close
Alimentação

O que o cachorro não pode comer? Descubra quais alimentos são proibidos para os cães!

Atualizado · 03 de setembro de 2021 · 11h07

Publicado · 03/09/2021 · 09h00

O cachorro não pode comer algumas comidas humanas, como macadâmia, cebola e alho
O cachorro não pode comer algumas comidas humanas, como macadâmia, cebola e alho

É fundamental saber o que o cachorro não pode comer para não ter imprevistos, como um animal intoxicado ou com problemas gastrointestinais. O organismo canino é bem diferente do humano, de forma que alguns alimentos que são comuns para nós são considerados tóxicos e prejudiciais para a saúde do cão. Mesmo que seja quase impossível resistir àquele olhar de um cãozinho pedindo um pedaço de comida, não hesite em pesquisar quais alimentos que cachorro pode comer ou não antes de oferecer qualquer coisa além da ração.

O chocolate, por exemplo, é um dos alimentos proibidos para cachorro que está no topo da lista. Por outro lado, existem algumas frutas liberadas que, inclusive, fazem bem à saúde canina. Outro alimento que está super presente na vida dos humanos e que nem todo mundo sabe que é uma das comidas que cachorro pode comer é o ovo (desde que seja cozido). Para não ter erro, preparamos uma lista com as comidas que o cachorro não pode comer de jeito nenhum. Veja abaixo!

Alimentos que cachorro não pode comer

Com a fama de comilões, a maioria dos cães não pensa duas vezes antes de pedir um pouco da comida dos humanos (ou até mesmo pegar sem a permissão). Mas será que pode dar quiabo para cachorro, por exemplo? Ou já pensou se frango faz mal para cachorro? Ninguém gosta de ver o seu bichinho com a saúde debilitada, então saber responder a essas perguntas faz toda a diferença na hora de fugir da dieta tradicional do seu pet.

Se você não sabe o que dar para cachorro comer sem ser ração, nossa sugestão é procurar se informar sobre como cada alimento pode afetar o organismo do cão. Existem, sim, alguns alimentos que são liberados para pets e que, em alguns casos, até podem ser benéficos para eles. No entanto, tem outras coisas que o cachorro não pode comer em hipótese alguma porque deixam o animal bastante fragilizado.

Chocolate

O cachorro não pode comer chocolate porque existe uma substância chamada teobromina presente nesse alimento que é altamente tóxica para os cães quando ingerido em altas quantidades. Caso suspeite que seu pet tenha comido uma quantidade considerável do alimento, procure um veterinário. Em casos graves, o cachorro pode sofrer overdose e até morrer!

Uva passa ou in natura

Um dos alimentos que não pode dar para cachorro é a uva passa ou in natura. Apesar de ser uma fruta, a uva contém altos índices de açúcar e pode causar insuficiência renal nos caninos se for ingerida frequentemente ou em grande quantidade.

Cebola e alho

Temperos como cebola e alho também estão na lista do que não dar para o cachorro. O consumo desses alimentos pode causar anemia e, além disso, o alho também afeta os glóbulos vermelhos dos cães, o que influencia no bom funcionamento dos rins. É claro que isso não deve acontecer caso seu bichinho tenha comido em pouca quantidade, mas veterinários recomendam que os dois alimentos não estejam presentes na dieta do animal.

Açúcar e doces

Além do chocolate, outros alimentos proibidos para cães são açúcar e doces no geral. O açúcar pode causar obesidade, problemas dentários como cárie e até mesmo diabetes nos cachorros. Mas, ao contrário de humanos, as versões dietéticas também não são permitidas, já que podem conter xilitol. Se ingerida em grande quantidade, a substância causa contaminação gastrointestinal e até mesmo crises convulsivas.

Qual raça de gato você é?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

O que você mais gosta de fazer nos momentos de lazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Se você pudesse se descrever com uma palavra, quais das opções a seguir escolheria?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Alguém te chamou para sair para um lugar inusitado, o que você pensa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica depois de dormir pouco na noite anterior?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você viajou e se perdeu em uma cidade que não conhece muito: o que passa pela sua cabeça?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Quais dessas características você procuraria em um pet?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

O que seus amigos próximos pensam sobre você?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você gosta de curtir as férias?

Question Header Background

Sua personalidade aventureira combina com o Bobtail Japonês! Você é divertido assim como o gato Siamês! Sua personalidade ranzinza combina com o gato Maine Coon! Você é preguiçoso como um gatinho Persa!
    Um dos alimentos que o cachorro não pode comer é o chocolate
    Um dos alimentos que o cachorro não pode comer é o chocolate

    Mais Lidas

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção
    Alimentação animal

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção

    Cuidar da alimentação do gato é dever de todo tutor, e para isso é importante saber o que o animal pode ou não comer. Além das tradicionais rações para gatos, algumas pessoas também gostam de oferecer outras opções de comida para o seu bichano e procuram alternativas mais naturais, como frutas e legumes. Porém, por mais saudáveis que esses alimentos sejam para os humanos, é importante ter em mente que o organismo dos felinos não funciona da mesma maneira que o nosso e algumas frutas para gatos, por exemplo, podem fazer mal ao seu amigo de quatro patas. Para sanar todas as dúvidas sobre o assunto, confira as frutas que gatos podem comer a seguir!

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos
    Alimentação animal

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos

    Mesmo que os gatinhos não tenham aquela gula característica dos cachorros, eles podem amar alguns alimentos. A dúvida, porém, sempre permanece nessa hora: além da ração, sachê e petiscos específicos, o que gato pode comer? A não ser que seu gatinho tenha um problema de saúde, você pode oferecer algumas frutas, legumes e proteínas de vez em quando. Mas atenção! Não são todos os alimentos que os gatos podem comer. O chocolate, por exemplo, está na lista dos itens proibidos pelo risco de intoxicar o seu pet.

    Verduras e legumes para cachorro: opções saudáveis para incluir na dieta do seu cãozinho!
    Alimentação animal

    Verduras e legumes para cachorro: opções saudáveis para incluir na dieta do seu cãozinho!

    Quando o assunto é a alimentação de um pet, muitas dúvidas podem surgir: o que o cachorro não pode comer? cachorro pode comer couve? Pode dar brócolis para cachorro? Ou ainda se cachorro pode comer abobrinha? Muitos tutores questionam se podem oferecer verduras e legumes para cachorro. A resposta é sim! Além de serem muito saudáveis, esses tipos de alimentos ajudam a abrir e instigar o apetite dos caninos, podendo ser oferecidos como petiscos e até recompensas.

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos
    Alimentação animal

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos

    Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?

    Ossos de animais

    Apesar de estar presente no imaginário popular, os ossos de animais fazem parte do que os cachorros não podem comer, principalmente os de frango e galinha. Apesar da quantidade de proteína presente, os ossos podem machucar a boca e estômago dos animais, podendo inclusive ocasionar lesões mais graves. Mas não se preocupe: pode dar frango para cachorro, desde que o pedaço esteja sem osso e sem tempero.

    Café e demais bebidas com cafeína 

    Dentre as coisas que o cachorro não pode comer está a cafeína. Rica em xantina, as bebidas cafeinadas causam danos neurológicos e urinários nos cães. Além disso, a substância também pode causar certa agitação, que prejudica o sistema cardiorrespiratório. Por isso, nada de oferecer café nem bebidas com cafeína para o seu cãozinho!

    Espiga de milho

    O cachorro não pode comer milho porque eles não digerem muito bem esse alimento. Além disso, caso o cãozinho se alimente diretamente da espiga, ele também corre o risco de morder pedaços grandes e sofrer com uma obstrução intestinal.

    Carne crua

    Jamais ofereça carne crua para o seu pet. Esse é um dos alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum, e pode até ser fatal. Quando crua, a carne pode conter escherichia-colii, uma bactéria que causa intoxicação alimentar gravíssima com risco de morte. Para dar qualquer tipo de carne para o seu amigo, é necessário cozinhá-lo muito bem.

    Bebidas alcoólicas

    Esse é um dos itens mais óbvios que o cachorro não pode comer, mas é preciso ficar atento. Como os cães são naturalmente curiosos com tudo o que consumimos, podem acabar ingerindo a bebida por um descuido do dono. Além de intoxicação, pode causar ataque cardíaco e levar à morte.

    Frituras e alimentos gordurosos 

    Massas, pizza, salgadinhos e comidas muito gordurosas também são alimentos que cachorro não pode comer dois motivos: o primeiro é que o fermento contido na massa pode causar inchaço intestinal e, em casos graves, ruptura intestinal. O outro é que a gordura em excesso acarreta diarréia e até mesmo pancreatite.

    Macadâmia

    A macadâmia é uma das coisas que o cachorro não pode comer. Apesar de saudável para os humanos, elas são altamente tóxicas para cães porque contém uma toxina que pode causar hipertermia, depressão, aumentar os níveis de colesterol e afetar os músculos e os sistemas digestivo e nervoso do cachorro.

    Abacate

    Outra fruta que faz parte da lista de alimentos proibidos para cães é o abacate. O motivo disso é a persina presente na fruta, uma substância que pode causar acúmulo de líquido no pulmão, dificultando a respiração do animal e podendo levar à morte.

    Carambola

    Essa é uma das comidas que cachorro não pode comer por um simples motivo: a fruta contém uma grande quantidade de sais oxalatos, que são substâncias extremamente prejudiciais para os rins. Elas podem, inclusive, levar à falência desses órgãos. 

