Diferente da maioria dos cachorros pequenos, que são super fofinhos e afetuosos, o Pinscher carrega uma fama nada agradável por aí, que é a de esquentadinho. Isso acontece principalmente por causa do temperamento da raça, que é super destemido e energético. Afinal, apesar da baixa estatura, esses cães são a prova viva de que tamanho não é documento e eles estão sempre a postos para defender sua família. O problema é quando associam essa imagem de coragem com agressividade. Será que isso é real ou não passa de uma má fama? Desvendamos o que você precisa saber sobre o temperamento desta raça de cachorro pequeno a seguir!

Pinscher é uma raça de cachorro agressiva?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Uma das dúvidas que mais permeiam a cabeça dos amantes de cachorro é se o Pinscher é considerado um animal agressivo, e a resposta para isso é: depende. Ninguém pode negar que esse pequeno cãozinho é dotado de uma forte personalidade. Ele é corajoso, destemido e com uma bravura enorme. O problema é que muita gente acaba confundindo isso com uma certa agressividade, o que está longe de ser inteiramente verdade.

Claro que, assim como qualquer ser vivo, o cachorro Pinscher não é de ferro e algumas situações podem sim incomodá-lo. Nesses casos, a raça pode acabar apresentando um comportamento mais abrupto e com muitos latidos, mas é importante ter em mente que isso nunca vai acontecer repentinamente: sempre vai haver um motivo por trás de um Pinscher estressado. Por isso, é fundamental conhecer o comportamento do seu amigo de quatro patas e entender quais são os gatilhos que despertam esse lado dele.  Ao se sentir ameaçado, por exemplo, o cachorro Pinscher não vai hesitar em mostrar que, mesmo que seja pequeno, ele é totalmente capaz de se defender. Além disso, ele sempre vai estar pronto para proteger quem ama da mesma forma.

Mas lembre-se: esse é um cão que não vai pra cima de ninguém gratuitamente - a questão é que o Pinscher é totalmente adepto do famoso “se me atacar, eu vou atacar”. Portanto, é importante respeitar o espaço do cãozinho - principalmente perto de estranhos, com quem a raça Pinscher tende a ser mais desconfiada.


A socialização do Pinscher é fundamental para melhorar a relação do cachorro com humanos e outros animais
A socialização do Pinscher é fundamental para melhorar a relação do cachorro com humanos e outros animais

Pinscher: cachorro deve ser adestrado para evitar situações de agressividade?

O adestramento é sempre uma alternativa possível para cães que têm algum tipo de problema comportamental; logo, sim, essa é uma opção que pode ser levada em consideração para melhorar o temperamento de um Pinscher. Assim, o cachorro aprende a respeitar os limites que são estabelecidos e, mesmo que ele se sinta incomodado com alguma coisa, vai ter uma atitude totalmente diferente para demonstrar isso que não seja por meios agressivos, como mordidas. 

No entanto, se você tem contato com o filhote de Pinscher ainda nos primeiros meses de vida, é fundamental investir também na socialização do animal desde cedo. Esse processo ajuda o cachorro a aprender a conviver com diferentes tipos de pessoas e animais., tornando ele mais amigável e tranquilo.

Outras dicas para amenizar o comportamento de um Pinscher estressadinho

Como a raça Pinscher é muito ativa, o tutor precisa investir em uma rotina com bastante atividades físicas e brincadeiras para gastar a energia acumulada do cãozinho. Caso contrário, ele pode se sentir frustrado e acabar desenvolvendo comportamentos nocivos e agressivos como consequência. Por isso, não deixe os passeios de lado com o cachorro Pinscher e procure investir no enriquecimento ambiental para deixar o animal sempre entretido, seja com brinquedos interativos ou com outros acessórios que possam distraí-lo dentro de casa.

Redação: Juliana Melo