Gato

Outubro Rosa Pet: mês da prevenção do câncer de mama em cães e gatos

Publicado - 10 Outubro 2023 - 16h21

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Um bom tutor de gatos e cachorros deve estar sempre atento à saúde animal. Pensando nisso, você sabe qual o tema do Outubro Rosa 2023? O foco principal do Outubro Rosa Pet esse ano é alertar os tutores sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama em cachorros e gatos. O câncer de mama é uma doença gravíssima que, infelizmente, é muito mais comum do que parece.  Porém, o lado bom de toda essa é história é que existem formas de livrar os pets desta condição. O Patas da Casa reuniu todas as informações que você precisa saber sobre o Outubro Rosa Animal. Vem conferir!

O que é o Outubro Rosa Pet?

O Outubro Rosa Pet é uma campanha que acontece anualmente para conscientizar tutores sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama em cadelas e gatas. Vale lembrar que essa ação foi inspirada na campanha Outubro Rosa, um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama e do câncer de colo de útero. Mas qual o dia principal do Outubro Rosa Pet? Embora seja celebrado no dia 19 de outubro, durante todo o mês algumas cidades organizam ações de conscientização para a população, com distribuição de panfletos informativos, postagens nas redes sociais referentes ao tema, atendimentos e também encaminhamento de animais com tumores para tratamento. 

cachorrinho vira lata com bandana rosa
Outubro Rosa Pet: a palpação pode ajudar no diagnóstico do câncer de mama em cães

Outubro Rosa: cães e gatos também são afetados pelo câncer de mama 

Quando pensamos em Outubro Rosa, animais do sexo feminino são nossa maior preocupação. Porém, embora o câncer de mama seja muito mais comum em cadelas e gatinhas, vale dizer que os tumores mamários também podem afetar o gato ou cachorro macho. Segundo o estudo “Diagnóstico de carcinoma mamário em cão macho: relato de caso”, publicado no Acta Biomedica Brasiliensa, em 2018, foi observado que o câncer de mama nos cães machos é ainda mais maligno do que nas fêmeas. Ou seja, independente do sexo ou raça, o câncer mamário pode acometer qualquer animal, mas costuma afetar principalmente as fêmeas. 

Imagem Quiz:Descubra se você é um cachorro ou um gato!

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Sintomas de câncer de mama em cadelas e gatas

Os principais sintomas de câncer de mama em cadelas e gatinhas podem ser sentidos e vistos a olho nu, como nódulos e carocinhos na região mamária. Porém, outros sintomas também costumam surgir e não são tão difíceis de serem notados, como o inchaço do tecido mamário, secreção nas mamas, vermelhidão, sensibilidade e dor. Além disso, em estágios mais avançados, o câncer pode deixar o cachorro ou gato com febre, apático e sem fome. Para te ajudar a identificar essa neoplasia, veja fotos de câncer de mama em gatos e  fotos de câncer de mama em cadelas.
 

cancer de mama em cadelas
Fotos de câncer de mama em cadelas: nódulos e caroços na região mamária podem indicar câncer

Como prevenir o câncer de mama em pets? 

Assim como as mulheres fazem acompanhamento anual com o ginecologista para acompanhar a saúde, os animais também precisam visitar regularmente o médico veterinário, não apenas para alcançar um diagnóstico precoce de câncer, mas para prevenir uma série de doenças que podem surgir. Um dos fatores que podem aumentar o risco de desenvolvimento de câncer mamário é o uso de anticoncepcional para cadelas e gatas, pois ele aumenta significamente a produção hormonal no organismo do animal. Logo, para prevenir o surgimento dessa doença, é preferível evitar o uso do remédio e apostar em outro método contraceptivo, como a castração. 

Aliás, se você quer saber como prevenir o câncer de mama em pets de maneira mais eficiente, aposte na esterilização. A castração de gato e a castração de cachorro é, sem dúvidas, a melhor maneira de evitar a neoplasia mamária. Isso porque a esterilização reduz os níveis hormonais e a produção de estrogênio e progesterona no organismo animal. Com o nível hormonal mais baixo, há menos estímulo para o crescimento anormal de células nesta região. É como se a castração diminuísse as flutuações hormonais que ocorrem durante o cio do gato e cachorro, reduzindo a probabilidade de desenvolvimento do câncer. Vale lembrar que a castração também ajuda a prevenir o câncer no útero e a neoplasia testicular canina.

