Comportamento animal

Pênis de cachorro: tudo sobre o comportamento e fisiologia do órgão reprodutor dos machos

Publicado - 27 Julho 2023 - 19h44

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Será que você conhece bem o pênis de cão? A castração do cachorro macho costuma ser muito mais simples do que a cirurgia da fêmea, mas quando se trata de comportamento, os machinhos apresentam os mais inusitados. Se você tem um cãozinho, já deve ter passado pela situação de vê-lo colocar o pênis de cachorro para fora. Mas afinal, você sabe por que ele fez isso? Ou por que o cachorro monta na perna das pessoas? Ou até mesmo por que ele lambe as partes íntimas e a de outros cães?

Todos essas situações não acontecem ao acaso. Há uma explicação para esses comportamentos e, para entendê-los, é preciso conhecer um pouco mais sobre esse órgão. O Patas da Casa te explica tudo sobre a anatomia e a fisiologia do pênis de cachorro, além de mostrar as doenças mais comuns que podem afetar a região, como o tumor venéreo transmissível. Conversamos também com a médica veterinária comportamentalista Renata Bloomfield, do Rio de Janeiro, para tirar todas as dúvidas sobre o comportamento dos cães relacionados ao órgão reprodutor. 

Como se chama a parte íntima do cachorro? Pênis de cão é o nome certo?

Sim, os pênis de animais - inclusive os dos cachorros - levam exatamente esse nome. O pênis canino, porém, não fica exposto o tempo todo, apenas em ocasiões específicas, ao contrário do prepúcio: cachorro geralmente tem essa pele, coberta por pelos, que fica visível e que muita gente pensa que é o pênis de animal, mas não é. As estruturas que compõem o órgão serão detalhadas mais abaixo. No pênis, também existem outras estruturas como o osso peniano e o bulbo - cachorro tem uma anatomia fascinante!

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Pênis de cachorro: conheça a anatomia e fisiologia do órgão

Muitas pessoas confundem onde exatamente se encontra o pênis de cachorro. Aquela parte exposta e cheia de pelos que conseguimos enxergar na região genital não é o pênis, ao contrário do que se pode pensar. Ali é o prepúcio, a pele que envolve e protege o pênis que, na verdade, está na parte interna. O pênis de cachorro em si só é visível quando o cãozinho o expõe. A função desse órgão é eliminar o sêmen no momento da cópula e a urina pelo canal da uretra.

O pênis de cachorro é dividido em três partes: raiz (parte fixada ao arco isquiático na região da pelve), corpo (comprimento) e glande (ponta na região distal). Ele é composto por um músculo cavernoso, que possui espaços que enchem de sangue durante a ereção. Isso permite que ele fique inflado e se mantenha no interior da fêmea, até o inchaço diminuir. Além de músculos, o pênis também possui um osso, o chamado osso peniano. Ele ajuda a proteger a uretra e a permitir que o órgão se acople à fêmea.

Também há o bulbo peniano. Cachorro tem essa glândula localizada na ponta do pênis que aumenta de tamanho durante o cruzamento e encaixa no colo do útero da cadela, fazendo com que os cães fiquem grudados depois do acasalamento. É importante, inclusive, deixar eles se desgrudarem naturalmente, pois se houver qualquer tentativa de separá-los isso pode fraturar o osso peniano. Cachorro vai sentir muita dor e desconforto se isso acontecer, e precisará de atendimento hospitalar!

O pênis de cachorro possui a coloração rosada por conta da membrana que o envolve

A principal característica do pênis de cachorro é sua coloração rosa ou avermelhada por conta da membrana que o reveste. O tecido também faz com que ele tenha aparência úmida. Se você vir um corrimento branco-amarelado ou esverdeado sem cheiro não se preocupe, pois é normal. Se trata do esmegma, uma secreção no pênis do cachorro comum que se acumula ao redor do prepúcio e não traz problema algum. O pênis de cachorro também vai estar sempre rígido, mesmo que não esteja excitado, por conta do osso peniano.