    Frutas cítricas

    Muita gente acha que frutas como laranja, limão e abacaxi são alimentos que o cachorro pode comer. No entanto, apesar da presença de vitamina C que é benéfica, o excesso de acidez presente nessas frutas podem acabar ocasionando problemas gastrointestinais e outras complicações de saúde. Por isso, é melhor evitar.

    Afinal de contas, o que dar para cachorro comer, então? Além da ração, existem outros alimentos que podem ser inseridos na dieta do seu pet sem causar problemas. O cachorro pode comer quiabo, banana, aveia, mamão, arroz sem tempero, carne animal cozida e sem osso, batata cozida e cenoura, por exemplo. No entanto, antes de adicionar qualquer um desses itens à dieta do seu cão, não esqueça de consultar um médico veterinário de confiança para discutir a possibilidade.

    Redação: Mariana Almeida e Juliana Melo

    Publicada originalmente em: 01/07/2019

    Atualizada em: 31/08/2021

    Como inserir o patê para gatos na dieta do seu pet?

    Próxima matéria

    Como inserir o patê para gatos na dieta do seu pet?

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos
    Ração

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos

    Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?

    Ração para cachorro: quais os erros mais comuns na hora de alimentar um cãozinho?
    Ração

    Ração para cachorro: quais os erros mais comuns na hora de alimentar um cãozinho?

    É normal cometer alguns erros quando se trata da alimentação do cachorro, principalmente no caso de quem nunca teve um bichinho de estimação antes. Com o tempo e as orientações do veterinário, o tutor geralmente aprende o que o cão pode ou não pode comer, qual melhor ração para cachorro e a quantidade certa de comida que deve ser oferecida para o pet no dia a dia. O perigo é quando esses erros continuam acontecendo, porque isso pode acabar prejudicando a saúde do cachorro futuramente.

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão
    Cuidados

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão

    Os cães são animais que, na maior parte do tempo, não gostam de ficar sozinhos - afinal, antes de serem domesticados, eles viviam livres em matilhas. Com a vida urbana, muitos cães acabam não recebendo os estímulos adequados para gastar energia e socializar com outros animais e pessoas. Para auxiliar a vida do tutor, que nem sempre consegue estar perto de seu pet durante o dia, existem muitas alternativas. Uma delas é a creche para cachorro: uma acomodação diária em que você pode deixar seu amigo em um lugar totalmente adaptado para cães.

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Grandes

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Ver Todas >

    Quantas vezes por dia o cachorro deve comer?
    Alimentação animal

    Quantas vezes por dia o cachorro deve comer?

    Em algum momento todo tutor já se perguntou quantas vezes por dia o cachorro deve comer. Quem é pai ou mãe de pet pela primeira vez acaba se deparando com essa questão, e acredite: o assunto levanta muitas dúvidas. Tem quem deixa a ração de cachorro o tempo inteiro à disposição do pet, e tem quem estabelece um horário certinho para as refeições do animal, mas além de saber quantas vezes o cachorro deve comer por dia, a quantidade do alimento é outro fator importante.

    Petisco para cachorro: 4 receitas para a ceia de Natal com o seu pet
    Alimentação animal

    Petisco para cachorro: 4 receitas para a ceia de Natal com o seu pet

    Você já pensou em fazer petisco para cachorro comer junto da família na ceia de Natal? Afinal, sua companhia de todas as horas merece estar presente nesta celebração especial! Muitas vezes, os tutores oferecem as próprias comidas presentes no jantar para o cãozinho comer. Porém, é preciso ter cuidado com a ceia, pois nem todos os alimentos que comemos no Natal fazem bem ao organismo do pet. 

    O que gato pode comer ou não da ceia de Natal?
    Alimentação animal

    O que gato pode comer ou não da ceia de Natal?

    Você sabe o que gato pode comer na ceia de Natal? Essa época do ano consagra um dia de muita fartura de comes e bebes. É dia de reunir toda a família e celebrar ao lado daqueles que mais amamos - e de uma forma ou de outra, nossos amigos de quatro patas também estarão presentes. Apesar disso, todo gateiro sabe que existem alimentos proibidos para gatos e saber o que pode dar ou não da ceia é muito importante, principalmente porque os felinos são animais muito espertos e podem beliscar um pedacinho da ceia sem o tutor ver. 

    Petiscos para gatos geladinhos: 3 opções para ajudar o bichano a se refrescar no calor
    Alimentação animal

    Petiscos para gatos geladinhos: 3 opções para ajudar o bichano a se refrescar no calor

    Ao contrário do que muita gente pensa, os felinos sentem calor e os petiscos para gatos gelados são muito úteis para refrescá-los. Pouca gente imagina, porém existe uma série de petiscos que podem ser servidos gelados. Antes de mais nada, é importante lembrar que os bichanos são animais carnívoros e a proteína animal faz diferença mesmo nas receitas de petisco caseiro para gatos. 

    Ver Todas >