O Pastor Belga é um cãozinho muito peculiar e surpreendente. Ele tem um porte grande, e embora muitas vezes seja confundido com o Pastor Alemão, a verdade é que existem diferenças bem notáveis entre as duas raças - basta ter um olhar mais atento. Além disso, poucas pessoas sabem, mas o Pastor Belga tem algumas variações, como o Pastor Belga Malinois e o Pastor Belga Groenendael. Para conhecer um pouco melhor essa raça de cachorro, separamos 10 características comuns a todos os tipos de Pastor Belga. Dá só uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Pastor Alemão ou Pastor Belga: como diferenciar as duas raças?

Pastor Alemão? Belga? Muitos confundem, mas essas raças de cachorro têm algumas distinções que devem ser observadas. A primeira delas é em relação ao tamanho, já que o Pastor Alemão é um pouco maior do que o cachorro Belga - tanto no peso, quanto na altura. O primeiro cãozinho pode passar dos 60 cm e pesar mais de 40 kg, enquanto o Pastor Belga pode até chegar aos 60 cm de altura, mas não costuma exceder o peso de 30 kg.

O padrão de pelagem das duas raças também é um ponto que ajuda a diferenciar, já que o Pastor Alemão normalmente é coberto por uma espécie de capa preta, mas tem manchas vermelhas e marrons espalhadas pela face e peito. Por outro lado, a cor dos pelos do Pastor Belga vai depender principalmente de qual variação ele pertence.

2) Raça de Pastor Belga tem algumas variações

Existem pelo menos quatro versões do cachorro Belga, e cada uma delas tem características específicas, principalmente no aspecto da pelagem. Veja como identificá-las:

• Pastor Belga Malinois: tem pelos curtos. Existem cães com a pelagem totalmente preta, mas o mais comum é o cão com o corpo coberto por pelos dourados ou avermelhados com manchas pretas na face e peito (semelhante ao Pastor Alemão).

• Pastor Belga Groenendael: tem pelagem semi-longa com coloração preta por todo o corpo. Podem ter alguns pontinhos brancos no peitoral e perto das patas, mas nada muito chamativo.

• Pastor Belga Tervuren: tem pelos mais compridos e macios da mesma forma que o Pastor Belga Groenendael. A grande diferença é a cor dos pelos, que não são inteiramente pretos. Pode lembrar bastante um Pastor Alemão, só que bem mais peludo.

• Pastor Belga Laekenois: com uma pelagem áspera, ondulada e densa, o cãozinho tem uma aparência inconfundível. A cor dos pelos normalmente é avermelhada.

3) O Pastor Belga preto é comum

Acredite ou não, muitas pessoas procuram por um Pastor Belga branco, mas a verdade é que esse tipo de cor não existe no padrão da raça. Geralmente, o preto está bem presente em todas as variações da raça de Pastor Belga. O branco, por outro lado, normalmente só aparece em forma de pequenas manchas. Se você quer um cachorro semelhante ao Belga e com a pelagem clara, o Pastor Branco Suíço é uma boa opção.

4) Pastor Belga possui forte instinto protetor

Se você procura um cão de guarda, o Pastor Belga é um candidato a ser o companheiro certo para a sua família. O instinto protetor desse cãozinho é muito aguçado, independentemente da variação. Isso quer dizer que o cachorro Belga sempre estará a postos para defender quem ele ama e costuma ficar em estado de alerta para qualquer movimentação estranha perto da casa. Com o treinamento certo, esse cãozinho é um ótimo vigilante.

5) O Pastor Belga Groenendael e o Pastor Belga Malinois são os mais populares

Por mais que existam quatro variações da raça de Pastor Belga, os mais populares são o Groenendael e o Malinois. Não se sabe ao certo o motivo disso, mas esses dois cachorros simplesmente conquistaram o mundo e é praticamente impossível pensar em um Pastor Belga sem associar sua imagem a pelo menos um dos dois tipos da raça. 

 

O Pastor Belga Malinois é um dos mais populares da raçaO Pastor Belga Groenendael tem uma longa pelagem preta que chama muita atençãoO cachorro Belga do tipo Tervuren tem tudo para conquistar o seu coraçãoRaça de Pastor Belga: a variação Laekenois tem uma pelagem mais áspera do que as demais

 

6) Obediência e lealdade definem o cachorro Belga

 

O adestramento do Pastor Belga é muito importante, tanto para casos em que ele vai atuar como cão de guarda quanto para situações do dia a dia, como aprender alguns truques. Isso porque essa raça de cachorro tem uma característica que facilita todo o processo, que é a obediência. Esses adoráveis doguinhos são super obedientes e inteligentes, uma combinação perfeita para qualquer tipo de treinamento. Além disso, eles são muito leais à sua família e não gostam de decepcionar.

7) O Pastor Belga precisa de bastante espaço para se exercitar

Um dos principais fatores que devem ser levados ao comprar ou adotar um cachorro Belga é o espaço que você tem em casa. Como se não bastasse ser um cachorro grande, essa raça também tem muita energia para gastar e dificilmente se sente à vontade em ambientes pequenos, como um apartamento. O Pastor Belga gosta de viver ao ar livre e ter um espaço para correr, brincar e fazer suas necessidades. Se o ambiente tiver um espaço reduzido, é fundamental separar pelo menos uma hora do seu dia para passear com o cachorro e praticar alguns exercícios físicos com ele. Isso reduz as chances do cãozinho crescer estressado, ansioso e frustrado.

8) Quanto custa um Pastor Belga?

Para quem sempre sonhou em ter essa raça de cachorro, uma das principais perguntas é quanto custa um Pastor Belga. O preço pode variar bastante de acordo com cada tipo de cãozinho, mas no geral a estimativa é de R$ 2 mil a R$ 6 mil. Se o preço for muito abaixo disso, é importante ligar o alerta. Nossa dica é procurar um canil de confiança e que seja bem avaliado por outros clientes para não financiar nenhum lugar que maltrate os animais. 

9) O filhote de Pastor Belga precisa de alguns cuidados nessa fase inicial

Assim como todos os filhotes de cachorro, o Pastor Belga também precisa de muita atenção nos primeiros anos de vida. Essa é a fase que o doguinho se desenvolvendo, então os cuidados com a alimentação devem ser redobrados com uma ração específica para essa fase. Além disso, esse é o momento que o cachorro Belga está conhecendo o mundo, uma fase importante para ensinar a ele o que é certo e o que é errado com algumas técnicas de adestramento. Também é importante fazer a socialização correta para que o cãozinho cresça acostumado com diferentes tipos de pessoas e até mesmo com outros animais.

10) Não importa o tipo de Pastor Belga que você escolha, todos eles têm muito amor para dar

Apesar da pose imponente e da aparência robusta, o Pastor Belga é um grande amigo para todas as horas. Com ele do seu lado não vai faltar amor, diversão e muito carinho - não importa qual seja a sua escolha. Mas é importante estar muito consciente de todas as responsabilidades que envolvem comprar ou adotar um cachorro, viu? Os bichinhos também costumam se apegar muito fácil à sua família e merecem ser tratados com todo o respeito e amor do mundo. Então faça uma escolha responsável!

Redação: Juliana Melo