Como saber se o cachorro é macho ou fêmea?

Quando temos um filhote de cachorro, pode ser difícil distinguir os machos das fêmeas. Por isso, a dica é observar atentamente a posição dos órgãos genitais dos pets. Mesmo que eles ainda não sejam bem desenvolvidos, uma clara diferença é que, nas fêmeas, a vulva fica bem no meio das patas, pouco abaixo do ânus. Já nos machos, o pênis do cão fica localizado mais para cima, mais próximo a barriga e ao umbigo. O formato também é diferente: nas fêmeas, a genitália é mais alongado e lembra uma folha; enquanto nos machos o pênis canino é só um pontinho.

Pênis de cachorro para fora: o comportamento nem sempre tem relação com desejo sexual

Uma grande dúvida que todo tutor de cachorro tem é por que o cachorro põe o pênis para fora. Essa situação acontece quando o cão está excitado, mas isso não acontece da forma que geralmente imaginamos. Nem sempre a excitação que faz o pênis de cachorro sair tem um motivo sexual. Esse sentimento para o cão é mais geral, portanto qualquer situação que o deixe animado pode fazê-lo expor seu órgão. Uma brincadeira, sessões de adestramento ou conhecer alguém novo, por exemplo, são exemplos de ocasiões que levam a essa conduta.

A veterinária Renata Bloomfield explica que a exposição peniana é muito comum. Ela diz ainda que os cães também expõem seu pênis como forma de demonstrar que é o macho e mostrar para a fêmea que está ali. No caso dos filhotes, a especialista explica: “Eles ainda não têm muita noção do que estão fazendo, então acabam colocando o pênis para fora. É aquele cachorro que quando senta acaba fazendo a exposição peniana, mas não tem noção ainda do que se trata. É um comportamento que às vezes ele acaba começando a fazer sem querer e vai aprendendo ao longo do tempo”.

pênis de cachoro: cão deitado de barriga para cima

Reprodução do cachorro: cruzamento pode começar desde cedo, mas é melhor evitar 

 

O cachorro macho pode começar a cruzar a partir do 18º mês de vida. Porém, é importante entender que isso nem sempre é o ideal. Renata explica que cães reprodutores geralmente começam a cruzar a partir dos 3 anos, porque já estão mais maduros: “Apesar de já terem a maturidade sexual, não têm a maturidade psicológica. Então, o cachorro que cruzar antes dos três anos de idade é um cachorro que vai toda hora ficar querendo montar no amiguinho, cruzar com todas as fêmeas e vai dar trabalho, por exemplo, na hora de frequentar um parque para cachorros ou visitar a casa de um amiguinho”.  

Durante a cópula, o pênis de cachorro fica inchado para impedir que o sêmen saia

A cópula acontece somente durante o cio de cadela, quando a fêmea permite que o macho se aproxime. A fêmea libera feromônios que o macho consegue sentir. Ele, então, percebe que ela está na fase de acasalamento e começa a cortejar. Quando o macho faz a monta, o pênis de cachorro fica totalmente para fora do prepúcio e o introduz na vagina da fêmea. Existe uma glândula muito importante presente no pênis: o bulbo.

No momento da cópula, o fluxo de sangue aumenta, o que faz essa glândula inchar e agir como um tampão. Com isso, impede que o sêmen saia e garante que a fecundação ocorra. É por isso que o cachorro macho fica preso na fêmea por um tempo. O bulbo está inchado, impedindo que o pênis saia da cadela. A veterinária explica que por isso é tão perigoso separar os cachorros na hora da monta: “É aí que as pessoas erram muito. Tentam puxar e separar o cachorro, jogam balde d'água fria… Isso é muito ruim para o macho porque acaba até quebrando o osso peniano. É uma fratura horrível, dói muito”. Ela afirma que, nesse momento, o melhor a fazer é esperar o bulbo desinchar sozinho e os cães se separarem quando acabar a cópula.  

Comportamento dominante, agressivo e territorialista são comuns em cães não castrados

Um cachorro não castrado apresenta diversos comportamentos típicos de desejo sexual. O cão fica mais agressivo, gerando disputas por território. O animal briga com outros cães para garantir seu espaço e o acasalamento. Nessa disputa, ele pode acabar se machucando seriamente. Além disso, o cachorro se mostra territorialista e constantemente faz a marcação de território. Esse comportamento serve para demonstrar domínio sobre um ambiente. Muitos cães ainda fogem de casa para acasalar, aumentando o risco de acidentes.

Por que o cachorro monta na perna da pessoa: comportamento costuma ser uma forma de chamar atenção

Um dos comportamentos mais curiosos no mundo canino é o cachorro subindo na perna de alguém. Afinal, por que o cachorro monta na perna de uma pessoa? Muitos acham que essa prática tem apenas uma conotação sexual, mas não é necessariamente assim. O cachorro filhote geralmente começa a montar nas pessoas como forma de chamar atenção. Apesar de normalmente se pensar que essa atitude está relacionada a um cachorro dominante, Renata explica que não é bem assim: “Os cães trabalham muito com ação e reação. Se você deixa o cachorro montar, ele tá entendendo que está por cima ali. Se um cão quer montar, você tira e ele rosna não é que ele seja um cachorro dominante. É só que ele quer fazer uma coisa, você está impedindo e ele não aceita um não. É um cachorro que tem que ser educado”. Por isso, muitas vezes o próprio tutor estimula o comportamento: “Se o cachorro monta na perna e você faz um carinho ou até mesmo empurra, isso para ele se torna uma brincadeira”, explica.

Pênis canino: cão deitado na caminha

Contato com o pênis de outros cachorros é uma forma de comunicação entre a espécie 

Se você já pode viu um cão cheirando ou lambendo as partes íntimas de outro cão, deve ter se perguntado por que os cachorros cheiram as partes íntimas dos outros cachorros. Esse comportamento é normal entre os caninos. A veterinária explica que na urina e nas fezes são liberados feromônios relacionados ao medo, felicidade, ansiedade ou estresse. “São substâncias muito ricas em informação. Cada cachorro tem seu cheiro e as informações, por exemplo, do que comeu, passou ou viveu dias antes. Então eles se comunicam muito pelo cheiro. Por isso eles acabam se cheirando e lambendo muito. Para eles é uma experiência muito rica”, explica a especialista.

Portanto, cheirar ou lamber as partes íntimas de outro cão é, na verdade, uma forma de se comunicar. Já quando o cão lambe as próprias partes íntimas, pode estar apenas limpando ou fazendo isso por gostar, sem necessariamente ser um comportamento ruim. O problema está nas lambidas excessivas. “É natural que o cachorro lamba o próprio pênis, mas quando ele faz excessivamente é preocupante, porque significa que pode ter alguma inflamação ou infecção. É muito difícil isso acontecer, mas pode. Aí é o caso de procurar um veterinário para tratar e não deixar que aconteça algo pior”, explica Renata.   

Secreção no pênis de cachorro: dependendo da coloração, pode indicar algum problema

Às vezes é possível perceber secreção no pênis de cachorro. Essa situação pode deixar tutores preocupados e com medo de ser um sinal de problema na região. Nem sempre é assim - como no caso do esmegma, que é comum e não indica doença. Porém, se a secreção tiver coloração amarronzada ou avermelhada, pode indicar presença de sangue, o que geralmente significa algum problema. Além disso, fique atento ao odor fétido, outra característica de secreções que podem ter como origem alguma infecção.  

