close
Cuidados

Música para cachorro: entenda como as canções agem nos animais

Atualizado · 10 de agosto de 2021 · 17h44

Publicado · 06/08/2021 · 17h19

Música para cachorro: uma espécie de terapia para deixar os pets mais relaxados
Música para cachorro: uma espécie de terapia para deixar os pets mais relaxados

Você sabia que pode colocar uma música para acalmar cachorro com medo de chuva? Ou uma música para cachorro que não consegue dormir? A ciência diz que as canções tem grande efeito nos cães e pode ser usada em diversas situações - até como terapia para problemas emocionais. Os animais são extremamente sensíveis aos sons e a música de cachorro provoca sensações surpreendentes no seu pet. Descubra mais sobre a música para cachorro a seguir!

Música para acalmar cachorro funciona mesmo?

Você pode não perceber, mas seu pet gosta tanto de ouvir um som quanto você. Música para cães dá super certo, já que as canções não causam efeitos ruins nos animais. Principalmente para doguinhos tristes, agitados, nervosos ou ansiosos, a música de cachorro pode ser um alívio e funcionar como um calmante natural para ele. Um estudo publicado pelo periódico Fisiologia e Comportamento comparou a frequência cardíaca de um grupo de cães em momentos de silêncio e expostos à música clássica. O resultado foi uma diminuição da frequência cardíaca nos períodos em que estavam ouvindo música. Além disso, ao colocar a música para cachorro, os animais passaram mais tempo sentados e calmos do que nos momentos sem o som. Isso mostra como a música para acalmar cachorro funciona! Os benefícios da música para cachorro são inúmeros:

  • Melhora o humor do pet, deixando-o mais tranquilo 
  • Reduz níveis de ansiedade e agitação, principalmente nos cães naturalmente hiperativos e agitados.
  • Ajuda em situações de medo, como fogos de artifício ou tempestade
  • Ajuda a dormir melhor e mais tranquilo, pois fica mais relaxado

Música para cachorro: qual o tipo de som mais indicado para os cães?

Apesar de muito benéfica, a música para cachorro deve ser controlada com atenção. O ideal é que sejam músicas clássicas, indicadas para meditação ou relaxamento, para não deixar o cachorro ainda mais agitado. Gêneros como rock ou heavy metal, por exemplo, podem deixar o animal inquieto. Geralmente, o tipo de música que o cachorro gosta é o gênero clássico. A melodia calma ajuda a diminuir os níveis de estresse e deixa o pet bem relaxado. Além da música para cachorro, sons da natureza também são ótimas ideias, por trazerem paz e tranquilidade.

Mas fique atento ao volume da música para cachorro. O som deve ser bem baixinho, porque apesar de parecer quase inaudível para nós, a audição canina é poderosa e o cachorro ouvindo música consegue captar desde os ruídos mais baixos (que beiram os 16 e 20 Hz) até os volumes bem mais altos (que atingem de 70.000 a 100.000 Hz), enquanto os humanos só escutam até cerca de 20.000 Hz. Por isso, nada de colocar o som da música de cachorro no último volume, ok?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Música para cachorro dormir: sonatas e músicas clássicas, como Mozart, melhoram o sono do animal
    Música para cachorro dormir: sonatas e músicas clássicas, como Mozart, melhoram o sono do animal

    Mais Lidas

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!
    Comportamento animal

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!

    Gato cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas: o que não falta é variedade quando o assunto é a cor do gato. Esse, inclusive, acaba sendo um dos maiores critérios que os tutores usam na hora de adotar um bichano e, acredite se quiser, isso pode ajudar bastante a entender o comportamento do animal no dia a dia. Nem todo mundo sabe, mas é possível definir a personalidade dos gatos pela cor (ou pelo menos chegar muito próximo disso).

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?
    Comportamento animal

    Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?

    A linguagem corporal canina é tão expressiva que às vezes é possível entender os cães mesmo que eles não falem. Seja qual for a personalidade do cachorro, todos têm um comportamento canino tão revelador que, só de movimentar as orelhas, já dá para perceber o que o pet sente ou quer. Porém, não são apenas os humanos que compreendem a linguagem de cachorro. Já aconteceu de você falar algo com seu cãozinho e ele, imediatamente, virar a cabeça?

