close
Adestramento

O que é preciso para se tornar um adestrador de cães? Saiba tudo sobre o assunto!

Atualizado · 11 de maio de 2022 · 19h03

Publicado · 11/05/2022 · 18h02

O adestramento de cães é uma forma de educar e ensinar comandos para o animal
O adestramento de cães é uma forma de educar e ensinar comandos para o animal

O adestramento de cães é uma prática muito conhecida e necessária para quem convive com um amigo de quatro patas. É por meio dele que o cãozinho consegue distinguir o que é certo ou errado e aprende vários comandos básicos de obediência. Quem sabe como adestrar cachorro - filhote ou adulto - dificilmente terá problemas comportamentais em casa, já que o animal vai saber como se portar corretamente. Ainda que alguns tutores tentem fazer isso por conta própria, também existem profissionais que ministram curso de adestramento e oferecem aulas particulares para os pets.

Mas o que será que é preciso para ser um adestrador de cães? Valor das sessões é cobrado de que forma? Será que é necessário ter algum certificado ou fazer um curso de adestramento de cães para ingressar nessa área? Para tirar todas essas dúvidas, o Patas da Casa conversou com o adestrador profissional Thiago Oliveira, que é CEO da Disciplina Dog e oferece cursos voltados para esse tipo de treinamento com cães. Veja o que ele nos contou!

Adestramento de cães: como tudo começou

O adestramento de cachorro não é uma novidade entre os tutores. Na verdade, isso já acontece há anos, mas poucos conhecem a história de como tudo começou. Para contextualizar, Thiago explica: “O adestramento de cães veio de uma carreira militar. Logo após a Segunda Guerra Mundial, por volta de 1950 e 1960, havia muitos cães treinados e muitos militares aposentados que, usando a metodologia do exército e da polícia, também passaram a atender pessoas em casa”.

Segundo o profissional, em meados da década de 1980 já havia grandes profissionais no mercado. Nessa mesma época, eles já começavam a trabalhar com a técnica que hoje é chamada de adestramento positivo, educando o animal com base em estímulos e reforços positivos.

O que mudou do adestramento de antigamente para o de hoje em dia?

Se no início os cachorros eram treinados principalmente para servir e trabalhar no exército e forças policiais no geral, hoje o adestramento de cães é encarado como algo essencial para melhorar a convivência com os pets (mas não significa que eles serão cães de trabalho). “Nós somos adestradores do século 21. Enquanto há 20, 30 anos atrás os cães viviam da porta para fora das residências, hoje eles estão em cima do sofá, da cama, em todo lugar dentro do apartamento. Então se fez necessário uma atualização disso também dentro do adestramento canino”, enfatiza o profissional.

É possível encontrar muita informação e material na internet sobre o assunto e até mesmo sites ensinando como adestrar um cachorro filhote, adulto ou idoso. Mas para seguir na área de adestramento, o mais importante de tudo é saber lidar com as pessoas - e, logicamente, com os nossos amigos de quatro patas. A dica para o candidato a essa profissão - assim como dog walker e serviços similares - é a seguinte: “É necessário ser bem educado porque isso está valendo muito mais do que uma excelente formação. Os cães hoje em dia são como verdadeiros filhos. Eles são considerados membros da família, então ter um bom relacionamento com pessoas e animais é fundamental para a excelência no atendimento”.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Um curso de adestramento de cães é super válido para quem está no início da carreira
    Um curso de adestramento de cães é super válido para quem está no início da carreira

    Mais Lidas

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!
    Comportamento animal

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!

    Gato cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas: o que não falta é variedade quando o assunto é a cor do gato. Esse, inclusive, acaba sendo um dos maiores critérios que os tutores usam na hora de adotar um bichano e, acredite se quiser, isso pode ajudar bastante a entender o comportamento do animal no dia a dia. Nem todo mundo sabe, mas é possível definir a personalidade dos gatos pela cor (ou pelo menos chegar muito próximo disso).

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?
    Comportamento animal

    Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?

    A linguagem corporal canina é tão expressiva que às vezes é possível entender os cães mesmo que eles não falem. Seja qual for a personalidade do cachorro, todos têm um comportamento canino tão revelador que, só de movimentar as orelhas, já dá para perceber o que o pet sente ou quer. Porém, não são apenas os humanos que compreendem a linguagem de cachorro. Já aconteceu de você falar algo com seu cãozinho e ele, imediatamente, virar a cabeça?

    Como adestrar um cachorro: é preciso ter certificado para virar adestrador?

    Essa é uma dúvida comum quando o assunto é o adestramento de cães. Mas, conforme Thiago explica, ter uma certificação não é necessário, embora seja uma forma de atestar o seu trabalho e experiência como adestrador. “A formação de adestrador de cães ou de educador não requer nenhum certificado, mas eu acho que vale a pena na hora apresentar o seu trabalho, mostrar por onde você passou e quem é você. Eu acho que isso faz a diferença”.

    Vale destacar que isso também vai depender do tipo de trabalho que você procura. Existe o adestrador de cães que trabalha por conta própria e, portanto, não precisa “provar” nada para ninguém, como também existem adestradores que trabalham em empresas particulares. “Os profissionais que geralmente são autônomos e têm a sua própria empresa não tem a necessidade de certificação. Mas na minha empresa, por exemplo, a gente pede os certificados porque eles vão prestar um serviço para a gente. Então avaliamos a parte técnica e também a parte de atendimento da pessoa”.

    Curso de adestrador de cães: o que você precisa saber para ingressar na área

    Para trabalhar com o adestramento de cachorro, procurar cursos sobre o assunto é uma iniciativa que pode ajudar. No caso da Disciplina Dog, existem opções online e presenciais. “O curso trata do conceito à prática. Ele mostra tanto questões científicas como o desenvolvimento do adestramento até o atendimento ao cliente, e é o curso mais completo de informação e orientação que tem. É exatamente a maneira que eu utilizo pra treinar os cães dos meus clientes e que eu utilizo para lidar com público. Tudo baseado nessa nossa metodologia”.

    Quanto a outros cursos, é importante procurar lugares com boas referências. “Tem que procurar cursos que o instrutor tem uma boa didática, que ele entenda sobre os conceitos tanto teóricos quanto práticos. Porque muita gente fala que ensina mas de fato não sabe ensinar”, alerta Thiago. 

    Além disso, o candidato deve evitar cursos com duração de um dia ou dois dias para se profissionalizar, porque isso é muito pouco. “O profissional vai amadurecer no mercado por volta de 12 meses de trabalho, estudando e em campo. É uma média de um ano para ele se sentir seguro de fato. Então, se ele não sabe nada e vai fazer um curso de um final de semana, dificilmente vai aprender e desenvolver alguma coisa nesse meio tempo. Por isso que a gente indica o nosso curso online, porque se a pessoa fizer do jeito certo, dura uma média de dois meses e já deixa o adestrador mais capacitado para produzir uma renda”.

    Quais qualidades um adestrador de cães profissional precisa ter?

    Para Thiago, a principal característica de quem quer se profissionalizar no adestramento de cachorro é amar os animais. Além disso, empatia e ser cuidadoso com a qualidade do serviço são outras qualidades que contribuem para que o adestrador de cães tenha sucesso na profissão. “A empatia é uma qualidade e uma necessidade que precisamos ter. Em termos de serviço - já que essa é uma prestação de serviço -, tem que fazer o excelente. Fazer mais do que o suficiente. Então se sai com o cão e sabe que o cachorro, por exemplo, entra em casa e vai no tapete, vai no sofá, é bom ter o cuidado de higienizar o cão, pegar um lenço umedecido para limpar as patinhas e até dar uma escovada nele”. 

    Outro ponto importante é saber se comunicar. Nesse sentido, quem é mais tímido e reservado pode ter dificuldade com o adestramento. “Acho que as pessoas mais introvertidas acabam sofrendo um pouco mais porque essa é uma profissão que a pessoa tem que dar feedback, tem que perguntar se está bem, tem que falar o que que aconteceu. Então a gente trabalha isso nos nossos alunos e nos profissionais que trabalham com a gente e a gente percebe que aqueles mais introvertidos ou vergonhosos acabam tendo mais dificuldade. Porque imagina só, o profissional vai na sua casa, pega o seu cachorro, dá aula, vai embora e não fala nada? Estranho, né?”.

    O adestrador deve saber como adestrar cachorro filhote, adulto ou idoso
    O adestrador deve saber como adestrar cachorro filhote, adulto ou idoso

    Adestrador de cães: valor vai depender do profissional ou da empresa

    Todo pai de pet tem a dúvida de quanto custa para adestrar cachorro. Mas e quem trabalha com isso? Quanto deve cobrar? A verdade é que isso vai depender do local onde você mora e da forma como cada profissional trabalha (se é autônomo ou de uma empresa, por exemplo). De acordo com o adestrador Thiago, o valor praticado em São Paulo e no mercado no geral é de R$ 90 a R$ 100 por aula, em média. “Tem empresas que chegam a cobrar de R$ 130 a R$ 150 a aula, como também tem profissionais autônomos que cobram às vezes menos, entre R$ 50 e R$ 80, e outros que cobram mais, de R$170 a R$ 200 por aula. Vai muito do posicionamento, confiança e trabalho que se entrega”.

    Para quem está começando no adestramento de cães, uma tática é não cobrar muito caro, até mesmo para se desenvolver da melhor forma possível nos primeiros meses. “Sempre digo pros meus alunos que eles precisam de horas de campo, né? Embora dinheiro seja uma necessidade, é importante se preocupar mais em fazer o trabalho bem feito. Então se der cobre bem barato para ganhar confiança e se aprimorar. Não com a ideia desvalorizar o mercado. O objetivo é fazer com que o profissional consiga mais clientes e possa desenvolver o seu trabalho de excelente qualidade até ele perceber que vale muito mais”.

    Quero trabalhar com adestramento de cães. Como conseguir os primeiros clientes?

