A definição de gato Escaminha, também conhecido como “gato escama de tartaruga”, ainda causa estranheza. Com sua pelagem em tons pretos e laranja, é difícil não reparar no felino. Mas, afinal, do que se trata o gato Escaminha? Ele é uma raça de gato, ou não passa de um padrão de cores do animal? O fato é que muita gente tem dúvidas sobre o gato Escaminha e, ao procurar na internet, poucas informações são dadas a respeito do felino. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu em uma única matéria tudo que você precisa saber sobre o bichano e muito mais! Tire todas as suas dúvidas a respeito de algumas das mais inusitadas cores de gatos a seguir.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gato escaminha: entenda o que define esse tipo de felino

Todo mundo sabe que existem diferentes raças mundo afora e, com isso, diferentes cores de gatos também. Gato branco, preto, laranja, cinza, chocolate, bege e malhadinho são os mais comuns, mas podem ficar tranquilos que tem gatinho para todos os gostos! Uma dúvida muito recorrente sobre os gatos escaminhas é se essa é uma raça de gato ou apenas um padrão de cor dos felinos. A resposta para isso pode surpreender muita gente, mas a questão é que o gato escama de tartaruga é, na verdade, uma referência às cores do animal e não à raça dele. Isso acontece porque os felinos que possuem pelagem somente com os tons de preto e laranja lembram bastante o casco de uma tartaruga e, por isso, recebem o apelido carinhoso de “gato escama de tartaruga” ou apenas “gato escaminha”.

Gato tartaruga: quais raças podem estar associadas à esse tipo de pelagem?

Ao contrário do que se pensa, o gato escaminha não é uma exclusividade dos animais vira-latas. Esse tipo de pelagem, na verdade, pode se manifestar em diferentes raças de gato. Algumas das mais comuns são, por exemplo, o gato Angorá, o Persa e o Americano de pelo curto. Então, para quem procura um gatinho de linhagem específica, o gato escama de tartaruga pode ser uma ótima opção de companheiro felino.

 

A pelagem do gato escaminha é uma junção das cores preto e laranjaO gato casco de tartaruga é uma referênciaEscaminha: gato Persa pode apresentar esse padrão de cores na sua pelagemA gata escaminha é muito mais comum do que um gato casco de tartaruga machoO gato escaminha pode ser bem tímido e amoroso com a família

 

Qual a diferença entre os gatos escaminhas e tricolores?

 

Além dos gatos escaminhas, também existem os gatos e gatas tricolores, que possuem três cores espalhadas pelo corpo. Apesar de algumas pessoas considerarem que o gato escaminha faz parte de uma subdivisão dos gatos com três cores, isso não é bem verdade. Isso porque, diferente dos gatos tricolores - que têm as cores branco, preto e laranja -, o gato tartaruga possui apenas duas cores, que são o preto e o laranja.

E pensa que parou por aí? Que nada! Os gatos e gatas tricolores também podem ser divididos em duas categorias: calicos e tigrados. O primeiro é caracterizado pela divisão das cores no seu pelo: enquanto o branco predomina seu abdômen, peitos, patas e queixo, o preto e o laranja se apresentam em forma de “manchas” no restante do corpo. Já os tigrados, como o próprio nome já diz, costuma lembrar bastante os pelos de um tigre, sem a divisão tão clara da cor branca pelo corpo do animal.

Existem gatos escaminhas machos ou apenas fêmeas?

Essa é uma questão que intriga muito os amantes de gatos porque, de fato, o mais comum é esbarrar com uma gata escaminha, e não com um macho. E, embora esse tipo de pelagem seja predominante nas fêmeas, pode sim existir um gato casco de tartaruga - só é muito mais difícil disso acontecer. Mas afinal, por que isso ocorre?

A explicação envolve questões genéticas e é preciso recapitular alguns termos de biologia para entender. Enquanto os machos carregam os cromossomos XY, as fêmeas possuem os cromossomos XX. Mas aí entra a grande questão: as cores preto e laranja estão ligadas justamente ao cromossomo X do animal. Desta forma, os machos, teoricamente, só poderiam apresentar uma dessas cores: preto ou laranja, e não as duas simultaneamente. Por outro lado, as fêmeas não têm esse problema, já que elas possuem dois cromossomos X e, portanto, podem ter as duas cores na sua pelagem. 

Mas por mais raro que seja, alguns machos podem sim ter a pelagem de um gato escaminha. Esse cenário ocorre quando o animal possui a Síndrome de Klinefelter, que é uma anomalia cromossômica que faz com que os gatos tenham três cromossomos, sendo XXY. Nesse caso, os machos que sofrem com essa doença podem apresentar as duas cores simultaneamente.

Inclusive, lembra dos gatos tricolores? Por incrível que pareça, os gatos escaminhas se assemelham muito às gatas tricolores nesse aspecto. Isso porque, assim como o gato tartaruga, os animais tricolores também são predominantemente do gênero feminino, então é muito mais comum encontrar uma gata de 3 cores do que um gato macho com esse tipo de pelagem.

Escaminha: gato apresenta algum padrão de comportamento?

A personalidade de um gato depende de diversos fatores e a cor do felino é um deles! Segundo uma pesquisa científica da Universidade da Flórida e Califórnia, nos Estados Unidos, a cor dos pelos de um gatinho pode sim influenciar bastante no temperamento do seu amigo de quatro patas. Enquanto os gatos brancos e rajados são mais tranquilos e até um pouco tímidos, os animais que possuem pelos pretos e brancos (também chamados de “frajolas”) apresenta traços de agressividade. Já os gatos laranjas, como o Garfield, são realmente mais preguiçosos e divertidos.

Mas e o que acontece quando temos um gato preto e laranja, como é o caso do gato escaminha? Bom, a verdade é que esse felino também pode possuir um comportamento bastante característico: o gato tartaruga costuma ser bastante tímido e introvertido. Ele tende a ficar mais recluso em um cantinho, principalmente perto de estranhos. Mas quando se trata da sua família, o bichano é puro amor! Fiel e leal, o gato escaminha ama estar perto de quem faz bem a ele e não hesita em demonstrar isso com ronronados, lambidas e, às vezes, até com pequenas mordidas de amor.

Escaminha: gato está mais propenso ao desenvolvimento de certas doenças?

Até onde se sabe, a cor da pelagem do gato casco de tartaruga não tem a capacidade de influenciar na saúde do animal. Mas, assim como qualquer outro felino, é de extrema importância visitar o veterinário regularmente para se certificar de que está tudo bem com a saúde do bichano. Além disso, as vacinas para gatos também devem sempre estar em dia para prevenir diversas doenças. Então, não deixe de fazer um acompanhamento com um especialista! Assim é possível garantir a saúde do seu bichano.

Redação: Juliana Melo