Você sabia que pode colocar uma música para acalmar cachorro com medo de chuva? Ou uma música para cachorro que não consegue dormir? A ciência diz que as canções tem grande efeito nos cães e pode ser usada em diversas situações - até como terapia para problemas emocionais. Os animais são extremamente sensíveis aos sons e a música de cachorro provoca sensações surpreendentes no seu pet. Descubra mais sobre a música para cachorro a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Música para acalmar cachorro funciona mesmo?

Você pode não perceber, mas seu pet gosta tanto de ouvir um som quanto você. Música para cães dá super certo, já que as canções não causam efeitos ruins nos animais. Principalmente para doguinhos tristes, agitados, nervosos ou ansiosos, a música de cachorro pode ser um alívio e funcionar como um calmante natural para ele. Um estudo publicado pelo periódico Fisiologia e Comportamento comparou a frequência cardíaca de um grupo de cães em momentos de silêncio e expostos à música clássica. O resultado foi uma diminuição da frequência cardíaca nos períodos em que estavam ouvindo música. Além disso, ao colocar a música para cachorro, os animais passaram mais tempo sentados e calmos do que nos momentos sem o som. Isso mostra como a música para acalmar cachorro funciona! Os benefícios da música para cachorro são inúmeros:

  • Melhora o humor do pet, deixando-o mais tranquilo 

  • Reduz níveis de ansiedade e agitação, principalmente nos cães naturalmente hiperativos e agitados.

  • Ajuda em situações de medo, como fogos de artifício ou tempestade

  • Ajuda a dormir melhor e mais tranquilo, pois fica mais relaxado

Música para cachorro: qual o tipo de som mais indicado para os cães?

Apesar de muito benéfica, a música para cachorro deve ser controlada com atenção. O ideal é que sejam músicas clássicas, indicadas para meditação ou relaxamento, para não deixar o cachorro ainda mais agitado. Gêneros como rock ou heavy metal, por exemplo, podem deixar o animal inquieto. Geralmente, o tipo de música que o cachorro gosta é o gênero clássico. A melodia calma ajuda a diminuir os níveis de estresse e deixa o pet bem relaxado. Além da música para cachorro, sons da natureza também são ótimas ideias, por trazerem paz e tranquilidade.

Mas fique atento ao volume da música para cachorro. O som deve ser bem baixinho, porque apesar de parecer quase inaudível para nós, a audição canina é poderosa e o cachorro ouvindo música consegue captar desde os ruídos mais baixos (que beiram os 16 e 20 Hz) até os volumes bem mais altos (que atingem de 70.000 a 100.000 Hz), enquanto os humanos só escutam até cerca de 20.000 Hz. Por isso, nada de colocar o som da música de cachorro no último volume, ok?

 

música para cachorro: cão ouvindo música

Quando usar a música para cachorro?

 

Com sua capacidade de relaxar até os seres mais agitados, a música para cachorro é bem-vinda a qualquer momento. Nas horas em que seu cãozinho está precisando de calma, as canções ajudam a controlar diversas sensações, como medo ou ansiedade. Alguns dos momentos em que a música de cachorro deve ser usada são:

  • Música para acalmar cachorro com medo: colocar um som para cachorro que esteja com medo é uma das melhores maneiras de acalmá-lo. Quando seu pet estiver assustado com fogos de artifício, chuvas pesadas e barulho de trovões, coloque uma música para acalmar cães. Logo logo eles estarão menos ansiosos.

  • Música para cachorro relaxar: se seu cão é muito agitado e está sempre em movimento, experimente colocar uma música para cachorro relaxar. Isso também vale para aqueles que ficam ansiosos quando estão sozinhos em casa. Deixe a música para acalmar cachorro ligada e ele ficará mais tranquilo.

  • Música para fazer cachorro dormir: alguns cãezinhos podem ter dificuldade para adormecer. Colocar uma música de ninar para cachorro dormir é uma ótima maneira de contornar essa situação. As melodias leves são bons exemplos de som para cachorro dormir e vale a pena experimentar na próxima vez que ele tiver insônia. 

  • Música para cachorro brincar: que tal colocar um sonzinho enquanto seu pet se diverte? A música para cachorro brincar é uma ótima maneira de deixar o ambiente ainda mais divertido para seu cão. Além disso, o cachorro ouvindo música fica mais calmo, então essa é uma boa dica para quem tem um pet que fica muito agitado nas brincadeiras.

  • Música para filhote de cachorro parar de chorar: ninguém gosta de ver seu pet chorando. Quando isso acontece, é importante entender o motivo do choro. Mas, para controlar a situação, coloque uma música para filhote de cachorro parar de chorar. A melodia o deixará mais calmo, fazendo com que relaxe até não chorar mais. 

Música de cachorro: as melhores opções

Agora que você sabe todos os benefícios da música de cachorro, é hora de colocar em prática! Existe uma infinidade de músicas para acalmar cachorro que você pode colocar, mas separamos uma lista com 5 opções clássicas que não falham!

  • Sonata em Si bemol menor Op. 35 - Frédéric Chopin

  • Prelúdio e Fuga em dó maior - Johann Sebastian Bach

  • Sonata em lá maior K.331 - Wolfgang Amadeus Mozart

  • Pathetique Sonata Op. 13 - Ludwig Van Beethoven 

  • Sonata em lá maior D. 959 - Franz Schubert

Além dessas dicas, se você não souber qual música de cachorro utilizar, existem playlists no youtube específicas só para isso. Essa abaixo, feita pelo canal DOGTV, é nossa indicação: só coloque para tocar e relaxe ouvindo as músicas para cachorro junto com seu pet!

 

Redação: Karoline Miranda e Maria Luisa Pimenta

Originalmente publicada em: 14/02/2020

Atualizada em: 05/08/2021