    Quando usar a música para cachorro?

    Com sua capacidade de relaxar até os seres mais agitados, a música para cachorro é bem-vinda a qualquer momento. Nas horas em que seu cãozinho está precisando de calma, as canções ajudam a controlar diversas sensações, como medo ou ansiedade. Alguns dos momentos em que a música de cachorro deve ser usada são:

    • Música para acalmar cachorro com medo: colocar um som para cachorro que esteja com medo é uma das melhores maneiras de acalmá-lo. Quando seu pet estiver assustado com fogos de artifício, chuvas pesadas e barulho de trovões, coloque uma música para acalmar cães. Logo logo eles estarão menos ansiosos.
    • Música para cachorro relaxar: se seu cão é muito agitado e está sempre em movimento, experimente colocar uma música para cachorro relaxar. Isso também vale para aqueles que ficam ansiosos quando estão sozinhos em casa. Deixe a música para acalmar cachorro ligada e ele ficará mais tranquilo.
    • Música para fazer cachorro dormir: alguns cãezinhos podem ter dificuldade para adormecer. Colocar uma música de ninar para cachorro dormir é uma ótima maneira de contornar essa situação. As melodias leves são bons exemplos de som para cachorro dormir e vale a pena experimentar na próxima vez que ele tiver insônia. 
    • Música para cachorro brincar: que tal colocar um sonzinho enquanto seu pet se diverte? A música para cachorro brincar é uma ótima maneira de deixar o ambiente ainda mais divertido para seu cão. Além disso, o cachorro ouvindo música fica mais calmo, então essa é uma boa dica para quem tem um pet que fica muito agitado nas brincadeiras.
    • Música para filhote de cachorro parar de chorar: ninguém gosta de ver seu pet chorando. Quando isso acontece, é importante entender o motivo do choro. Mas, para controlar a situação, coloque uma música para filhote de cachorro parar de chorar. A melodia o deixará mais calmo, fazendo com que relaxe até não chorar mais. 

    Música de cachorro: as melhores opções

    Agora que você sabe todos os benefícios da música de cachorro, é hora de colocar em prática! Existe uma infinidade de músicas para acalmar cachorro que você pode colocar, mas separamos uma lista com 5 opções clássicas que não falham!

    • Sonata em Si bemol menor Op. 35 - Frédéric Chopin

    • Prelúdio e Fuga em dó maior - Johann Sebastian Bach

    • Sonata em lá maior K.331 - Wolfgang Amadeus Mozart

    • Pathetique Sonata Op. 13 - Ludwig Van Beethoven 

    • Sonata em lá maior D. 959 - Franz Schubert

    Além dessas dicas, se você não souber qual música de cachorro utilizar, existem playlists no youtube específicas só para isso. Essa abaixo, feita pelo canal DOGTV, é nossa indicação: só coloque para tocar e relaxe ouvindo as músicas para cachorro junto com seu pet!

    Redação: Karoline Miranda e Maria Luisa Pimenta

    Originalmente publicada em: 14/02/2020

    Atualizada em: 05/08/2021

    Cio de gato: como fica o comportamento da fêmea no período?

    Próxima matéria

    Cio de gato: como fica o comportamento da fêmea no período?

    Música para gatos: qual o efeito das canções nos felinos?
    Comportamento

    Música para gatos: qual o efeito das canções nos felinos?

    Cuidar de gato também significa entender o que o seu amigo de quatro patas gosta ou não. Desde petiscos - como as frutas para gatos - até brincadeiras e formas de fazer carinho no animal, é essencial buscar compreender os gostos e o que influencia no comportamento do bichano. Às vezes, o gato acaba ficando muito estressado ou ansioso com alguma coisa, e para contornar esse tipo de situação, a música pode ajudar. “Mas como assim gato gosta de ouvir música?”, é o que você deve estar se perguntando, né? Pois bem, a gente te explica a seguir de que forma as músicas para gatos podem melhorar o bem-estar dos felinos. Dá só uma olhada!

