Passear com o cachorro é uma das principais formas de promover uma boa qualidade de vida ao seu animal de estimação por vários motivos. Além de ser uma experiência enriquecedora para os pets, pois é o momento em que eles têm contato com o mundo externo, essa também é uma forma de gastar a energia deles. Mas você sabe qual é o momento ideal para realizar o passeio de cachorro? Muitos tutores acham que não faz diferença passear com cachorro antes ou depois das refeições, mas a verdade é que isso pode causar um grande impacto, sim, na saúde do animal. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma matéria para esclarecer tudo sobre o assunto. Confira só!

Passeio de cachorro: qual o melhor horário para sair de casa com o pet?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que não faltam são dicas na internet de passear com o cachorro, mas você sabia que a escolha do horário influencia bastante no conforto e bem-estar do seu doguinho? O início da manhã (antes das 10h) e o final da tarde (após as 16h) são os melhores momentos para isso, mas, ao contrário do que muitos pensam, o ideal é que os passeios aconteçam antes da refeição do cachorro, e não depois.

Há quem pense que passear com o cachorro depois que ele come é uma forma de condicionar o pet a fazer suas necessidades logo em seguida, mas é importante estar atento aos riscos que isso pode acarretar na saúde animal. Assim como os humanos, os cães também precisam fazer uma digestão calma e tranquila, e por isso qualquer tipo de exercício físico é contraindicado - ainda mais se for imediatamente depois que o bichinho come. Como os cachorros passeando normalmente ficam bastante agitados, isso pode facilitar o desenvolvimento de problemas de saúde bem sérios, como a torção gástrica em cães.


O cachorro vomitando ou regurgitando normalmente acontece quando o cão se alimenta rápido demais
O cachorro vomitando ou regurgitando normalmente acontece quando o cão se alimenta rápido demais

Passeando com cachorro: entenda os riscos dos passeios após as refeições

Todo mundo sabe que o cachorro ama passeios e comida . Uma grande vantagem de passear com cachorro logo após as refeições é que essa é uma forma de “programar” o organismo canino para fazer xixi e cocô de forma regular e consistente. Por outro lado, os riscos que esse hábito pode trazer são inúmeros. Dentre um dos principais problemas, podemos citar a torção gástrica em cães, que consiste na dilatação e torção do estômago em seu próprio eixo. O quadro geralmente se desenvolve quando o cachorro se alimenta rapidamente e de forma exagerada, mas a prática de exercícios físicos logo após a alimentação também pode favorecer o quadro.

Também é importante ficar atento a possíveis sinais de que o animal está passando mal. O cachorro regurgitando ração ou vomitando pode acontecer quando ele come demais ou depois de passear. Vale destacar que se ainda assim você preferir passear com cachorro depois que ele comer, nossa sugestão é esperar pelo menos cerca de 30 minutos após a refeição para evitar que ele passe mal ou desenvolva torção gástrica. Também é importante aguardar cerca de meia hora após o passeio para oferecer qualquer tipo de alimento ao seu amigo de quatro patas - a “lei dos 30 minutos” é imprescindível em qualquer circunstância.

Cachorro regurgitando x cachorro vomitando: como identificar e o que fazer nessas situações?

Muitos tutores não sabem diferenciar um cachorro regurgitando de um cachorro vomitando ração. A grande diferença entre essas duas situações é quando o cão regurgita, o alimento ainda não foi digerido pelo organismo e, por isso, geralmente é possível encontrar os grãos de ração que foram expelidos praticamente inteiros. É basicamente como se a digestão do seu amigo tivesse sido interrompida, e por isso o cachorro regurgita. Diferente do vômito, a ração que é “expulsa” não possui aquele cheirinho desagradável típico do cachorro vomitando.

Existem diferentes tipos de vômitos e cada um deles indica um problema diferente. Por isso, quando o tutor encontra o cachorro vomitando ração inteira, é importante ligar o alerta. O aspecto do vômito geralmente é pastoso, pois os grãos da ração já foram parcialmente ou totalmente digeridos, e tem um forte odor. A alimentação acelerada costuma ser a principal causa do problema, mas também pode acontecer se o cão ficar muito agitado depois de comer (como durante o passeio de cachorro). Vale ficar atento a qualquer outra anomalia, pois o sintoma também pode representar um problema de saúde mais grave.

Redação: Juliana Melo