O cachorro com diarreia é mais comum do que se imagina. Qualquer desequilíbrio na alimentação do pet pode deixar as fezes do cãozinho mais pastosas, além disso, outras doenças (algumas graves) têm esse sintoma como uma característica. Mas no caso de uma diarreia pontual, existe uma série de alimentos que prendem o intestino do cachorro e podem ajudar na recuperação do pet. Por mais que muitos especialistas acreditem que os animais só devam comer suas respectivas rações, existem certas comidas que, se preparadas do jeito adequado, não prejudicam a saúde do seu bichinho. Quer entender mais sobre o assunto? O Patas da Casa te explica!

Quais os alimentos que prendem o intestino do cachorro?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Entre os alimentos que prendem o intestino do cachorro, temos arroz branco cozido, abóbora, batata cozida, peixe na chapa ou cozido, peru e frango cozido sem pele. Esses são os mais recomendados por veterinários e vale ressaltar que todos devem ser preparados sem sal ou qualquer outro tipo de tempero. Além disso, as porções devem ser divididas em quatro refeições ao longo do dia.

O sistema digestivo do cachorro pode ser bem prejudicado na introdução de novos alimentos na dieta do animal. Por isso é muito importante ter cuidado na hora de buscar métodos de como regular o intestino do cachorro. Afinal, uma diarreia pode ser resultado de diversas circunstâncias, como uma alimentação inadequada ou até mesmo uma virose que atinge o sistema digestivo. Por isso, se perceber que as fezes do cachorro têm sangue, por exemplo, ou se ele também estiver vomitando, o indicado é levar o animal no veterinário o quanto antes. Além disso, é importante ter atenção para não misturar com aqueles alimentos que soltam o intestino do cachorro.


Leite solta o intestino do cachorro e não é recomendado
Leite solta o intestino do cachorro e não é recomendado

Quais alimentos soltam o intestino do cachorro?

Assim como diarreia, o cachorro com o intestino preso também é uma possibilidade. Por isso, é importante sempre estar atento às fezes do animal. Se estão muito secas, por exemplo, ou até mesmo se o pet não tem conseguido evacuar regularmente. Batata cozida é um dos principais alimentos que soltam o intestino do cachorro. Assim como foi dito anteriormente, a batata para cachorro precisa ser cozida sem sal ou qualquer outro tipo de tempero. É indicado servi-la amassada. 

Também há uma lista de iguarias que podem ser misturadas à ração. São elas: iogurte natural, coalhada, kefir, azeite e óleo de coco. O ideal é sempre misturar uma colher de chá, independente do tamanho do pet. Vale ressaltar que o óleo não é indicado para cães com problemas de peso. Tudo o que solta o intestino do cachorro também deve ser fornecido com bastante moderação. No fim das contas, se o pet encontra-se com uma irregularidade intestinal, é fundamental consultar um veterinário.

Leite solta o intestino do cachorro?

Já que o assunto é como regular o intestino do cachorro, é importante ressaltar que o leite de vaca é um alimento que pode ser muito danoso para o cão. Inclusive pode deixar o cachorro com diarreia. Apesar dos humanos terem o hábito de beber leite até depois de adultos, os mamíferos só precisam dele na fase inicial da vida, durante a amamentação. Mesmo o leite sendo rico em cálcio e sais minerais, ele só deve ser dado ao pet com orientação veterinária para suprir alguma deficiência. E mesmo assim, o indicado é utilizar um leite artificial para cães, assim como aqueles que são dados a filhotinhos que não têm como serem amamentados.

O leite de vaca possui um açúcar chamado lactose que requer a enzima lactase, produzida na mucosa intestinal e serve para hidrolisar e digerir o líquido. Os cães, no entanto, não produzem essa enzima em abundância. Com isso, os cachorros possuem dificuldade em digerir o leite, o que pode gerar vômito, retenção de líquidos no cólon e também diarreia. Ou seja, não dá para resolver um problema criando outro - como uma intoxicação alimentar no cachorro. Por isso é sempre importante consultar um veterinário.

Redação: Victor Viana