Adotar um gatinho é uma das melhores coisas do mundo, mas que exige planejamento financeiro - tanto para cuidar da saúde do animal quanto para os cuidados básicos do dia a dia. Para promover uma boa qualidade de vida aos bichanos, alguns acessórios para gatos são totalmente indispensáveis, e é justamente por isso que eles conquistam facilmente o coração de qualquer mãe ou pai de pet. Se você tem um gatinho, já deve estar familiarizado com a maioria; mas para quem é tutor de primeira viagem, não precisa se preocupar. Preparamos uma lista com os 10 acessórios de gato preferidos dos humanos, e que ajudam bastante nos cuidados com os pets. Veja só!

1) Caixa de areia para gatos: um item obrigatório nos cuidados com o animal

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Os felinos são conhecidos por serem animais super higiênicos, e é justamente por isso que devemos prover um local para eles fazerem suas necessidades, que é a caixa de areia para gatos. Existem diferentes modelos do acessório, sendo que a caixa de areia para gatos fechada é uma das mais queridinhas dos tutores, não somente por causa do seu visual compacto, mas também porque essa versão evita que o odor do xixi e cocô se espalhem pela casa. 

2) Suporte para comedouro de gato é necessário na hora das refeições

Poucas pessoas sabem, mas existe uma altura ideal para os gatos se alimentarem, e não é a altura do chão. Isso porque a inclinação do pescoço para baixo pode causar alguns problemas na saúde do animal, como refluxo e vômitos. Portanto, o acessório se ajusta a altura do comedouro de forma que isso não prejudique a alimentação dos felinos. E o melhor de tudo é que não é preciso comprar um suporte pronto, embora existam vários modelos desse tipo. Quem gosta de se aventurar com DIY (o famoso “faça você mesmo”) também tem essa opção.

3) A fonte de água para gatos é a melhor forma de garantir a hidratação dos felinos

Os gatos são naturalmente mais vulneráveis às doenças renais por um simples motivo: os felinos quase não bebem água, o que dificulta o funcionamento eficaz do sistema urinário. Dessa forma, muitos tutores precisam lidar com o desafio diário de aprender como estimular os bichanos a se hidratarem. Nós temos a resposta para isso: investir em fontes de água para gatos pode despertar consideravelmente o interesse desses animais. Como eles gostam de água corrente, fresca e filtrada, esse acessório é ótimo para incentivá-los na hidratação.

4) Escova de pelos: uma maneira prática e simples de escovar pelo de gato

Encontrar pelos de gato espalhados pela casa é uma situação muito comum na rotina dos pais de pet. Mas é totalmente possível evitar que isso aconteça. Escovar os pelos do gato é um cuidado básico que retira toda a pelagem morta do animal, evitando que ela se espalhe por aí e até mesmo como uma forma de prevenir que os bichanos sofram com as temidas bolas de pelo. Como os gatos têm o hábito de se limpar com a língua, acabam engolindo muita pelagem morta espalhada pelo corpo, e a escova de pelos é uma maneira de acabar com isso.

5) Arranhador para gato é um acessório fundamental para o bem-estar do pet

Os gatos têm muitos instintos naturais, e um deles é o de arranhar tudo que encontram pela frente. Essa, na verdade, é uma tentativa de afiar as garras, e existem duas soluções diferentes para isso: aparar as unhas do gato ou investir em um arranhador. O acessório é bastante apreciado pelos felinos e uma ótima forma de desviar a atenção dos móveis da casa. Por isso, vale a pena investir em um desses brinquedos.


O arranhador para gatos é um acessório muito útil no cotidiano dos felinos
O arranhador para gatos é um acessório muito útil no cotidiano dos felinos

6) Caixa de transporte para gato é bastante útil em diversas situações

Quem nunca sofreu por ter que levar o gato no veterinário que atire a primeira pedra. Os gatos domésticos, principalmente aqueles que não têm o hábito de sair de casa, geralmente ficam muito assustados e não sabem se comportar na rua. Mas para ajudar nessa missão e evitar inconvenientes, existem as caixas de transporte para gatos, que são a forma mais segura de levar o pet para passeios, viagens e até mesmo para fazer aquela visitinha ao veterinário.

7) Seu gato precisa de uma cama para seus cochilos intermináveis 

Os felinos simplesmente amam tirar uma sonequinha, não importa qual seja a hora. Então, nada mais justo do que providenciar um local aconchegante para descansarem confortavelmente nessas horas, né? A cama para gato serve justamente para acolher o seu amigo de quatro patas nos cochilos, e o melhor de tudo é que existe uma infinidade de modelos à disposição. Basta escolher aquela que mais vai combina com a personalidade do gatinho!

8) Brinquedos para gato: diferentes opções para divertir o bichano

Além do arranhador, outros brinquedos são muito bem-vindos no universo felino. A varinha para gatos, por exemplo, é um acessório que, além de estimular os instintos do animal, também é uma brincadeira perfeita para o tutor passar um tempinho de qualidade com o pet, pois exige a interação de ambos. Os brinquedos de corda também seguem esse mesmo estilo, e são um dos preferidos dos gatos. Além deles, os nichos e prateleiras suspensas também são ótimos para exercitar o pet no dia a dia.

9) Coleira de identificação para gatos é essencial para a segurança do pet

Normalmente as pessoas associam coleira somente aos cachorros, mas os gatos também podem ter uma coleira de identificação. Isso, na verdade, é essencial para garantir a segurança dos felinos (principalmente aqueles que têm a tendência de escapar). Afinal, qualquer fuga pode resultar em um gato perdido. Portanto, comprar uma coleira com identificação para gatos é a garantia de que o animal será encontrado caso se perca: basta preenchê-la com o nome do animal, telefone com DDD e nome do tutor.

10) Protetor de sofá para gatos é excelente para evitar arranhões

Ninguém merece ter um sofá novinho totalmente destruído pelas garras de um gato. Mas não adianta tentar punir o pet, porque isso só pode acabar estressando ele ainda mais. A melhor forma de evitar esse tipo de imprevisto é investindo em um dos acessórios para gatos preferidos dos tutores, que é o protetor de sofá. Ah, e claro: não esqueça da dica 5, pois os arranhadores também são uma forma de fazer os gatos esquecerem do seu sofá.

Redação: Juliana Melo