Outubro Rosa Pet: como é o tratamento contra o câncer de mama? 

Infelizmente, ainda não há disponível no mercado um remédio para câncer de mama em cadelas, mas a boa notícia é que há tratamento para a neoplasia mamária. Para isso, o animal precisa ser consultado por um médico veterinário especializado em oncologia, para que ele avalie o grau da doença e o que pode ser feito para sua recuperação. A quimioterapia e a intervenção cirúrgica são os tratamentos disponíveis para o câncer de mama em pets.
 

cancer de mama em gatos
Fotos de câncer de mama em gatos: a vermelhidão é um sintoma da doença

Vale dizer que, aproximadamente 90% dos tumores diagnosticados são malignos e 80% tendem a metastatizar em um ano, enfatizando a importância do diagnóstico precoce para o início imediato do tratamento -  são poucos casos de animais que conseguem ser curados quando já estão em um estágio avançado da doença. Por isso, embora o Outubro Rosa Animal seja um mês especial dedicado especialmente a essa doença gravíssima, a atenção e os cuidados devem ser mantidos ao longo de todo ano. Para identificar o câncer de mama em cadelas, fotos de estudos de caso na internet são uma boa referência.

Aprenda a identificar o câncer de mama em cadelas e gatas com apalpação 

O Outubro Rosa de pets é uma campanha muito importante que não pode passar em branco entre os tutores de animais. Que tal aproveitar esse momento para levar o peludo ou o bichano em um médico veterinário para um check-up geral? Você também pode fazer um simples exame de toque em casa, basta seguir esse passo a passo: 

  1. Coloque o pet de barriga para cima em algum lugar confortável; 
  2. Com as pontas dos dedos, toque delicadamente todo o corpo do animal, especialmente na área das mamas;
  3. Aproveite esse momento para observar os outros sintomas de câncer de mama em cadelas e gatos, como vermelhidão e secreção;
  4. Caso observe qualquer anormalidade, busque a opinião de um veterinário especialista no assunto.
Adote um animal

Poodle Toy, Anão, Médio e Standard: aprenda de uma vez por todas como diferenciar os tamanhos da raça de cachorro

O Poodle por muito tempo foi considerado um dos cachorros mais populares do país, e até hoje tem muitos fãs e admiradores. A raça é ...

Comportamento

Esse é o melhor arranhador para gatos que você pode comprar - e ainda ajuda a preservar seus móveis

Se você é gateiro e não tem um arranhador para gatos em casa, é hora de mudar isso. Para especialistas em felinos, o acessório é ind...

Gato

Se você fizer isso todos os dias com seu gato, as chances dele desenvolver uma doença gravíssima diminuem

Ter um gatinho exige vários cuidados na rotina. Apostar em uma alimentação de qualidade, oferecer sachê para gatos, escovar os pelos...

Comportamento

Gatos de rabo curvado têm "sotaque" e se comunicam de forma diferente, descobrem cientistas

Que os gatos são muito comunicativos provavelmente você já sabia, especialmente se convive com algum. As variações do miado de gato ...

Adote um animal

Poodle Toy, Anão, Médio e Standard: aprenda de uma vez por todas como diferenciar os tamanhos da raça de cachorro

O Poodle por muito tempo foi considerado um dos cachorros mais populares do país, e até hoje tem muitos fãs e admiradores. A raça é ...

Comportamento

Esse é o melhor arranhador para gatos que você pode comprar - e ainda ajuda a preservar seus móveis

Se você é gateiro e não tem um arranhador para gatos em casa, é hora de mudar isso. Para especialistas em felinos, o acessório é ind...

Gato

Se você fizer isso todos os dias com seu gato, as chances dele desenvolver uma doença gravíssima diminuem

Ter um gatinho exige vários cuidados na rotina. Apostar em uma alimentação de qualidade, oferecer sachê para gatos, escovar os pelos...

Comportamento

Gatos de rabo curvado têm "sotaque" e se comunicam de forma diferente, descobrem cientistas

Que os gatos são muito comunicativos provavelmente você já sabia, especialmente se convive com algum. As variações do miado de gato ...

Ver todas