Já ouviu falar na mochila de cachorro? Esse é um acessório que pode ser bem útil em algumas situações do dia a dia, especialmente quando você tem algum compromisso com o cãozinho fora de casa. Existem dois tipos de mochila para cães: aquela que o tutor coloca nas costas para acomodar o pet dentro, e outra que é feita para uso exclusivo do animal. Mas será que todos os cães podem usufruir de ambos os modelos? Em que casos a mochila de carregar cachorro é realmente indicada e que cuidados o acessório exige? Para entender todas as recomendações da mochila para cães, é só continuar lendo!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mochila de carregar cachorro é indicada para pets pequenos e leves

Esse tipo de mochila de cachorro é ideal para transportar o pet para outros lugares de forma segura, funcionando semelhante às bolsas de passeio e caixas de transporte para cães. A grande diferença é que no caso da mochila, cachorro é acomodado com muito mais conforto e o tutor fica com as mãos livres para realizar outras tarefas. Essa é uma ótima opção para quando for o dia de levar o seu amigo no veterinário, por exemplo, ou quando for necessário andar por lugares muito movimentados, como shoppings ou transporte público.

A má notícia é que, infelizmente, a mochila pra cachorro não é indicada para todos os cães. Mesmo que seja feito com um material bem resistente e seguro, o acessório só comporta cachorros pequenos ou filhotes. Alguns modelos podem até servir para cães de porte médio, mas é importante verificar as condições de cada modelo com o fabricante antes. No caso de cachorros grandes, a mochila não deve ser utilizada.

Vale destacar que não é recomendado que os animais permaneçam dentro da mochila por mais de 2 horas, a não ser que ele tenha alguma limitação de movimentos. A frequência de uso também não deve ser muito grande. Os cães precisam exercer seus instintos naturais sempre que possível.

Quais são os modelos de mochila para transporte de cachorro?

Para quem gosta de praticidade, a mochila de transporte para cachorro é uma ótima aliada. Ela pode ser encontrada em três versões distintas: a tradicional, a telada e a estilo canguru. No caso da mochila de cachorro tradicional, o modelo é bem parecido com as mochilas que utilizamos no dia a dia, com a diferença de que existe um compartimento específico para você acomodar o seu doguinho de forma segura. Ele fica com a cabeça para fora, mas o resto do corpo fica dentro da mochila.

O modelo com tela tem uma proposta bem semelhante, mas o cão fica guardado completamente dentro da mochila, que tem uma estrutura “aberta” e telada, para garantir a segurança do pet. Já a mochila de cachorro estilo canguru é muito parecida com o acessório que muitas mães utilizam para carregar seus bebês. Ela pode ser utilizada tanto nas costas, quanto na parte da frente.

Além desses modelos, também existe a clássica mochila para cachorro que fica anexada na coleira do animal. Nesse caso, as recomendações são totalmente diferentes da mochila para transporte de cachorro.

 

A mochila de cachorro tradicional é uma das mais popularesMochila para carregar cachorro com tela garante a segurança do cãozinhoA mochila para cachorro carregar também é muito útil e é indicada para todos os portesEm alguns casos, a mochila para cães pode ter dois compartimentos laterais

 

Outra opção é a mochila para cães, que pode ser acoplada na coleira do pet

 

Assim como tem a mochila para carregar cachorro nas costas, também existe a mochila que o próprio cãozinho pode usar para carregar seus apetrechos. É um acessório fofo, mas que tem um propósito bem legal, que é o de ajudar a levar alguns objetos indispensáveis na hora de passear com o cachorro, como garrafa de água, petiscos e alguns brinquedos. 

Existem diferentes modelos de mochila para cães. Algumas são acopladas na coleira do pet, outras não. Uma versão bem popular é a que fica pendurada nas costas do cachorro, bem parecida com o modelo que os humanos usam. No entanto, dependendo da quantidade de peso que será colocada na mochila, o mais indicado é usar a versão lateral. Nesse caso, a mochila de cachorro é dividida em dois compartimentos laterais para não sobrecarregar a coluna do seu amigo. É recomendado não colocar dentro dela mais do que 10% do peso do cão.

A mochila para cachorro pode ser utilizada por cachorros grandes, médios ou pequenos - desde que sempre se respeite a limitação do peso para cada porte. No entanto, antes de inseri-la na rotina, é importante conversar com o veterinário sobre a possibilidade para garantir que seu cachorro está apto para usar o acessório.

Como usar a mochila de cachorro?

Tanto a mochila de transporte para cachorro quanto a mochila para cães devem passar por um processo de adaptação antes de serem utilizadas. Uma boa estratégia é fazer uma associação positiva, que é típica do adestramento de cães. Comece apresentando o acessório para o cãozinho e veja como ele se comporta. Para facilitar a aceitação, recompense-o sempre que ele entrar dentro da mochila ou conseguir ficar com a mochila nas costas. Você pode utilizar petiscos e reforçar verbalmente com palavras de incentivo como “Bom garoto!” e “Muito bem, (nome do doguinho)!”.

Redação: Juliana Melo