Gato

Como cuidar de um filhote de gato recém-nascido?

Publicado - 04 Abril 2024 - 18h16

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Se você resgatou um gato filhote abandonado ou tem uma gata  prenha em casa esperando filhotes, é melhor se preparar! Assim como os bebês humanos, o filhote de gato recém-nascido precisa de cuidados especiais. Saber como cuidar de gato recém-nascido é essencial para que o bichano cresça de maneira forte e saudável.

Nesse período, é comum que surjam algumas questões. Como dar leite para gato filhote? Como ajudá-lo a fazer suas necessidades? Para saber exatamente como cuidar de um gato recém-nascido garantindo o melhor para ele, o Patas da Casa te ajuda nessa missão!

O leite para gato filhote é a principal fonte de nutriente que deixará o bichinho saudável

A alimentação do gato é a chave para o desenvolvimento saudável do animal. O gato com 1 mês de vida precisa ter a dieta pautada exclusivamente na amamentação, e o leite para gato filhote de origem materna é a principal fonte de nutrientes que um bichano pode ter nessa fase. O leite para gato recém-nascido contém todos os nutrientes essenciais para a saúde e estimula a imunidade.

Imagem Quiz:Que tipo de comida seu gato mais gosta? Ração, sachê ou a sua?

Que tipo de comida seu gato mais gosta? Ração, sachê ou a sua?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Nesse período, a alimentação fica por conta da mãe, que amamenta seus bebês. Mas no caso de um gato recém-nascido abandonado, o tutor deve realizar esse papel. Ao resgatar o pet, certifique-se primeiro de que a mãe não está mesmo por perto. Se não encontrá-la, existem algumas opções.

Uma delas é encontrar uma ama de leite para gato filhote. Elas são gatinhas que acabaram de parir e podem oferecer o próprio leite para o seu pet. Outra ideia é comprar leite artificial para gatos filhotes. Ele possui uma fórmula muito parecida com o materno, podendo, assim, substituí-lo. O leite para gato recém-nascido artificial pode ser facilmente encontrado em pet shops.

Como alimentar filhote de gato recém-nascido? É preciso ter cautela para evitar problemas

A melhor forma como alimentar gato recém-nascido é respeitando as necessidades do pet nesse período. No primeiro mês, a alimentação do filhote de gato recém-nascido deve ser fornecida pela mãe. Caso você precise optar por leite para gato filhote artificial ou por uma ama de leite, ofereça ao pet através de mamadeira.

O ideal é que o gato filhote recém-nascido fique de barriga para baixo na hora de beber, para evitar afogamento. O próprio bichano consegue sugar o leitinho. Por isso, não aperte a mamadeira. Outro ponto importante é adquirir uma mamadeira para gato recém-nascido que seja apropriada para esses animais. O item pode ser encontrado em pet shops com facilidade.

Sobre a quantidade, o leite para gato recém-nascido precisa ser oferecido ao menos quatro vezes por dia. A amamentação felina costuma durar até o segundo mês de vida. Na época do desmame, a papinha para gato recém-nascido é uma boa opção de alimento. Aos poucos ele vai começando a se interessar por alimentos mais sólidos, e é o momento de introduzir a ração para gatos filhotes.

Manter o gato recém-nascido aquecido é um cuidado fundamental

Uma das dicas principais de como cuidar de filhote de gato recém-nascido é sempre mantê-lo aquecido. Até os 20 dias de vida, gato recém-nascido ainda não consegue produzir calor. Consequentemente, pode sentir muito frio, o que pode desregular a temperatura corporal.

Separe uma caminha bem confortável e quentinha para gatos com 20 dias de vida se esquentarem, com cobertor um cobertor fofo para cobrir. Você pode ainda optar por caixa de papelão com mantinhas dentro para aquecê-lo. A temperatura ideal costuma ser por volta dos 30º. 

Pessoa dando leite na mamadeira para filhote de gato recém-nascido

 

O filhote de gato recém-nascido precisa de um empurrãozinho para aprender a fazer suas necessidades

 

O gato recém-nascido não nasce sabendo como fazer suas necessidades sozinho. Nos primeiros dias, é a mãe do bebê que o estimula. Após amamentar com leite para gato recém-nascido, ela lambe sua barriga e a região genital. Isso estimula o pet a realizar as necessidades.

Caso a mãe não esteja presente, o tutor pode ensinar o gato filhote a usar a caixa de areia. Passe um algodãozinho umedecido na barriga e nas genitálias. Assim, o filhote de gato recém-nascido será estimulado até que ele consiga fazer sozinho. Lembre-se também de limpá-lo com um lenço umedecido depois. Os gatinhos recém-nascidos ainda não são capazes de fazer a autolimpeza, então é bom dar esse outro empurrãozinho.

Garantir todos os acessórios necessários é um passo fundamental de como cuidar de gato recém-nascido 

Um gato recém-nascido precisa de alguns itens essenciais no seu dia a dia. Portanto, se você tem um dentro de casa, prepare a lista de compras! É fundamental investir em uma caixa de areia onde ele irá realizar suas necessidades de maneira higiênica.

Cuidar de um gato recém-nascido requer, principalmente, de atenção com a alimentação, então é importante comprar mamadeiras, comedouros e bebedouros  para o animal. Além disso, existem diversos modelos de camas para gatos. Escolha uma delas, lembrando de sempre manter o filhote de gato recém-nascido bem quentinho. Por fim, não esqueça de brinquedinhos!

Nos primeiros dias, os filhotes recém-nascidos de gatos provavelmente vão passar a maior parte do tempo dormindo, mas ter diversão é fundamental para estimulá-los desde cedo!

O filhote de gato recém-nascido prematuro precisa de cuidados redobrados

Assim como pode acontecer com humanos, existe a possibilidade de ter um gatinho prematuro. Ou seja, quando o filhote nasce antes do tempo previsto. Se você quer saber como cuidar de um filhote de gato prematuro, precisa antes entender que o cuidado deve ser redobrado, pois sua saúde é mais fragilizada que a de um gatinho recém-nascido que nasce no tempo considerado ideal.

Então como cuidar de filhote de gato nesses casos? A dificuldade no controle de temperatura é maior, pois, muitas vezes, tem menos pelos para se aquecer. Portanto, o gatinho prematuro pode demorar mais para se manter aquecido, precisando de mais mantinhas para chegar na temperatura ideal.

A alimentação também deve ser bem cuidada. A melhor maneira de como alimentar filhote de gato recém-nascido prematuro é a cada duas horas. Para cuidar da saúde do filhote, o acompanhamento veterinário é fundamental para garantir que ele cresça forte e saudável.

Publicado originalmente em: 27/09/2021
Atualizado em: 04/04/2024

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Gato

Qual o maior gato selvagem do mundo? Descubra quais são os grandes felinos mais impressionantes

Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” nã...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas