Você sabe o que é pedigree de cachorro? Ainda que o vira-lata seja um dos cãezinhos mais populares entre os brasileiros, muitas famílias têm interesse em adquirir cachorros de raças específicas, como Shih Tzu, Pug, Labrador e outras. Se esse é o seu caso, o pedigree de cachorro é uma das formas mais seguras de adquirir um doguinho. Mas lembre-se que raça e pedigree não são exatamente a mesma coisa: na verdade, um existe para comprovar e validar a existência do outro.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Não são todas as pessoas que solicitam o pedigree de cachorro na hora de comprar ou adotar um cãozinho. No entanto, se você pretende ter um animal de raça pura, é necessário entender do que se trata essa documentação e por que ela é tão importante. Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto a seguir!

Afinal, o que é pedigree de cachorro?

O pedigree de cachorro nada mais é do que uma documentação que comprova a origem do animal com base na sua árvore genealógica. Esse histórico é o que ajuda a provar que o cão pertence, de fato, a uma determinada raça de cachorro e possui todos os requisitos e características padrões reconhecidas oficialmente.

Nesse documento, é possível ter acesso aos traços genéticos do pet até a terceira geração da família. Logo, existem os registros dos pais, avós e bisavós do animal no pedigree de cachorro. É importante que todos os ascendentes do animal sejam também de raça pura, ou o pedigree não terá validade alguma. Outras informações contidas no documento são a raça, sexo, peso, tamanho do cachorro, cor, tipo de pelo, nome do criador e do adotante.

O pedigree de cachorro é um certificado que só pode ser emitido e autenticado por órgãos oficiais de cinofilia. No caso do Brasil, esse órgão é a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) , que também é reconhecida internacionalmente. É importante destacar que para obter a certificação, a raça precisa estar registrada neste órgão (são cerca de 350 raças de cachorro registrados no CBKC).


O pedigree de cachorro é um certificado que reconhece o animal como uma raça de linhagem pura
O pedigree de cachorro é um certificado que reconhece o animal como uma raça de linhagem pura

Qual a importância do pedigree de cachorro?

Para quem deseja ter um cachorro de raça pura, o pedigree é uma documentação que não pode faltar! É isso que garante que o animal vem de uma linhagem pura e que é totalmente pertencente à raça escolhida. Cães “misturados” com outras raças são o que nós chamamos popularmente de vira-latas, porque se trata de um cachorro sem raça definida (SRD).

Além de ser uma forma de autenticar a raça do pet, o pedigree de cachorro também permite conhecer a origem do seu animal de estimação e saber mais sobre possíveis condições genéticas ou até mesmo doenças hereditárias. Outro ponto importante é que essa documentação é exigida em competições e concursos de beleza, então se você pretende inscrever seu cãozinho em alguma dessas coisas, deve ter o pedigree de cachorro em mãos.

Para adquirir um cachorro com segurança, é imprescindível buscar um canil de confiança que certifique o pedigree do doguinho. Isso confere maior credibilidade (mas lembre-se também de outros cuidados, como visitar e procurar boas avaliações de outros clientes quanto ao local).  

Como fazer pedigree de cachorro?

Outra dúvida comum é como tirar o pedigree de cachorro, e aqui vai uma informação muito importante: a documentação só pode ser solicitada até 90 dias do nascimento dos filhotes (após esse período, é necessário pagar uma multa). Geralmente, o próprio canil é responsável por dar entrada no pedido um pouco antes do nascimento dos filhotes. Ou seja, na prática, a maioria dos cães já nascem com o pedigree.

A CBKC é o único órgão competente para a emissão do certificado. Caso o canil em questão não ofereça o pedigree, não é muito caro para emitir um, custa em torno de R$ 100. Nesse caso, uma das formas de obter o documento validando a raça é apresentando uma cópia do pedigree dos pais do filhote, indicando também algumas informações sobre o canil e criadores. Outra possibilidade é agendar uma avaliação com o Kennel Clube para saber se o cachorrinho atende a todos os requisitos da raça.

Redação: Juliana Melo