Cachorro

Meu cachorro engoliu um enfeite da árvore de Natal, e agora? Saiba o que fazer e como prevenir acidentes

Publicado - 26 Novembro 2024 - 17h59

Atualizado - 26 Novembro 2024 - 17h59

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Encontrar o cachorro engasgado com alguma coisa é uma cena que deixa qualquer tutor desesperado. Afinal, essa é uma situação que pode ser bem perigosa para o pet, e é perceptível como os peludos ficam angustiados e incomodados com o objeto preso em sua garganta. Infelizmente, casos de engasgo são muito comuns e acabam acontecendo com uma frequência maior do que deveria, inclusive no Natal.

Com a chegada do final do ano e do clima natalino, é tradição decorar toda a casa com itens clássicos dessa época. A árvore de Natal é um acessório que não pode faltar na casa de muita gente, mas o que a grande maioria dos tutores não se atentam é que os enfeites também podem provocar engasgos e danos para a saúde do animal. Por essa razão, é importante que tutores saibam como montar uma árvore segura. Confira algumas dicas do que fazer ao encontrar um cachorro engasgado e como prevenir acidentes envolvendo árvores de Natal.

Por que os cachorros acham a árvore de Natal atraente?

A temporada do Natal é um momento de felicidade, união e festividades para as famílias. O clima natalino toma conta de todo mundo e a casa da grande maioria das pessoas se transforma completamente com enfeites e decorações temáticas dessa época. 

Imagem Quiz:Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

No entanto, por alguma razão, alguns animais de estimação se sentem completamente atraídos pelas árvores e enfeites que decoram a casa. A relação entre o gato e a árvore de natal, por exemplo, é uma combinação que quase sempre dá problema, já que eles adoram xeretar esse acessório. Mas essa não é uma exclusividade felina, já que alguns cães também são obcecados pelas árvores de Natal.

Isso acontece por um motivo bem simples: geralmente, as árvores de Natal são decoradas com enfeites que chamam a atenção dos pets, como luzes brilhantes que piscam, bolinhas, bonecos e até fitas decorativas. Além disso, a árvore de Natal é um acessório que só é montado no final do ano, então, de certa forma, é uma novidade para o animal. Como os cachorros são criaturas naturalmente curiosas, eles se interessam por esse acessório novo incluído na casa e os enfeites que o compõem.

No entanto, apesar da árvore de Natal ser um acessório encantador, ela pode representar alguns perigos para a saúde do cachorro. Isso porque os cães adoram mastigar aquilo que não devem, e os enfeites natalinos não escapam dessa. Eles podem se interessar pelas luzinhas chamativas, as bolinhas coloridas e a própria árvore, a ponto de decidirem mastigá-las. Essa situação pode ser um perigo, pois esses itens podem deixar o cachorro engasgado, causando desmaio, asfixia e até a morte do pet. 

Como identificar um cachorro engasgado?

cachorro engasgado tossindo
O cachorro engasgado costuma tossir para tentar desengasgar

Encontrar o cachorro engasgado é um caso que nenhum tutor deseja vivenciar, seja perto do Natal ou em qualquer outra época do ano. Essa é uma situação super arriscada, pois o objeto ingerido fica parado na traqueia do pet, obstruindo a passagem de ar e dificultando a respiração do peludo. Nessa hora, é fundamental que o tutor tome medidas o mais rápido possível para desengasgar o animal, já que essa situação pode ser fatal para ele. 

O problema é que muitos tutores confundem os sintomas de um cachorro engasgado com o de um espirro reverso ou tosse. Para te ajudar a diferenciar essas situações, veja como identificar um cachorro engasgado: 

  • Cachorro em agonia evidente
  • Cachorro tossindo 
  • Movimentação das patas em direção a boca
  • Dificuldade respiratória 
  • Salivação excessiva
  • Tentativa de vômitos
  • Língua roxa

Em casos mais graves, quando o objeto bloqueia quase que completamente a traqueia do animal, a asfixia pode levar a desmaios e até ao óbito. Por isso, é fundamental que os tutores tomem medidas para ajudar o cachorro engasgado o mais rápido possível.

Como ajudar um cachorro engasgado com um enfeite natalino?

Aprender a desengasgar um cachorro é algo que todo tutor precisa saber, já que muitas vezes não é possível aguardar o atendimento de um médico veterinário. 

Você até pode achar que ajudar um cachorro engasgado é algo complexo, que envolve muita técnica e experiência, mas isso pode ser mais simples do que parece. E como todo segundo é fundamental para salvar a vida do peludo, é fundamental que os tutores estejam cientes de como fazer isso. 

