Passeio

Passear com cachorro: como deixar o pet menos ansioso ao ver a coleira e guia?

Você tem um cachorro ansioso para passear? Veja como deixar ele menos agitado
Você tem um cachorro ansioso para passear? Veja como deixar ele menos agitado

Passear com cachorro é uma das melhores formas de gastar energia dos animais domésticos. Os cães  adoram sair de casa, fazer novos amigos e passar um tempo de qualidade com o tutor. O problema é que normalmente a hora do passeio desperta a agitação sem fim nos cãezinhos. Alguns, inclusive, não podem ver a coleira e a guia que já começam a pular e correr pela casa. Embora essa atitude pareça fofa, ela estimula uma ansiedade que não é nada saudável para o pet. Se você percebe esse hábito no seu cãozinho, é hora de aprender algumas técnicas para deixar ele menos agitado antes do passeio! 

Cachorro ansioso para passear? Veja por que é importante evitar esse comportamento

Não é mistério para ninguém que um dos momentos favoritos no dia dos cães é a hora do passeio. Isso acontece porque, embora a maioria dos cachorros consiga se adaptar facilmente à vida dentro de casa, na rua eles têm contato com outros cheiros, estímulos visuais, pessoas e animais. Afinal, é uma grande oportunidade de explorar novos territórios e fazer novas amizades.

Agora se o seu amigo de quatro patas demonstra uma agitação exagerada só de ver você se aproximando com a coleira e guia, é importante ter certo cuidado, porque um cachorro agitado em casa tende a se comportar ainda pior na rua. Como o cachorro já sai de casa com a ansiedade lá no alto, a tendência é ele puxar mais a guia, latir para outros cães e até mesmo não obedecer o tutor. 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Passear com cachorro: a coleira adequada é fundamental para o ritmo do passeio
    Passear com cachorro: a coleira adequada é fundamental para o ritmo do passeio

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    5 dicas para acalmar um cachorro agitado antes do passeio

    1) Invista no enriquecimento ambiental com alguns brinquedos para cachorro. Assim, o cãozinho consegue brincar o dia todo com os acessórios e o passeio de cachorro deixa de ser a parte mais importante do dia dele. Essa é uma das maneiras mais eficazes de garantir que o cachorro vai ter um comportamento mais tranquilo na hora de sair de casa.

    2) Sempre aguarde até que o cachorro ansioso se acalme. O processo pode levar algum tempo, mas o ideal é nunca sair com o animal muito agitado de casa, ou isso pode acabar trazendo ainda mais problemas. Então, se você pegou a coleira e guia e viu que o cachorro ficou muito empolgado, espere até que ele se acalme. Colocou a coleira e a empolgação voltou? Aguarde mais um tempo antes de sair. 

    3) Não brigue com o cachorro se ele estiver ansioso para passear. Falar grosso ou mandar o animal parar raramente adianta e pode até ter o efeito contrário. Então, respire fundo e espere o tempo necessário para que o seu amigo fique mais calmo - isso vale também para quando vocês já estiverem na rua. 

    4) A escolha da coleira e da guia é importante para cuidar de um cachorro agitado. Os cães que ficam muito eufóricos na hora do passeio costumam puxar bastante os tutores, o que pode ser bem desagradável. Para evitar esse tipo de situação, a coleira anti-puxão é a mais indicada, pois ajuda a controlar os movimentos do animal durante os passeios sem machucá-los.

    5) Adestramento é uma opção. Se a situação estiver muito intensa e difícil de controlar, talvez a melhor alternativa seja contratar um adestrador profissional para ajudar a corrigir o comportamento do seu doguinho. Busque alguém com boas referências e que entenda do assunto para isso.

    O passeio com o cachorro tem que ser agradável para todos os envolvidos

    A ansiedade do cachorro é um obstáculo para um passeio de qualidade. Por isso, é importante educar o animal desde cedo para que ele saiba como se comportar antes, durante e depois do passeio. Os passeios devem ser um momento de descontração e que servem para estreitar os laços entre o tutor e seu pet, além de ser algo extremamente necessário na rotina dos cães para que eles possam se exercitar e gastar energia. 

    Redação: Juliana Melo

    5 dicas para educar um cachorro desobediente

    Próxima matéria

    5 dicas para educar um cachorro desobediente

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão
    Adoção

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão

    Ter um cachorro em casa é uma experiência incrível para mães e pais de pet, mas os momentos de alegria vêm acompanhados de muitas responsabilidades… e gastos (muitos gastos). Ração, vacina, brinquedos, remédios e veterinário são os principais custos que você precisa ter frequentemente com o animal. É justamente por isso que, antes de comprar ou adotar um pet, é preciso pensar nos gastos que isso vai demandar - e que devem entrar no orçamento da família. Para te ajudar a bater o martelo e decidir se consegue ou não arcar com um amigo de quatro patas, montamos um guia completo com uma média dos gastos que você provavelmente terá. Chega mais!

