específicos.

Quanto à prevenção, a médica veterinária Amanda Carloni relata que os cuidados preventivos podem ser implementados facilmente na rotina do pet. Basta manter uma higiene adequada, limpando regularmente o queixo do animal; evitar comedouros e bebedouros de plástico e apostar em uma alimentação saudável.

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Adote um animal

Os nomes para gatos fêmeas mais famosos do momento: 100 dicas para escolher como chamar seu novo pet em 2024

Existem muitas opções de nomes para gatos fêmeas para escolher depois da adoção.  A inspiração para nomes de gatos pode vir de ...

Cachorro

Pancreatite em cachorro: aprenda a reconhecer 6 sinais da doença que vão ajudar no diagnóstico mais rápido

A pancreatite em cachorro é uma doença que merece a atenção dos tutores. A patologia afeta o pâncreas, órgão essencial para a produç...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Adote um animal

Os nomes para gatos fêmeas mais famosos do momento: 100 dicas para escolher como chamar seu novo pet em 2024

Existem muitas opções de nomes para gatos fêmeas para escolher depois da adoção.  A inspiração para nomes de gatos pode vir de ...

Ver todas