Gato

O que significa sonhar com gato? Veja algumas possíveis interpretações

Publicado - 19 Agosto 2022 - 17h30

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Sonhar com gato é tão normal quanto sonhar com cachorro - e se engana quem pensa que isso é algo restrito às pessoas que convivem diariamente com um felino. Na verdade, os gatos carregam um simbolismo artístico e mitológico perfeito para alimentar os nossos devaneios - além de fazerem parte da vida de muita gente, certo? Para algumas pessoas, os sonhos não passam de pensamentos inconscientes e imaginações. Por outro lado, há quem os interprete como um tipo de sinal ou presságio.

Então assim como os gatos sonham, a gente sonha com eles! Mas será que você sabe qual o significado de sonhar com gato? A resposta pode variar bastante de acordo com o contexto, as crenças e as convicções de cada um. Com isso em mente, reunimos aqui 21 significados de sonhar com gato. Confira!

Sonhar com gato é bom ou ruim?

Se você já teve um sonho com gato e acordou se perguntando se isso era bom ou ruim, saiba que não existe uma resposta certa. Na realidade, sonhar com gato pode ser tanto positivo quanto negativo: tudo vai depender do contexto e da análise que você faz do sonho. Também é importante observar alguns aspectos como: qual era a cor do gato? Ele era filhote ou adulto? Quantos eram? Como era o comportamento do gato? Tudo isso deve ser levado em consideração para desvendar se sonhar com gato é algo bom ou ruim.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Outro ponto importante é que muitas vezes o significado vai da interpretação de cada um. Os felinos são conhecidos por serem muito sensíveis e tem muitas coisas que os gatos podem prever, mas o sonho não é uma “regra” e é aberto a várias leituras. Para descobrir o que significa sonhar com gato, é só continuar lendo!

1) Sonhar com gato preto

Sonhar com gato preto geralmente está ligado ao seu estado de espírito no momento, indicando impaciência, insegurança e ansiedade. É provável que você esteja desconfiado de alguém que você conhece e não quer dar o braço a torcer. O sonho também pode estar associado a estagnação, desilusões e prejuízo financeiro. Observe o comportamento do animal no seu sonho: sonhar com gato preto mordendo indica a chegada de períodos turbulentos em sua vida; já sonhar com gato preto manso é um sinal de que energias poderosas estão ao seu lado.

2) Sonhar com gato branco

Se você sonhou com gato branco é porque você está em um momento muito equilibrado, inclusive no aspecto romântico. Esse tipo de sonho com gato sugere a presença de amor e paixão na sua vida, então pode ser que um romance já vivido ou ainda não anunciado esteja por vir. Pode ser um bom momento para se arriscar, mas nada de colocar os pés pelas mãos, ok? Sonhar com gato branco deve ser visto como algo positivo, de que você está no caminho certo, mas é bom seguir a sua intuição.

3) Sonhar com gato preto e branco

Sonhar com gato preto e branco indica boa sorte no futuro e quer dizer que a sua vida está prestes a mudar para melhor. Isso mesmo! Pode comemorar porque é um sinal de que toda a maré de azar está prestes a acabar. Esse pode ser um bom momento para tomar decisões e tentar concretizá-las, pois sonhar com gato preto e branco significa que a sorte está do seu lado.

4) Sonhar com gato amarelo

Aquela velha história de que o amarelo remete ao dinheiro também se encaixa quando o assunto é sonhar com gato amarelo. Isso porque a presença do gato laranja significa que você está muito apegado com as coisas materiais e tangíveis e é melhor repensar as prioridades. Outro significado está relacionado com a vida amorosa, indicando que talvez você esteja se doando para uma pessoa que não retribui da mesma forma. Abra o olho!

5) Sonhar com gato cinza

Assim como sonhar com gato preto, o sonho com gato cinza pode ter diferentes significados. O primeiro deles é que alguém que você não tem muito contato está tentando forçar uma amizade (pode ser um familiar ou colega distante). Outra possível interpretação é de que o dia não saiu como planejado e, por isso, é melhor esquecer. Além disso, sonhar com gato cinza também pode representar prejuízos na sua saúde.

6) Sonhar com gato rajado

Se você sonhou com um gato rajado, saiba que isso é um alerta do seu subconsciente de que você precisa passar por mudanças. Elas serão importantes para o seu crescimento pessoal e até mesmo para te curar daquilo que ainda te machuca. Sonhar com gato dessa cor revela a necessidade de romper com o passado e renascer.

7) Sonhar com gato filhote

Sonhar com filhote de gato é algo positivo, como já era de se esperar. Esses sonhos geralmente acontecem depois de um período complicado e sensível, e é basicamente um sinal de que o pior já passou e uma nova perspectiva de vida está por vir. Portanto, pode se alegrar porque o filhote de gato é um bom presságio! Ah, se você sonhar com gatinhos (no plural), é porque essa recuperação será ainda mais rápida.

8) Sonhar com gato machucado

Se você sonhar com gato ferido, é melhor se preparar! Esse é um sinal de que uma situação comovente pode estar prestes a acontecer e, de um jeito ou de outro, você ficará abalado com isso. O importante é saber lidar com o problema, não ignorar as emoções do momento e tentar superar da melhor forma!

9) Sonhar com gato doente

Sonhar com gato doente mostra que você está passando por um momento extremamente delicado na sua vida. Também é uma maneira de representar as dificuldades que foram enfrentadas, e serve como um lembrete de que você é forte e consegue vencer os obstáculos. Por isso, se você está com problemas, não deixe de lutar nem de acreditar nos seus sonhos.

