A gravidez canina é um momento bastante delicado da vida do pet e requer bastante atenção do seu tutor. Apesar de ser muito especial saber que a sua cachorra dará à luz a filhotinhos muito em breve, existe um conjunto de cuidados que o dono precisa estar atento. Além do tempo de gestação de cachorro, é preciso buscar pessoas interessadas em adotar os filhotes, lembrar que eles terão que ficar um tempo com mãe e também todos os cuidados que uma cachorra precisa ter durante a gravidez.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se você está passando por isso neste momento e já está um pouco apavorado, pode ficar tranquilo que o parto de cachorro pode ser mais simples do que se imagina. Além disso, também trouxemos respostas de dúvidas frequentes.

Como saber se a cadela está grávida?

A castração de cachorra é um método muito utilizado para evitar a gestação canina, mas há tutores que desejam ter um filhote e vão atrás de um par para sua cadela. Após o cruzamento, os primeiros sintomas de gravidez de cachorro são falta de apetite, aumento das mamas, ganho de peso, sonolência e também náuseas. Mas, como há inúmeros casos de gravidez psicológica canina, para ter 100% de certeza é importante ir a um veterinário para o diagnóstico oficial.

Existem vários exames que identificam a gestação canina. Um dos mais populares é a palpação, possível de ser realizado a partir do 28º dia de gravidez. Nesse período os filhotes ainda são muito pequenos, do tamanho de uma bolinha de gude. Além disso, também é possível fazer uma ultrassonografia canina. O exame também é válido para saber quantos cachorrinhos estão sendo gerados, que podem variar de acordo com o tamanho do animal. Cachorras de porte pequeno geram entre entre 3 e 6, já as de porte grande podem parir até 12 filhotes.

O veterinário também pode fazer um raio-x, considerado um dos métodos mais eficientes. No entanto, só é recomendado entre o 45º e 55º dia de gestação, quando os esqueletos dos filhotes já estão formados.

Existe teste de gravidez para cachorro?

Sim, a verdade é que existe um teste de gravidez canina. Aliás, ele é muito parecido com o realizado por mulheres e o resultado também: uma linha é negativo e duas linhas significam que o resultado é positivo. Porém, não invente de tentar fazer sua cadela urinar em um copinho para realizar o teste. Assim como os outros exames citados anteriormente, só um veterinário pode fazer esse tipo procedimento. Diferente dos humanos, a amostra para detectar a gestação precisa ser de sangue e não da urina. Mas, um exame de sangue comum também é capaz de identificar.


A ultrassonografia na cadela grávida, além de identificar a quantidade de filhotes,  também ajuda a detectar possíveis problemas precocemente
A ultrassonografia na cadela grávida, além de identificar a quantidade de filhotes, também ajuda a detectar possíveis problemas precocemente

Quanto tempo dura a gestação de um cachorro?

Diferente dos humanos, a gestação de cachorro dura cerca de dois meses. Podendo variar entre 58 e 70 dias, é geralmente no 60º dia de gravidez que a cadela entra em trabalho de parto. Vale ressaltar que, independente do porte do animal, o tempo de gravidez é um padrão. O desenvolvimento do filhote de cachorro é rápido. Até o 30º dia os órgãos já estão quase todos formados. O esqueleto demora um pouco mais para ser formado, podendo ser identificado a partir do 45º dia. Se o pet não entrar em trabalho de parto após o 70º dia, é importante consultar um veterinário.

Cuidados durante a gestação de cachorro

Apesar do conhecimento geral de que mulheres grávidas sentem mais apetite, não é recomendável aumentar a quantidade de ração oferecida à cadela durante o primeiro mês de gestação. A partir do segundo é indicado dividir o número de refeições em pequenas porções ao longo do dia. Há rações especiais com maior valor nutritivo e que também dão mais energia para a cachorra durante esse período.

Assim que a gravidez canina é descoberta, é importante ficar atento às datas para ter certeza que tudo está ocorrendo bem durante a gestação e que os filhotes nascerão no tempo certo. É importante fazer visitas regulares ao veterinário para obter um diagnóstico mais preciso, da mesma maneira que funciona um pré-natal.

Como funciona o parto de cachorro?

É indicado que um veterinário acompanhe este momento, mas nem sempre é possível porque muitas vezes o próprio tutor é pego de surpresa. É importante nçao entrar em pânico. Caso não haja nenhum tipo de complicação, o próprio instinto da cadela dará conta de toda a situação. Mesmo assim, é importante observar todo o processo.

Se a cachorra já possui um canto da casa preferido, é bem provável que ela use esse espaço de "ninho" para dar à luz. Mesmo assim, o tutor pode preparar um lugar mais confortável e acostumá-la com a área até o dia do parto. Como já foi dito, muitos donos são pegos de surpresa, mas próximo ao 70º dia de gestação, é possível medir a temperatura do pet para descobrir se o nascimento está próximo. Se estiver entre 36°e 37°C ou menos, o momento está chegando.

Outro sinal do trabalho de parto é a cachorra ofegante. Se isso acontecer, não se assuste. Continue observando o comportamento do pet e chame um veterinário se achar necessário. Evite estresse durante esse momento, pois pode gerar complicações durante o parto. Caso o tutor também seja dono do cachorro macho, é indicado mantê-lo afastado durante o nascimento para que não haja nenhum estranhamento. As fêmeas podem ficar muito ariscas durante esse período.


Na maioria das vezes a cadela grávida consegue fazer o próprio parto sozinha
Na maioria das vezes a cadela grávida consegue fazer o próprio parto sozinha

Parto de cachorro: como ajudar?

E caso você esteja se perguntando como fazer o parto de cachorro, nesse caso é importante ter em mente que, às vezes, não atrapalhar é a melhor forma que o tutor tem de ajudar. Em nenhuma hipótese tente empurrar ou apertar a barriga do seu pet. Também não puxe o filhote caso sinta que ele esteja preso - só um veterinário pode fazer esse tipo de procedimento. Além disso, as próprias cadelas cortam os cordões umbilicais com os seus dentes e também comem a placenta. Evite colocar os cachorrinhos para mamar assim que nascem. Na maioria dos casos, a fêmea espera que todas as crias nasçam para deitar e amamentar.

Mesmo assim, é importante ficar atento a alguns detalhes. Caso sinta que sua cachorra esteja sentindo muita dor, entre em contato com um veterinário. O intervalo entre o nascimento dos filhotes não costuma passar de duas horas. O número de placentas também é um detalhe importante para ficar de olho. Confira se todos os filhotes nasceram com placenta, porque se alguma ficar dentro da mãe, pode haver complicações.

Os filhotes nascem cegos e surdos, mas pode ter certeza que eles acharão o caminho certo para se alimentarem. Além do olfato apurado, as lambidas da mãe estimulam os movimentos musculares e também a respiração de suas crias.

Cesárea em cachorro: em quais casos é necessária uma intervenção cirúrgica?

Apesar de não ser muito comum, em alguns casos é necessário fazer cesariana em cadelas. No entanto, essa não é uma decisão que o tutor pode tomar no dia do parto. A cachorra já precisa ter feito todo um acompanhamento veterinário durante a gestação para identificar possíveis complicações. A cesariana em cachorro ocorre quando há deformidades na pelve da mãe, estresse ou algum problema de saúde específico.

No caso de algumas raças, como Bulldogs e Pug, o parto normal é muito difícil por conta da anatomia dos pets. A má formação do crânio e o focinho achatados, que dificulta a respiração, são fatores que deixam o quadro ainda mais grave. Uma complicação durante o parto, independente da raça, também pode necessitar intervenção cirúrgica. Em alguns casos, até a idade da mãe pode influenciar. Por isso é muito importante fazer um acompanhamento veterinário durante toda a gestação.

A cirurgia é feita com a cachorra anestesiada. O veterinário fará um corte que começa na púbis e vai até a região do umbigo. O corte pode variar de acordo com o tamanho da mãe e dos filhotes. O procedimento não é tão agressivo quanto parece e a cadela pode voltar para casa no mesmo dia. Já em casa, a cesárea canina precisa de cuidados básicos, como a manutenção e higiene da cicatriz. E quanto custa o parto de cachorro? O valor de uma cesárea de cachorro pode variar entre R$1.200 e R$3.500 e por isso só é indicado em casos realmente necessários.

Busque um lar para os filhotes de cachorro o quanto antes

Apesar de, recentemente, existir uma busca maior por partos de cesárea, muitos veterinários recomendam que esse momento aconteça de forma natural. Como foi dito anteriormente, o instinto animal é muito forte e na hora o seu pet saberá o que fazer. O tutor precisa apenas se preocupar em montar um ambiente confortável para a mãe, observar o crescimento dos filhotes e escolher bem para quem irá doá-los. A adoção de cachorro filhote costuma ser bem mais fácil do que no caso de cães adultos. Em caso de gravidez indesejada, é importante lembrar que abandonar animais é crime pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.

Redação: Victor Viana