Você já ouviu falar em ascite em cães? O problema se carateriza pelo inchaço na região da barriga do animal por causa do acúmulo de líquidos. A ascite pode ter diferentes causas, mas sempre vai provocar bastante desconforto para o animal. Por isso, é importante estar atento aos sinais de que o seu peludinho está passando por isso. Quer saber mais sobre a ascite canina, suas causas e como lidar com o problema? Para responder as principais dúvidas sobre o assunto e te ajudar a identificar os sinais mais comuns da ascite em cães, o Patas da Casa conversou com a médica veterinária Luciana Capirazzo, médica veterinária do hospital Vet Popular. Confira tudo o que você precisa saber sobre o problema.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que é a ascite e o que causa o problema em cães?

A ascite não é uma doença em si, mas um sintoma que pode ser provocado por algumas doenças. Tanto em seres humanos como em cães, a ascite indica que há algo de errado no organismo. Mas o que pode provocar o problema em cães? Luciana Capirazzo explica: "A ascite é uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo anormal de líquidos na cavidade do abdômen e as causas podem ser de origem cardiogênica, hepática, neoplásica, entre outras." Em outras palavras, a manifestação da ascite é um sinal de algum problema no fígado ou no coração, assim como neoplasias - que podem significar um câncer

 

A ascite canina pode ser causada por problemas hepáticos e outras doenças

A ascite canina pode ser causada por problemas hepáticos e outras doenças

 

 

Como identificar a ascite em cães e qual é o tratamento?

 

“A distensão abdominal é a principal manifestação da ascite e ela pode vir acompanhada de perda de apetite, letargia, vômitos, aumento do peso, sinais de dor, relutância ao deitar e dificuldade para respirar”, conta a veterinária. O remédio para ascite em cachorro depende de qual é a causa desse problema no seu animal. “Por ser causada por várias enfermidades, o tratamento vai depender da causa e da gravidade”, explica Luciana. Ou seja, para determinar o melhor tratamento para a ascite, é necessário que o cão seja avaliado por um veterinário. 

Como evitar que o seu cachorro tenha ascite canina?

Como a ascite em cães é provocada, na maior parte das vezes, por outras doenças - especialmente as hepáticas -, é fundamental manter a saúde do animal em dia para evitar o acúmulo de líquidos no abdômen. Luciana reforça: “O melhor a se fazer é manter uma rotina de cuidados veterinários, com exames periódicos a fim de diagnosticar o problema antes que a ascite apareça”. Desta forma, você evita o desenvolvimento do problema no seu cão. 

Os tutores de cães sabem que algumas doenças são mais comuns em determinadas raças que em outras. Mas esse não é o caso da ascite. Ela pode acontecer em  animais de qualquer raça que desenvolvam doenças no fígado ou outros problemas de saúde. 

Redação: Gabrielle Nunes