Ração

Meu gato não quer comer, o que devo fazer? Dicas para cuidar da alimentação do felino

 Saiba os motivos do seu gato não querer comer
Saiba os motivos do seu gato não querer comer

Um dos sinais mais comuns que os gatos demonstram que alguma coisa não vai bem com a saúde é não querer comer ou comer bem pouco. Os motivos podem ser os mais diversos, desde uma leve indisposição a problemas mais graves. Por isso, conhecer bem o comportamento do seu felino e ficar atento aos demais sinais é essencial para agir corretamente e buscar ajuda veterinária a tempo. Para ajudar, vamos tirar algumas dúvidas e dar dicas de como fazer o seu gato voltar a comer.

Por que meu gato não quer comer?

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Calor, chegada de um novo animalzinho e até mesmo bolas de pelos podem causar inapetência nos gatos
    Calor, chegada de um novo animalzinho e até mesmo bolas de pelos podem causar inapetência nos gatos

    Mais Lidas

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção
    Alimentação animal

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção

    Cuidar da alimentação do gato é dever de todo tutor, e para isso é importante saber o que o animal pode ou não comer. Além das tradicionais rações para gatos, algumas pessoas também gostam de oferecer outras opções de comida para o seu bichano e procuram alternativas mais naturais, como frutas e legumes. Porém, por mais saudáveis que esses alimentos sejam para os humanos, é importante ter em mente que o organismo dos felinos não funciona da mesma maneira que o nosso e algumas frutas para gatos, por exemplo, podem fazer mal ao seu amigo de quatro patas. Para sanar todas as dúvidas sobre o assunto, confira as frutas que gatos podem comer a seguir!

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos
    Alimentação animal

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos

    Mesmo que os gatinhos não tenham aquela gula característica dos cachorros, eles podem amar alguns alimentos. A dúvida, porém, sempre permanece nessa hora: além da ração, sachê e petiscos específicos, o que gato pode comer? A não ser que seu gatinho tenha um problema de saúde, você pode oferecer algumas frutas, legumes e proteínas de vez em quando. Mas atenção! Não são todos os alimentos que os gatos podem comer. O chocolate, por exemplo, está na lista dos itens proibidos pelo risco de intoxicar o seu pet.

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos
    Alimentação animal

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos

    Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?

    Verduras e legumes para cachorro: 15 opções saudáveis para incluir na dieta do seu cãozinho!
    Alimentação animal

    Verduras e legumes para cachorro: 15 opções saudáveis para incluir na dieta do seu cãozinho!

    Muitos tutores questionam se podem oferecer legumes para cachorro. A resposta é sim! Além de ser muito saudável, esse tipo de alimento ajuda a abrir e instigar o apetite dos caninos, podendo ser oferecidos como petiscos e até recompensas. Mesmo se alimentando de ração diariamente, não há uma restrição que impede o cão de comer alimentos gostosos por fora, como vegetais e frutas variadas. O importante é que o tutor respeite a saúde do cachorro e ofereça com moderação, é claro - lembrando que sempre vale conversar com o veterinário antes de qualquer decisão.

    • Calor: temperaturas elevadas, principalmente no verão, podem deixar os gatos indispostos e sem apetite. Para que eles não desidratem, é importante oferecer sempre água fresca. Existem algumas frutas que gatos podem comer e são ótimas para esses momentos: melão, melancia e água de coco podem ser oferecidos sem problemas;
    • Ambiente desconhecido: a mudança de ambiente pode deixar os gatos estressados e com pouco apetite;
    • Preferência alimentar: gatos são muito seletivos e não é diferente quando se trata da sua alimentação. Eles podem ter preferência por algum tipo de ração e se recusar a comer quando oferecem outra;
    • Troca de ração: como mostramos acima, gatos podem ser seletivos com a alimentação, portanto se precisar, por algum motivo, trocar a ração, a troca deve ser gradual;
    • Bola de pelos: conforme vão se lambendo e acumulando pelos no estômago (as famosas bolas de pelo) os gatos podem ficar com obstrução no estômago e levar a perda de apetite. Para evitar isso, mantenha o hábito de escovar frequentemente os pelos dos gatos;
    • Idade: a perda olfativa e de dentes conforme vão envelhecendo faz com que os gatos percam o apetite e tenha dificuldades em comer ração seca. Prefira as rações úmidas;
    • Chegada de outro gato: a chegada de outro gato ou animal pode provocar um sentimento de invasão de território e o consequentemente estresse. Isso pode causar perda de apetite;
    • Intoxicação e/ou doenças: as situações mais graves e que precisam de acompanhamento médico é quando a falta de apetite é causada por doenças e/ou intoxicações. Caso perceba vômitos, apatia, perda de peso, procure o veterinário responsável para que ele possa identificar a causa e orientar o melhor tratamento;
    • Cio: quando no cio, as fêmeas podem perder o apetite. A melhor maneira de evitar isso e outras doenças é a castração dos gatos.


    A perda de apetite pode ser momentânea ou prolongada. Por isso, é importante observar o comportamento do seu animal e ver se tem outros sintomas. Fique atento também se o gato está bebendo água normalmente ou diminuiu a quantidade. Dessa forma, você consegue evitar a desnutrição e desidratação do seu gatinho.

    Alimentação do gato: quais nutrientes são essenciais para a saúde dos felinos?

    Próxima matéria

    Alimentação do gato: quais nutrientes são essenciais para a saúde dos felinos?

