Comportamento

Gato Persa: como é a personalidade da raça?

Gato Persa e seu temperamento: o felino é bastante dócil e carinhoso
Gato Persa e seu temperamento: o felino é bastante dócil e carinhoso

O gato Persa é uma das raças de maior popularidade entre os amantes de felinos. Entre suas características físicas mais marcantes estão a cabeça avantajada e redonda, olhos grandes, patas curtas e pelos longos. Dono de um focinho achatado e orelhas pequenas, o bichano é famoso por sua aparência encantadora e seu temperamento agradável. Embora grande parte das pessoas já esteja familiarizada com o visual da raça, é bem possível que a personalidade gentil e carinhosa do gato persa ainda seja uma surpresa para muita gente. Sendo assim, conheça um pouco mais sobre como o bichano se comporta!

Gato Persa: saiba como a raça surgiu!

Antes de mergulhar de cabeça nas principais características da personalidade do gato persa, vale a pena entender melhor o surgimento da raça. No século XVII, um homem chamado Pietro della Valle levou um gato da Pérsia até a Itália e inseriu o animal em um programa de procriação em cativeiro. O bichano, até então conhecido como “Gato do Deserto”, apresentava pelagem felpuda, semelhante a uma esponja de aço.

Aproximadamente trezentos anos depois, Nicolas de Pereisc adquiriu alguns gatos de pelagem comprida originados na Turquia. No século XIX, os descendentes destes felinos turcos cruzaram com alguns gatos da Itália. Já deu pra entender onde isso deu, não é mesmo? É a partir desta mistura que surgiram os primeiros gatos persas.

O peludinho de cabeça achatada se tornou ainda mais famoso ao cair nas graças da Rainha Vitória e de outros membros da família real. No final do século XIX, a raça foi introduzida nos Estados Unidos e, pouco tempo depois, popularizada.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    O gato Persa tem um temperamento tranquilo e convive bem com outros animais
    O gato Persa tem um temperamento tranquilo e convive bem com outros animais

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    Gato persa: temperamento do felino é muito carinhoso e tranquilo!

    Basta um pouco de convivência com um gato Persa para perceber que o animal tem uma personalidade pra lá de carinhosa! Extremamente dócil e sensível, o bichinho é um ótimo companheiro e tende a ser muito apegado à família de tutores.

    Porém, não cometa o erro de confundir toda essa proximidade com dependência. Mesmo gostando de estar perto dos donos, o pet é capaz de lidar muito bem com a solidão. Seu caráter calmo e tranquilo faz com que o felino consiga ficar confortável sozinho, desde que o período de tempo não seja exageradamente longo, é claro.

    O instinto selvagem do gato persa não é dos mais fortes. Por isso, o animal pode ser considerado um pet mais caseiro e sossegado. Pode apostar que o seu gatinho persa vai preferir o conforto do sofá às aventuras de subir em um móvel ou em uma prateleira!

    Por outro lado, não estranhe se o bichinho tiver um surto de energia e começar a correr por toda a casa. Quando isso acontecer, aproveite o pico de disposição e incentive o gato a fazer atividades e exercícios físicos. Como ninguém é perfeito, o bichano pode ser um pouco preguiçoso.

    Gato persa e outros animais: como é a convivência da raça?

    Na hora de adotar um animalzinho de estimação, uma das grandes preocupações de quem tem a casa cheia é a convivência do recém-chegado com o resto da família. Se tratando do gato Persa, essa questão não precisa ser um problema! A raça se dá muito bem com pessoas, crianças e até mesmo outros pets.

    O peludinho é uma ótima pedida para quem mora em locais pequenos, como apartamentos. Seu temperamento tranquilo e silencioso, com miados baixos e pontuais, é o sonho de qualquer vizinho! Além disso, esse gato tem uma boa capacidade de se adaptar com muita facilidade a diversos ambientes.

    Redação: Dóris Marinho

    Como fazer brinquedos para gatos com catnip?

    Próxima matéria

    Como fazer brinquedos para gatos com catnip?

    Gato persa: preço, personalidade, alimentação... Saiba tudo sobre a raça
    Raças

    Gato persa: preço, personalidade, alimentação... Saiba tudo sobre a raça

    O focinho achatado e os pelos longos dos gatos persas são reconhecidos de longe pelo amantes da raça. Mas sabia que eles são muito mais do que apenas um rostinho bonito? Os bichinhos também são queridos pela sua personalidade super tranquila e carinhosa com crianças e outros animais. É justamente por isso que a raça é uma das mais populares do mundo! Mas antes de sair procurando por um gato persa para chamar de seu, conheça todos os detalhes e veja se é mesmo a raça que você quer.

    Ragdoll: cuidados, personalidade e curiosidades... Conheça mais sobre essa raça de gatos gigantes
    Raças

    Ragdoll: cuidados, personalidade e curiosidades... Conheça mais sobre essa raça de gatos gigantes

    O Ragdoll é uma raça de gatos gigantes, bem peludinhos e muito ativos. A raça nasceu nos Estados Unidos, a partir de uma série de cruzamentos, e só chegou ao Brasil no início da década de 1980. A história é bem curiosa, mas o que chama a atenção mesmo é o resultado: um gato enorme e super fofo. O Ragdoll é uma raça muito carinhosa e que gosta daquele colinho gostoso do dono. Ou seja: é uma ótima companhia para outros animais (incluindo cães), crianças, adultos e idosos. Conheça mais sobre essa raça e se apaixone também!

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais
    Raças

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais

    O gato Himalaia é, sem dúvidas, uma das raças mais queridinhas e desejadas pelos amantes de felinos. Ele reúne em sua genética a mistura de outras duas raças que são muito populares: o gato Persa e o Siamês. Ou seja, é carisma e fofura em dose dupla! Além disso, esse gatinho tem uma personalidade super dócil e tranquila, sendo a companhia perfeita para quem sempre sonhou em ter um bichinho de estimação. Se esse é o seu caso, ou se você já tem um gato do Himalaia e quer conhecer tudo sobre ele, essa matéria vai te ajudar bastante. 

    Balinês: características, personalidade, saúde e curiosidades... conheça mais sobre essa raça de gato
    Raças

    Balinês: características, personalidade, saúde e curiosidades... conheça mais sobre essa raça de gato

    Pelos longos, finos e lisos: essas são as características mais comuns do gato Balinês. Facilmente confundido com o gato Siamês, o bichano desta raça também possui cores claras e manchas em determinados pontos do corpo e os famosos olhos azuis. O companheirismo tem tudo a ver com a sua personalidade: bastante adaptável, o gato Balinês é perfeito para quem busca um gatinho alegre e brincalhão. Para saber mais sobre essa raça, preparamos um guia com as principais informações. Dá uma conferida!

    Ver Todas >

    Passear com cachorro: qual o tempo ideal para gastar a energia do cãozinho?
    Comportamento animal

    Passear com cachorro: qual o tempo ideal para gastar a energia do cãozinho?

    Passear com o cachorro é um dos momentos mais importantes da rotina de um pet. Além de ser uma atividade super propícia para estreitar os laços com o cãozinho com brincadeiras ao ar livre, também é uma forma de incentivá-lo a fazer novos aumigos e gastar toda a energia acumulada. Os passeios são excelentes aliados para manter a saúde física e mental do pet, mas será que você sabe qual é o tempo ideal para passear com cachorro?

    Brincadeiras para fazer com cachorro nos dias chuvosos
    Comportamento animal

    Brincadeiras para fazer com cachorro nos dias chuvosos

    Passear com cachorro é essencial na rotina de qualquer pet. Mas o que fazer nos dias de chuva para suprir essa necessidade? As brincadeiras para cachorro são uma alternativa. Além de gastar a energia e estreitar o relacionamento com o tutor, as brincadeiras servem também como distração para os cães que têm medo de chuva e trovão. É possível usar brinquedos, petiscos e até mesmo os móveis da casa: com um toque de criatividade, você vai conseguir cansar o seu doguinho sem precisar sair na rua nos dias de chuva. 

    Gato triste e com saudade de outro gato: veja como ajudar o seu bichano a lidar com separações
    Comportamento animal

    Gato triste e com saudade de outro gato: veja como ajudar o seu bichano a lidar com separações

    Poucas pessoas sabem, mas os gatos sentem saudades e têm diferentes formas de demonstrar isso. Uma situação em que o sentimento pode ser claramente observado é quando dois gatos vivem juntos - mesmo que não sejam irmãos ou mãe e filho -, mas em um determinado momento eles precisam se separar, seja por conta de uma mudança de casa ou porque um deles faleceu.

    Brinquedos de nylon para cachorro são seguros para todas as idades e portes?
    Comportamento animal

    Brinquedos de nylon para cachorro são seguros para todas as idades e portes?

    Os brinquedos para cachorro são importantes em todas as fases de vida de um bichinho de estimação. Eles servem para divertir, distrair e até mesmo gastar a energia de um cãozinho. Além das conhecidas bolinhas, existem vários outros tipos de acessórios para a diversão do pet. Os brinquedos de nylon para cachorro podem ser encontrados em diferentes modelos e formatos e são muito indicados, principalmente, para cães que adoram roer tudo. 

    Ver Todas >