O comportamento animal é cheio de situações intrigantes. Tanto os cães quanto os gatos, por exemplo, têm o hábito de demarcar território. O problema é que quando se trata dos felinos, isso pode dar certa dor de cabeça para os tutores, pois os arranhões e xixi espalhados pela casa são inevitáveis. Mas afinal, o que leva os gatos a se comportarem dessa forma? O gato castrado marca território, ou isso é uma exclusividade de animais que não passaram pela cirurgia da castração? Como o tutor pode lidar com esse tipo de situação e evitar o gato marcando território? Para sanar essas dúvidas, preparamos uma matéria com as informações mais relevantes sobre o assunto. Veja a seguir!

Entenda os motivos por trás de um gato marcando território

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Não é possível definir ao certo com que idade o gato começa a marcar território, mas esse, sem dúvidas, é um comportamento bastante desagradável para quem precisa conviver com felinos. As formas mais comuns que um gato marca território são por meio da urina fora da caixa de areia e dos famosos arranhões nos móveis da casa e/ou nos seus humanos. Mas afinal, por que que esses animais fazem isso?

São muitas as razões que podem explicar esse comportamento do gato. A principal delas é um tanto óbvia: instinto. Os felinos ainda carregam muitos hábitos da vida selvagem e, por isso, eles sentem a necessidade de estabelecer uma relação de “poder” com outros seres vivos, determinando quem é o dono de um território. Por isso, mudanças de casa ou a chegada de um novo membro na família podem fazer com que o gato aja por instinto e marque seu território. Também é possível que ele fala isso para tentar chamar a atenção do sexo oposto, numa tentativa de cruzamento, caso o gato não seja castrado.

Além disso, quando a demarcação acontece porque o gato urina fora do lugar, outras causas que podem estar associadas a isso é o estresse ou doenças. Nesse caso, vale procurar o auxílio de um veterinário para entender o que está acontecendo com a saúde do animal.


Saiba como fazer o gato parar de marcar território com algumas dicas
Saiba como fazer o gato parar de marcar território com algumas dicas

Gato castrado marca território?

Muitas pessoas se perguntam se gato castrado marca território, e a resposta para isso é: depende. Na maior parte dos casos, a castração inibe esse tipo de comportamento do gato porque, com a diminuição dos hormônios sexuais no seu organismo, o animal não sente mais a necessidade de atrair o sexo oposto e nem de repelir outros animais. Logo, esse territorialismo muitas vezes é deixado de lado depois de castrar gato. Contudo, isso também é algo que vai depender da personalidade do bichano. Se ele gosta de se sentir no poder, e for algo que independe dos seus hormônios, há a possibilidade do gato castrado marcar território. 

Gato marcando território: o que fazer? Veja algumas dicas para acabar com isso

Você tem um gatinho que definitivamente é um territorialista. Então, como fazer o gato parar de marcar território? Bom, como já foi dito, a castração desses animais é uma opção que costuma ter resultados bastante positivos, além de ser uma medida que ajuda a prevenir diversas doenças e a gravidez indesejada. Mas se mesmo o gato castrado marca território, existem outras opções que também podem ajudar a evitar esse tipo de comportamento, como investir na gatificação da casa e pensar em formas de distrair o bichano. Gatos relaxados e com uma boa qualidade de vida raramente sentem a necessidade de fazer esse tipo de coisa. Ah, e claro: não pode esquecer de levar o animal no veterinário periodicamente, hein? Às vezes o motivo para o xixi fora do lugar também pode ser alguma doença.

Se o problema não for urina, e sim os arranhões: invista em arranhadores para gatos. Eles são uma ótima alternativa de brinquedo para os felinos e que são feitos justamente com esta finalidade. Assim, você desvia a atenção do bichano dos móveis da casa e direciona para o novo objeto.

Redação: Juliana Melo