close
Cuidados

Gato sente calor? Veja dicas para deixar o animal mais confortável no verão

Atualizado · 09 de dezembro de 2021 · 18h44

Publicado · 09/12/2021 · 18h44

O gato sente calor e precisa de maior hidratação durante o verão
O gato sente calor e precisa de maior hidratação durante o verão

Apesar de demonstrarem menos do que os cães, o gato sente calor e pode sofrer muito com as altas temperaturas, mesmo que os sinais sejam mais sutis. Por isso, com a chegada da estação mais quente do ano, os cuidados com o bem-estar dos felinos devem ser redobrados para evitar problemas como a desidratação ou hipertermia. Então, como refrescar o gato no calor e qual é a melhor maneira de deixá-lo confortável no verão? Para te ajudar a lidar com a situação, separamos algumas dicas muito importantes para ajudar um gato com calor, que com certeza farão muita diferença na qualidade de vida do seu pet. Chega mais!

Gato sente calor: saiba como identificar o problema

O gato sente calor no verão e em qualquer outro dia do ano em que a temperatura estiver muito quente. Por isso, é fundamental observar o comportamento felino e conhecer muito bem o seu pet para conseguir identificar possíveis sinais de que o problema é o calor. Gato, diferente dos cachorros, não costuma ficar ofegante e é muito sutil ao demonstrar que está desconfortável com a temperatura, mas isso não deve ser um empecilho para você tentar ajudá-lo.

Alguns sinais que podem ajudar a identificar um gato com calor são:

  • Respiração acelerada ou com boca aberta
  • Gato se lambendo muito
  • Salivação intensa
  • Miado de gato excessivo
  • Falta de apetite
  • Apatia

Estimular a hidratação do pet dentro de casa é o primeiro passo

Os gatos no calor precisam ser ainda mais incentivados quando o assunto é hidratação. Além de ajudá-los a ficarem mais confortáveis, essa também é uma forma de cuidar da saúde do pet e prevenir problemas renais, que são comuns na espécie. Veja como fazer seu gato beber mais água nessa época:

1) Espalhe vários potinhos de água pela casa.

2) Invista em fontes de água para gatos.

3) Coloque cubinhos de gelo no bebedouro do pet.

4) Troque a água do pet mais vezes ao dia.

5) Sachês para gatos melhoram a hidratação felina.

Gato com calor: escovar os pelos do pet diariamente alivia o incômodo

O calor pode fazer com que os pelos do bichano se soltem com mais facilidade e essa queda de pelo excessiva acaba deixando os pets ainda mais incomodados com o clima do verão. Essa pelagem morta espalhada pelo corpo do animal muitas vezes contribui para que os felinos sofram ainda mais com o calor intenso, por isso o ideal é que a rotina de escovação seja mais frequente durante o verão. O ideal é escová-los pelo menos uma vez por dia, pois além de aliviar os efeitos do calor, o gato não corre o risco de formar bolas de pelo enquanto se limpa.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Uma forma de como refrescar o gato no calor é oferecendo frutas com muita água na composição
    Uma forma de como refrescar o gato no calor é oferecendo frutas com muita água na composição

    Mais Lidas

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

    Quanto tempo vive um gato?
    Cuidados dos animais

    Quanto tempo vive um gato?

    Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia. 

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    Como refrescar o gato no calor? Frutas ajudam na hidratação

    Oferecer frutas para gatos que possuem bastante água na composição é outra alternativa possível para os dias mais quentes. Além de refrescantes, esses alimentos também funcionam como um petisco saboroso para fugir da dieta e são uma ótima forma de proteger os gatos do calor, deixando-os muito mais confortáveis com a temperatura. Uma boa dica é resfriar os pedacinhos antes de servi-los para o pet!

    As melhores opções de frutas para gatos nessa época são:

    • Melão
    • Melancia
    • Maçã

    O que fazer com gatos no calor: lenços umedecidos ajudam a refrescá-los

    Não é recomendado dar banho em gatos, independentemente da época do ano (a não ser que haja uma indicação veterinária). A espécie consegue cuidar da própria higiene sem problemas, mas durante o verão, por exemplo, os tutores podem recorrer aos lenços umedecidos ou toalhas úmidas para amenizar os impactos da alta temperatura nos pets. Além disso, uma outra opção do que fazer com gatos no calor é tosá-los na região da barriga (especialmente se o seu amigo for muito peludo). Nesse caso, procure um profissional especializado em tosa de felinos.

    A ventilação do ambiente também é super importante para o gato com calor

    Manter o ambiente sempre fresco e vai evitar que o gato fique desconfortável com o calor. O gato pode, inclusive, aproveitar alguns momentos na frente do ventilador ou passar um tempinho em um cômodo com ar condicionado. O único cuidado, porém, é evitar que esses aparelhos fiquem totalmente em cima do felino. Além disso, é importante deixar o livre acesso do gato pela casa para que ele possa sair ou entrar no ambiente ventilado na hora que ele quiser. 

    Redação: Juliana Melo

    Onde colocar a caixa de areia do gato?

    Próxima matéria

    Onde colocar a caixa de areia do gato?

    Cuidar de gato no verão: 6 dicas para o seu bichano não passar calor
    Cuidados

    Cuidar de gato no verão: 6 dicas para o seu bichano não passar calor

    Com o verão se aproximando, os gatinhos precisam de alguns cuidados para passarem pela estação mais quente do ano sem sofrimento. Apesar dos passeios não fazerem parte da vida de um felino, eles também sentem bastante calor dentro de casa - até porque costumam ficar mais tempo no sol. Ao contrário dos cães, os gatinhos não ficam ofegantes quando estão com calor, mas cuidar de gato no verão é muito importante para preservar a saúde e promover bem-estar para o seu bichano. Pensando nisso, separamos alguns cuidados que você precisa ter com gatos no verão. Continue lendo para entender mais!

    Nomes para gatos Siamês: veja uma seleção com 100 dicas de como nomear o gatinho da raça
    Raças

    Nomes para gatos Siamês: veja uma seleção com 100 dicas de como nomear o gatinho da raça

    Escolher o nome de um novo integrante da família é uma tarefa muito difícil. O gato siamês é um pet muito carinhoso e ao pensar em nomeá-los podemos sempre procurar as opções mais fofinhas possíveis. Além da doçura, podemos levar em conta as características físicas do bichano, ou até mesmo se inspirar em personalidades da cultura pop. O nome de gato siamês ideal para o seu novo bichinho de estimação é aquele que une a sua personalidade com as características do bichano. O gato siamês é originário do sudoeste asiático e possui uma aparência inconfundível. Com seus olhos azuis e pelagem em tom creme e chocolate, ele já encanta o lar de muitas pessoas pelo mundo. Para te ajudar na missão de nomear seu novo felino, o Patas da Casa fez uma seleção de 100 nomes para gatos siameses. Confira!

    Como apresentar um novo filhotinho a um gato adulto que já mora na casa? Veja as dicas de alguns tutores
    Histórias reais

    Como apresentar um novo filhotinho a um gato adulto que já mora na casa? Veja as dicas de alguns tutores

    Resolver adotar um gato filhote é sempre uma grande aventura. Os filhotes preenchem qualquer ambiente com muita alegria e amor. Mas, além de aprender como cuidar de gatos filhotes, quem já tem um gato adulto ou idoso em casa precisa pensar muito bem em como introduzir o novo membro na família. O processo de adaptação nem sempre é fácil, e é fundamental saber como conduzir essa apresentação da melhor forma possível, respeitando o espaço de cada um e torcendo para que eles se deem bem. 

    Como dar comprimido para gato? Confira 6 dicas que irão ajudar
    Cuidados

    Como dar comprimido para gato? Confira 6 dicas que irão ajudar

    Quem tem gato já deve ter percebido a guerra que é dar remédio, principalmente quando é comprimido. Isso porque, diferente dos cachorros que costumam aceitar o remédio disfarçado na comida, os gatos são muito seletivos e conseguem perceber qualquer coisa diferente no potinho. Caso o seu gato seja guloso, você até pode tentar amassar o comprimido até virar pó e misturar no sachê para gatos, mas se essa técnica não funcionar, você pode tentar outras que vamos ensinar!

    Ver Todas >

    Quantas vezes um gato urina por dia?
    Cuidados dos animais

    Quantas vezes um gato urina por dia?

    Você já se perguntou quantas vezes um gato urina por dia? Essa dúvida é muito frequente e com certeza já passou pela cabeça de todos aqueles que vivem com os felinos, sobretudo os tutores de primeira viagem. Saber quantas vezes gato vai ao banheiro é importante para conhecer o comportamento do pet e até mesmo para identificar algo de errado com a saúde dele. 

    Dia internacional do gato: os direitos e cuidados que todos os felinos devem receber
    Cuidados dos animais

    Dia internacional do gato: os direitos e cuidados que todos os felinos devem receber

    Você sabia que o dia internacional do gato é comemorado no dia 08 de agosto? Essa foi a data escolhida pelo Fund for Animal Welfare (Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal) em 2002 para convidar a sociedade a refletir sobre os cuidados que os gatos necessitam. Em 2022, quando completa 20 anos, o Dia Internacional dos Gatos tem como tema “Recursos amigáveis aos gatos”.  A cada ano, a organização International Cat Care escolhe um novo tema. O assunto que nunca deixa de ter importância, entretanto, são os gatos em situação de rua.

    Como limpar orelha de cachorro? Veja o passo a passo
    Cuidados dos animais

    Como limpar orelha de cachorro? Veja o passo a passo

    Saber como limpar orelha de cachorro é muito importante para manter a higiene e saúde. Um ouvido que não é limpo com frequência acumula cera e sujeiras que acabam tornando o local propício para o aparecimento de fungos e bactérias. A otite canina, por exemplo, é uma doença comum que pode afetar o ouvido do cachorro e causa bastante desconforto no pet. Uma das principais formas de prevenção é saber como limpar ouvido de cachorro e colocar esse procedimento na rotina. 

    Banho e tosa: veja em infográfico como escolher o melhor pet shop
    Cuidados dos animais

    Banho e tosa: veja em infográfico como escolher o melhor pet shop

    Como saber qual é o melhor pet shop para banho e tosa perto de mim? A dúvida é comum para muitos tutores, em especial aqueles que são pais de pet de primeira viagem e ainda não conhecem muito bem os estabelecimentos da região. Se for o seu caso, não se preocupe: escolher um bom banho e tosa próximo não tem muito mistério, mas precisa de muita atenção e uma avaliação rigorosa por parte do tutor.

    Ver Todas >