    A primeira dica já foi dada: se você quer ser um adestrador de cães e ainda está no início da carreira, não cobre muito caro pelo serviço. Além de ser algo que, a longo prazo, vai ajudar no seu crescimento profissional, essa também é uma estratégia para conseguir clientes que não estão dispostos a gastar muito com o adestramento. Além disso, outra dica é: “Fazer parcerias ajuda bastante. Procure parceiros com pet shops e veterinários. Para isso, ter uma boa apresentação, ter uma boa conversa, mostrar fidelidade, sinceridade, cuidado e amor pelos cães é fundamental”.

    Divulgar o seu trabalho nas redes sociais também é uma estratégia válida. Você pode criar um perfil profissional e pedir ajuda dos amigos na hora da divulgação - vai que tem algum conhecido procurando um adestrador de cães, não é mesmo? Para finalizar, Thiago ainda dá mais uma dica: “O candidato pode se afiliar a uma empresa que já trabalhe no mercado, que esteja procurando profissionais bem qualificados, assim como a Disciplina Dog. Aqui na empresa a gente está sempre fazendo seleção e avaliação de novos colaboradores pra atender a nossa demanda”.

    Redação: Juliana Melo

    Gatos sonham? O que significa sonhar com gato? Entenda tudo sobre o sono dos felinos e outras curiosidades

    Próxima matéria

    Gatos sonham? O que significa sonhar com gato? Entenda tudo sobre o sono dos felinos e outras curiosidades

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Grandes

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Grandes

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Vira-lata: tudo o que você precisa saber sobre os cães sem raça definida (SRD)
    Adoção

    Vira-lata: tudo o que você precisa saber sobre os cães sem raça definida (SRD)

    O vira-lata é o cachorro mais querido e presente nos lares brasileiros. E não é pra menos, né? Esperto, brincalhão e cheio de amor para dar, ele é um ótimo candidato a transformar a sua casa em um lugar mais divertido e, de quebra, ser um companheiro para todas as horas. Oficialmente chamado de sem raça definida (SRD), o cachorro vira-lata não tem uma origem clara e possui características que o tornam único. O cãozinho SRD desperta muitas dúvidas entre os tutores: quanto tempo vive um vira-lata? 

    Boiadeiro de Berna ou Bernese Mountain: tudo o que você precisa saber sobre a raça porte grande
    Grandes

    Boiadeiro de Berna ou Bernese Mountain: tudo o que você precisa saber sobre a raça porte grande

    O Bernese Mountain é um cachorro grande com um charme irresistível. No Brasil, ele também é conhecido como Boiadeiro de Berna, Boiadeiro Bernês ou apenas Bernese, para os íntimos. Embora não seja um dos mais populares, esse cãozinho tem várias qualidades: ele é muito ágil, atlético, companheiro e já foi muito utilizado como cão de pastoreio no passado. Como a raça Bernese surgiu na Suíça, também tem alta resistência às baixas temperaturas.

    Ver Todas >

    Enriquecimento ambiental para cães: o que é?
    Comportamento animal

    Enriquecimento ambiental para cães: o que é?

    Já ouviu falar no enriquecimento ambiental para cães? Apesar do conceito parecer novo, ele já faz parte da vida dos nossos doguinhos há um bom tempo: trata-se de estímulos físicos, mentais e sociais que melhoram o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos pets. Isso pode incluir desde brinquedos para cachorro e brincadeiras, até passeios e socialização com outros animais e pessoas. 

    Enriquecimento ambiental para gatos: o que é?
    Comportamento animal

    Enriquecimento ambiental para gatos: o que é?

    O enriquecimento ambiental para gatos é um cuidado necessário para oferecer uma boa qualidade de vida aos nossos amigos de quatro patas. Apesar da domesticação ter acontecido há bastante tempo, vários instintos permaneceram com os felinos ao longo dos anos e é importante não inibir isso. Na verdade, os tutores devem saber como direcionar o comportamento do animal para os lugares certos - e é aí que entra a ideia de enriquecimento ambiental. 

    Cachorro uivando: tudo sobre o comportamento canino
    Comportamento animal

    Cachorro uivando: tudo sobre o comportamento canino

    O uivo de cachorro desperta muita curiosidade em nós, humanos. Diferente do latido, esse som é bem mais alto e envolve uma expressão corporal bem específica: de pé ou sentados, os cães inclinam a cabeça para trás, levantam o focinho, olham para cima e então emitem o uivo. É um gestual que lembra bastante seus ancestrais, os lobos, e que serve basicamente para a comunicação. Descubra tudo sobre cachorro uivando!

    Gato selvagem: conheça a história das raças silvestres originárias do Brasil
    Comportamento animal

    Gato selvagem: conheça a história das raças silvestres originárias do Brasil

    Mesmo que o gato doméstico seja mais conhecido, os gatos selvagens continuam por aí nos mais diferentes habitats. Claro que eles não são encontrados andando na rua e nem podem viver dentro de casa, mas fora dos meios urbanos existem diferentes espécies. E se você pensa que gatos silvestres só existem em locais bem distantes do mundo, você está bem enganado. Uma thread no Twitter feita pela Bárbara Ruzzi enumerou 10 espécies de gato selvagem brasileiro. Sim, nosso país é o lar de muitos gatos silvestres por aí! 

    Ver Todas >