É fundamental saber o que o cachorro não pode comer para não ter imprevistos, como um animal intoxicado ou com problemas gastrointestinais. O organismo canino é bem diferente do humano, de forma que alguns alimentos que são comuns para nós são considerados tóxicos e prejudiciais para a saúde do cão. Mesmo que seja quase impossível resistir àquele olhar de um cãozinho pedindo um pedaço de comida, não hesite em pesquisar quais alimentos que cachorro pode comer ou não antes de oferecer qualquer coisa além da ração.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O chocolate, por exemplo, é um dos alimentos proibidos para cachorro que está no topo da lista. Por outro lado, existem algumas frutas liberadas que, inclusive, fazem bem à saúde canina. Outro alimento que está super presente na vida dos humanos e que nem todo mundo sabe que é uma das comidas que cachorro pode comer é o ovo (desde que seja cozido). Para não ter erro, preparamos uma lista com as comidas que o cachorro não pode comer de jeito nenhum. Veja abaixo!

Alimentos que cachorro não pode comer

Com a fama de comilões, a maioria dos cães não pensa duas vezes antes de pedir um pouco da comida dos humanos (ou até mesmo pegar sem a permissão). Mas será que pode dar quiabo para cachorro, por exemplo? Ou já pensou se frango faz mal para cachorro? Ninguém gosta de ver o seu bichinho com a saúde debilitada, então saber responder a essas perguntas faz toda a diferença na hora de fugir da dieta tradicional do seu pet.

Se você não sabe o que dar para cachorro comer sem ser ração, nossa sugestão é procurar se informar sobre como cada alimento pode afetar o organismo do cão. Existem, sim, alguns alimentos que são liberados para pets e que, em alguns casos, até podem ser benéficos para eles. No entanto, tem outras coisas que o cachorro não pode comer em hipótese alguma porque deixam o animal bastante fragilizado.

Chocolate

O cachorro não pode comer chocolate porque existe uma substância chamada teobromina presente nesse alimento que é altamente tóxica para os cães quando ingerido em altas quantidades. Caso suspeite que seu pet tenha comido uma quantidade considerável do alimento, procure um veterinário. Em casos graves, o cachorro pode sofrer overdose e até morrer!

Uva passa ou in natura

Um dos alimentos que não pode dar para cachorro é a uva passa ou in natura. Apesar de ser uma fruta, a uva contém altos índices de açúcar e pode causar insuficiência renal nos caninos se for ingerida frequentemente ou em grande quantidade.

Cebola e alho

Temperos como cebola e alho também estão na lista do que não dar para o cachorro. O consumo desses alimentos pode causar anemia e, além disso, o alho também afeta os glóbulos vermelhos dos cães, o que influencia no bom funcionamento dos rins. É claro que isso não deve acontecer caso seu bichinho tenha comido em pouca quantidade, mas veterinários recomendam que os dois alimentos não estejam presentes na dieta do animal.

Açúcar e doces

Além do chocolate, outros alimentos proibidos para cães são açúcar e doces no geral. O açúcar pode causar obesidade, problemas dentários como cárie e até mesmo diabetes nos cachorros. Mas, ao contrário de humanos, as versões dietéticas também não são permitidas, já que podem conter xilitol. Se ingerida em grande quantidade, a substância causa contaminação gastrointestinal e até mesmo crises convulsivas.


Um dos alimentos que o cachorro não pode comer é o chocolate
Um dos alimentos que o cachorro não pode comer é o chocolate

Ossos de animais

Apesar de estar presente no imaginário popular, os ossos de animais fazem parte do que os cachorros não podem comer, principalmente os de frango e galinha. Apesar da quantidade de proteína presente, os ossos podem machucar a boca e estômago dos animais, podendo inclusive ocasionar lesões mais graves. Mas não se preocupe: pode dar frango para cachorro, desde que o pedaço esteja sem osso e sem tempero.

Café e demais bebidas com cafeína 

Dentre as coisas que o cachorro não pode comer está a cafeína. Rica em xantina, as bebidas cafeinadas causam danos neurológicos e urinários nos cães. Além disso, a substância também pode causar certa agitação, que prejudica o sistema cardiorrespiratório. Por isso, nada de oferecer café nem bebidas com cafeína para o seu cãozinho!

Espiga de milho

O cachorro não pode comer milho porque eles não digerem muito bem esse alimento. Além disso, caso o cãozinho se alimente diretamente da espiga, ele também corre o risco de morder pedaços grandes e sofrer com uma obstrução intestinal.

Carne crua

Jamais ofereça carne crua para o seu pet. Esse é um dos alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum, e pode até ser fatal. Quando crua, a carne pode conter escherichia-colii, uma bactéria que causa intoxicação alimentar gravíssima com risco de morte. Para dar qualquer tipo de carne para o seu amigo, é necessário cozinhá-lo muito bem.

Bebidas alcoólicas

Esse é um dos itens mais óbvios que o cachorro não pode comer, mas é preciso ficar atento. Como os cães são naturalmente curiosos com tudo o que consumimos, podem acabar ingerindo a bebida por um descuido do dono. Além de intoxicação, pode causar ataque cardíaco e levar à morte.

Frituras e alimentos gordurosos 

Massas, pizza, salgadinhos e comidas muito gordurosas também são alimentos que cachorro não pode comer dois motivos: o primeiro é que o fermento contido na massa pode causar inchaço intestinal e, em casos graves, ruptura intestinal. O outro é que a gordura em excesso acarreta diarréia e até mesmo pancreatite.

Macadâmia

A macadâmia é uma das coisas que o cachorro não pode comer. Apesar de saudável para os humanos, elas são altamente tóxicas para cães porque contém uma toxina que pode causar hipertermia, depressão, aumentar os níveis de colesterol e afetar os músculos e os sistemas digestivo e nervoso do cachorro.

Abacate

Outra fruta que faz parte da lista de alimentos proibidos para cães é o abacate. O motivo disso é a persina presente na fruta, uma substância que pode causar acúmulo de líquido no pulmão, dificultando a respiração do animal e podendo levar à morte.

Carambola

Essa é uma das comidas que cachorro não pode comer por um simples motivo: a fruta contém uma grande quantidade de sais oxalatos, que são substâncias extremamente prejudiciais para os rins. Elas podem, inclusive, levar à falência desses órgãos. 

Frutas cítricas

Muita gente acha que frutas como laranja, limão e abacaxi são alimentos que o cachorro pode comer. No entanto, apesar da presença de vitamina C que é benéfica, o excesso de acidez presente nessas frutas podem acabar ocasionando problemas gastrointestinais e outras complicações de saúde. Por isso, é melhor evitar.

Afinal de contas, o que dar para cachorro comer, então? Além da ração, existem outros alimentos que podem ser inseridos na dieta do seu pet sem causar problemas. O cachorro pode comer quiabo, banana, aveia, mamão, arroz sem tempero, carne animal cozida e sem osso, batata cozida e cenoura, por exemplo. No entanto, antes de adicionar qualquer um desses itens à dieta do seu cão, não esqueça de consultar um médico veterinário de confiança para discutir a possibilidade.

Redação: Mariana Almeida e Juliana Melo

Publicada originalmente em: 01/07/2019

Atualizada em: 31/08/2021