Passeio

Parque para cachorros: quais as vantagens e cuidados que você deve ter?

Parque para cachorros: um lugar onde seu amigo pode brincar, socializar e gastar energia
Parque para cachorros: um lugar onde seu amigo pode brincar, socializar e gastar energia

Não é difícil encontrar um parque para cachorros nos grandes centros urbanos, o que só prova o quanto esses animais se tornaram essenciais na nossa vida. Felizmente, nos últimos anos, esses companheiros passaram a ter mais espaço ainda na sociedade: é cada vez mais comum encontrar restaurantes, shoppings e outros espaços públicos que são “pet friendly”, isto é, que não restringem o acesso dos animais. O parcão, que é um lugar destinado a eles, é ideal para o seu cão socializar, brincar bastante, gastar energia e fazer novos amigos de quatro patas.

Mas, como escolher o parque para cachorros ideal? Quais cuidados você deve ter? Ele pode pegar alguma doença ao entrar em contato com animais desconhecidos? São muitas as dúvidas que giram a cabeça de qualquer tutor que passa por essa situação. Para te ajudar, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esses espaços!

Parque para cachorros: como funciona e como escolher o espaço ideal?

O parque de cachorro é uma das coisas mais legais que surgiram para os pais e mães de pets: um espaço destinado para os animais brincarem bastante com outros cães e gastarem toda a energia acumulada. Esses locais são públicos e não há restrição de raça ou porte, desde que o animal esteja saudável e reaja bem à companhia de outros cães. O parque para cachorros ideal precisa ser específico para essa finalidade, com grades altas, portãozinho para controlar a entrada e saída e sem nenhuma rota de fuga. Também precisa ter um espaço suficiente para os animais correrem e sem obstáculos que possam machucá-los durante as brincadeiras.

Sabemos que nem sempre há um espaço na sua cidade dedicado a receber os pets e a população pode acabar transformando áreas abertas ou parques infantis em um ponto de encontro para animais. Você só precisa ponderar se é um local seguro e que não oferece riscos à saúde e integridade física do seu cachorro.

Como saber se seu cãozinho pode frequentar um parque para cachorros?

Você deve se questionar algumas coisas antes de levar seu pet a um parque de cachorro, principalmente em relação à personalidade e comportamento geral do animal. Entre elas se o seu cachorro costuma brigar com outros animais, se obedece aos seus comandos e até repreensões e se pode ganhar o mundo (ou seja, fugir) na primeira oportunidade que tiver. Isso porque o parcão é um lugar bem propício para brigas, situações em que precisa agir rápido (por exemplo, se o cachorro encontrar algo que não pode comer) e até mesmo escapar do local.

Se o seu cãozinho tiver algum dos problemas comportamentais citados, isso não quer dizer que ele não possa frequentar o parque, mas você vai precisar redobrar a atenção. Uma dica muito válida é contratar algumas aulas de adestramento para lidar com isso. O profissional pode acompanhar as primeiras visitas e corrigir alguns problemas, além de orientar o tutor a como agir em determinadas situações.

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    No parque de cachorro, seu pet vai aprender sobre limites e como abordar um novo animal
    No parque de cachorro, seu pet vai aprender sobre limites e como abordar um novo animal
    Seu cachorro vai ficar super cansado depois de brincar no parcão
    Seu cachorro vai ficar super cansado depois de brincar no parcão
    O parcão precisa ser um lugar seguro para o seu pet
    O parcão precisa ser um lugar seguro para o seu pet
    No parque de cachorro, seu pet vai aprender sobre limites e como abordar um novo animal
    Seu cachorro vai ficar super cansado depois de brincar no parcão
    O parcão precisa ser um lugar seguro para o seu pet

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele
    Comportamento animal

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele

    Se você tem um felino em casa, com certeza já deve ter se questionado como saber se seu gato te ama. Pelo fato dos felinos serem muito reservados, e às vezes independentes, fica mais difícil decifrar o amor de gato - diferente dos cães, que expressam isso de um jeito eufórico e quase exagerado. Os bichanos demonstram afeto pelos humanos de um jeito delicado e único, com atitudes que podem até passar despercebidas.

