close
Comportamento

O que é Matatabi? Tudo sobre a erva parecida com catnip que afasta o estresse e deixa seu gato mais feliz

Atualizado · 10 de fevereiro de 2022 · 18h07

Publicado · 10/02/2022 · 18h07

O matatabi é um estimulante que aflora os instintos naturais do gato
O matatabi é um estimulante que aflora os instintos naturais do gato

Você sabe o que é matatabi? Se ainda não conhece, a gente te explica: assim como o catnip, essa é uma plantinha que vem ganhando cada vez mais popularidade entre os gateiros de plantão. Isso porque ao usar o matatabi, gato é beneficiado de diversas formas: além de ficar mais relaxado, os componentes presentes nele ajudam a aliviar os estresses e as tensões do pet. Ou seja, o resultado é seu gato feliz e mais disposto, o que contribui significativamente para o seu bem-estar e qualidade de vida.

Como se trata de uma substância relativamente recente no universo pet, ainda existem muitas dúvidas sobre o matatabi para gatos que não foram totalmente esclarecidas. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma matéria bem completa sobre o assunto, explicando como a substância atua no organismo felino e a forma certa de inseri-la na rotina dos bichanos. Confira!

Afinal, o que é matatabi?

O matatabi - ou “silver vine”, como é chamado em inglês - é um graveto que pertence a uma planta medicinal conhecida cientificamente pelo nome de Actinidia polygama. Com flores brancas e um fruto que lembra bastante o kiwi, a espécie é nativa do continente asiático e costuma crescer nos terrenos montanhosos do Japão e da China, com videiras que chegam a 6 metros de comprimento. Lá fora, essa plantinha já é utilizada pelos gateiros como um estimulante felino há muito tempo, mas no Brasil o produto ainda é considerado uma “novidade”.

Como funciona o matatabi para gatos?

Assim como a erva de gato, o matatabi contém algumas substâncias em sua composição que melhoram o humor do pet e afastam a irritação. No caso do catnip, a partícula presente é o nepetalactone; já no caso do matatabi, a combinação de actinidina e dihidroactinidiolide é o que deixa o gato feliz. Mas como será que esses componentes atuam no organismo felino?

É muito simples: depois que o gatinho cheira um palitinho de matatabi, as substâncias inaladas agem no sistema nervoso central do animal, aumentando a sensação de bem-estar e reduzindo os níveis de cortisol do corpo (consequentemente o estresse e a ansiedade). Além disso, como é uma opção totalmente natural e sem componentes tóxicos, o produto não é considerado prejudicial para os felinos.

Qual a diferença entre o matatabi e o catnip (erva de gato)?

Como já deu para perceber, os efeitos da erva de gato e do matatabi são bem parecidos: ambos afloram os sentidos felinos, aguçando ainda mais o instinto caçador desses animais. Com os estímulos provocados por essas substâncias, os gatinhos tendem a ficar mais ativos e deixam o sedentarismo de lado, então é uma ótima forma de incentivá-los durante as brincadeiras.

A grande diferença entre cada uma dessas plantinhas é a intensidade dos efeitos. O matatabi é considerado bem mais potente do que a erva de gato, então as reações chamam bastante atenção. A explicação é simples: a actinidina presente no matatabi é até 10 vezes mais forte do que a nepetalactone, contida na erva de gato. Mas, claro, os efeitos podem variar bastante de acordo com o organismo de cada animal.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O matatabi para gatos normalmente é encontrado no formato de palitos
    O matatabi para gatos normalmente é encontrado no formato de palitos

    Mais Lidas

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!
    Comportamento animal

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!

    Gato cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas: o que não falta é variedade quando o assunto é a cor do gato. Esse, inclusive, acaba sendo um dos maiores critérios que os tutores usam na hora de adotar um bichano e, acredite se quiser, isso pode ajudar bastante a entender o comportamento do animal no dia a dia. Nem todo mundo sabe, mas é possível definir a personalidade dos gatos pela cor (ou pelo menos chegar muito próximo disso).

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?
    Comportamento animal

    Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?

    A linguagem corporal canina é tão expressiva que às vezes é possível entender os cães mesmo que eles não falem. Seja qual for a personalidade do cachorro, todos têm um comportamento canino tão revelador que, só de movimentar as orelhas, já dá para perceber o que o pet sente ou quer. Porém, não são apenas os humanos que compreendem a linguagem de cachorro. Já aconteceu de você falar algo com seu cãozinho e ele, imediatamente, virar a cabeça?

    Quais são os efeitos do matatabi em gato?

    Assim como o catnip, o matatabi modifica temporariamente o comportamento do gato, causando reações muitas vezes engraçadas e inusitadas. Mas não se preocupe: não quer dizer que seu bichinho vai mudar completamente de uma hora para outra e nem ficar dopado. Na verdade, ele só vai se sentir mais entusiasmado e aventureiro, livre para exercer seu comportamento natural. 

