Pequenos

O Pinscher é agressivo? Saiba mais sobre essa fama da raça de cachorro pequeno

Afinal, o cachorro Pinscher é agressivo ou isso não passa de uma fama ruim?
Afinal, o cachorro Pinscher é agressivo ou isso não passa de uma fama ruim?

Diferente da maioria dos cachorros pequenos, que são super fofinhos e afetuosos, o Pinscher carrega uma fama nada agradável por aí, que é a de esquentadinho. Isso acontece principalmente por causa do temperamento da raça, que é super destemido e energético. Afinal, apesar da baixa estatura, esses cães são a prova viva de que tamanho não é documento e eles estão sempre a postos para defender sua família. O problema é quando associam essa imagem de coragem com agressividade. Será que isso é real ou não passa de uma má fama? Desvendamos o que você precisa saber sobre o temperamento desta raça de cachorro pequeno a seguir!

Pinscher é uma raça de cachorro agressiva?

Uma das dúvidas que mais permeiam a cabeça dos amantes de cachorro é se o Pinscher é considerado um animal agressivo, e a resposta para isso é: depende. Ninguém pode negar que esse pequeno cãozinho é dotado de uma forte personalidade. Ele é corajoso, destemido e com uma bravura enorme. O problema é que muita gente acaba confundindo isso com uma certa agressividade, o que está longe de ser inteiramente verdade.

Claro que, assim como qualquer ser vivo, o cachorro Pinscher não é de ferro e algumas situações podem sim incomodá-lo. Nesses casos, a raça pode acabar apresentando um comportamento mais abrupto e com muitos latidos, mas é importante ter em mente que isso nunca vai acontecer repentinamente: sempre vai haver um motivo por trás de um Pinscher estressado. Por isso, é fundamental conhecer o comportamento do seu amigo de quatro patas e entender quais são os gatilhos que despertam esse lado dele.  Ao se sentir ameaçado, por exemplo, o cachorro Pinscher não vai hesitar em mostrar que, mesmo que seja pequeno, ele é totalmente capaz de se defender. Além disso, ele sempre vai estar pronto para proteger quem ama da mesma forma.

Mas lembre-se: esse é um cão que não vai pra cima de ninguém gratuitamente - a questão é que o Pinscher é totalmente adepto do famoso “se me atacar, eu vou atacar”. Portanto, é importante respeitar o espaço do cãozinho - principalmente perto de estranhos, com quem a raça Pinscher tende a ser mais desconfiada.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    A socialização do Pinscher é fundamental para melhorar a relação do cachorro com humanos e outros animais
    A socialização do Pinscher é fundamental para melhorar a relação do cachorro com humanos e outros animais

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Pinscher: cachorro deve ser adestrado para evitar situações de agressividade?

    O adestramento é sempre uma alternativa possível para cães que têm algum tipo de problema comportamental; logo, sim, essa é uma opção que pode ser levada em consideração para melhorar o temperamento de um Pinscher. Assim, o cachorro aprende a respeitar os limites que são estabelecidos e, mesmo que ele se sinta incomodado com alguma coisa, vai ter uma atitude totalmente diferente para demonstrar isso que não seja por meios agressivos, como mordidas. 

    No entanto, se você tem contato com o filhote de Pinscher ainda nos primeiros meses de vida, é fundamental investir também na socialização do animal desde cedo. Esse processo ajuda o cachorro a aprender a conviver com diferentes tipos de pessoas e animais., tornando ele mais amigável e tranquilo.

    Outras dicas para amenizar o comportamento de um Pinscher estressadinho

    Como a raça Pinscher é muito ativa, o tutor precisa investir em uma rotina com bastante atividades físicas e brincadeiras para gastar a energia acumulada do cãozinho. Caso contrário, ele pode se sentir frustrado e acabar desenvolvendo comportamentos nocivos e agressivos como consequência. Por isso, não deixe os passeios de lado com o cachorro Pinscher e procure investir no enriquecimento ambiental para deixar o animal sempre entretido, seja com brinquedos interativos ou com outros acessórios que possam distraí-lo dentro de casa.

    Redação: Juliana Melo

    Nomes para Shih Tzu: veja uma lista com 150 opções para chamar o cãozinho

    Próxima matéria

    Nomes para Shih Tzu: veja uma lista com 150 opções para chamar o cãozinho

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena
    Pequenos

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena

    Para quem sempre sonhou em ter um cachorro de raça pequeno, o Boston Terrier é a companhia certa! Embora ele ainda seja muito confundido com o Bulldog Inglês, o cãozinho desta raça tem qualidades únicas e excepcionais. Amigáveis, brincalhões e com muita energia, os cachorros da raça Boston Terrier são muito fáceis de lidar no dia a dia e amam agradar seus tutores. Além disso, eles são super adaptáveis e conseguem conviver bem em praticamente qualquer lugar. 

