Raças

Gato Munchkin: preço, comportamento e convivência com esse bichano "rebaixado"

O gato Munchkin é dócil, afetuoso e explorador
O gato Munchkin é dócil, afetuoso e explorador

O gato Munchkin - carinhosamente apelidado de gato “salsicha” - é um dos felinos mais adoráveis que existem. Ele tem pernas curtinhas e um corpo alongado, o que faz com que muitas pessoas se refiram a ele como gato rebaixado ou gato anão. Mas além da aparência inusitada, o que será que esse bichano tem de tão especial? A convivência com o Munchkin com certeza é algo surpreendente, principalmente para quem sempre quis ter um bichano carinhoso, extrovertido e com temperamento tranquilo. Ficou curioso para conhecer mais sobre o gato Munchkin - preço, comportamento e outras coisinhas a mais?!

Munchkin: gato é dócil, carinhoso e cheio de energia para gastar

Prepare-se para se apaixonar, porque o famoso gato rebaixado é puro amor, fofura e companheirismo! Esses bichanos têm um temperamento dócil e tranquilo, e ao mesmo tempo são super amigáveis e divertidos. Gostam de brincar, têm uma curiosidade bem aguçada - típica dos felinos, né? - e não trocam a companhia dos seus humanos por nada. O apego, inclusive, é tão marcante que é comum encontrar o gato Munchkin seguindo o dono pela casa só pelo prazer de estar junto.

Ainda que seja levemente apegado, o bichano mantém sua independência em alguns momentos e não tem dificuldades de passar um tempo sozinho. Outro ponto forte sobre o comportamento da raça de gato Munchkin é que ele é sociável e se dá relativamente bem com crianças e outros animais. Ele também tem energia de sobra e não desperdiça uma boa brincadeira.

Diferente de outros felinos, o gato rebaixado não tem o hábito de miar com frequência - somente quando ele acha necessário e quer chamar a atenção do seu tutor para alguma coisa, como o pote de ração vazio ou a caixa de areia suja. Apesar da baixa vocalização do gato Munchkin, eles são animais que têm muita facilidade em expressar o que querem e o que desejam por conta da sua inteligência.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

question quiz stamp

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

Question Header Background
question quiz stamp

As crises alérgicas costumam acontecer:

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Question Header Background
question quiz stamp

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Question Header Background
question quiz stamp

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

Question Header Background
question quiz stamp

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

Question Header Background

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    O famoso "gato rebaixado" tem um espírito aventureiro
    O famoso "gato rebaixado" tem um espírito aventureiro

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    Convivência com o gato Munchkin é tranquila e não exige cuidados específicos

    Muita gente pensa que, por se tratar de um gato rebaixado e que tem uma estatura diferente dos outros felinos, o gato Munchkin precisa de cuidados especiais, mas nada disso. Mesmo com as particularidades físicas desse animal, o Munchkin é como qualquer outro gatinho que gosta de explorar o ambiente, subir em lugares altos e tem um espírito aventureiro. A única diferença é que as patinhas curtas da raça limitam os movimentos de subir e descer de alguns móveis, então o tutor tem que ficar atento para que o gato Munchkin não se machuque em suas aventuras.

    Outro ponto importante é a alimentação do gatinho. Apesar de ser cheio de energia, o gato rebaixado não pode ficar acima do peso, ou isso pode comprometer bastante a qualidade de vida dele. Portanto, o ideal é investir em rações de boa qualidade, respeitando a quantidade diária indicada pelo veterinário. Fora isso, a convivência com o bichano tende a ser bem tranquila e sem maiores preocupações.

    Gato Munchkin: preço é mais alto do que o normal

    Se você é daquelas pessoas que não veem a hora de ter um gato Munchkin para chamar de seu, é preciso ter calma. Quando se trata do gato rebaixado, preço tende a ser mais caro do que outras raças, sendo necessário desembolsar, no mínimo, R$ 2 mil para adquirir um exemplar. Dependendo das características físicas, sexo e linhagem do pet, o valor pode chegar a R$ 5 mil em gatis especializados. 

    Além do mais, também é bom pensar nas necessidades do seu novo amigo de quatro patas e os gastos mensais que ele vai exigir. Comprar ou adotar um gatinho é um ato que vem acompanhado de várias outras responsabilidades. E lembre-se: para ter um gato de raça como o gato Munchkin, é fundamental procurar por lugares certificados e com boas referências. Essa é a melhor maneira de evitar cair em ciladas e de não financiar estabelecimentos que maltratam os animais. 

    Redação: Juliana Melo

    Gato-de-bengala: quais os comportamentos selvagens que a raça possui?

    Próxima matéria

    Gato-de-bengala: quais os comportamentos selvagens que a raça possui?

    Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!
    Adestramento

    Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!

