Manter o seu cachorrinho livre de pulgas pode não ser uma tarefa muito fácil, mas é essencial para saúde e bem-estar dele. As pulgas em cachorro podem não só causar coceira no animal, como também transmitir bactérias e verminoses, além de provocar dermatites. O pente para pulga é um acessório de uso prático para o tutor, confortável para os animais e até mais sustentável - já que muitos produtos para infestação de pulgas e carrapatos podem ser tóxicos para o meio ambiente. O acessório é indicado para infestações leves e serve como um auxílio no tratamento com remédios para pulgas.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cachorro com pulga: como confirmar a presença dos parasitas?

Se você observar o cachorro com coceira excessiva, se lambendo ou se mordendo, preste atenção! Pode ser que ele esteja com pulgas. Para ter certeza disso, é possível fazer uma observação na pelagem do seu pet: usando os dedos, vá dividindo os pelos note se há pontos marrons correndo na direção oposta, tentando se esconder. Outra forma de checagem é durante o banho. Se desconfia de pulgas, deixe o ralo fechado enquanto molha o animal. Se perceber alguns pontos pretos na água parada, é provável que seu cão esteja com pulgas.

 

pente de pulga para cachorro: cão se coçando

Pente de pulga para cachorro: como usar o acessório?

 

Depois de ter certeza que seu cachorro está com pulgas, o uso do pente para pulga é boa solução para acabar com o parasita. Além do modelo tradicional, existe o pente elétrico para pulgas, que funciona com lâminas de rotação motorizadas que removem as pulgas e os emaranhados com segurança. Lembre-se que a escovação da pelagem do cachorro também é essencial para bem-estar dele, evitando pelos mortos e nós.

É importante, no entanto, que não deixe de dar um remédio para pulgas ao animal, já que o pente para pulgas é apenas um complemento do tratamento tradicional. O pente para tirar pulgas funciona muito bem, mas não substitui outros cuidados com o animal e o ambiente em que ele vive.

Antes de utilizar pente para pulgas, molhe seu doguinho, assim você se certificará que as pulgas não vão pular em cima de você. Depois, comece a escovar a pelagem do animal com firmeza e cuidado para não machucá-lo. Após remover as pulgas com o pente, coloque elas em um recipiente com água e detergente para que não fujam e descarte. Depois desse processo, verifique toda a pele do cachorro em busca de feridas e possíveis alergias causadas pelos parasitas. Se observar qualquer coisa fora do comum, é importante marcar uma consulta com o veterinário para tratar o problema e até mesmo verificar se o animal terá que tomar doses extras de antiparasitários.

É importante tratar as pulgas do ambiente em que o cachorro vive

Não basta retirar as pulgas do cachorro! A casa em que ele vive também precisa de cuidado. As pulgas podem deixar ovos no ambiente, favorecendo uma nova infestação no animal. Assim que tratar seu animal com o pente fino para pulgas e com o antiparasita, faça também um tratamento pela casa com bicarbonato de sódio, sal e água. Misture os três ingredientes e aplique em sofás, tapetes e almofadas e locais onde o cachorro dorme. Deixe a mistura agindo por algumas horas e aspire ou limpe os resíduos. Além disso, é importante que a caminha do cachorro e seus brinquedos sejam lavados com água bem quente. Repita o processo sempre que possível.

Redação: Hyago Bandeira