    Parcão é uma ótima forma para seu cãozinho socializar e gastar energia

    No parcão, é possível encontrar todos os tipos de personalidade canina: os calmos que gostam de ficar observando o movimento, os agitados que não param de correr um segundo, aqueles que gostam mais de interagir com as bolinhas e outros brinquedos e até um grupinho de “melhores amigos” que não se desgrudam. Não dá para negar: o parque para cachorros é a melhor forma de fazer o seu amigo socializar com outros animais da mesma espécie. Além de ter a oportunidade de brincar bastante, o cachorro vai aprender sobre limites e até como chegar da forma correta em um novo amigo de quatro patas. No caso dos filhotes de cachorro, é uma boa forma de apresentá-los a outros cães - mas lembre-se que isso só pode acontecer depois que ele tomar todas as vacinas obrigatórias.

    O parque para cachorro também é uma boa forma de cansar e gastar a energia acumulada do animal - ao chegar em casa, certamente ele vai deitar e dormir por boas horas. Por isso, você pode incluir na rotina alguns dias (ou todos) para levá-lo ao parque e até combinar o horário certinho com um grupo de tutores. Assim, seu cachorro sempre vai encontrar os amiguinhos.

    Parque para cachorros: alguns cuidados são essenciais!

    1) Não tire os olhos do animal: assim como as crianças, os cães podem aprontar no mínimo descuido. Por isso, acompanhe cada passo do animal e esteja pronto para agir rápido se for necessário. Não precisamos nem falar para você deixar o celular guardado no bolso, né?!

    2) É essencial que seu cachorro esteja vacinado: isso é indiscutível! Um cachorro que não recebeu as imunizações obrigatórias (ou está com as vacinas atrasadas) pode tanto transmitir quanto contrair doenças gravíssimas;

    3) Mantenha o controle de verme e parasitas: só leve o seu amigo ao parque de cachorros se ele tiver com o vermífugo e o remédio de carrapato e pulgas em dia;

    4) Coleira de identificação: é fundamental que seu cachorro esteja sempre com a coleira de identificação com seu contato atualizado;

    5) E se a cadela estiver no cio? Nesse caso, a melhor forma de evitar situações estressantes e até brigas é não levá-la ao parcão durante o período do cio.

    Além de tudo isso, não se esqueça de sempre levar água para o seu cachorro se refrescar e evite os passeios em horários em que o sol estiver muito quente. Em qualquer sinal de que algum vírus está circulando entre os cães do parque, como vômitos e diarreias, não leve seu animal para o local. O mesmo vale se o seu cachorro apresentar os sintomas - nesse caso, vale avisar os outros frequentadores também. Lembre-se que o parque de cachorros é um espaço compartilhado e todo cuidado é pouco!

    Redação: Luana Lopes

    Pode passear com cachorro nos dias de muito calor? Qual a melhor forma de fazer isso?

    Próxima matéria

    Pode passear com cachorro nos dias de muito calor? Qual a melhor forma de fazer isso?

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    Gata prenha: quais os principais cuidados que você deve ter durante e depois da gestação?
    Saúde

    Gata prenha: quais os principais cuidados que você deve ter durante e depois da gestação?

    Com uma gestação de gato à vista, é fundamental que o tutor tome alguns cuidados para que a gravidez da felina transcorra da melhor maneira possível. Mesmo que os gatos sejam animais autossuficientes na maioria dos casos, há diversas tarefas simples, mas essenciais, que você pode fazer para deixar a gata prenha confortável, feliz e tranquila. Após dar à luz, a mamãe e seus gatinhos recém-nascidos continuam precisando de atenção, especialmente se algo fora da normalidade ocorrer e você precisar ligar para o veterinário. Se sua gata está esperando uma ninhada, não se preocupe! O Patas da Casa reuniu as informações necessárias para que você prepare a futura mamãe para a chegada dos filhotes, além de dicas pós-parto. Confira!