Por isso, veja esse passo a passo e aprenda como desengasgar cachorro em uma emergência

  1. É fundamental que ter calma para conseguir ajudar o cachorro engasgado.
  2. Inspecione a garganta do cachorro para verificar o que está provocando o engasgo.
  3. Se o objeto estiver visível e de fácil acesso, você pode tentar removê-lo. Você deve abrir a boca do animal com uma das mãos e retirar o item com uma pinça. 
  4. Se isso não for possível, é hora de tentar a Manobra de Heimlich.
  5. Para realizá-la, você deve segurar o cachorro engasgado de costas para você e cruzar as mãos em volta do cão, como se estivesse abraçando ele.
  6. Coloque os punhos abaixo da caixa torácica do animal, pressionando o abdômen para cima. Faça isso três vezes para ajudar a expulsar o objeto que está preso na garganta do animal. 
  7. É importante não aplicar muita força, especialmente em cães menores, pois isso pode acabar machucando.
  8. Se o cachorro engasgado não expelir o objeto com essa prática, leve-o imediatamente ao veterinário para que ele receba a ajuda necessária.

Vale dizer que ainda que você tenha conseguido retirar o objeto, é importante levar o cãozinho ao veterinário de toda forma. Ele vai realizar exames para checar se está tudo bem internamente no corpo do cachorro e se não houve nenhuma lesão ou perfuração perigosa.

Dicas para prevenir um cachorro engasgado no Natal

Ninguém quer ver o cachorro engasgado com algum enfeite, e como as árvores de Natal são um espetáculo à parte para os pets, é importante saber como torná-las menos atrativas para eles. Afinal, é sempre melhor prevenir do que remediar, né?! 

Confira algumas dicas para evitar um cachorro engasgado com árvores de Natal: 

  • Mantenha a árvore fora do alcance do cão. Você pode usar um portão para cachorro para evitar que o cão tenha acesso ao cômodo onde a árvore está ou barreiras para proteger o acessório. 
  • Certifique-se de que a árvore de Natal esteja bem presa ao chão para evitar que ela caia e fique mais acessível para o animal. Você pode utilizar uma base de apoio pesada ou escolher árvores menores para colocar sobre móveis que o pet não tenha acesso.
  • Não escolha enfeites de vidro ou plástico, pois eles chamam mais a atenção do pet e a ingestão deles é mais arriscada, já que podem provocar lesões e feridas internas no animal. Opte por enfeites de feltro.
  • Jamais coloque enfeites comestíveis de chocolate na árvore, pois o chocolate para cachorro é tóxico e pode ser fatal para o animal. 
  • Invista no adestramento de cães para ensinar o peludo a ficar longe da árvore.
  • Nunca deixe o cachorro sozinho no mesmo cômodo que a árvore de Natal.

Seguindo essas dicas, é bem provável que você não tenha nenhum susto durante as festas de fim envolvendo um cachorro engasgado. 
 

Cuidados

Gato fazendo xixi no lugar errado é pra marcar território? Veja como resolver o problema

Encontrar o xixi de gato espalhado pela casa é uma situação, no mínimo, curiosa. Afinal, os bichanos são animais extremamente higiên...

Cachorro

Se você fizer isso com seu cachorro todos os dias, as chances dele viver por mais tempo aumentam

A gente sabe que a expectativa de vida do cachorro não é muito longa, mas enquanto estão vivos, muitos tutores fazem de tudo para qu...

Cachorro

Vai viajar com cachorro no fim do ano? 7 dicas de segurança indispensáveis para trajetos de carro ou avião

Viajar com cachorro e colecionar novas memórias ao lado do seu amigo de quatro patas é uma experiência incrível. Mas será que você s...

Cuidados

Como separar um gatinho da ninhada? Dicas para não traumatizar a mãe e nem os filhotes

O nascimento de um filhote de gato é um momento de muitas alegrias e mudanças na rotina. Junto com essa novidade na vida dos tutores...

Cuidados

Gato fazendo xixi no lugar errado é pra marcar território? Veja como resolver o problema

Encontrar o xixi de gato espalhado pela casa é uma situação, no mínimo, curiosa. Afinal, os bichanos são animais extremamente higiên...

Cachorro

Se você fizer isso com seu cachorro todos os dias, as chances dele viver por mais tempo aumentam

A gente sabe que a expectativa de vida do cachorro não é muito longa, mas enquanto estão vivos, muitos tutores fazem de tudo para qu...

Cachorro

Vai viajar com cachorro no fim do ano? 7 dicas de segurança indispensáveis para trajetos de carro ou avião

Viajar com cachorro e colecionar novas memórias ao lado do seu amigo de quatro patas é uma experiência incrível. Mas será que você s...

Comportamento

As curiosidades sobre gatos mais bizarras: a falta de clavícula não vai te assustar mais depois de descobrir as outras

Nos últimos anos, as pessoas estão cada vez mais conhecendo as incríveis habilidades dos gatos (talvez os milhares de vídeos nas red...

Ver todas