    Para não restarem dúvidas, os efeitos mais comuns do silver vine são: gato correndo pela casa, pulando, mordiscando, afofando, lambendo, miando, brincando, ronronando, rolando e se esfregando nas coisas. Como vão estar com um espírito explorador, o animal também vai se sentir um verdadeiro predador, então é bem provável que ele procure presas para perseguir.

    Depois que os efeitos passam, o que costuma durar entre 5 e 30 minutos, o bichano fica bem cansado e até mesmo relaxado por ter brincado tanto! Por isso, é normal encontrar o gato dormindo e tirando uma sonequinha logo em seguida.

    Conheça os benefícios do matatabi para os pets

    • O matatabi deixa qualquer gato feliz;
    • As substâncias presentes no matatabi reduzem os níveis de cortisol, tranquilizando o pet;
    • Matatabi deixa o gato cheio de energia para brincar;
    • O uso regular de palitos de matatabi é uma ótima forma de afastar problemas como a obesidade felina;
    • O matatabi é uma plantinha 100% natural e que não oferece nenhum risco à saúde animal;
    • Se você tem um gato estressado, ansioso ou com depressão, o matatabi pode ajudá-lo;
    • Auxilia na higiene bucal felina, removendo placas bacterianas e tártaro em gatos de forma natural;

    Qual a melhor forma de oferecer o matatabi para gatos?

    Agora que você já sabe quase tudo sobre o matatabi (silver vine) e seus benefícios, deve estar se perguntando: como inserir o produto na rotina do meu pet? Bom, os palitos de matatabi para gatos - ou sticks - podem ser encontrados facilmente na internet, com variação de preço entre R$ 10 e R$ 35 (dependendo da marca e loja). Você pode oferecê-los puros para o pet brincar, como também pode amarrar brinquedos de cordinha na ponta para se divertir junto com ele. Além disso, também existem brinquedos para gatos que já vêm com a substância do matatabi no interior.

    E lembre-se: o intuito é fazer com que o bichano cheire o matatabi para surtir algum efeito. Os componentes precisam ser inalados para chegar ao sistema nervoso felino e estimular o pet, causando todas as sensações ditas acima.

    Matatabi: gato desperta seu lado "caçador" e brincalhão depois do contato com a erva
    Matatabi: gato desperta seu lado "caçador" e brincalhão depois do contato com a erva

    7 perguntas e respostas sobre o uso de matatabi para gatos

    1) O matatabi pode ser prejudicial para a saúde felina?

    Não. Ao contrário do que alguns pais de pet podem pensar, não tem nenhum risco em oferecer o matatabi para gatos. A plantinha é livre de substâncias tóxicas e prejudiciais para o organismo felino, então não fará mal para o seu gatinho.

    2) Sobre o uso de matatabi, filhote pode ter contato com a erva?

    Depende. O ideal é oferecer o matatabi para gatos a partir de 4 meses de idade por uma questão de segurança, já que esses animais tendem a ficar muito agitados e ativos com a inalação da planta. Ainda assim, recomenda-se que todo o contato com a erva seja supervisionado. Fora isso, não existe qualquer restrição ou contraindicação para o uso de matatabi.

    3) O matatabi causa dependência?

    Não. Esse costuma ser um dos maiores receios entre os tutores, mas não há com o que se preocupar porque o matatabi não causa nenhum tipo de vício ou dependência no animal. Na verdade, o que pode ocorrer é o inverso: se o gatinho usar o matatabi com uma frequência muito grande, pode acabar ficando “imune” aos efeitos da erva (seja silver vine ou catnip). Por isso, uma dica é brincar com o matatabi em intervalos espaçados, e não todos os dias.

    4) O matatabi é realmente mais potente do que o catnip?

    Sim. Ainda que as substâncias tenham efeitos bem parecidos, já foi comprovado que o matatabi é até 10 vezes mais potente do que o catnip. Isso quer dizer que os felinos se sentem muito mais estimulados com os palitos de matatabi para gatos do que com a famosa erva catnip.

    5) O que é melhor: silver vine ou catnip para gatos?

    Depende. Na disputa matatabi x catnip, a resposta vai depender muito da reação do seu gatinho a cada uma dessas opções. Geralmente quando o catnip não surte muito efeito no animal, o matatabi é uma alternativa que costuma funcionar (principalmente porque é bem mais potente). Além disso, é comum que a maioria dos felinos se interesse mais pelo matatabi do que pela erva de gato, mas isso não é uma regra. Para saber qual a preferência do seu pet, vale testar as duas plantinhas e observar como o animal reage a cada uma delas.

    6) Matatabi funciona em humanos?

    Não. Assim como a erva de gato, o matatabi é uma plantinha que afeta exclusivamente os felinos, não os humanos. Então nada de tentar fazer alguma brincadeira com esses gravetos, porque não vai funcionar. Por outro lado, uma curiosidade é que o matatabi às vezes é utilizado para auxiliar no tratamento de algumas doenças humanas (desde que tudo seja feito com orientação profissional).

    7) Como saber se o gato está feliz com o matatabi?