    Durante muito tempo, cachorro e gato foram declarados inimigos. Algumas pessoas acreditavam que onde havia um cão não poderia ter um gato e vice-versa. Se antes eles não tinham o hábito de conviver, hoje moram juntos e alguns até são inseparáveis. Mas atenção! Nem sempre os animais se entendem de primeira e o processo de adaptação requer tempo e paciência do tutor para que aprendam a respeitar a presença um do outro. Para você que tem um cãozinho e um gatinho e precisa de ajuda para adaptá-los, separamos oito truques para melhorar a convivência. O adestrador Max Pablo, do Rio de Janeiro, deu algumas dicas e também conversamos com a cat-sitter Nathane Ribeiro, que tem três gatos e já precisou adaptá-los com um cão. Veja o que eles disseram!

    Munchkin: curiosidades, origem, características, cuidados e personalidade... tudo sobre o
    Raças

    Munchkin: curiosidades, origem, características, cuidados e personalidade... tudo sobre o "gato salsicha"

    Gato anão e gato salsicha são algumas denominações usadas para se referir ao Munchkin, um adorável felino com as pernas curtinhas e coluna alongada. A raça de gato não é uma das mais populares do Brasil, mas com certeza chama a atenção pela sua forma física “diferenciada”. Muito doce e cheio de energia, o Munchkin é uma mistura de fofura, inteligência e companheirismo.

    Tenda para gatos: aprenda como fazer uma para o seu bichano com esse passo a passo
    Cuidados

    Tenda para gatos: aprenda como fazer uma para o seu bichano com esse passo a passo

    Os gatos adoram um espaço fechado para se sentirem protegidos e seguros. Apesar das adoradas caixas de papelão cumprirem bem essa função, é sempre importante oferecer aos nossos bichinhos um local específico para que eles possam dormir e descansar confortavelmente. Entre os modelos de cama para gato e outros refúgios, a tenda para gatos é um ótima opção para enriquecer o ambiente do seu animal de estimação: é bonita, econômica, fácil de limpar e cabe em qualquer cantinho.

    Seu gato é mais vertical ou horizontal? Veja como identificar o padrão de comportamento do seu bichano!
    Comportamento

    Seu gato é mais vertical ou horizontal? Veja como identificar o padrão de comportamento do seu bichano!

    Quem divide a casa ou apartamento com um gato, com certeza já deve ter notado o quanto os felinos amam lugares altos. Seja nos nichos para gatos ou em móveis mais altos, os bichanos se sentem mais seguros e tranquilos quando possuem uma visão ampla do cômodo. Mas, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, existem alguns gatinhos que preferem os lugares mais baixos da casa. E, é claro que, esse fator é determinante na hora de gatificar o ambiente em que o pet felino mora. Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas para entender as preferências do seu gato e garantir que a rotina dele seja mais divertida. Olha só!

    Ver Todas >

    Setembro amarelo: 9 coisas que um cachorro ou gato pode fazer para te ajudar a enfrentar a doença
    Comportamento animal

    Setembro amarelo: 9 coisas que um cachorro ou gato pode fazer para te ajudar a enfrentar a doença

    No mês do Setembro Amarelo, as campanhas sobre a prevenção do suicídio ganham um grande destaque. Cuidar da saúde mental é muito importante, e o acompanhamento de médicos e terapeutas são fundamentais para auxiliar no tratamento de depressão. O que poucas pessoas sabem é que, aliado a isso, ter um bichinho de estimação também faz toda a diferença na vida de pessoas que convivem com a doença.

    5 coisas que o cachorro latindo pode significar
    Comportamento animal

    5 coisas que o cachorro latindo pode significar

    O cachorro latindo é um comportamento mais comum dos que os tutores esperam. Afinal, como todos sabem, os latidos fazem parte da linguagem canina e são uma forma do seu amigo de quatro patas se expressar. Mas você sabia que existem vários tipos de latidos de cachorro, e cada um deles representa uma situação diferente? É importante ficar atento ao comportamento animal, mas também treinar o seu ouvido para conseguir decifrar o verdadeiro significado por trás de um cachorro latindo.

    Como saber se o gato é fêmea?
    Comportamento animal

    Como saber se o gato é fêmea?

    Os tutores de primeira viagem (e até mesmo alguns experientes) sempre ficam confusos na hora de descobrir se filhote de gato é fêmea ou macho. Afinal de contas, como descobrir o sexo do gato? O que é necessário observar para diferenciar um gatinho de uma gatinha? Embora essa seja uma missão um pouco difícil nas primeiras semanas de vida do bichano, basta observar alguns detalhes ara descobrir o sexo do gato.

    Menor cachorro do mundo: conheça os recordistas registrados no Guinness Book
    Comportamento animal

    Menor cachorro do mundo: conheça os recordistas registrados no Guinness Book

    Você sabe qual é o menor cachorro do mundo? As raças de cachorro pequeno conquistam um espaço especial no coração dos amantes de caninos, não apenas porque eles são incrivelmente fofos, mas também porque eles se adaptam bem a qualquer ambiente. O que poucas pessoas sabem é que alguns desses cãezinhos são realmente minúsculos, com um tamanho impressionante de tão pequeno. 

    Ver Todas >