Raças

Munchkin: o gato "salsicha" é a coisa mais fofa que você verá hoje!

  Munchkin: o olhar penetrante e as patinhas curtas estão entre as principais características dessa raça de gatinhos!
Munchkin: o olhar penetrante e as patinhas curtas estão entre as principais características dessa raça de gatinhos!

Munchkin - uma raça de gato que é resultado de uma mutação genética - tem como principal característica as pernas mais curtas que a dos demais felinos. Você já viu algum desses “gatos-salsicha” por aí? Pequenos, amáveis e muito extrovertidos, eles se caracterizam pelo grande apego com seus donos e a boa relação com outros animais e crianças. No entanto, por causa das patinhas menores, esse mini-gato precisa de alguns cuidados específicos para que fique seguro no dia a dia. Confira mais detalhes:

Gato Munchkin: conheça a personalidade dessa raça

O Munchkin não é fofo apenas na aparência, com suas perninhas mais curtas, olhar penetrante, porte pequeno e pelagem felpuda: sua personalidade também reflete essa característica. Em geral, os gatos dessa raça costumam ser afetuosos, tranquilos - a ponto de não terem problemas no relacionamento com outros animais -  e muito companheiros de seus donos. 

Além disso, também tendem a ser bem extrovertidos e inteligentes, apresentando o mesmo instinto de explorar a casa e subir em lugares altos que as demais raças de gato. Sendo assim, é preciso que o tutor de um Munchkin tenha atenção redobrada com as aventuras deste pequeno felino, já que a patinha menor faz com que ele não tenha a mesma habilidade para subir e, principalmente, descer de alguns móveis. 

Gato Munchkin: cuidados na rotina e saúde

Para evitar acidentes, a principal dica é ficar sempre de olho nos lugares que o Munchkin está tentando explorar - principalmente se tiver outra raça de gato em casa, porque ele provavelmente vai tentar imitar o comportamento do seu companheiro que tem as pernas bem mais longas. Na ausência do dono, é importante deixar o pequeno em espaços que ofereçam o menor risco possível - com janelas devidamente teladas, se o ambiente for um apartamento -  e recorrer a brinquedos que ajudem a prender a atenção durante o tempo que passarem sozinhos. 

Alguns especialistas acreditam que o desvio na coluna vertebral e osteoartrite estão entre as complicações de saúde que podem aparecer com mais facilidade em um gato da raça Munchkin, já que o tamanho das patas é desproporcional ao peso do corpo. Por isso, é necessário ter o devido acompanhamento de um bom veterinário para que ele indique os cuidados necessários caso um destes problemas se manifeste.

Em relação à estética, a escovação deve seguir uma rotina específica para que a pelagem felpuda continue bonita e livre de nós. Se o pelo for curto (Munchkin Shorhair), ela pode ser feita semanalmente; mas, se for longo (Munchkin Longhair), o ideal é escovar de duas a três vezes na semana. 

 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Raça Munchkin: especialistas acreditam que o desvio na coluna vertebral e osteoartrite estão entre as complicações de saúde que podem aparecer nesses gatinhos.
    Raça Munchkin: especialistas acreditam que o desvio na coluna vertebral e osteoartrite estão entre as complicações de saúde que podem aparecer nesses gatinhos.

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
    Adote um animal

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!

    Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?

    Como é a alimentação de um Munchkin? 

    A quantidade ideal de ração é determinada de acordo com o peso do animal - que, em um Munchkin, pode variar de 1 a 4kg. Mas a recomendação, em média, é de 30 a 60 gramas por dia - sendo as específicas para filhotes até os 12 meses e as feitas para gatos adultos a partir de 1 ano. 

    Assim como as demais raças, esse gato pequeno também prefere beber água corrente. Por isso, a dica é acostumar o animal com o consumo na torneira ou deixar uma fonte em algum canto da casa de fácil acesso.  

    Como ter um filhote de gato Munchkin para chamar de seu: 

    Se você mora em apartamento, tem crianças ou outros animais e deseja um gatinho companheiro, já deve ter percebido que o mini-gato Munchkin é a opção perfeita! Por se tratar de um filhote de raça, é mais difícil encontrar algum disponível para adoção; mas é possível comprar em um gatil com preços que variam de R$1000 a R$4000 . 

    No entanto, antes de tomar essa decisão, avalie todos os prós e contras e se você está realmente preparado para ter um animal de estimação. Um Munchkin vive, em média, mais de 15 anos - então, lembre-se que é um compromisso para longo prazo e que o gatinho precisará do seu cuidado e companhia.  

    Curiosidades sobre a raça de gato Munchkin: 

    • A raça oficial surgiu em Louisiana, Estados Unidos, nos anos 80. Mas, antes disso, os primeiros gatos Munchkin já tinham sido vistos na Grã-Bretanha antes da Segunda Guerra Mundial e, depois, na Rússia dos anos 50;

    • Os Munchkin só foram reconhecidos como raça pela TICA em 1995. Isso aconteceu porque, até hoje, alguns consideram a mutação genética que deu origem a este mini-gato como algo prejudicial para a saúde dos felinos;

    • Essa é a única raça de gatos com perna curta; 

    • É comum encontrar o pequeno Munchkin apoiado nas patinhas traseiras, em uma posição que lembra muito a de um hamster; 

    • Por causa das patas curtas, eles são muito comparados com a raça de cães Basset Hound

    Redação: Nívia Passos

    Como ajudar uma ong de animais? Veja algumas dicas!

