Afinal, o que é melhor: jornal ou tapete higiênico para cachorro? Todo tutor já se perguntou isso alguma vez na vida, e para quem é pai de pet de primeira viagem essa dúvida é ainda mais comum. Apesar de um jornal velho para cachorro ser uma opção prática e barata, não é o mais recomendado para cuidar das necessidades do seu animal de estimação. Isso porque, além de não ser apropriado para absorver o xixi, o material pode causar alergias nos cães.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Na verdade, o que não faltam são motivos para substituir o jornal por um tapete higiênico para cachorro. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu 5 razões para você fazer essa substituição o mais rápido possível. Veja abaixo!

1) A absorção do tapete higiênico para cachorro é maior do que a do jornal

Ao contrário do jornal, o tapete higiênico para pet é feito com um material apropriado para lidar com o cocô e xixi de cachorro. No caso da urina, esses tapetinhos contam com um alto poder absorvente de líquidos e uma camada plástica protetora que impede vazamentos. Ou seja, não tem o perigo do cachorro fazer xixi e acabar sujando a casa toda em seguida. Isso, inclusive, ajuda a evitar as patas sujas.

2) O tapete higiênico para pet neutraliza o odor do xixi, e o jornal não

Sabe aquele típico cheiro de cachorro que fica infestado pela casa? Então, você não vai precisar se preocupar tanto com isso se investir em um tapete higiênico para cães. Além de absorver rapidamente o xixi, o produto também funciona como um neutralizador de odores porque contém micropartículas que amenizam esse cheirinho desagradável. Já o jornal pet para cachorro não possui essa mesma tecnologia, e pode acabar exigindo uma limpeza do ambiente mais frequente.


Tapete higiênico para cães possui um alto poder absorvente e neutraliza os maus odores
Tapete higiênico para cães possui um alto poder absorvente e neutraliza os maus odores

3) O jornal para cachorro pode causar alergias na pele do animal

Esse talvez seja um dos maiores motivos para trocar aquele velho jornal por um tapete higiênico para cachorro. Além de ser mais apropriado, os tapetinhos são  feitos com um material que não é prejudicial para os animais, ao contrário dos jornais. É preciso pensar que os jornais, por mais práticos que sejam, são feitos com um tipo de papel que não é o mais indicado e ainda por cima contém tinta e outras substâncias químicas. Isso favorece o surgimento de alergias no cachorro, principalmente quando ainda são filhotes e têm a imunidade menos desenvolvida.

4) O tapete higiênico para cães pode ser encontrado em diferentes tamanhos

Outra grande vantagem do tapete higiênico para cachorro é que ele atende animais de todos os tamanhos. É possível encontrar modelos para filhotes de cachorro, como também para cachorros de porte médio, grande ou gigante. Ou seja, o produto é super versátil e é perfeito para atender todas as necessidades do seu amigo de quatro patas, não importa qual seja o porte dele. 

5) A limpeza é muito mais fácil com um tapete higiênico para cachorro

Como o jornal normalmente tem mais chance de vazamentos, a hora de limpar o banheiro do cachorro pode ser um pouco complicada. Já com um tapete higiênico para pet, não há tanto risco disso acontecer por causa das propriedades absorventes do produto. Isso quer dizer que os tapetinhos concentram basicamente toda a urina do animal sem sujar o espaço ou as suas mãos na hora da retirada, facilitando bastante o processo de higiene.

Como ensinar o cachorro a usar o tapete higiênico?

Não há dúvidas: o tapete higiênico para cachorro lavável ou descartável é sempre a melhor solução para os pais, e também para os animais. Ainda assim, algumas pessoas podem ficar na dúvida de como usar o tapete higiênico da forma correta. Nossas dicas são estabelecer um lugar fixo para servir como banheiro do pet, e trocar o acessório pelo menos uma vez por dia (dependendo das necessidades do seu amigo, claro). Os pacotes com 30 unidades geralmente têm preço que varia de  R$50 a R$80.

Ah, e se você deseja saber como fazer o cachorro fazer as necessidades no tapete higiênico, é só seguir as instruções a seguir:

  • Estabeleça uma rotina com o seu doguinho.

  • Observe os horários em que ele costuma fazer xixi e cocô.

  • Direcione-o nessas horas para o banheirinho que foi estabelecido.

  • Use e abuse da associação positiva: sempre que o cão fizer as necessidades no tapete higiênico, recompense-o com petiscos e carinho.

Redação: Juliana Melo