Passear com o cachorro é um dos momentos mais importantes da rotina de um pet. Além de ser uma atividade super propícia para estreitar os laços com o cãozinho com brincadeiras ao ar livre, também é uma forma de incentivá-lo a fazer novos aumigos e gastar toda a energia acumulada. Os passeios são excelentes aliados para manter a saúde física e mental do pet, mas será que você sabe qual é o tempo ideal para passear com cachorro? Isso é algo que vai depender de uma série de fatores, como idade, porte e raça do animal. 

Passeando com cachorro: o porte e a raça do animal influenciam no tempo do passeio

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cada raça de cachorro tem necessidades específicas quando o assunto é gastar energia, e o porte do animal normalmente influencia bastante nisso. Os cachorros pequenos normalmente precisam de menos tempo de passeio do que os cachorros grandes porque eles se cansam com mais facilidade e o corpo não aguenta atividades muito intensas e/ou prolongadas.

No entanto, é importante ficar atento também à raça do cachorro, já que algumas raças, mesmo que sejam consideradas pequenas, têm bastante pique, como é o caso do Yorkshire, Dachshund e Maltês, sendo recomendado passeios com duração de até 30 minutos para eles. Já no caso de cães braquicefálicos, como o Bulldog Francês e o Pug, não é indicado fazer um passeio muito longo devido às limitações respiratórias. Por outro lado, os cachorros grandes, como o Golden Retriever e o Dálmata, precisam de cerca de 40 a 60 minutos de exercício físico diariamente.


Passear com cachorro idoso é algo que deve fazer parte da rotina, mas sem ultrapassar o limite de 20 minutos de duração
Passear com cachorro idoso é algo que deve fazer parte da rotina, mas sem ultrapassar o limite de 20 minutos de duração

Passeio de cachorro: idade do pet é um fator que ajuda a determinar o tempo de caminhada

As recomendações citadas acima geralmente se aplicam a cachorros adultos, mas no caso de filhotes de cachorro ou cães idosos, o cenário muda completamente. Para começar, os filhotinhos só podem iniciar os passeios depois de vacinados e vermifugados para garantir a segurança e a saúde deles. Além disso, como os doguinhos ainda não vão estar acostumados com o ambiente externo, é importante que esse primeiro contato com a rua seja feito gradativamente para observar como o cão se comporta nessas horas. O ideal é que nas primeiras semanas, o passeio de cachorro dure em torno de 10 a 20 minutos. Depois de um tempo, é só aumentar gradualmente até chegar aos 30 minutos de caminhada, ou uma hora - dependendo da raça e do porte, claro.

Conforme ficam mais velhos, o pique dos cães também diminui. Por isso, os cachorros idosos devem fazer dois passeios por dia, com duração de 20 minutos cada um. Não ultrapasse esse limite, porque caminhadas muito longas geralmente exigem mais do cachorro e ele acaba ficando mais cansado do que deveria.

O nível de energia e a personalidade do cãozinho também devem ser levados em consideração

Geralmente, o nível de energia do cachorro é um fatores que está intimamente ligado à raça, mas também pode depender da quantidade de estímulos que o animal recebe na sua rotina. Ou seja, um cão que vive em um ambiente enriquecido com brinquedos e outras atividades gasta uma parte da sua energia durante o dia, mesmo que não saia de casa, então ele pode acabar se cansando com maior facilidade quando vai à rua. 

No entanto, é preciso levar em conta também a personalidade do seu amigo de quatro patas. Um cachorro agitado e que não para quieto nem por um segundo nem hesita quando é a hora de passear, tem disposição de sobra para isso. Já se é um cachorro preguiçoso e que não faz muita questão de se movimentar, os passeios acabam se tornando um momento quase indiferente.

Redação: Juliana Melo