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão
    Cuidados

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão

    Os cães são animais que, na maior parte do tempo, não gostam de ficar sozinhos - afinal, antes de serem domesticados, eles viviam livres em matilhas. Com a vida urbana, muitos cães acabam não recebendo os estímulos adequados para gastar energia e socializar com outros animais e pessoas. Para auxiliar a vida do tutor, que nem sempre consegue estar perto de seu pet durante o dia, existem muitas alternativas. Uma delas é a creche para cachorro: uma acomodação diária em que você pode deixar seu amigo em um lugar totalmente adaptado para cães.

    Resgate de cachorro: como é a rotina de um protetor de animais?
    Histórias reais

    Resgate de cachorro: como é a rotina de um protetor de animais?

    Adotar cachorro é um pensamento que sempre passa na cabeça de quem tem vontade de ter um bichinho para chamar de seu. Essa é uma linda atitude e que, além de garantir um novo lar para o animal, também proporciona o início de uma grande amizade com o pet. Mas afinal, como funciona a rotina de quem trabalha com resgate de cachorro? Como eles tratam e cuidam dos cachorros para adotar? Quais são as maiores dificuldades e barreiras que podem aparecer no meio do caminho? Nós conversamos com a protetora Yasmin Jacob, do projeto Aumigos do Bem, e ela contou um pouquinho do seu cotidiano com os cachorros resgatados. Dá só uma olhada!

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos
    Ração

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos

    Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?

    Ver Todas >

    Por que cachorro boceja?
    Comportamento animal

    Por que cachorro boceja?

    O bocejo dos cães pode ter diferentes significados, e nem sempre está associado somente ao sono ou cansaço (embora estes também sejam possíveis motivos). Na realidade, é bem comum ver um cachorro bocejando e logo depois virando um poço de alegria e energia. Em alguns casos, o comportamento também pode estar relacionado ao estresse e ansiedade, sendo importante aumentar a observação com seu amigo de quatro patas. 

    Gato-do-deserto: a raça de gato selvagem que fica com tamanho de filhote durante toda a vida
    Comportamento animal

    Gato-do-deserto: a raça de gato selvagem que fica com tamanho de filhote durante toda a vida

    O Gato-do-deserto é uma raça de gato selvagem que vista de longe parece um filhote fofinho. Mas se engana quem pensa que essa pode ser uma raça de gato indefesa e carinhosa como os felinos que estamos acostumados. O nome científico dele é Felis Margarita (também chamado de Gato-da-areia Árabe): uma raça de gatos que se esconde no intenso calor diurno e extremo frio noturno de desertos do Oriente Médio. 

    Gato arrepiado: o que o comportamento significa?
    Comportamento animal

    Gato arrepiado: o que o comportamento significa?

    O pelo de gato exerce uma função importante tanto na proteção do corpo e da pele, como também na linguagem corporal felina. Sim, é isso mesmo: mesmo sem um vocabulário, os bichanos são capazes de expressar sentimentos e vontades com movimentos, posições específicas e até mesmo com o estado da pelagem. Se você já viu um gato arrepiado, deve entender do que estamos falando!

    Como treinar cachorro para frequentar locais pet friendly?
    Comportamento animal

    Como treinar cachorro para frequentar locais pet friendly?

    O termo “pet friendly” nunca esteve tão em alta quanto agora. Todo mundo sabe que os cães são grandes companheiros dos humanos e carregam até o título de melhores amigos. Mas, mesmo fazendo parte da nossa família há tanto tempo, foi recentemente que esses pets conquistaram um “espaço” definitivo nos momentos de lazer dos tutores. É aqui que entra a ideia de pet friendly: hotéis, pousadas, restaurantes, shoppings, mercados e vários outros estabelecimentos hoje em dia recebem os peludos de braços abertos (em alguns cidades, como no Rio de Janeiro, é lei!).

    Ver Todas >