O granulado de madeira para gatos serve para preencher a caixinha de areia e cuidar das necessidades dos nossos amigos felinos. O material vem ganhando destaque entre os gateiros de plantão, principalmente porque é uma alternativa mais sustentável e que tem boa durabilidade. Ou seja, em questão de custo benefício, vale totalmente a pena!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mas como é que funciona o granulado madeira? Gatos gostam desse tipo de material? Quais as vantagens e desvantagens do produto? Para tirar todas as dúvidas sobre o assunto, o Patas da Casa reuniu as informações mais importantes sobre a areia de madeira para gatos aqui embaixo. Dá só uma olhada!

O que é granulado de madeira?

Todo mundo sabe da importância da caixa de areia para gatos. Os felinos recorrem a ela instintivamente para fazerem suas necessidades fisiológicas, e o acessório ajuda a manter a casa limpa e em ordem. Mas sabia que existem diferentes tipos de areia de gato? Cada uma delas tem suas particularidades, vantagens e desvantagens. O granulado de madeira é apenas uma dessas possibilidades para preencher a caixinha de areia dos felinos.

As madeiras de árvores de reflorestamento são a principal base do granulado de madeira para gatos, sendo que a espécie Pinus é a mais popular e comumente usada nesse substrato. O processo para transformá-la em areia de madeira é o seguinte: enquanto fábricas de móveis processam as toras, algumas lascas - chamadas maravalhas - são “reaproveitadas” e compactadas em pequenas cápsulas que vão resultar no granulado de madeira.

Areia de madeira para gatos ajuda a inibir odores

Um dos pontos positivos do granulado de madeira é que esse tipo de material é capaz de camuflar o mau cheiro deixado pelo cocô e xixi de gato. Além de ser uma vantagem e tanta para a família, que não vai precisar conviver com ao cheirinho desagradável que fica impregnado na casa, também é algo que beneficia o animal. Como eles têm um olfato apurado e são bem criteriosos com a própria higiene, os bichanos sabem quando a caixa de areia está suja pelo cheiro, e podem acabar se recusando a utilizar o acessório nesses momentos. Como o granulado de madeira para gatos inibe odores, o animal não percebe quando a areia não é trocada e consegue fazer suas necessidades sem problemas. Mas atenção: isso não é motivo para deixar a caixa suja por muito tempo, hein?!

Granulado de madeira para gatos: como funciona?

O granulado de madeira tem propriedades absorventes que ajudam - e muito! - a cuidar do xixi de gato. Ao entrar em contato com a urina, os grânulos se transformam em um pó que pode ser facilmente recolhido e descartado no vaso sanitário ou lixo convencional. Isso tudo sem prejudicar o meio ambiente, já que funciona como um tipo de areia biodegradável. O cocô de gato, por outro lado, permanece seco e será enterrado pelo próprio animal, já que os gatos têm o hábito de esconder as fezes por instinto de proteção.

Não existe muito mistério em como usar o granulado de madeira, mas é importante ter em mente que a caixa de areia vai precisar de limpeza frequente. O material deve ser peneirado diariamente para evitar sujeiras e mau cheiro. Além disso, é importante saber como acostumar o gatinho com os grânulos, já que mudanças repentinas - inclusive na troca de areia - podem deixar o gato estressado com a situação.

Granulado higiênico de madeira para gatos é realmente mais sustentável?

O granulado de madeira é bem parecido com a areia biodegradável para gatos que é feita à base de milho e mandioquinha. Isso porque os grãos de madeira pinus muitas vezes são frutos do reflorestamento, além de serem componentes totalmente naturais que se decompõem rapidamente sem causar danos ao meio ambiente. Ou seja, é a opção perfeita para quem gosta de adotar práticas sustentáveis e ecológicas no dia a dia!


A areia de madeira para gatos pode ser usada por filhotes e adultos
A areia de madeira para gatos pode ser usada por filhotes e adultos

Quanto tempo dura a areia de madeira para gatos?