    Ração

    "Meu gato não quer comer": saiba o que fazer quando o felino enjoa da ração

    Se você tem um bichano em casa, certamente deve saber que quando gato não quer comer é um sinal de que algo não está certo. Assim como acontece com os humanos, os felinos também podem perder o apetite por diferentes motivos, inclusive por enjoar da ração. Por isso, conhecer bem o comportamento do seu amigo e ficar atento aos outros sinais é essencial para agir corretamente. 

    Gatos podem comer ração de cachorro? Saiba o que é permitido na alimentação dos felinos
    Ração

    Gatos podem comer ração de cachorro? Saiba o que é permitido na alimentação dos felinos

    Se seu amor por pets não consegue se restringir a apenas gatos ou cachorros e, na sua casa, eles convivem em harmonia, provavelmente a hora da comida é uma das mais aguardadas pelos seus amigos de quatro patas. Num mundo ideal, cada um come a ração no seu potinho: gatos com gatos, cachorros com cachorros. Mas a gente sabe bem que se não ficar de olho, uma troca pode acontecer nesse momento. Afinal de contas, gatos podem comer ração de cachorro? Se sim, essa prática pode trazer algum malefício para a saúde do seu felino? Como fazer para evitar o troca-troca? Descubra mais sobre esse assunto aqui embaixo!

    Gato idoso: tudo que você precisa saber sobre saúde, cuidados, alimentação e mudanças de comportamento
    Idoso

    Gato idoso: tudo que você precisa saber sobre saúde, cuidados, alimentação e mudanças de comportamento

    Com uma média de 16 anos de expectativa de vida, o gato idoso precisa de alguns cuidados específicos para uma velhice tranquila. A fase de vida requer algumas mudanças alimentação do gato, exercícios físicos, brincadeiras e cuidados básicos. A idade mais avançada ainda requer mais visitas ao veterinário, já que o bichano mais velhinho está propenso a desenvolver alguns problemas de saúde, como a Síndrome da Disfunção Cognitiva.

    Adoção

    "Quero adotar um gato": tudo o que você precisa saber e fazer antes de levar um felino para casa

    Se você procura um bichinho independente, carinhoso e de personalidade forte, talvez seja o momento certo de adotar um gatinho. Com um jeito próprio de demonstrar todo o seu amor, os felinos têm conquistado cada vez mais o coração das mães e dos pais de pet de plantão. Mas, na hora de decidir isso, é preciso ter em mente que incluir um novo membro à sua família implica uma série de fatores, tanto para o animal quanto para os tutores e, principalmente, para o lugar que será o seu novo lar. Para te ajudar nesse momento, nós separamos um guia completo com tudo que você precisa saber na hora de adotar um gato. Dá uma olhada!

    Ver Todas >

    Quantos ml de leite um filhote de cachorro mama? Veja essa e outras curiosidades sobre a amamentação canina
    Alimentação animal

    Quantos ml de leite um filhote de cachorro mama? Veja essa e outras curiosidades sobre a amamentação canina

    Cuidar da alimentação do cachorro é fundamental em qualquer fase da vida, mas quando eles ainda são filhotes esse cuidado deve ser ainda maior. No processo de desenvolvimento das primeiras semanas de vida, o cãozinho precisa de todos os nutrientes considerados essenciais para um crescimento saudável, que são encontrados principalmente na amamentação. Mas afinal, quantos ml de leite um filhote de cachorro mama e até que idade a amamentação é recomendada? O que fazer com um filhote que não mama? 

    6 frutas para cachorro que fazem muito bem para a saúde
    Alimentação animal

    6 frutas para cachorro que fazem muito bem para a saúde

    A alimentação do cachorro é um dos fatores mais importantes na hora de cuidar do pet. Ela é responsável por oferecer nutrientes, energia, saúde e bem-estar. O mais recomendado é sempre levar em conta orientações do médico veterinário de confiança para atribuir ao animal a melhor nutrição possível. Uma dica é proporcionar uma alimentação variada composta por uma ração de qualidade e pequenas quantidades de frutas e legumes naturais, oferecidos como petiscos.

    Cachorro pode comer peixe?
    Alimentação animal

    Cachorro pode comer peixe?

    Os pescados são alimentos que fazem parte da composição de diversos petiscos e rações de cachorro. Por isso, é comum que os cães se atraiam pelo cheiro de peixe fresco. No caso de uma alimentação natural ou no caso de intercalar a ração de cachorro com outros alimentos, é comum se perguntar se cachorro come peixe ou se o alimento pode fazer mal para eles. O Patas da Casa reuniu informações sobre o assunto para esclarecer todas as dúvidas: se o peixe é liberado na dieta canina ou não, quais os benefícios do alimento e como preparar e oferecer da forma correta.

    Vitamina para gato: quando o suplemento nutricional é recomendado?
    Alimentação animal

    Vitamina para gato: quando o suplemento nutricional é recomendado?

    Uma boa alimentação faz toda a diferença na saúde do gato. O problema é que nem sempre o bichano consegue todos os nutrientes que ele precisa por meio da ração, e em alguns casos é necessário procurar por outras alternativas de suplementação alimentar. A vitamina para gatos é uma dessas opções, mas antes de investir nesse tipo de suplemento é fundamental conversar com um profissional para saber quais são os nutrientes que estão faltando no organismo do seu amigo de quatro patas. 

    Ver Todas >