Tvt em cães, balanopostite e fimose: conheça as doenças mais comuns no pênis de cachorro

É preciso ficar de olho nos comportamentos que o cão pode apresentar e também em possíveis secreções e ferimentos no pênis de cachorro. Caroços e bolinhas vermelhas ao redor do pênis, por exemplo, podem indicar lesões, infecções ou cistos. Entre as doenças mais comuns que podem acometer o pênis de cachorro estão:

  • Tvt em cães: o tumor venéreo transmissível em cães é uma das neoplasias mais comuns nos animais. É facilmente transmitida pela relação sexual ou contato com a região de um cachorro infectado - geralmente ao lamber. Na tvt, cachorro macho tem o pênis e o prepúcio afetados e, em alguns casos, as mucosas do nariz, olho, boca e ânus também. Na área genital, surgem nódulos vermelhos que crescem muito e tem formato parecido ao de uma couve-flor. O tumor venéreo transmissível também causa sangramento e dor ao urinar, pois a região fica muito lesionada e sensível. 
  • Balanopostite: é uma infecção no prepúcio que pode ser desenvolvida por lambeduras, picadas de animais ou presença de corpos estranhos, causando proliferação excessiva das bactérias dentro do próprio corpo. Na balanopostite, cachorro lambe a região do prepúcio excessivamente, por conta do incômodo da infecção. Além disso, pode haver presença de secreção, dificuldade para urinar e, em alguns casos, é possível ver órgao genital do cachorro inchado.
  • Parafimose: essa condição ocorre quando o pênis de cachorro não retorna à cavidade depois de exposto. Ele fica comprimido do lado de fora e tem a circulação comprometida, causando inchaço, edemas e fissuras. A causa pode ser uma ereção, orifício prepucial menor que o normal, traumas ou até mesmo tumores - como o tvt em cães. 
  • Fimose: já a fimose ocorre quando o cão não consegue exteriorizar o pênis, geralmente por ter uma pequena abertura para isso. O órgão pode se expandir dentro do prepúcio, causando inflamação e acúmulo de urina. Os principais sinais são dor, incapacidade de urinar e lambedura excessiva. Quando o cão finalmente consegue deixar o pênis passar pelo pequeno orifício, pode não conseguir retornar, causando a parafimose. 

Castração evita problemas de comportamento relacionados ao pênis de cachorro

A castração de cachorro é a melhor maneira de evitar esses comportamentos do cão relacionados ao desejo sexual. O procedimento é muito simples e rápido. Nos machos, é chamado de orquiectomia e consiste na retirada dos testículos. Esses órgãos são os responsáveis por produzirem a testosterona, principal hormônio relacionado à atividade e comportamentos sexuais. Quando são retirados, a produção de testosterona reduz e, com isso, a marcação de território, agressividade, o pulo e comportamento de monta diminuem bastante. Ou seja, o cachorro muda depois da castração e animal fica bem mais calmo e tranquilo. Além disso, a cirurgia previne algumas doenças - como câncer de próstata.   

Cachorro castrado cruza? Entenda o que muda após a cirurgia

Mas afinal, cachorro castrado cruza? Sim. Após a castração, o cão pode cruzar com uma cadela no cio. O que acontece é que, como foi feita a esterilização, o animal não conseguirá engravidar a fêmea. “O fato de você tirar o testículo não implica na ereção do animal. O animal continua tendo ereção, pode continuar tendo comportamento de cópula e fazer a cópula”, explica Renata. Portanto, o cachorro castrado tem ereção e a exposição peniana não é afetada. Lembra que ela não acontece apenas por desejo sexual? Caso o cão esteja apenas feliz, pode expor seu pênis mesmo castrado. Outros comportamentos comuns de um cão não castrado também podem acontecer - como é o caso de um cachorro castrado que marca território -, mas com intensidade bem menor.  

Redação: Maria Luísa Pimenta

Publicado originalmente em: 30/07/2021
Atualizado em: 27/07/2023

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Comportamento

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura i...

Cachorro

Parada cardiorrespiratória em cachorro: tudo que pode causar

Nos últimos dias, não se fala em outra coisa que não seja a história de um Golden Retriever chamado Joca, cachorro que morreu em via...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Comportamento

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura i...

Cachorro

Parada cardiorrespiratória em cachorro: tudo que pode causar

Nos últimos dias, não se fala em outra coisa que não seja a história de um Golden Retriever chamado Joca, cachorro que morreu em via...

Ver todas