Saber o que o gato pode comer é fundamental para manter nossos bichinhos de estimação com uma boa saúde, e esse cuidado é ainda mais importante quando se trata de um filhote de gato. Por estarem na fase inicial da vida, a comida para gato filhote passa por diferentes etapas até que esses animais possam, enfim, começar uma alimentação mais parecida com a dos animais adultos. Resumidamente, o gato filhote começa com a amamentação, depois o desmame e, por fim, a ração. Por isso, se você tem dúvidas do que dar para gato filhote comer, preparamos um guia com as principais indicações no primeiro ano de vida do pet. Dá só uma olhada!

Filhote de gato: leite materno deve ser o primeiro alimento dos felinos

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O gato filhote precisa de uma alimentação pautada principalmente no aleitamento materno assim que ele nasce. É no leite materno que esses animais encontram um nutriente essencial para o seu crescimento e desenvolvimento, que é o colostro. Não é à toa que a recomendação é que o filhote de gato seja separado da mãe somente após o período de amamentação.

Em alguns casos, porém, o gato filhote é resgatado sem a mãe. Quando isso acontece, existe uma outra opção, que é comprar em um leite artificial indicado para felinos. A fórmula é muito semelhante ao leite materno, contendo os principais nutrientes necessários para o animal. É importante que esse tipo de leite seja indicado pelo veterinário para evitar qualquer problema com o filhote de gato recém-nascido. Além disso, tenha muito cuidado: jamais ofereça leite de vaca como uma opção substituta, porque isso pode prejudicá-lo bastante.

Antes de dar ração, gato filhote deve passar por desmame com papinha

Depois da amamentação, o que pode dar para gato filhote comer? Ao contrário do que alguns pensam, não é recomendável que o bichano passe do aleitamento direto para a alimentação sólida com ração. Por isso, o desmame com papinha é a melhor solução depois que o filhote de gato completa 1 mês de idade até, mais ou menos, 45 dias de vida.

Essa comida para gato filhote, por sua vez, deve ser feita com a mistura de um pouquinho de leite artificial com os grãos da ração para filhotes bem amassadinhos, criando a consistência de papa. Você também pode bater todos os ingredientes no liquidificador, se achar melhor.


A ração para filhote de gato é indicada após 45 dias de vida do animal
A ração para filhote de gato é indicada após 45 dias de vida do animal

Ração para filhote de gato: tudo que você precisa saber sobre o alimento

Chegou a hora tão esperada de começar a introduzir a ração para filhote de gato na dieta do seu amigo de quatro patas. Nesse momento, podem surgir algumas dúvidas, mas a gente te explica o que dar para filhote de gato comer e a melhor maneira de fazer isso abaixo.

1) A partir de quando a ração para filhote de gato é indicada: o ideal é que o alimento seja a base da nutrição felina a partir dos 45 dias de vida, logo após o desmame.

2)Quantidade de ração para gato filhote: no primeiro ano de vida, o filhote de gato precisa manter uma dieta balanceada em quantidade reduzida. Você pode seguir a recomendação abaixo:

  • 2 a 4 meses: 40g a 60g; 
  • 4 a 6 meses: 60g a 80g;
  • 6 a 12 meses: 80g a 100g.

3)Ração para filhote de gato deve ser dividida ao longo do dia: também é importante que o alimento seja servido em várias porções, e não tudo de uma vez só. A dica é fazer da seguinte forma:

  • 2 a 4 meses: quatro vezes por dia;
  • 4 a 6 meses: três vezes por dia;
  • 6 a 12 meses: duas vezes por dia.

4) Até que idade dar ração de filhote para gatos: os felinos são considerados filhotes até completarem um ano de idade, e por isso sua alimentação deve seguir a mesma lógica. Ou seja, o filhote de gato deve consumir uma ração exclusiva para filhotes até completar os 12 meses de vida.

Além da ração, veja outras opções do que o gato pode comer

Caso queira dar uma fugidinha da dieta, mimar o seu amigo de quatro patas com alguns petiscos também é possível, desde que isso seja feito de forma regrada e apenas em ocasiões especiais. Mas o que o gato pode comer, além da ração? A verdade é que existem várias opções saborosas e saudáveis para agradar seu bigodudo! Veja alguns tipos de comida para gato filhote (mas não esqueça de consultar seu veterinário antes, hein!):

  • Frutas para gatos: melão, maçã, melancia, banana, pera
  • Vegetais e legumes para gatos: cenoura, batata doce, brócolis, abóbora
  • Outras opções de comida para gatos: ovo, queijo, iogurte

Redação: Juliana Melo