Um bom tutor de gatos e cachorros deve estar sempre atento à saúde animal. Pensando nisso, você sabe qual o tema do Outubro Rosa 2023? O foco principal do Outubro Rosa Pet esse ano é alertar os tutores sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama em cachorros e gatos. O câncer de mama é uma doença gravíssima que, infelizmente, é muito mais comum do que parece. Porém, o lado bom de toda essa é história é que existem formas de livrar os pets desta condição. O Patas da Casa reuniu todas as informações que você precisa saber sobre o Outubro Rosa Animal. Vem conferir!
O que é o Outubro Rosa Pet?
O Outubro Rosa Pet é uma campanha que acontece anualmente para conscientizar tutores sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama em cadelas e gatas. Vale lembrar que essa ação foi inspirada na campanha Outubro Rosa, um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama e do câncer de colo de útero. Mas qual o dia principal do Outubro Rosa Pet? Embora seja celebrado no dia 19 de outubro, durante todo o mês algumas cidades organizam ações de conscientização para a população, com distribuição de panfletos informativos, postagens nas redes sociais referentes ao tema, atendimentos e também encaminhamento de animais com tumores para tratamento.
Outubro Rosa: cães e gatos também são afetados pelo câncer de mama
Quando pensamos em Outubro Rosa, animais do sexo feminino são nossa maior preocupação. Porém, embora o câncer de mama seja muito mais comum em cadelas e gatinhas, vale dizer que os tumores mamários também podem afetar o gato ou cachorro macho. Segundo o estudo “Diagnóstico de carcinoma mamário em cão macho: relato de caso”, publicado no Acta Biomedica Brasiliensa, em 2018, foi observado que o câncer de mama nos cães machos é ainda mais maligno do que nas fêmeas. Ou seja, independente do sexo ou raça, o câncer mamário pode acometer qualquer animal, mas costuma afetar principalmente as fêmeas.
Sintomas de câncer de mama em cadelas e gatas
Os principais sintomas de câncer de mama em cadelas e gatinhas podem ser sentidos e vistos a olho nu, como nódulos e carocinhos na região mamária. Porém, outros sintomas também costumam surgir e não são tão difíceis de serem notados, como o inchaço do tecido mamário, secreção nas mamas, vermelhidão, sensibilidade e dor. Além disso, em estágios mais avançados, o câncer pode deixar o cachorro ou gato com febre, apático e sem fome. Para te ajudar a identificar essa neoplasia, veja fotos de câncer de mama em gatos e fotos de câncer de mama em cadelas.
Como prevenir o câncer de mama em pets?
Assim como as mulheres fazem acompanhamento anual com o ginecologista para acompanhar a saúde, os animais também precisam visitar regularmente o médico veterinário, não apenas para alcançar um diagnóstico precoce de câncer, mas para prevenir uma série de doenças que podem surgir. Um dos fatores que podem aumentar o risco de desenvolvimento de câncer mamário é o uso de anticoncepcional para cadelas e gatas, pois ele aumenta significamente a produção hormonal no organismo do animal. Logo, para prevenir o surgimento dessa doença, é preferível evitar o uso do remédio e apostar em outro método contraceptivo, como a castração.
Aliás, se você quer saber como prevenir o câncer de mama em pets de maneira mais eficiente, aposte na esterilização. A castração de gato e a castração de cachorro é, sem dúvidas, a melhor maneira de evitar a neoplasia mamária. Isso porque a esterilização reduz os níveis hormonais e a produção de estrogênio e progesterona no organismo animal. Com o nível hormonal mais baixo, há menos estímulo para o crescimento anormal de células nesta região. É como se a castração diminuísse as flutuações hormonais que ocorrem durante o cio do gato e cachorro, reduzindo a probabilidade de desenvolvimento do câncer. Vale lembrar que a castração também ajuda a prevenir o câncer no útero e a neoplasia testicular canina.
Outubro Rosa Pet: como é o tratamento contra o câncer de mama?
Infelizmente, ainda não há disponível no mercado um remédio para câncer de mama em cadelas, mas a boa notícia é que há tratamento para a neoplasia mamária. Para isso, o animal precisa ser consultado por um médico veterinário especializado em oncologia, para que ele avalie o grau da doença e o que pode ser feito para sua recuperação. A quimioterapia e a intervenção cirúrgica são os tratamentos disponíveis para o câncer de mama em pets.
Vale dizer que, aproximadamente 90% dos tumores diagnosticados são malignos e 80% tendem a metastatizar em um ano, enfatizando a importância do diagnóstico precoce para o início imediato do tratamento - são poucos casos de animais que conseguem ser curados quando já estão em um estágio avançado da doença. Por isso, embora o Outubro Rosa Animal seja um mês especial dedicado especialmente a essa doença gravíssima, a atenção e os cuidados devem ser mantidos ao longo de todo ano. Para identificar o câncer de mama em cadelas, fotos de estudos de caso na internet são uma boa referência.
Aprenda a identificar o câncer de mama em cadelas e gatas com apalpação
O Outubro Rosa de pets é uma campanha muito importante que não pode passar em branco entre os tutores de animais. Que tal aproveitar esse momento para levar o peludo ou o bichano em um médico veterinário para um check-up geral? Você também pode fazer um simples exame de toque em casa, basta seguir esse passo a passo:
- Coloque o pet de barriga para cima em algum lugar confortável;
- Com as pontas dos dedos, toque delicadamente todo o corpo do animal, especialmente na área das mamas;
- Aproveite esse momento para observar os outros sintomas de câncer de mama em cadelas e gatos, como vermelhidão e secreção;
- Caso observe qualquer anormalidade, busque a opinião de um veterinário especialista no assunto.