O gato Munchkin - carinhosamente apelidado de gato “salsicha” - é um dos felinos mais adoráveis que existem. Ele tem pernas curtinhas e um corpo alongado, o que faz com que muitas pessoas se refiram a ele como gato rebaixado ou gato anão. Mas além da aparência inusitada, o que será que esse bichano tem de tão especial? A convivência com o Munchkin com certeza é algo surpreendente, principalmente para quem sempre quis ter um bichano carinhoso, extrovertido e com temperamento tranquilo.

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ficou curioso para conhecer mais sobre os gatos Munchkin - preço, comportamento e outras coisinhas a mais?! Vem que a gente te conta tudo que você precisa saber!

Origem do Munchkin: gato surgiu nos Estados Unidos

A raça de gato anão é relativamente recente. Embora outros "gatos rebaixados" tenham surgido antes e desaparecido após a Segunda Guerra Mundial, o Munchkin como conhecemos hoje foi originado nos Estados Unidos na década de 1980. Nessa época, a professora Sandra Hochenedel encontrou e adotou uma gatinha de pernas curtas que estava curta. A gata, por sua vez, deu origem a uma ninhada de "gatos anões" - e isso foi se expandindo.

Pouco tempo depois, em 1991, o primeiro gato anão foi apresentado em um programa de televisão. Três anos mais tarde, em 1994, a TICA (The International Cat Association) fez o reconhecido da raça de gato Munchkin. Não demorou muito para que muitos gateiros se encantassem por essa característica desses bichanos, e logo ele se popularizou.

O Munchkin é um gato "rebaixado" bem peludinho

Uma das principais características dos gatos Munchkin é que eles têm a patinha bem curta e o corpo alongado, parecido com o Dachshund. Por isso, eles são conhecidos como gato salsicha, gato anão ou gato rebaixado. E qual o tamanho deste gato? Raça Munchkin costuma ter, em média, de 15 a 20 centímetros de altura. O porte varia de pequeno a médio.

Outro traço que também chama a atenção nesses bichanos é a pelagem. Eles têm uma pelagem de comprimento médio a longo, mas que é bem felpuda e macia.  Todas as cores de gato e padrões são aceitos. Ou seja, você pode encontrar um gato Munchkin preto, branco, laranja, cinza, tricolor e muito mais.

Munchkin: gato é dócil, carinhoso e cheio de energia para gastar

Prepare-se para se apaixonar, porque o famoso gato rebaixado é puro amor, fofura e companheirismo! Esses bichanos têm um temperamento dócil e tranquilo, e ao mesmo tempo são super amigáveis e divertidos. Gostam de brincar, têm uma curiosidade bem aguçada - típica dos felinos, né? - e não trocam a companhia dos seus humanos por nada. O apego, inclusive, é tão marcante que é comum o gato Munchkin seguir o dono pela casa só pelo prazer de estar junto.

Ainda que seja levemente apegado, o bichano mantém sua independência em alguns momentos e não tem dificuldades de passar um tempo sozinho. Outro ponto forte sobre o comportamento da raça de gato Munchkin é que ele é sociável e se dá relativamente bem com crianças e outros animais. Ele também tem energia de sobra e não desperdiça uma boa brincadeira para gatos.

Diferente de outros felinos, o gato rebaixado não tem o hábito de miar com frequência - somente quando ele acha necessário e quer chamar a atenção do seu tutor para alguma coisa, como o pote de ração vazio ou a caixa de areia suja. Apesar da baixa vocalização do gato Munchkin, eles são animais que têm muita facilidade em expressar o que querem e o que desejam por conta da sua inteligência.

Gato Munchkin laranjaGato Munchkin tigradoGato Munchkin com língua de foraGato Munchkin cinza e outro brancoGato Munchkin laranja deitado na camaGato Munchkin branco e cinza sentado na cadeira

 

Convivência com o gato Munchkin é tranquila e não exige cuidados específicos

 

Muita gente pensa que, por se tratar de um gato rebaixado e que tem uma estatura diferente dos outros felinos, a raça de gato Munchkin precisa de cuidados especiais, mas nada disso. Mesmo com as particularidades físicas desse animal, o Munchkin é como qualquer outro gatinho que gosta de explorar o ambiente, subir em lugares altos e tem um espírito aventureiro. A única diferença é que as patinhas curtas da raça limitam os movimentos de subir e descer de alguns móveis, então o tutor tem que ficar atento para que o gato Munchkin não se machuque em suas aventuras.

Outro ponto importante é a alimentação do gatinho. Apesar de ser cheio de energia, o gato rebaixado não pode se tornar um gato obeso, ou isso pode comprometer bastante a qualidade de vida dele. Portanto, o ideal é investir em rações de boa qualidade, respeitando a quantidade diária indicada pelo veterinário. Fora isso, a convivência com o bichano tende a ser bem tranquila e sem maiores preocupações.

A saúde dos gatos Munchkin é resistente, mas precisa de certa atenção

É normal pensar que uma raça de gato anão como o Munchkin tenha uma saúde mais fragilizada, mas não é bem assim. Na verdade, os bichanos não têm predisposição genética a nenhuma doença específica. Mas, assim como outros pets, precisa ser observado no dia a dia. Ao perceber gatos Munchkin com dificuldade de locomoção, é bom ficar atento a outros sinais e levar o animal no veterinário para entender o que causou isso.

Outro cuidado importante com a raça de gato Munchkin é com a tabela de vacinas para gatos, evitando o atraso das doses de reforço. Só assim é possível evitar algumas doenças que são comuns no universo felino. Não esqueça também da vermifugação!

Gato Munchkin: preço é mais alto do que o normal

Se você é daquelas pessoas que não veem a hora de ter um gato Munchkin para chamar de seu, é preciso ter calma. Quando se trata do gato rebaixado, preço tende a ser mais caro do que outras raças, sendo necessário desembolsar, no mínimo, R$ 4 mil para adquirir um exemplar. Dependendo das características físicas, sexo e linhagem do pet, o valor pode chegar a R$ 8 mil em gatis especializados. 

Além do mais, também é bom pensar nas necessidades do seu novo amigo de quatro patas e os gastos mensais que ele vai exigir. Comprar gato Munchkin ou adotar um bichano da raça é um ato que vem acompanhado de várias outras responsabilidades. E lembre-se: para adquirir um gato de raça como o gato Munchkin, é fundamental procurar por lugares certificados e com boas referências. Essa é a melhor maneira de evitar cair em ciladas e de não financiar estabelecimentos que maltratam os animais. 

Tem gato Munchkin no Brasil?

É possível encontrar gatis de Munchkin no Brasil. Para isso, é importante pesquisar lugares especializados, como o Clube Brasileiro do Gato, para ter acesso a uma lista criadores da raça. Também é necessário ter certeza de que são estabelecimentos confiáveis e com boas referências para ter seu gato Munchkin. Comprar exige mais atenção do que o normal!

Vale lembrar que, ao adquirir um gato anão, valor não pode ser muito diferente do mencionado acima. Também não existe um mini gato Munchkin: preço tem a mesma média para todos os bichanos. Por isso, ao procurar por "Munchkin gato valor" na internet, o custo costuma ter sempre a mesma base. 

Publicado originalmente em: 10/09/2021

Atualizado em: 19/10/2023