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    Quem nunca viu aquele cãozinho simpático de “Legalmente Loira”? Se você não lembra desse filme (ou não é da sua geração), deixou de conhecer uma das mais brilhantes atuações de um Chihuahua, o menor - e mais corajoso - cão do mundo. O cachorro é pequeno, mas sua origem é cercada de teorias e histórias: não se sabe ao certo se ele é descendente do Techichi, um cão selvagem do México pré-colonial, se surgiu na China e foi levado por comerciantes espanhóis para o restante do mundo ou se é resultado de cruzamentos do Techichi com alguma raça minúscula chinesa.

    Pinscher: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Raças

    Pinscher: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    O Pinscher é uma das raças de cachorro mais populares do Brasil. Esse cachorro pequeno e leve é conhecido pela coragem e até por não levar desaforo para casa. Por outro lado, o cachorro Pinscher é muito companheiro. Uma curiosidade é em relação ao tamanho da raça: você pode encontrar as variações de Pinscher 0, Pinscher 1, Pinscher 2 e Pinscher miniatura. Conheça as características desse cãozinho! 

    Jack Russell Terrier: um guia completo sobre a raça de cachorro pequeno
    Raças

    Jack Russell Terrier: um guia completo sobre a raça de cachorro pequeno

    O Jack Russell Terrier é um cachorro de pequeno porte que leva alegria por onde passa. Essa raça de cachorro é muito amável, encantadora e de personalidade forte. Apesar do pequeno tamanho, eles são cães muito corajosos e demandam bastante energia de seus tutores. Como grande parte dos cães do grupo Terrier, essa raça é um grande exemplo de cachorro de caça e adora investigar todos os lugares, exibindo seu vigor e vivacidade. Quando o cão Jack Russell Terrier quer algo, ele só desiste quando consegue. 

    Ver Todas >

    Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais
    Adote um animal

    Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais

    Pensa em um gatinho brincalhão e cheio de energia: esse é o Devon Rex. Embora essa não seja uma das raças de gato mais populares entre os brasileiros, é praticamente impossível conhecer um Devon Rex e não se apaixonar por ele. Além de ser um grande companheiro, o comportamento do gato desta raça é bastante peculiar e muitas pessoas até chegam a comparar o bichano com um cachorro. Para conhecer mais a fundo este peludinho, é só dar uma olhada no guia que preparamos com tudo que você precisa saber sobre o Devon Rex Cat.

    Quais são as raças de cachorro pequeno mais dóceis?
    Adote um animal

    Quais são as raças de cachorro pequeno mais dóceis?

    Nada nesse mundo é melhor do que ter um cachorro companheiro e que se adapta bem a qualquer situação. Os cachorros pequenos são muito requisitados nesse sentido, principalmente por pessoas que moram em apartamentos ou casas pequenas. Além disso, muitas vezes eles se tornam a companhia ideal para crianças e idosos, justamente porque são menos "brutos" nas brincadeiras. 

    Bulldog Inglês X Bulldog Francês: como diferenciar cada cãozinho?
    Adote um animal

    Bulldog Inglês X Bulldog Francês: como diferenciar cada cãozinho?

    Os Bulldogs estão presentes em muitos lares brasileiros (e também no mundo inteiro). Com uma personalidade brincalhona e ao mesmo tempo dócil, esses cãezinhos são a companhia ideal para qualquer humano. Mas será que você sabe como diferenciar um Bulldog Inglês de um Bulldog Francês? Assim como várias outras raças de cachorro, esses dois doguinhos compartilham algumas semelhanças, mas também existem várias diferenças entre eles. 

    American Staffordshire Terrier: origem, saúde, personalidade e cuidados... saiba tudo sobre a raça
    Adote um animal

    American Staffordshire Terrier: origem, saúde, personalidade e cuidados... saiba tudo sobre a raça

    O American Staffordshire Terrier é uma raça de cachorro dócil e brincalhona que faz a alegria da casa de muitos pais de pets. Com um corpo atlético e robusto, esse doguinho possui uma origem e história controversa diante de sua personalidade encantadora. Criado a partir do cruzamento entre um Bulldog, um Black-and-Tan Terrier e um White English Terrier, ele herdou a lealdade e disposição para sempre defender seus tutores, agindo quase como um guardião. 

    Ver Todas >