    Próxima matéria

    Como ajudar uma ong de animais? Veja algumas dicas!

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)
    Raças

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)

    O Khao Manee tem um grande potencial para ser um dos grandes queridinhos entre os apaixonados por gatos. Com olhos de cores marcantes e pelo branquinho, o felino desta raça possui uma aparência rara que chama atenção e é uma ótima companhia para qualquer família. De origem tailandesa, esse gatinho é super amigável e ama estar ao lado dos seus humanos - e até mesmo de outros animais. Para conhecer mais a fundo o gato Khao Manee, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse bichano incrível. Dá uma olhada!

    Munchkin: curiosidades, origem, características, cuidados e personalidade... tudo sobre o
    Raças

    Munchkin: curiosidades, origem, características, cuidados e personalidade... tudo sobre o "gato salsicha"

    Gato anão e gato salsicha são algumas denominações usadas para se referir ao Munchkin, um adorável felino com as pernas curtinhas e coluna alongada. A raça de gato não é uma das mais populares do Brasil, mas com certeza chama a atenção pela sua forma física “diferenciada”. Muito doce e cheio de energia, o Munchkin é uma mistura de fofura, inteligência e companheirismo.

    Resgatei um gato filhote, e agora? 6 coisas que você precisa fazer imediatamente
    Filhotes

    Resgatei um gato filhote, e agora? 6 coisas que você precisa fazer imediatamente

    Você acabou de resgatar um gato filhote. E agora, o que fazer primeiro? Levar no veterinário? Dar um banho? Que tipo de alimento pode oferecer ao gatinho? O resgate de um animal indefeso vem cercado de dúvidas, principalmente se é a primeira vez que isso acontece com você. Nesse momento, é importante manter a calma e seguir alguns protocolos para garantir a segurança do animal. Para ajudar os resgatistas de primeira viagem, o Patas da Casa conversou com a Daniela Saraiva, que é responsável pelo abrigo Cabana do Picapau, no Rio de Janeiro, e já resgatou e doou mais de 1000 gatos. Confira 6 dicas importantes!

    Curiosidades sobre gatos: 30 coisas que você talvez ainda não saiba sobre os felinos
    Comportamento

    Curiosidades sobre gatos: 30 coisas que você talvez ainda não saiba sobre os felinos

    Os gatos são animais que causam bastante curiosidade. Seja pelo misticismo criado em torno deles ou pela personalidade um tanto enigmática. Por serem animais mais reservados, muitos acreditam que os gatos não são companheiros ou que não gostam de brincar. Esse é um dos maiores erros de quem não tem contato com eles. Os gatos são sim animais independentes, mas também são extremamente sensíveis e companheiros. Algumas raças como a Maine Coon e o gato siamês, por exemplo, são ideais para famílias com crianças.

    Ver Todas >

    Gato frajola: tutores compartilham histórias com esses gatinhos que são puro amor
    Adote um animal

    Gato frajola: tutores compartilham histórias com esses gatinhos que são puro amor

    O gato frajola não é uma raça de gato. Na verdade, esse curioso nome se refere ao padrão de pelagem de gato preto e branco ou cinza e branco. Poucas pessoas sabem que a cor da pelagem pode ter relação com as características comportamentais do bichano - e isso já foi comprovado por diversos estudos -, então na hora de adotar um felino, isso também pode ser levado em conta. E não dá para negar que o gato branco e preto é apaixonante. 

    Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino
    Adote um animal

    Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino

    O Birmanês, que também é conhecido como gato Sagrado da Birmânia, é um animal super dócil e elegante que tem muita história para contar. O gato da Birmânia é descendente de animais que eram venerados como deuses entre o século XV e XVI nos templos budistas do sudeste asiático. Muito sensível, a raça de gato é conhecida pelo companheirismo, já que se apega facilmente à família humana. O gato Birmanês gosta de explorar e é curioso, mas diferente dos outros gatos, ele gosta da estabilidade do chão e não gosta muito de altura.

    Benefícios de ter um cachorro: veja em infográfico 7 motivos para adotar um cãozinho
    Adote um animal

    Benefícios de ter um cachorro: veja em infográfico 7 motivos para adotar um cãozinho

    Se você sempre sonhou em adotar cachorro, mas nunca teve coragem para isso, chegou a hora de entender porque esses animais são tão queridos. As vantagens de ter um cachorro vão muito além da fofura e diversão que os doguinhos podem proporcionar: com um cão do seu lado, é possível adquirir maior senso de responsabilidade e socialização. E não para por aí... quem tem um cachorro em casa nunca se sente sozinho, porque sempre tem o seu companheirinho de quatro patas para compartilhar os bons e maus momentos. Ainda não se convenceu? Então dá só uma olhada no infográfico que nós preparamos para te contar dos benefícios de ter um cachorro do seu lado!

    Como é o comportamento do labrador filhote?
    Adote um animal

    Como é o comportamento do labrador filhote?

    O Labrador é uma das raças de cachorro mais populares e queridas em todo o mundo. Seja adulto, filhote ou idoso, esse é um cão que faz muito sucesso em qualquer idade, mas ninguém pode negar que nos primeiros anos de vida esses doguinhos conseguem ser ainda mais encantadores. As fotos de Labrador filhote estão aí para provar que eles são donos de uma fofura e de um carisma que conquistam qualquer pessoa. 

    Ver Todas >