No geral, o granulado de madeira tem uma boa durabilidade e pode ser conservado por muito mais tempo do que outros tipos de materiais. Para se ter uma ideia, o pacote de 2 kg da areia de madeira para gatos rende o mesmo que o pacote de 15 kg de uma areia comum. Em questão de dias, vai depender de quantas caixas o gatinho usa e da manutenção correta de higiene, mas pode-se dizer que uma embalagem de granulado de madeira costuma durar, em média, de 30 a 40 dias com os cuidados certos.

5 vantagens do granulado de madeira

1) O granulado de madeira é biodegradável! Para quem se preocupa com o descarte sustentável dos dejetos, a boa notícia é que esse tipo de grânulo pode ser descartado pelo vaso sanitário sem causar danos ao ambiente.

2) Areia de madeira para gatos é fácil de limpar! O material vira um pó ao entrar em contato com o xixi do gato, facilitando bastante o processo de limpeza. Outra vantagem é que o granulado de madeira tem alta capacidade de absorção de líquidos.

3) O granulado de madeira tem um ótimo custo-benefício! Além de durar muito mais do que as areias tradicionais, o saco de 2 kg de areia de madeira pode ser encontrado por até R$10.

4) O material de madeira é capaz de inibir odores! Isso quer dizer que aquele cheirinho desagradável de urina e fezes do gato não vai se alastrar pela casa.

5) Não oferece riscos à saúde do gato! O granulado de madeira é formado por um material natural que não põe os nossos bichinhos em risco. Ele, inclusive, pode ser usado tanto por filhotes de gato quanto por adultos sem nenhum problema.

Como limpar a caixa de areia com o granulado de madeira para gatos?

Apesar de durar bastante tempo, a areia de madeira para gatos requer atenção constante com a limpeza da caixinha, que deve ser feita todos os dias. Mas não se preocupe com o trabalho: é só uma limpeza superficial, principalmente para retirar os dejetos do animal, que podem incomodar bastante o olfato felino. Você só precisará peneirar o pó que vai resultar do contato com a urina, recolher as fezes com uma pá e deixar os granulados de madeira que ainda forem úteis na caixa de areia.

Depois de limpar, o descarte do granulado de madeira pode ser feito no vaso sanitário ou no lixo comum. Também existe a possibilidade de usar os resíduos como adubo para plantas, já que se trata de uma areia biodegradável.


A areia de madeira para gatos precisa de uma limpeza diária
A areia de madeira para gatos precisa de uma limpeza diária

De quanto em quanto tempo é necessário trocar o granulado de madeira?

É possível reutilizar o granulado de madeira para gatos algumas vezes antes de fazer uma troca completa do material. Como é bem absorvente e vira pó quando em contato com o xixi de gato, a areia de madeira pode ser peneirada, e o tutor consegue distinguir dessa forma quais grãos ainda podem servir na caixinha e quais devem ser descartados. Contudo, pelo menos uma vez por semana é necessário retirar todo o resíduo da caixa e limpar o acessório com água e sabão, por uma questão de higiene. Assim você remove também possíveis odores que estejam impregnados na caixa.

Saiba como acostumar seu gatinho com o granulado de madeira!

Se você quer mudar a areia de gato pelo granulado de madeira, saiba que nem sempre essa mudança é tão bem recebida pelos felinos (nenhuma mudança é, na verdade). Por isso, é importante que seja feita uma pequena adaptação com o novo material antes de substituir inteiramente o substrato da caixinha de areia para gatos.

Uma dica é utilizar duas caixas no início, uma com a areia que ele usava antes e outra com o granulado higiênico de madeira para gatos. Assim ele já vai se acostumando aos poucos com essa troca, e não tem nenhuma grande surpresa. Outra dica é manter o acessório sempre limpo, pois os felinos são animais muito higiênicos que não gostam de nada sujo. Se tiver qualquer sujeirinha, é capaz do animal se recusar a usar a caixa de areia - o que vai dificultar essa adaptação.

Lembre-se também que qualquer mudança requer paciência. Não vai ser da noite para o dia que o animal vai aceitar completamente o granulado de madeira, mas se você seguir as nossas dicas tudo vai ficar muito mais fácil!

Redação: Juliana Melo