Será que seu cachorro pode comer ovo? Mesmo que pareça simples, a alimentação dos cães é algo que, vez ou outra, costuma gerar questionamentos nos donos de animais. Saber quais alimentos que cachorro não pode comer é essencial para evitar possíveis problemas como intoxicações. O ovo para cachorro é um questionamento que muitos tutores fazem, até porque o alimento é muito comum para nós humanos. A dúvida pode surgir principalmente quando o doguinho fica rodeando a refeição dos humanos, sempre com a carinha de cachorro pidão. Mas afinal de contas, pode dar ovo para cachorro? A resposta você pode descobrir aqui embaixo!

Afinal de contas, cachorro pode comer ovo? Pode dar todo dia?

Cheio de proteínas, o ovo é um alimento que traz uma série de benefícios para o organismo humano. Mas será que o ovo faz bem pro cachorro? A resposta é sim. Na natureza, o alimento é uma das principais fontes de aminoácidos essenciais, ou seja: aqueles que o corpo do seu cachorro não consegue produzir por conta própria e precisa receber pela alimentação. Além disso, o ovo também é um alimento rico em gorduras, vitamina A e B12 e é fonte de outros nutrientes como o ferro, o selênio e a riboflavina. O triptofano, presente nos ovos, ajuda a diminuir a ansiedade do cachorro e irritabilidade. Diante de todos esses benefícios, agora você sabe que o ovo faz mal para cachorro é uma grande mentira - inclusive, o gato pode comer ovo também para ter esses benefícios. 

Com tantas vantagens, você deve se perguntar: o cachorro pode comer ovo todo dia? Agora você já sabe que ele pode, sim, ser oferecido para o seu cão, mas é importante frisar que o ovo não deve ser a base da alimentação do animal. O ideal é que o cachorro tenha uma alimentação saudável e balanceada com a ração e que o ovo apareça na rotina dele como um complemento proteico, petisco ou apenas um agradinho. Se ele gostar, ofereça o ovo até duas vezes na semana, puro ou misturado na ração de cachorro.

Cachorro pode comer ovo cozido?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Oferecer o ovo cozido para cachorro é a forma mais comum. Além de ter uma textura mais macia, o ovo para cachorro preparado dessa forma preserva as propriedades do alimento. Mas atenção! Espere o ovo cozido esfriar antes de dar para o cachorro, ou ele pode se queimar. O ovo mexido para cachorro também é uma opção, mas deve ser preparado em uma frigideira antiaderente e sem manteiga, margarina ou óleo. Também não acrescente sal em nenhum tipo de preparação do ovo para cachorro.


Cachorro pode comer os ovo cru, cozidos e até mexidos (desde que seja preparado sem nenhum tipo de óleo)
Cachorro pode comer os ovo cru, cozidos e até mexidos (desde que seja preparado sem nenhum tipo de óleo)

Cachorro pode comer ovo cru?

Agora que você sabe que ovo é bom para o cachorro, deve estar se perguntando "Mas será que cachorro pode comer ovo cru?" A resposta é sim. Inclusive, o ovo cru é digerido com mais facilidade pelo organismo do cachorro. O problema de dar ovo cru para cachorro é o risco de infecção por salmonella, uma bactéria que causa a salmonelose. Se você for oferecer o ovo cru para o animal, ele deve ser bem lavado antes, ser de boa procedência e estar fresco.

Mas, o ideal mesmo é não dar ovo cru para cachorro. A maioria dos nutrientes presentes no alimento - como a albumina, que está presente na clara e auxilia na força dos tecidos musculares do animal - é preservada mesmo em outros tipos de preparo. A gema do ovo para cachorro também só traz benefícios: ela é rica em gorduras insaturadas que ajudam a proteger o organismo, além de possuir uma série vitaminas lipossolúveis.

Cachorro pode comer casca de ovo?

E o cachorro pode comer casca de ovo? Muito rica em cálcio, a casca do ovo pode ser oferecida para o pet, desde que esteja bem moída. O resultado é uma farinha de casca de ovo, que é muito comum em algumas dietas caseiras. A casca do ovo para cachorro é benéfica principalmente para pets que necessitam de suplementação de cálcio.

Pode dar ovo para cachorro filhote? Qualquer cachorro pode comer? Veja as restrições

É recomendado evitar, principalmente o ovo cru, para cachorros filhotes e idosos, que costumam ter o organismo mais sensível. O ovo cozido para cachorro filhote é a melhor forma de preparo. Um dos efeitos colaterais de uma alimentação com ovos para cachorros é que a grande quantidade de proteínas e gorduras que podem influenciar no ganho de peso do animal que já tem tendência à obesidade canina. Se esse for o caso do seu animalzinho, evite o ovo ou ofereça apenas as claras, que têm um percentual menor de gorduras. No caso de animais com dificuldades na digestão, o ideal é eles tenham a alimentação controlada por um veterinário e é o profissional quem vai dizer se ele pode ou não consumir ovos de vez em quando.

Redação: Ariel Cristina Borges e Hyago Bandeira

Publicada originalmente em: 08/08/2019

Atualizada em: 20/08/2021