    Schnauzer: tamanho, pelagem, saúde e preço... tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Raças

    Schnauzer: tamanho, pelagem, saúde e preço... tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    A raça de cachorro Schnauzer é conhecida pela cabeça em formato quadrado e o bigode característico. Ele é um dos cachorros mais queridos no Brasil e seu temperamento dócil e brincalhão contribui muito para isso. Mas muitas pessoas não conhecem a fundo as principais características do Schnauzer. Por exemplo, você sabia que existem três tamanhos dessa raça? Se você já ama esse cãozinho e está pensando em adotar um Schnauzer, é importante saber o máximo possível sobre a raça antes de tomar a decisão. O Patas da Casa te conta tudo o que você precisa saber sobre a origem do Schnauzer, suas características físicas, temperamento, saúde e até os valores caso você queira comprar um. Confira tudo!

    Dentes de cachorro: quais os principais cuidados que você precisa ter no dia a dia?
    Cuidados

    Dentes de cachorro: quais os principais cuidados que você precisa ter no dia a dia?

    Assim como os humanos, os animais também precisam de uma atenção especial com os seus dentes. A escovação, por exemplo, deve acontecer regularmente e é ela que ajuda a prevenir vários problemas bucais, mas essa não é a única maneira de cuidar dos dentes de cachorro. Na verdade, pequenas coisas do dia a dia fazem total diferença na saúde bucal do seu pet, como a alimentação e até mesmo o uso de alguns brinquedos. Para entender mais sobre esse assunto, preparamos uma matéria com os principais cuidados que todo tutor deve ter com seu doguinho. Vem ver!

    Ver Todas >

    Gato na janela: veja acessórios e produtos que deixam a experiência do bichano mais segura e confortável
    Comportamento animal

    Gato na janela: veja acessórios e produtos que deixam a experiência do bichano mais segura e confortável

    Quem tem gato em casa sabe bem que esses animais adoram ficar nas alturas! As janelas são praticamente os lugares preferidos da casa para os gatinhos. De lá eles conseguem ver o movimento da rua sem perder nada que acontece dentro de casa. Para que esse hábito do bichano fique mais agradável e seguro, nada melhor do que personalizar esse espaço para que ele se torne mais “gatificado” ainda.

    Você sabe a história por trás do meme do vira-lata caramelo? Conheça da cachorrinha Pipi
    Comportamento animal

    Você sabe a história por trás do meme do vira-lata caramelo? Conheça da cachorrinha Pipi

    Pipi é o nome da vira-lata caramelo que já faz parte do cotidiano brasileiro há um tempo e virou praticamente uma celebridade na internet. Mas você sabe como ela virou meme e qual a história por trás da imagem? O Patas da Casa foi atrás da história e entrevistou a Vanessa Brunetta, tutora da Pipi, a vira-lata caramelo que estampa uma das montagens mais famosas com a cédula de R$ 200. 

    Adestrar cachorro: como usar os petiscos da forma certa para treinar o animal?
    Comportamento animal

    Adestrar cachorro: como usar os petiscos da forma certa para treinar o animal?

    Adestrar o cachorro é algo que pode mudar o relacionamento entre animais e humanos. Um dos grandes aliados do adestramento de cães são os petiscos, muito utilizados para associar comandos e treinos a recompensas. No entanto, é preciso atenção com a quantidade de petiscos e até a forma como são utilizados durante os treinamentos para que não se torne um problema para a saúde e comportamento do animal. 

    Fantasia de Halloween para cachorro: 4 ideias fáceis para colocar em prática
    Comportamento animal

    Fantasia de Halloween para cachorro: 4 ideias fáceis para colocar em prática

    O cachorro fantasiado fica uma fofura e chama a atenção por onde passa. O Halloween, o famoso dia das bruxas, é tradição em vários países do mundo e é conhecido pelas fantasias inusitadas e cheias de criatividade! Se você ama vestir o seu cãozinho em datas comemorativas, como o natal ou carnaval, não pode deixar passar a oportunidade para fazer uma fantasia de halloween para cachorro bem legal. Veja algumas ideias que separamos!

    Ver Todas >