A giárdia canina é uma doença infecciosa causada por um protozoário que pode acometer cães, gatos e seres humanos. Essa zoonose ocorre quando o cachorro ingere cistos do protozoário, que podem estar presentes na água e alimentos. Além disso, como os cachorrinhos são animais que usam a boca para diversas funcionalidades, é possível que o pet colete o parasita lambendo um brinquedo, bebendo água de uma poça ou mastigando algum objeto. Ficar de olho em como prevenir a doença é muito importante, visto que a giárdia em cães é transmitida para outros animais com facilidade. A vacinação contra giárdia em cachorro é a principal forma de evitar a doença. Para entender mais sobre a atuação do protozoário no organismo canino, o Patas da Casa reuniu informações importantes sobre a vacina de giárdia. Dá só uma olhada!

Vacina de giárdia: cachorro pode contrair a doença mesmo vacinado

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A vacina para cachorro é a melhor forma de deixar um pet sempre protegido de diversas doenças e com a giárdia canina não é diferente. A vacina para giardíase não é obrigatória pelo guia de vacinação mundial, mas apesar de ser opcional, ela é indicada para cãezinhos que costumam ter contato frequente com outros animais - como aqueles que frequentam creche de cachorro, parques e outros locais com muitos pets.

A vacinação é importante não só para prevenir a doença como também para diminuir a eliminação de cistos nas fezes do cachorro contaminado. É possível que o cão contraia a giárdia canina mesmo estando vacinado, porém a proteção vai impedir a disseminação da doença no ambiente. A proteção pode ser aplicada em filhotes com mais de oito semanas de vida. Para ativação da imunidade, o pet precisa receber duas doses da vacina em um intervalo de 21 a 30 dias. O reforço da proteção deve ser anual.


Vacina de giárdia precisa ser aplicada em duas doses para garantir a proteção
Vacina de giárdia precisa ser aplicada em duas doses para garantir a proteção

Vacina: giárdia também pode ser prevenida de outras formas

vacina para giardíase é a melhor forma de prevenir a doença. Entretanto, outros cuidados também podem ser adotados pelo tutor para evitar a contaminação - até porque só tomar a vacina não impede que o cão seja infectado. Listamos algumas formas de prevenção para serem aderidas após as duas do imunizante:

  • oferecer sempre água limpa e fresca para o animal (filtrada ou mineral);
  • recolher as fezes do cachorro o mais rápido possível;
  • lavar as mãos e tirar os sapatos ao chegar em casa;
  • não deixar o pet comer nada do chão durante o passeio;
  • fazer checkups anuais com um veterinário;
  • trocar a roupa de cama semanalmente caso seu pet durma com você.

Giárdia canina: tratamento caseiro é indicado?

Ver o nosso animal de estimação sofrendo é muito difícil. Por conta disso, muitas pessoas buscam alguns tratamentos caseiros como forma de ajudar o pet em um momento de desespero. No caso da giárdia canina, a administração de remédios caseiros pode agravar a doença e trazer consequências graves. Por isso, é muito importante que o cãozinho diagnosticado com a doença adquira o tratamento adequado que é feito por meio de vermífugos, medicação para vômitos e dores, vitaminas, antibióticos e reidratação com soro intravenoso, dependendo do caso. Tudo isso deve ser feito com a indicação e acompanhamento de um profissional da medicina veterinária.

Redação: Hyago Bandeira