A pata do cachorro vermelha entre os dedos pode significar muitas coisas, como alergias, queimaduras, objetos estranhos e até lambedura em excesso. É por isso que é super importante checar o corpo do seu pet com frequência para ver se está tudo certo. Como a pata do cachorro está sempre em contato com diferentes superfícies, é até comum que surja alguma irritação nos coxins, unhas ou entre os dedos. Limpar a pata do animal depois dos passeios é a melhor forma de fazer essa checagem (e ainda retira a sujeira da rua). Mas além desses "acidentes" que causam machucados esporádicos, existem doenças que podem se manifestar ali e deixar a pata do cachorro vermelha. O Patas da Casa listou algumas delas e vai te explicar o assunto direitinho. 

1) Pata vermelha: cachorro pode estar sofrendo com granuloma de lambedura

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Você já ouviu falar do granuloma de lambedura? O problema nada mais é do que o cachorro lamber a pata sem parar, de forma obsessiva. Muito relacionada a estresse e outros problemas emocionais, a atitude pode levar à formação de feridas na pata, inflamação chamada também de dermatite acral por lambedura. Apesar de fatores psicológicos serem as causas mais comuns, o cachorro também pode lamber a pata excessivamente na tentativa de retirar algo que o está incomodando (como uma farpa ou um parasita), queimaduras ou dores na região. Normalmente, o estado de inflamação deixará a almofada da pata do cachorro inchada e vermelha. O cachorro também pode manifestar outros sinais de que está com o problema, como mancar. Por isso, se perceber que o seu cachorro está lambendo a pata excessivamente - e manifesta outros sinais -, é importante buscar a ajuda de um veterinário.

2) Alergias inalantes podem deixar cachorro com pata inflamada e vermelha

As alergias de cachorro inalantes são causadas por substâncias do ambiente, como ácaros, fungos, mofo e pólen. Alguns pets acabam sofrendo reações alérgicas ao inalar essas substâncias, causando muitas vezes a vermelhidão entre os dedos do cachorro. Além disso, o cão pode sentir coceira na pata e em outras partes do corpo, causando a lambedura excessiva. 


Pata vermelha: cachorro pode apresentar lambedura excessiva na região
Pata vermelha: cachorro pode apresentar lambedura excessiva na região

3) Dermatite pode deixar a almofada da pata do cachorro inchada e vermelha

A dermatite é outra complicação de saúde animal relacionada à patinha do cachorro vermelha. Aliás, existem dois tipos de dermatite que podem estar associadas ao problema: a dermatite de contato irritante e a dermatite alérgica de contato. As duas ocorrem por uma reação de hipersensibilidade a uma substância do meio ambiente. Entretanto, a diferença ocorre porque com a dermatite de contato irritante ocorre com substâncias que qualquer cão irá ter reação ao entrar em contato, como a hera venenosa e o sal rodoviário. Já a dermatite alérgica pode ser causada por uma específica para cada cão. O auxílio do veterinário de confiança em ambos os casos é imprescindível. Vale lembrar que o contato com produtos de limpeza inadequados também podem causar alergias e deixar a pata do cachorro vermelha.

4) Infecção de levedura pode ser causa da vermelhidão entre os dedos do cachorro

A pata do cachorro vermelha entre os dedos é algo que também pode estar relacionado à infecção de levedura. A levedura Malassezia pachydermatis faz parte da microbiota da pele do animal. Entretanto, algumas condições imunológicas podem levar o animal a ter uma infecção decorrente de desequilíbrios dessa levedura. As patas costumam ser a área mais afetada pela condição de saúde, pois acabam sendo uma região úmida e com pouca circulação de ar. A infecção de levedura causa coceira e inflamação, levando o cão a lamber a região, o que pode deixar ainda mais avermelhada.

Redação: Hyago Bandeira