Gato

Como cuidar de um filhote de gato recém-nascido?

Publicado - 04 Abril 2024 - 18h16

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Se você resgatou um gato filhote abandonado ou tem uma gata  prenha em casa esperando filhotes, é melhor se preparar! Assim como os bebês humanos, o filhote de gato recém-nascido precisa de cuidados especiais. Saber como cuidar de gato recém-nascido é essencial para que o bichano cresça de maneira forte e saudável.

Nesse período, é comum que surjam algumas questões. Como dar leite para gato filhote? Como ajudá-lo a fazer suas necessidades? Para saber exatamente como cuidar de um gato recém-nascido garantindo o melhor para ele, o Patas da Casa te ajuda nessa missão!

O leite para gato filhote é a principal fonte de nutriente que deixará o bichinho saudável

A alimentação do gato é a chave para o desenvolvimento saudável do animal. O gato com 1 mês de vida precisa ter a dieta pautada exclusivamente na amamentação, e o leite para gato filhote de origem materna é a principal fonte de nutrientes que um bichano pode ter nessa fase. O leite para gato recém-nascido contém todos os nutrientes essenciais para a saúde e estimula a imunidade.

Imagem Quiz:Que tipo de comida seu gato mais gosta? Ração, sachê ou a sua?

Que tipo de comida seu gato mais gosta? Ração, sachê ou a sua?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Nesse período, a alimentação fica por conta da mãe, que amamenta seus bebês. Mas no caso de um gato recém-nascido abandonado, o tutor deve realizar esse papel. Ao resgatar o pet, certifique-se primeiro de que a mãe não está mesmo por perto. Se não encontrá-la, existem algumas opções.

Uma delas é encontrar uma ama de leite para gato filhote. Elas são gatinhas que acabaram de parir e podem oferecer o próprio leite para o seu pet. Outra ideia é comprar leite artificial para gatos filhotes. Ele possui uma fórmula muito parecida com o materno, podendo, assim, substituí-lo. O leite para gato recém-nascido artificial pode ser facilmente encontrado em pet shops.

Como alimentar filhote de gato recém-nascido? É preciso ter cautela para evitar problemas

A melhor forma como alimentar gato recém-nascido é respeitando as necessidades do pet nesse período. No primeiro mês, a alimentação do filhote de gato recém-nascido deve ser fornecida pela mãe. Caso você precise optar por leite para gato filhote artificial ou por uma ama de leite, ofereça ao pet através de mamadeira.

O ideal é que o gato filhote recém-nascido fique de barriga para baixo na hora de beber, para evitar afogamento. O próprio bichano consegue sugar o leitinho. Por isso, não aperte a mamadeira. Outro ponto importante é adquirir uma mamadeira para gato recém-nascido que seja apropriada para esses animais. O item pode ser encontrado em pet shops com facilidade.

Sobre a quantidade, o leite para gato recém-nascido precisa ser oferecido ao menos quatro vezes por dia. A amamentação felina costuma durar até o segundo mês de vida. Na época do desmame, a papinha para gato recém-nascido é uma boa opção de alimento. Aos poucos ele vai começando a se interessar por alimentos mais sólidos, e é o momento de introduzir a ração para gatos filhotes.

Manter o gato recém-nascido aquecido é um cuidado fundamental

Uma das dicas principais de como cuidar de filhote de gato recém-nascido é sempre mantê-lo aquecido. Até os 20 dias de vida, gato recém-nascido ainda não consegue produzir calor. Consequentemente, pode sentir muito frio, o que pode desregular a temperatura corporal.

Separe uma caminha bem confortável e quentinha para gatos com 20 dias de vida se esquentarem, com cobertor um cobertor fofo para cobrir. Você pode ainda optar por caixa de papelão com mantinhas dentro para aquecê-lo. A temperatura ideal costuma ser por volta dos 30º. 

Pessoa dando leite na mamadeira para filhote de gato recém-nascido
O leite para gato filhote possui todas os nutrientes essenciais 

 

O filhote de gato recém-nascido precisa de um empurrãozinho para aprender a fazer suas necessidades

 

O gato recém-nascido não nasce sabendo como fazer suas necessidades sozinho. Nos primeiros dias, é a mãe do bebê que o estimula. Após amamentar com leite para gato recém-nascido, ela lambe sua barriga e a região genital. Isso estimula o pet a realizar as necessidades.

Caso a mãe não esteja presente, o tutor pode ensinar o gato filhote a usar a caixa de areia. Passe um algodãozinho umedecido na barriga e nas genitálias. Assim, o filhote de gato recém-nascido será estimulado até que ele consiga fazer sozinho. Lembre-se também de limpá-lo com um lenço umedecido depois. Os gatinhos recém-nascidos ainda não são capazes de fazer a autolimpeza, então é bom dar esse outro empurrãozinho.

Garantir todos os acessórios necessários é um passo fundamental de como cuidar de gato recém-nascido 

Um gato recém-nascido precisa de alguns itens essenciais no seu dia a dia. Portanto, se você tem um dentro de casa, prepare a lista de compras! É fundamental investir em uma caixa de areia onde ele irá realizar suas necessidades de maneira higiênica.

Cuidar de um gato recém-nascido requer, principalmente, de atenção com a alimentação, então é importante comprar mamadeiras, comedouros e bebedouros  para o animal. Além disso, existem diversos modelos de camas para gatos. Escolha uma delas, lembrando de sempre manter o filhote de gato recém-nascido bem quentinho. Por fim, não esqueça de brinquedinhos!

Nos primeiros dias, os filhotes recém-nascidos de gatos provavelmente vão passar a maior parte do tempo dormindo, mas ter diversão é fundamental para estimulá-los desde cedo!

O filhote de gato recém-nascido prematuro precisa de cuidados redobrados

Assim como pode acontecer com humanos, existe a possibilidade de ter um gatinho prematuro. Ou seja, quando o filhote nasce antes do tempo previsto. Se você quer saber como cuidar de um filhote de gato prematuro, precisa antes entender que o cuidado deve ser redobrado, pois sua saúde é mais fragilizada que a de um gatinho recém-nascido que nasce no tempo considerado ideal.

Então como cuidar de filhote de gato nesses casos? A dificuldade no controle de temperatura é maior, pois, muitas vezes, tem menos pelos para se aquecer. Portanto, o gatinho prematuro pode demorar mais para se manter aquecido, precisando de mais mantinhas para chegar na temperatura ideal.

A alimentação também deve ser bem cuidada. A melhor maneira de como alimentar filhote de gato recém-nascido prematuro é a cada duas horas. Para cuidar da saúde do filhote, o acompanhamento veterinário é fundamental para garantir que ele cresça forte e saudável.

Publicado originalmente em: 27/09/2021
Atualizado em: 04/04/2024

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

8 características do Gato de Pelo Curto Inglês (British Shorthair)

Você conhece o gato de Pelo Curto Inglês? Esse é um felino bastante apreciado por gateiros no geral, principalmente por conta da sua...

Cuidados

Quantos anos vive um gato? 5 perguntas e respostas sobre a idade dos gatos

Uma pergunta que, mais cedo ou mais tarde, todo tutor faz é: quantos anos vive um gato? E a verdade é que se o pet receber todos os ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas