close
Saúde

Gestação de cachorro: quanto tempo dura, como saber se a cadela está prenha, parto e muito mais

Atualizado · 14 de fevereiro de 2022 · 16h22

Publicado · 14/02/2022 · 16h22

  A gestação de cachorro é um período delicado que requer a atenção e cuidado do tutor
A gestação de cachorro é um período delicado que requer a atenção e cuidado do tutor

A gravidez canina é um momento bastante delicado da vida do pet e requer bastante atenção do seu tutor. Apesar de ser muito especial saber que a sua cachorra dará à luz a filhotinhos muito em breve, existe um conjunto de cuidados que o dono precisa estar atento. Além do tempo de gestação de cachorro, é preciso buscar pessoas interessadas em adotar os filhotes, lembrar que eles terão que ficar um tempo com mãe e também todos os cuidados que uma cachorra precisa ter durante a gravidez.

Se você está passando por isso neste momento e já está um pouco apavorado, pode ficar tranquilo que o parto de cachorro pode ser mais simples do que se imagina. Além disso, também trouxemos respostas de dúvidas frequentes.

Como saber se a cadela está grávida?

A castração de cachorra é um método muito utilizado para evitar a gestação canina, mas há tutores que desejam ter um filhote e vão atrás de um par para sua cadela. Após o cruzamento, os primeiros sintomas de gravidez de cachorro são falta de apetite, aumento das mamas, ganho de peso, sonolência e também náuseas. Mas, como há inúmeros casos de gravidez psicológica canina, para ter 100% de certeza é importante ir a um veterinário para o diagnóstico oficial.

Existem vários exames que identificam a gestação canina. Um dos mais populares é a palpação, possível de ser realizado a partir do 28º dia de gravidez. Nesse período os filhotes ainda são muito pequenos, do tamanho de uma bolinha de gude. Além disso, também é possível fazer uma ultrassonografia canina. O exame também é válido para saber quantos cachorrinhos estão sendo gerados, que podem variar de acordo com o tamanho do animal. Cachorras de porte pequeno geram entre entre 3 e 6, já as de porte grande podem parir até 12 filhotes.

O veterinário também pode fazer um raio-x, considerado um dos métodos mais eficientes. No entanto, só é recomendado entre o 45º e 55º dia de gestação, quando os esqueletos dos filhotes já estão formados.

Existe teste de gravidez para cachorro?

Sim, a verdade é que existe um teste de gravidez canina. Aliás, ele é muito parecido com o realizado por mulheres e o resultado também: uma linha é negativo e duas linhas significam que o resultado é positivo. Porém, não invente de tentar fazer sua cadela urinar em um copinho para realizar o teste. Assim como os outros exames citados anteriormente, só um veterinário pode fazer esse tipo procedimento. Diferente dos humanos, a amostra para detectar a gestação precisa ser de sangue e não da urina. Mas, um exame de sangue comum também é capaz de identificar.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
      A ultrassonografia na cadela grávida, além de identificar a quantidade de filhotes,  também ajuda a detectar possíveis problemas precocemente
    A ultrassonografia na cadela grávida, além de identificar a quantidade de filhotes, também ajuda a detectar possíveis problemas precocemente

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele). 

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
    Saúde animal

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar

    Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães. 

    Quanto tempo dura a gestação de um cachorro?

    Diferente dos humanos, a gestação de cachorro dura cerca de dois meses. Podendo variar entre 58 e 70 dias, é geralmente no 60º dia de gravidez que a cadela entra em trabalho de parto. Vale ressaltar que, independente do porte do animal, o tempo de gravidez é um padrão. O desenvolvimento do filhote de cachorro é rápido. Até o 30º dia os órgãos já estão quase todos formados. O esqueleto demora um pouco mais para ser formado, podendo ser identificado a partir do 45º dia. Se o pet não entrar em trabalho de parto após o 70º dia, é importante consultar um veterinário.

    Cuidados durante a gestação de cachorro

    Apesar do conhecimento geral de que mulheres grávidas sentem mais apetite, não é recomendável aumentar a quantidade de ração oferecida à cadela durante o primeiro mês de gestação. A partir do segundo é indicado dividir o número de refeições em pequenas porções ao longo do dia. Há rações especiais com maior valor nutritivo e que também dão mais energia para a cachorra durante esse período.

    Assim que a gravidez canina é descoberta, é importante ficar atento às datas para ter certeza que tudo está ocorrendo bem durante a gestação e que os filhotes nascerão no tempo certo. É importante fazer visitas regulares ao veterinário para obter um diagnóstico mais preciso, da mesma maneira que funciona um pré-natal.

    Como funciona o parto de cachorro?

    É indicado que um veterinário acompanhe este momento, mas nem sempre é possível porque muitas vezes o próprio tutor é pego de surpresa. É importante nçao entrar em pânico. Caso não haja nenhum tipo de complicação, o próprio instinto da cadela dará conta de toda a situação. Mesmo assim, é importante observar todo o processo.

    Se a cachorra já possui um canto da casa preferido, é bem provável que ela use esse espaço de "ninho" para dar à luz. Mesmo assim, o tutor pode preparar um lugar mais confortável e acostumá-la com a área até o dia do parto. Como já foi dito, muitos donos são pegos de surpresa, mas próximo ao 70º dia de gestação, é possível medir a temperatura do pet para descobrir se o nascimento está próximo. Se estiver entre 36°e 37°C ou menos, o momento está chegando.

    Outro sinal do trabalho de parto é a cachorra ofegante. Se isso acontecer, não se assuste. Continue observando o comportamento do pet e chame um veterinário se achar necessário. Evite estresse durante esse momento, pois pode gerar complicações durante o parto. Caso o tutor também seja dono do cachorro macho, é indicado mantê-lo afastado durante o nascimento para que não haja nenhum estranhamento. As fêmeas podem ficar muito ariscas durante esse período.

      Na maioria das vezes a cadela grávida consegue fazer o próprio parto sozinha
    Na maioria das vezes a cadela grávida consegue fazer o próprio parto sozinha

    Parto de cachorro: como ajudar?

    E caso você esteja se perguntando como fazer o parto de cachorro, nesse caso é importante ter em mente que, às vezes, não atrapalhar é a melhor forma que o tutor tem de ajudar. Em nenhuma hipótese tente empurrar ou apertar a barriga do seu pet. Também não puxe o filhote caso sinta que ele esteja preso - só um veterinário pode fazer esse tipo de procedimento. Além disso, as próprias cadelas cortam os cordões umbilicais com os seus dentes e também comem a placenta. Evite colocar os cachorrinhos para mamar assim que nascem. Na maioria dos casos, a fêmea espera que todas as crias nasçam para deitar e amamentar.

    Mesmo assim, é importante ficar atento a alguns detalhes. Caso sinta que sua cachorra esteja sentindo muita dor, entre em contato com um veterinário. O intervalo entre o nascimento dos filhotes não costuma passar de duas horas. O número de placentas também é um detalhe importante para ficar de olho. Confira se todos os filhotes nasceram com placenta, porque se alguma ficar dentro da mãe, pode haver complicações.

    Os filhotes nascem cegos e surdos, mas pode ter certeza que eles acharão o caminho certo para se alimentarem. Além do olfato apurado, as lambidas da mãe estimulam os movimentos musculares e também a respiração de suas crias.

    Cesárea em cachorro: em quais casos é necessária uma intervenção cirúrgica?

    Apesar de não ser muito comum, em alguns casos é necessário fazer cesariana em cadelas. No entanto, essa não é uma decisão que o tutor pode tomar no dia do parto. A cachorra já precisa ter feito todo um acompanhamento veterinário durante a gestação para identificar possíveis complicações. A cesariana em cachorro ocorre quando há deformidades na pelve da mãe, estresse ou algum problema de saúde específico.

    No caso de algumas raças, como Bulldogs e Pug, o parto normal é muito difícil por conta da anatomia dos pets. A má formação do crânio e o focinho achatados, que dificulta a respiração, são fatores que deixam o quadro ainda mais grave. Uma complicação durante o parto, independente da raça, também pode necessitar intervenção cirúrgica. Em alguns casos, até a idade da mãe pode influenciar. Por isso é muito importante fazer um acompanhamento veterinário durante toda a gestação.

    A cirurgia é feita com a cachorra anestesiada. O veterinário fará um corte que começa na púbis e vai até a região do umbigo. O corte pode variar de acordo com o tamanho da mãe e dos filhotes. O procedimento não é tão agressivo quanto parece e a cadela pode voltar para casa no mesmo dia. Já em casa, a cesárea canina precisa de cuidados básicos, como a manutenção e higiene da cicatriz. E quanto custa o parto de cachorro? O valor de uma cesárea de cachorro pode variar entre R$1.200 e R$3.500 e por isso só é indicado em casos realmente necessários.

    Busque um lar para os filhotes de cachorro o quanto antes

    Apesar de, recentemente, existir uma busca maior por partos de cesárea, muitos veterinários recomendam que esse momento aconteça de forma natural. Como foi dito anteriormente, o instinto animal é muito forte e na hora o seu pet saberá o que fazer. O tutor precisa apenas se preocupar em montar um ambiente confortável para a mãe, observar o crescimento dos filhotes e escolher bem para quem irá doá-los. A adoção de cachorro filhote costuma ser bem mais fácil do que no caso de cães adultos. Em caso de gravidez indesejada, é importante lembrar que abandonar animais é crime pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.

    Redação: Victor Viana

    Anatomia felina: tudo sobre a respiração do gato, funcionamento do sistema respiratório, gripe em gatos e mais

    Próxima matéria

    Anatomia felina: tudo sobre a respiração do gato, funcionamento do sistema respiratório, gripe em gatos e mais

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão
    Adoção

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão

    Ter um cachorro em casa é uma experiência incrível para mães e pais de pet, mas os momentos de alegria vêm acompanhados de muitas responsabilidades… e gastos (muitos gastos). Ração, vacina, brinquedos, remédios e veterinário são os principais custos que você precisa ter frequentemente com o animal. É justamente por isso que, antes de comprar ou adotar um pet, é preciso pensar nos gastos que isso vai demandar - e que devem entrar no orçamento da família. Para te ajudar a bater o martelo e decidir se consegue ou não arcar com um amigo de quatro patas, montamos um guia completo com uma média dos gastos que você provavelmente terá. Chega mais!

    Como saber se minha cadela está em trabalho de parto?
    Saúde

    Como saber se minha cadela está em trabalho de parto?

    Um dos principais questionamentos no caso de uma gestação de cachorro é: “como saber se minha cadela está em trabalho de parto?”. A duração da gestação canina dura em torno de 63 dias e a cachorra em trabalho de parto apresenta alguns sinais característicos. É preciso que o tutor esteja atento e ciente deles para identificar o momento e até mesmo agir rápido caso o cachorro precise de assistência veterinária. 

    Como saber se o cachorro está doente? Veja alguns sinais que devem ligar o alerta!
    Saúde

    Como saber se o cachorro está doente? Veja alguns sinais que devem ligar o alerta!

    Quem convive com um cão no dia a dia costuma conhecer bem o comportamento do bichinho e logo percebe quando algo não está normal. No entanto, mesmo quem tem um olhar atento pode se perguntar "como saber se o cachorro está doente?" diante de uma mudança no temperamento ou um quadro mais grave como vômito e diarreia. O veterinário é a pessoa certa para avaliar os sintomas, dar um diagnóstico preciso e orientar a respeito do melhor tratamento, mas antes de levar o pet no médico é importante entender os sinais de que ele realmente está mal para poder explicar a situação na clínica. Reunimos dicas certeiras sobre o assunto para te ajudar a cuidar do cachorro quando ele apresentar algum desconforto. Confira!

    Você está pronta para ser
    Adoção

    Você está pronta para ser "mãe" de cachorro ou gato? As alegrias e desafios de adotar um pet

    Muito se discute sobre o termo “mãe de pet”. Algumas pessoas defendem o óbvio: não é biologicamente possível ter um filho de outra espécie. Mas quem já passou pela experiência de adotar cachorro ou gato sabe que os sentimentos que vão sendo construídos dia após dia, na convivência com o pet, são realmente fortes. Quando menos se espera, a palavra “filho” é utilizada para chamar o animal ou em um momento de carinho. Isso sem falar nas mudanças na rotina e na companhia constante. Naturalmente essas relações se estreitam e viram lindas histórias de família.

    Ver Todas >

    Cio de cachorro: 6 curiosidades comportamentais sobre a fêmea nesse período
    Saúde animal

    Cio de cachorro: 6 curiosidades comportamentais sobre a fêmea nesse período

    Durante o cio de cadela, a cachorra passa por algumas mudanças comportamentais. Isso acontece porque nesse período há um aumento nos níveis de hormônios, o que acaba influenciando diretamente o comportamento da cachorra. Assim, o momento do cio de cachorro fêmea acaba sendo um momento sensível tanto para ela quanto para o tutor. Entender o que se passa com a cadela no cio é o primeiro passo para aprender a lidar melhor com o pet nesse período.

    Gato com diarreia: o que fazer?
    Saúde animal

    Gato com diarreia: o que fazer?

    O gato com diarreia é motivo de preocupação, pois este é um forte indicativo de que algo não vai bem no sistema digestivo do seu felino. A diarreia em gatos pode atingir desde o filhote ao gato adulto e saber como prevenir ou agir neste momento, até a próxima visita ao veterinário, pode ajudar o seu pet a lidar com esse problema que pode ser muito desagradável aos felinos e tutores. O Patas da Casa reuniu algumas informações muito importantes para ajudar você, que busca evitar mais sofrimento ao felino, mas não sabe oque fazer ao ver seu gato com diarreia.

    Fezes de cachorro com gosma: o que pode ser?
    Saúde animal

    Fezes de cachorro com gosma: o que pode ser?

    Normalmente, o cocô de cachorro apresenta uma coloração amarronzada e consistência firme. Quando sua aparência se torna diferente, é importante ligar o sinal de alerta. Um dos problemas mais observados é a presença de sangue nas fezes do cachorro. Porém, existe outra condição comum que chama a atenção: as fezes de cachorro com gosma. Existem diversos motivos por trás dessa condição. Muitas vezes, as fezes de cachorro com muco são apenas consequência de mudanças alimentares. 

    Infecção no pênis de cachorro: o que é, quais as causas e o que fazer
    Saúde animal

    Infecção no pênis de cachorro: o que é, quais as causas e o que fazer

    Devido a sua sensibilidade e exposição, o pênis de cachorro, sem um cuidado e higiene adequados, pode desenvolver algumas infecções. Além de ocasionar graves ferimentos ao órgão do animal, esses males podem comprometer o pênis do cachorro e trazer muita dor, principalmente no momento de urinar. Para evitar este sofrimento ao seu pet, é importante inspecionar a saúde geral do animal.

    Ver Todas >