Munchkin - uma raça de gato que é resultado de uma mutação genética - tem como principal característica as pernas mais curtas que a dos demais felinos. Você já viu algum desses “gatos-salsicha” por aí? Pequenos, amáveis e muito extrovertidos, eles se caracterizam pelo grande apego com seus donos e a boa relação com outros animais e crianças. No entanto, por causa das patinhas menores, esse mini-gato precisa de alguns cuidados específicos para que fique seguro no dia a dia. Confira mais detalhes:

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gato Munchkin: conheça a personalidade dessa raça

O Munchkin não é fofo apenas na aparência, com suas perninhas mais curtas, olhar penetrante, porte pequeno e pelagem felpuda: sua personalidade também reflete essa característica. Em geral, os gatos dessa raça costumam ser afetuosos, tranquilos - a ponto de não terem problemas no relacionamento com outros animais -  e muito companheiros de seus donos. 

Além disso, também tendem a ser bem extrovertidos e inteligentes, apresentando o mesmo instinto de explorar a casa e subir em lugares altos que as demais raças de gato. Sendo assim, é preciso que o tutor de um Munchkin tenha atenção redobrada com as aventuras deste pequeno felino, já que a patinha menor faz com que ele não tenha a mesma habilidade para subir e, principalmente, descer de alguns móveis. 

Gato Munchkin: cuidados na rotina e saúde

Para evitar acidentes, a principal dica é ficar sempre de olho nos lugares que o Munchkin está tentando explorar - principalmente se tiver outra raça de gato em casa, porque ele provavelmente vai tentar imitar o comportamento do seu companheiro que tem as pernas bem mais longas. Na ausência do dono, é importante deixar o pequeno em espaços que ofereçam o menor risco possível - com janelas devidamente teladas, se o ambiente for um apartamento -  e recorrer a brinquedos que ajudem a prender a atenção durante o tempo que passarem sozinhos. 

Alguns especialistas acreditam que o desvio na coluna vertebral e osteoartrite estão entre as complicações de saúde que podem aparecer com mais facilidade em um gato da raça Munchkin, já que o tamanho das patas é desproporcional ao peso do corpo. Por isso, é necessário ter o devido acompanhamento de um bom veterinário para que ele indique os cuidados necessários caso um destes problemas se manifeste.

Em relação à estética, a escovação deve seguir uma rotina específica para que a pelagem felpuda continue bonita e livre de nós. Se o pelo for curto (Munchkin Shorhair), ela pode ser feita semanalmente; mas, se for longo (Munchkin Longhair), o ideal é escovar de duas a três vezes na semana. 

 

gato munchkin perto do espelho

Como é a alimentação de um Munchkin? 

 

A quantidade ideal de ração é determinada de acordo com o peso do animal - que, em um Munchkin, pode variar de 1 a 4kg. Mas a recomendação, em média, é de 30 a 60 gramas por dia - sendo as específicas para filhotes até os 12 meses e as feitas para gatos adultos a partir de 1 ano. 

Assim como as demais raças, esse gato pequeno também prefere beber água corrente. Por isso, a dica é acostumar o animal com o consumo na torneira ou deixar uma fonte de água em algum canto da casa de fácil acesso.  

Como ter um filhote de gato Munchkin para chamar de seu: 

Se você mora em apartamento, tem crianças ou outros animais e deseja um gatinho companheiro, já deve ter percebido que o mini-gato Munchkin é a opção perfeita! Por se tratar de um filhote de raça, é mais difícil encontrar algum disponível para adoção; mas é possível comprar em um gatil com preços que variam de R$1000 a R$4000 . 

No entanto, antes de tomar essa decisão, avalie todos os prós e contras e se você está realmente preparado para ter um animal de estimação. Um Munchkin vive, em média, mais de 15 anos - então, lembre-se que é um compromisso para longo prazo e que o gatinho precisará do seu cuidado e companhia.  

Curiosidades sobre a raça de gato Munchkin: 

  • A raça oficial surgiu em Louisiana, Estados Unidos, nos anos 80. Mas, antes disso, os primeiros gatos Munchkin já tinham sido vistos na Grã-Bretanha antes da Segunda Guerra Mundial e, depois, na Rússia dos anos 50;

  • Os Munchkin só foram reconhecidos como raça pela TICA em 1995. Isso aconteceu porque, até hoje, alguns consideram a mutação genética que deu origem a este mini-gato como algo prejudicial para a saúde dos felinos;

  • Essa é a única raça de gatos com perna curta; 

  • É comum encontrar o pequeno Munchkin apoiado nas patinhas traseiras, em uma posição que lembra muito a de um hamster; 

  • Por causa das patas curtas, eles são muito comparados com a raça de cães Basset Hound

Redação: Nívia Passos