    Pode parecer besteira, mas essa pergunta também é bem comum. Como já foi dito, o matatabi costuma provocar certas reações no organismo do animal, então é muito fácil descobrir se o gato está feliz ou não: em caso positivo, ele vai apresentar um ou mais comportamentos mencionados, como correr, pular, brincar. Já se o matatabi não fizer efeito, nada vai mudar na atitude do felino.

    Como acalmar um gato estressado? Conheça outras opções além do matatabi

    Tanto o matatabi quanto o catnip ajudam a relaxar os gatinhos, mas não são as únicas alternativas possíveis. O uso de feromônios para gatos, bem como o de floral para gatos estressados, também costumam ser recomendados para os bichanos nessas situações. No entanto, assim como qualquer tipo de medicamento - natural ou não -, eles devem ser recomendados e supervisionados por um profissional de confiança.

    Além disso, se você tem um gato estressado dentro de casa, outras formas de aliviar esse sentimento nos pets é promovendo o enriquecimento ambiental. Brinquedos, arranhadores para gatos, prateleiras, nichos: tudo isso ajuda o gatinho a ficar mais relaxado e menos estressado.

    Redação: Juliana Melo

    Gatos sonham? O que significa sonhar com gato? Entenda tudo sobre o sono dos felinos e outras curiosidades

    Próxima matéria

    Gatos sonham? O que significa sonhar com gato? Entenda tudo sobre o sono dos felinos e outras curiosidades

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Grandes

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Grandes

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Gato Singapura: tudo que você precisa saber sobre a raça
    Raças

    Gato Singapura: tudo que você precisa saber sobre a raça

    Com uma beleza extraordinária, o gato Singapura deixa qualquer um babando. Esse felino de pequeno porte é considerado uma das menores raças de gato que existem. Entretanto, suas características físicas singulares não param por aí: os olhos grandes e expressivos são outra particularidade da raça. Além disso, a raça Singapura possui uma personalidade dócil e amigável. Ficou curioso para conhecer mais sobre essa raça de gato?

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais
    Raças

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais

    O gato Himalaia é, sem dúvidas, uma das raças mais queridinhas e desejadas pelos amantes de felinos. Ele reúne em sua genética a mistura de outras duas raças que são muito populares: o gato Persa e o Siamês. Ou seja, é carisma e fofura em dose dupla! Além disso, esse gatinho tem uma personalidade super dócil e tranquila, sendo a companhia perfeita para quem sempre sonhou em ter um bichinho de estimação. Se esse é o seu caso, ou se você já tem um gato do Himalaia e quer conhecer tudo sobre ele, essa matéria vai te ajudar bastante. 

    Ver Todas >

    Enriquecimento ambiental para cães: o que é?
    Comportamento animal

    Enriquecimento ambiental para cães: o que é?

    Já ouviu falar no enriquecimento ambiental para cães? Apesar do conceito parecer novo, ele já faz parte da vida dos nossos doguinhos há um bom tempo: trata-se de estímulos físicos, mentais e sociais que melhoram o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos pets. Isso pode incluir desde brinquedos para cachorro e brincadeiras, até passeios e socialização com outros animais e pessoas. 

    Enriquecimento ambiental para gatos: o que é?
    Comportamento animal

    Enriquecimento ambiental para gatos: o que é?

    O enriquecimento ambiental para gatos é um cuidado necessário para oferecer uma boa qualidade de vida aos nossos amigos de quatro patas. Apesar da domesticação ter acontecido há bastante tempo, vários instintos permaneceram com os felinos ao longo dos anos e é importante não inibir isso. Na verdade, os tutores devem saber como direcionar o comportamento do animal para os lugares certos - e é aí que entra a ideia de enriquecimento ambiental. 

    Cachorro uivando: tudo sobre o comportamento canino
    Comportamento animal

    Cachorro uivando: tudo sobre o comportamento canino

    O uivo de cachorro desperta muita curiosidade em nós, humanos. Diferente do latido, esse som é bem mais alto e envolve uma expressão corporal bem específica: de pé ou sentados, os cães inclinam a cabeça para trás, levantam o focinho, olham para cima e então emitem o uivo. É um gestual que lembra bastante seus ancestrais, os lobos, e que serve basicamente para a comunicação. Descubra tudo sobre cachorro uivando!

    Gato selvagem: conheça a história das raças silvestres originárias do Brasil
    Comportamento animal

    Gato selvagem: conheça a história das raças silvestres originárias do Brasil

    Mesmo que o gato doméstico seja mais conhecido, os gatos selvagens continuam por aí nos mais diferentes habitats. Claro que eles não são encontrados andando na rua e nem podem viver dentro de casa, mas fora dos meios urbanos existem diferentes espécies. E se você pensa que gatos silvestres só existem em locais bem distantes do mundo, você está bem enganado. Uma thread no Twitter feita pela Bárbara Ruzzi enumerou 10 espécies de gato selvagem brasileiro. Sim, nosso país é o lar de muitos gatos silvestres por aí! 

    Ver Todas >