    Passear com cachorro: 9 motivos para não deixar o passeio de lado
    Passeio

    Passear com cachorro: 9 motivos para não deixar o passeio de lado

    Passear com cachorro é mais que um momento de lazer ou um horário destinado para o animal fazer as necessidades fisiológicas, é um ato de cuidado e amor. Ter um animal requer muita responsabilidade e algumas horas dedicadas para proporcionar mais qualidade de vida a ele. Isso inclui brincadeiras, cuidados com a higiene, visitas ao veterinário, uma alimentação de qualidade e, claro, os passeios. Antes de comprar ou adotar um cachorro, esteja preparado para sair com seu novo amigo pelo menos uma vez por dia.

    Nome de cachorro: o guia definitivo para você decidir como vai chamar seu pet
    Adoção

    Nome de cachorro: o guia definitivo para você decidir como vai chamar seu pet

    Dar as boas vindas a um cachorro em casa é sempre motivo de muita alegria, mas a não ser que você já tenha um nome decidido anteriormente, batizar o novo integrante da família nunca é a tarefa mais simples do mundo. Se você precisa levar a opinião de muita gente em consideração, então, a decisão final fica ainda mais complicada. Por isso, nós resolvemos te ajudar com o guia definitivo com dicas para facilitar o processo + sugestões de nomes para várias raças diferentes de doguinhos: com certeza, você vai conseguir achar um par ao seu amigo!

    Coleira para cachorro: qual o melhor tipo para passear e identificar seu pet?
    Passeio

    Coleira para cachorro: qual o melhor tipo para passear e identificar seu pet?

    A coleira para cachorro é um dos primeiros acessórios que você pensa em comprar depois que recebe um cãozinho em casa. Além de ajudar a identificar o animal em diferentes situações e a ensinar a disciplina no dia a dia, ela ainda é essencial para a hora dos passeios, um dos momentos mais esperados pelo seu amigo de quatro patas - mas só depois de todas as vacinas, combinado? De acordo com o tamanho, a personalidade e a finalidade de uso, o modelo de coleira que você precisa comprar muda: dá uma olhada aqui embaixo para descobrir como escolher o ideal para o seu pet!

    Ver Todas >

    Quer ter um cachorro surfista? Saiba como iniciar, os cuidados que deve ter e acessórios indispensáveis
    Comportamento animal

    Quer ter um cachorro surfista? Saiba como iniciar, os cuidados que deve ter e acessórios indispensáveis

    Existem cachorros que amam nadar e brincar na água, então qualquer passeio em trilhas com cachoeiras, praias ou mesmo uma piscina vira uma grande festa. Mas você sabia que existe cachorro que surfa? Os esportes com cachorro são uma ótima forma de estreitar laços entre o tutor e o animal e o surf é uma modalidade que pode fazer muito bem ao animal. Sem falar que os cachorros surfistas chamam atenção pela fofura e habilidade na prancha.

    Por que os gatos
    Comportamento animal

    Por que os gatos "mamam" no cobertor? Descubra se o comportamento é prejudicial ou não

    Não é difícil encontrar um gato que tenha a mania de ficar mordendo o cobertor, como se estivesse se alimentando da mamãe gata (e os cães também podem apresentar o mesmo comportamento). Um gato mordendo cobertor pode ser considerado um momento muito fofo para alguns gateiros, mas outros tutores podem se perguntar se esse comportamento do felino é prejudicial ou revela alguma vulnerabilidade do bichano. 

    Como ganhar a confiança de um cachorro? Veja dicas para se aproximar de cães desconhecidos
    Comportamento animal

    Como ganhar a confiança de um cachorro? Veja dicas para se aproximar de cães desconhecidos

    Adotar um cachorro é sempre um desafio tanto para os humanos, que precisam adaptar a casa para receber o novo hóspede, quanto para o cãozinho, que ainda precisa de um tempo para se acostumar com o ambiente e com sua nova família. No caso de cães abandonados e que foram resgatados por ONGs ou outras instituições, ganhar a confiança do doguinho nem sempre é uma tarefa fácil - principalmente se tratando de um cachorro medroso ou traumatizado. 

    Cachorro castrado fica mais calmo? Veja as diferenças de comportamento antes e depois da cirurgia
    Comportamento animal

    Cachorro castrado fica mais calmo? Veja as diferenças de comportamento antes e depois da cirurgia

    A castração de cachorro é muito indicada pelos profissionais da medicina veterinária. Entretanto, muitos tutores ainda sentem muito receio de realizar a cirurgia pelas mudanças de comportamento do cachorro castrado. Não é mito que algumas mudanças comportamentais ocorrem após a castração, tanto para machos quanto para fêmeas. Mas afinal, o que muda no cachorro castrado?

    Ver Todas >