Gato

Gato pode comer batata? Saiba se o alimento é liberado ou não

Publicado - 08 Dezembro 2021 - 19h02

Atualizado - 15 Maio 2024 - 20h27

Para fugir da alimentação tradicional, muitos tutores se questionam se gato pode comer batata ou batata doce como uma espécie de petisco. De fato, é muito importante saber o que gato pode comer antes de inserir qualquer alimento diferente na dieta felina. Isso porque o organismo do gato é muito diferente do nosso, e várias comidas que são consideradas saudáveis para os humanos, podem ser tóxicas para os nossos pets. Então, será que pode dar batata doce para gato? E batata normal, pode ou não? Para tirar todas essas dúvidas, reunimos algumas informações importantes sobre esse tipo de legume para gatos; confira!

Gato pode comer batata ou batata doce?

Se você está pensando em dar uma variada no cardápio do seu pet, pode ficar tranquilo: gatos podem comer batata, desde que o alimento seja servido do jeito certo. As batatas, especialmente as do tipo inglesa, possuem um componente que pode fazer mal para a saúde do gato, que é chamado de glicoalcalóide solanina. Essa substância é considerada tóxica e causa alguns distúrbios no sistema nervoso central do animal. Mas calma: isso não quer dizer que esse é um dos alimentos que os gatos não podem comer. Na verdade, o gato pode comer batata, sim, desde que elas estejam cozidas - isso ajuda a eliminar os componentes tóxicos presentes no alimento.

Com a batata doce, isso não é muito diferente, então o gato pode comer batata doce sem problemas. Inclusive, esse é um alimento que até é considerado benéfico para os felinos! Além de ser muito nutritivo, esse é um vegetal com baixo índice calórico. Veja os principais nutrientes que podem ser encontrados na batata doce:

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

  • Vitamina A
  • Vitaminas do complexo B
  • Vitamina E
  • Vitamina K

Cada uma dessas vitaminas de gato auxilia no corpo do pet de uma forma diferente. A vitamina A, por exemplo, é fundamental para a visão do animal; enquanto as vitaminas do complexo B melhoram o metabolismo e dão suporte para o sistema nervoso. Já a vitamina E tem um alto poder antioxidante. Por último, a vitamina K atua na coagulação sanguínea.

 

Gato em cima de bancada olhando para batatas enquanto sua tutora o observa segurando verduras

 

Como preparar a batata doce para gatos?

Agora que você já sabe que pode dar batata doce para gato, chegou a hora de entender qual a melhor forma de oferecê-la para o seu amigo de quatro patas. Como qualquer um dos legumes para gatos, é necessário tomar alguns cuidados para garantir a saúde do animal. Por isso, fique atento à forma certa que os gatos podem comer batata doce:

1) Descasque a batata ou batata doce. Esse é o primeiro passo para que os gatos possam consumir o alimento sem problemas. Além de evitar engasgos, isso ajuda a evitar qualquer risco de contaminação que possa estar presente na casca.

2) Cozinhe muito bem o alimento. Como já foi dito, os gatos podem comer batata doce ou batata comum, desde que estejam bem cozidas. Por isso, o ideal é esperar a água ferver até que a batata fique bem macia.

3) Não adicione nenhum tempero. Nada de colocar sal, azeite, manteiga nem nada do tipo na batata, hein? Embora pareçam inofensivos, esses temperos são altamente prejudiciais para o organismo felino e podem fazê-los passar mal. O ideal é oferecer a batata o mais natural possível.

4) Espere esfriar antes de servir. Depois de cozinhá-la, é bom esperar alguns minutinhos para que a batata não queime a boca do seu pet.

5) Não exagere na quantidade. Ainda que esse seja um alimento liberado para os pets, não vale a pena exagerar. A recomendação é que os gatos podem comer batata, desde que seja no máximo dois cubinhos do alimento por semana. Nada além disso!

Veja outros legumes que gatos podem comer!

Os gatos podem comer batata doce e batata com os cuidados certos, mas sabia que existem também outros tipos de vegetais e legumes que gatos podem comer? É sempre bom ter novas opções para agradar os bichanos, então aqui vão algumas dicas para alternar o cardápio do seu amigo:

  • Cenoura
  • Brócolis
  • Abóbora
  • Pepino
  • Ervilha

As frutas para gatos também são uma ótima pedida. Ah, mas não se esqueça: mesmo que tudo isso esteja na lista de alimentos liberados para gatos, é sempre bom ter o acompanhamento de um veterinário nessas horas. Se tiver qualquer dúvida, somente um profissional poderá te orientar da melhor maneira.

Redação: Juliana Melo

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Salmiak: possível nova raça de gato com pelos "grisalhos" é descoberta por cientistas

Cerca de 74 raças de gato são oficialmente reconhecidas pela TICA (The International Cat Association), um órgão que registra os pedi...

Esses são os 6 sinais mais comuns de verme de gato: alguns passam despercebidos até se você for um tutor muito atento

Assim como o verme em cachorro filhote e adulto, um dos problemas mais preocupantes que podem afetar os bichanos é o verme de gato. ...

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas