Adoção animal

Gatos precisam de companhia de outro gato? Veja as vantagens da adoção conjunta

Publicado - 19 Outubro 2023 - 17h33

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Renata Bloomfield / Médica Veterinária Etologista Clínica

CRMV: 12084-RJ

Formada em Medicina veterinária na Universidade Estácio de Sá (UNESA) Pós-graduando em Etologia Clínica pela Qualittas.

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Adotar gato ou qualquer outro animalzinho que esteja precisando de um lar é uma grande responsabilidade, mas também uma linda demonstração de amor. Afinal, ao resgatar um felino de abrigos ou das ruas, você vai estar mudando para sempre a sua vida e a do bichano. Mas e quando a adoção envolve dois gatos ou mais do que isso? Será que os gatos precisam de companhia de outro gato?

A tutora Valquíria Negrisoli tomou exatamente essa decisão: optou por adotar uma gatinha que tinha acabado de dar à luz e também os seus filhotes de gato, e viu muitos pontos positivos nessa decisão. Confira o que a Val contou para o Patas da Casa sobre a linda história de amor entre ela e seus felinos, além de todas as vantagens da adoção conjunta.

Gatos precisam de companhia de outro gato?

Engana-se quem pensa que os felinos não gostam de se relacionar com outras pessoas ou animais. Embora os felinos sejam animais independentes, os gatos precisam socializar e passar um tempo de qualidade com seus tutores, assim como a grande maioria dos animais de estimação. Inclusive, esse é um dos maiores equívocos entre os amantes de felinos. Muitos tutores que pretendem viajar ou passar um tempo fora de casa se perguntam “gato pode ficar sozinho quantos dias?”. A verdade é que deixá-los sozinhos por muito tempo não é nada recomendado, mas em casos de emergência, o gato adulto pode ficar no máximo dois dias sem a companhia do tutor. 

Imagem Quiz:Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Quando o bichano passa longos períodos sem a companhia de outra pessoa ou animal, pode acontecer de você ver o gato triste e com saudade de outro gato. Sobre isso, a veterinária e comportamentalista Renata Bloomfield revelou que os gatos sentem saudade sim de outros, indo contra o pensamento generalista de que são animais frios e distantes: “Apesar de serem intitulados como independentes, os gatos criam um vínculo afetivo, não só com outros gatos, mas também com outras espécies que ele convive, como seres humanos e até mesmo os cães”. Ou seja, ao separar um casal de gatos, eles podem sim ficar infelizes e chateados.

Separar gatos que vivem juntos ou a ninhada pode trazer consequências? 

É inevitável que os felinos criem um vínculo afetivo entre si quando vivem juntos em harmonia. Entretanto, na hora de encaminhar os bichanos para adoção, é pouco provável que o adotante opte por adotar dois gatos em vez de um só. Essa separação entre um gato macho e fêmea pode trazer consequências para ambos, como desenvolver um comportamento felino destrutivo e estressado, assim como depressão e ansiedade.

Mas e no caso da maternidade? Será que a mãe sente falta dos filhotes gatos que são doados? Esse é um questionamento muito comum. Separar dois gatos juntos, assim como a mamãe dos filhotes, pode ser de partir o coração. Por esse mesmo motivo, a Val decidiu adotar ao mesmo tempo uma gata que tinha acabado de parir e mais quatro filhotinhos quando era voluntária da Gatópoles, uma ong de felinos parceira do Adota Patas. Val decidiu chamar os bichanos carinhosamente de Astrid (a mamãe gata), Shakira, Freddie (Mercury), Jon (Bon Jovi) e Zeca (Pagodinho), e contou pra gente como foi o encontro. 

gatinhos da Val
Adoção de dois gatos ou mais: veja os gatinhos adotados pela Val

“Eu era iniciante no voluntariado da Gatópoles quando eles resgataram a Astrid, uma gata prenha. Ela deu luz à Shakira e Freddie. No dia seguinte ao nascimento deles, o pessoal encontrou três recém-nascidos sem a mãe. Decidiram colocá-los com a Astrid, que adotou os três, mas infelizmente um não sobreviveu. Uma semana depois, dei meu primeiro lar temporário para essa família. Ver a Astrid cuidando tanto dos filhos, inclusive de dois que não eram dela de verdade, me fez ver o quanto os animais também têm um grande instinto maternal. Eu sofria só de pensar em separar aquela família. Me apaixonei por eles, e não tive coragem de separá-los. Adotei os cinco.”

Surpreendentemente, a Val observou que, conforme o tempo foi passando e os filhotes de gato crescendo, Astrid continuava com seu instinto maternal intacto e muito feliz. “Inclusive depois de todos os gatos castrados. Um deles ainda mamava nela, e ele nem era o filho legítimo, mas depois de dois anos, ela ainda deixava ele mamar. Acredito que pra ela, poder ter sido mamãe por todo esse tempo foi um privilégio.”

Adoção conjunta: quais são as vantagens e desvantagens de ter dois gatos ou mais?

Existe uma infinidade de vantagens em adotar gato. Uma delas é ganhar um companheiro para a vida toda que vai te amar incondicionalmente e estar ao seu lado em todos os momentos. Para os felinos, a lista de vantagens é ainda maior. Ter dois gatos juntos — ou até mais — é ótimo para o processo de socializar gatos, e ainda estimula o exercício físico e aumenta as chances dos gatinhos serem mais felizes.

Segundo Val, a adoção conjunta é cheia de benefícios para os bichanos: “Eu só vejo vantagens para eles na adoção conjunta. Não se sentem sozinhos nunca, estão sempre juntos, brigam às vezes, igual irmãos mesmo. Mas a maior parte do tempo, estão juntos, dormindo ou brincando. A única desvantagem de ter dois gatos ou mais é realmente o lado financeiro. Tudo o que vai fazer, é sempre multiplicado. Mas, sinceramente, não ligo. O amor também é multiplicado.”

O Adota Patas te ajuda a encontrar seu novo pet!

A adoção salva a vida de um bichinho abandonado ou sem lar. Em contrapartida, eles ensinam sobre responsabilidade, cuidado e amor - qualidades que nos tornam pessoas melhores. Não importa com qual espécie você se identifica mais, acredite: sempre terá o pet perfeito te esperando! Além de todo o suporte que você recebe do Patas da Casa para cuidar do seu pet, nós também te ajudamos a encontrar um novo amigo, seja um cachorro ou um gato. 

No Adota Patas, você preenche um formulário indicando exatamente o que busca em um novo pet de acordo com a sua rotina e prioridades (por exemplo, um cachorro que fique bem sozinho por algumas horas e goste de crianças ou um gato que não tem problemas em dividir a casa com outros bichinhos que você já tenha). A partir das suas respostas, a plataforma indica os animais disponíveis nas nossas instituições parceiras que atendem esses requisitos. Clique aqui para conhecer seu novo melhor amigo!

*O Adota Patas atualmente possui parceria com três ONG's em São Paulo. Se você não mora no Estado, fique atento que em breve chegaremos à sua região. 

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Adote um animal

8 características do Gato de Pelo Curto Inglês (British Shorthair)

Você conhece o gato de Pelo Curto Inglês? Esse é um felino bastante apreciado por gateiros no geral, principalmente por conta da sua...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas