O gato Persa é uma das raças de maior popularidade entre os amantes de felinos. Entre suas características físicas mais marcantes estão a cabeça avantajada e redonda, olhos grandes, patas curtas e pelos longos. Dono de um focinho achatado e orelhas pequenas, o bichano é famoso por sua aparência encantadora e seu temperamento agradável. Embora grande parte das pessoas já esteja familiarizada com o visual da raça, é bem possível que a personalidade gentil e carinhosa do gato persa ainda seja uma surpresa para muita gente. Sendo assim, conheça um pouco mais sobre como o bichano se comporta!

Gato Persa: saiba como a raça surgiu!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Antes de mergulhar de cabeça nas principais características da personalidade do gato persa, vale a pena entender melhor o surgimento da raça. No século XVII, um homem chamado Pietro della Valle levou um gato da Pérsia até a Itália e inseriu o animal em um programa de procriação em cativeiro. O bichano, até então conhecido como “Gato do Deserto”, apresentava pelagem felpuda, semelhante a uma esponja de aço.

Aproximadamente trezentos anos depois, Nicolas de Pereisc adquiriu alguns gatos de pelagem comprida originados na Turquia. No século XIX, os descendentes destes felinos turcos cruzaram com alguns gatos da Itália. Já deu pra entender onde isso deu, não é mesmo? É a partir desta mistura que surgiram os primeiros gatos persas.

O peludinho de cabeça achatada se tornou ainda mais famoso ao cair nas graças da Rainha Vitória e de outros membros da família real. No final do século XIX, a raça foi introduzida nos Estados Unidos e, pouco tempo depois, popularizada.


O gato Persa tem um temperamento tranquilo e convive bem com outros animais
O gato Persa tem um temperamento tranquilo e convive bem com outros animais

Gato persa: temperamento do felino é muito carinhoso e tranquilo!

Basta um pouco de convivência com um gato Persa para perceber que o animal tem uma personalidade pra lá de carinhosa! Extremamente dócil e sensível, o bichinho é um ótimo companheiro e tende a ser muito apegado à família de tutores.

Porém, não cometa o erro de confundir toda essa proximidade com dependência. Mesmo gostando de estar perto dos donos, o pet é capaz de lidar muito bem com a solidão. Seu caráter calmo e tranquilo faz com que o felino consiga ficar confortável sozinho, desde que o período de tempo não seja exageradamente longo, é claro.

O instinto selvagem do gato persa não é dos mais fortes. Por isso, o animal pode ser considerado um pet mais caseiro e sossegado. Pode apostar que o seu gatinho persa vai preferir o conforto do sofá às aventuras de subir em um móvel ou em uma prateleira!

Por outro lado, não estranhe se o bichinho tiver um surto de energia e começar a correr por toda a casa. Quando isso acontecer, aproveite o pico de disposição e incentive o gato a fazer atividades e exercícios físicos. Como ninguém é perfeito, o bichano pode ser um pouco preguiçoso.

Gato persa e outros animais: como é a convivência da raça?

Na hora de adotar um animalzinho de estimação, uma das grandes preocupações de quem tem a casa cheia é a convivência do recém-chegado com o resto da família. Se tratando do gato Persa, essa questão não precisa ser um problema! A raça se dá muito bem com pessoas, crianças e até mesmo outros pets.

O peludinho é uma ótima pedida para quem mora em locais pequenos, como apartamentos. Seu temperamento tranquilo e silencioso, com miados baixos e pontuais, é o sonho de qualquer vizinho! Além disso, esse gato tem uma boa capacidade de se adaptar com muita facilidade a diversos ambientes.

Redação: Dóris Marinho