O passeio é o momento mais divertido na vida de um cachorro: ele interage com outros ambientes, sente cheiros diferentes, gasta energia e socializa com cães e humanos. Para tornar esse momento mais seguro, o uso da guia para cachorro com a coleira ou peitoral é essencial. Os acessórios permitem ter o controle de todos os passos do cão e ainda evita fugas. Ainda assim, não é incomum encontrar cachorros andando soltos por aí, muitas vezes em parques e locais bem movimentados. Se o seu cachorro não é castrado e não recebeu o adestramento adequado para essa situação, a atitude pode pode causar muitos problemas. Fugas, brigas e acidentes podem ser evitados com passeios responsáveis.

Passear com cachorro em segurança: 6 motivos para não andar sem a guia

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Cachorro não castrado pode correr atrás de fêmeas no cio

Cachorros machos que não são castrados ficam hipnotizados ao se depararem com uma fêmea no cio. Além de tentar fugir, o animal pode ativar a dominância e brigar com outros cães. Mesmo que o seu cachorro seja muito bem adestrado, encontrar uma fêmea no cio e ficar fascinado por ela é uma questão de instinto. Nessas horas, nenhum comando vai desviar a atenção do seu cachorro.

2) Acidentes são comuns com cães que passeiam sem guia

Infelizmente, o pior pode acontecer quando um cão passeia sem guia. Um cachorro que anda solto pode se assustar com barulhos ou distrair com algum estímulo e correr. Como ele não tem muita noção de perigo, pode seguir em direção aos carros. Um atropelamento pode matar ou deixar o seu amigo com sequelas graves. Acidentes são evitados com o uso da guia.

3) Seu cachorro pode atacar outro animal e vice-versa

Ao passear com o cachorro sem guia, você perde o controle do seu animal. Ele pode tentar se aproximar de um cachorro reativo, por exemplo, e desencadear uma briga (ou ele mesmo pode causar uma confusão se não “gostar” do outro animal). Em parques, o cão pode tentar caçar outros animais que vivem ali, como gatos, pássaros e roedores. Em todos os casos, algum animal pode sair machucado. Mesmo sendo um cachorro manso, o primeiro contato com outros cachorros deve ser feito com moderação e a guia ajudará a afastá-lo caso reaja de forma mais agressiva.

4) Cachorro sem guia pode fugir e não retornar

Mesmo os cachorros que foram treinados e costumam retornar ao tutor com algum comando precisam de atenção. Estímulos externos, como fogos de artifício, gritos ou algum outro barulho, podem assustar o animal. Se ele estiver solto, as chances de sair correndo e se perder são ainda maiores. Um passeio com cães deve ser o mais seguro possível: use guia, coleira e também placa de identificação com seu nome e telefone.

5) Cachorro passeando sem guia pode comer algo que não deve

Passear com cachorro sem guia é um risco em todos os aspectos. Além dos já citados, o cão pode comer alimentos e objetos proibidos na rua. Ossos, resto de comida, plástico e até necessidades fisiológicas de outros animais e humanos: nada passa despercebido, principalmente se você tem um cãozinho curioso. Se estiver solto, você não vai conseguir segurá-lo e, dependendo do que comer, ele pode ter uma intoxicação alimentar.

6) O cachorro sem guia pode se aproximar de pessoas que não gostam ou têm medo de animais

Nem todo mundo gosta de cachorro - e algumas pessoas têm muito medo -, por isso, mantê-lo na guia é também respeitar o espaço do outro, seja criança, adulto ou idoso. Andar com o animal na guia evita estresses (para o outro, para você e para o seu animal) e até reações mais agressivas. Mantenha sempre o cachorro por perto, principalmente nos passeios em lugares mais movimentados.


O uso da guia de cachorro é indispensável para um passeio seguro
O uso da guia de cachorro é indispensável para um passeio seguro

Passear com cachorro solto? Adestrador explica como funciona o treinamento

É possível passear com o cachorro sem guia desde que o animal receba o treinamento correto para isso. Max Pablo é adestrador de cães no Rio de Janeiro e já treinou alguns animais para andarem soltos. Ele explica que isso demanda um trabalho comportamental diário: não basta apenas retirar a guia do cachorro e esperar que ele ande. O tutor precisa ensinar a obediência básica e criar o cão com uma hierarquia mais firme.

O adestrador afirma que andar solto é um comportamento natural dos cães, mas em áreas urbanas a guia para cachorro se tornou imprescindível para evitar acidentes e fugas. “Os animais não sabem o que são veículos, carros, estradas, semáforos, faixa de pedestre e por aí vai. Eles não entendem que precisam andar na calçada porque é mais seguro. Os cachorros não foram ensinados sobre esses perigos”, explica. Max acrescenta que qualquer cachorro pode andar sem guia de forma segura se receber o treinamento e suporte de um especialista que trabalhe tanto a parte física quanto psicológica do animal. Por isso, se você deseja passear com seu cachorro sem guia, procure um profissional.

Redação: Júlia Cruz