10) Sonhar com gato morto

Para quem busca significado, sonhar com gato morto pode ser um reflexo de ansiedade e preocupação. Caso esteja passando por momentos difíceis e desagradáveis, é importante reservar um tempo para se cuidar, se acalmar e colocar as coisas de volta no lugar. Pode ser que surjam empecilhos na sua caminhada, mas não deixe de manter a calma. Assim, as coisas vão fluir melhor e você não se sentirá frustrado.

 

O que é sonhar com gato? Isso depende das características do animal durante o sonhoSonhar com gato preto costuma refletir como você se senteSonhar com gato branco é sinal de muito amor e alegria na sua vidaSonhar com gato preto e branco é um sinal de que tudo vai dar certoSonhar com gato amarelo indica a necessidade de avaliar seu apego com bens materiaisSonhar com gato cinza pode revelar uma amizade forçadaSonhar com gato rajado é um sinal de que alguma coisa precisa mudarSonhar com gato bravo é um reflexo de rancor e sentimentos negativosSonhar com gato mordendo indica que você deve resolver conflitos existentesSonhar com gato doente mostra que as dificuldades e obstáculos devem ser vencidos

 

11) Sonhar com gato atacando e arranhando

 

Sonhar com ataque de gato mostra que as suas inseguranças e medos estão te perturbando. É importante buscar formas de seguir os seus desejos sem se tornar refém das expectativas dos outros (e das suas próprias). Trabalhe a sua autoconfiança e vamos lá!

12) Sonhar com gato bravo

Sonhar com gato bravo é um sinal da sua agressividade interior. É provável que você esteja guardando muitos sentimentos ruins, como raiva e rancor. Para driblar essa situação, comece a exercitar a paciência e busque incluir atividades prazerosas no seu dia a dia. Não deixe que situações pequenas estraguem o seu dia!

13) Sonhar com gato mordendo

Se por um acaso você sonhar com gato atacando e mordendo, está na hora de prestar mais atenção no que acontece em volta. A mordida de gato indica que é um bom momento para analisar os seus atos e lidar com as suas próprias escolhas. Sabe aquele velho conflito com o colega de trabalho? Talvez esteja na hora de resolver! O mesmo vale para desentendimentos com parentes e amigos.

14) Sonhar com gato vomitando

O gato vomitando no sonho é um indicativo de que está te faltando energia e você se sente desmotivado. É preciso avaliar quais são realmente os seus objetivos, mas ao mesmo tempo ser aberto com as suas emoções. O autoconhecimento é fundamental, tanto para que você possa expressar como se sente, como também para te ajudar a alcançar o que você deseja. Reconheça os seus limites!

15) Sonhar com gato tomando banho

O significado de sonhar com gato quando ele toma banho quer dizer que você precisa reabastecer suas energias e se recompor. A família e os amigos são importantes na sua vida, e em breve você terá boas notícias para celebrar com eles, mas também precisa cuidar de si e das suas necessidades. O sonho com banho em gato indica um período para ficar atento a novas oportunidades!

16) Sonhar com meu gato de estimação

Se você sonhar com seu próprio gato, é porque você tem uma ligação muito forte com as pessoas à sua volta (sejam familiares, amigos ou até mesmo um parceiro romântico). É importante valorizar aqueles que realmente estão do seu lado e um bom momento para repensar se você tem estado presente na vida dessas pessoas. Não se afaste!

17) Sonhar com gato carinhoso

Existem gatos carinhosos, e sonhar com gato carinhoso - ou que está fazendo carinho no gato - é um ótimo sinal. É bem provável que você esteja apaixonado por alguém, e tem aproveitado cada minutinho disso. Por outro lado, esse mesmo sonho com gato é um indício de que você deve evitar conflitos e ter cuidado com questões financeiras.

18) Sonhar com gato miando

O miado de gato é muito presente na convivência com esses animais, mas se você sonhar com gato miando, saiba que esse é um alerta de fofoca! Pode ser que aquela pessoa do seu convívio não seja tão amiga assim - ela pode estar falando mal de você por aí. Por isso, fique atento às relações falsas e desconfie de quem não parece verdadeiro.

19) Sonhar com gato sem se aproximar

Se no sonho com gato, você prefere ficar distante e evitar qualquer contato, talvez seja uma forma de proteção contra pessoas tóxicas e ambientes que te deixam mal. Outra possibilidade é que você está com medo de enfrentar novos desafios, mesmo que eles possam te ajudar a evoluir positivamente. Não deixe o medo te abalar!

20) Sonhar com muitos gatos

Se você sonhar com vários gatos em um mesmo lugar, é sinal de que você precisa ter mais atenção com as suas atitudes, principalmente em relação à saúde. É bom evitar o sedentarismo e se movimentar mais! Já se você é uma pessoa muito ativa e não para quieta, talvez seja melhor dar uma desacelerada.

21) Sonhar com gato dormindo

O ciclo de sono dos felinos é marcado por longas horas de sono, mas eles sempre tomam muito cuidado para não serem “vistos”, que é puro instinto de proteção. Se você sonhar com gato dormindo, é porque seu eu interior está totalmente relaxado e seus inimigos não serão um problema por um tempo. Ou seja, você não tem com o que se preocupar!

Redação: Úrsula Gomes e Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Publicada originalmente em: 11/09/2020
Atualizada em: 19/08/2022

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Gato

Gato idoso: veja neste infográfico como cuidar do felino na terceira idade

Cuidar de gato idoso é uma tarefa desafiadora para muitos tutores. Realmente esses pets precisam de muita atenção e cuidados, mas is...

Gato

Na estrada com gatos! Tutor compartilha como é a vida nômade com dois gatinhos

Imagine que sonho viajar pelo Brasil acompanhado do seu melhor amigo de quatro patas? Pois o influenciador Alfredo Wagmacker Neto de...

Cuidados

Caso Joca: o que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas