Já ouviu falar em gato híbrido? O termo muitas vezes é usado para descrever o cruzamento de gato “do mato” com gato doméstico. O que poucas pessoas sabem é que existem algumas raças bem conhecidas que derivam justamente desse tipo de cruzamento, resultando em uma espécie de gato “selvagem” doméstico, como é o caso do gato Bengal. Apesar de ter uma aparência que lembra os gatos que nós conhecemos, esses felinos costumam ter um comportamento movido principalmente pelos seus instintos.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se você quer saber o que é um gato híbrido, quais são as principais características desses animais e as raças que pertencem a esse grupo, é só vir com a gente! Nós separamos as principais informações sobre o assunto para esclarecer tudo sobre o híbrido de gato!

O que são os chamados “gatos híbridos”?

As expressões híbrido de gato ou gato híbrido são comuns para denominar um filhote de gato do mato com gato doméstico - ou seja, refere-se ao resultado do cruzamento de um felino domesticado (fêmea) com um selvagem (macho). Esses animais costumam chamar a atenção por sua aparência diferenciada que se assemelha bastante aos seus ancestrais selvagens.

No entanto, é importante destacar que, conforme o cruzamento de gatos híbridos com gatos domésticos vai acontecendo e novas linhagens vão surgindo, tanto a aparência quanto o comportamento desses animais vão se modificando. Dessa forma, o gato híbrido passa a assumir características mais próximas de um gato doméstico em todos os sentidos, afastando-se aos poucos da sua ancestralidade.

Como é o comportamento e personalidade de um híbrido de gato?

O que vai determinar o comportamento do gato híbrido é o grau de parentesco que o animal tem com os felinos selvagens. Um filhote de gato do mato com gato doméstico pertence à primeira geração e carrega uma parcela muito maior de comportamento selvagem, já que ele descende diretamente de um animal selvagem. Já quando esse gato híbrido cruza com um outro felino doméstico é o que dá origem à segunda geração, de forma que os filhotes dessa linhagem ainda podem apresentar instintos selvagens, mas em menor proporção do que a linhagem 1.

De forma geral, pode-se dizer que os felinos das últimas gerações são mais dóceis, mansos e receptivos do que um gato híbrido da primeira geração. Ah, e aqui vai uma curiosidade: apesar de serem um pouco mais selvagens, uma das raças de gato mais raras do mundo (e caras também) é o Savannah F1, que pertence à primeira linhagem de gatos híbridos. Seu preço chega até R$ 50 mil.

Conheça algumas raças de gatos híbridos que são super populares!

É bem provável que você já esteja familiarizado com algumas raças de gato híbridos. O gato Bengal - também conhecido como gato de bengala - é uma das carinhas mais populares desse grupo. Ele é resultado do cruzamento entre um animal doméstico e um leopardo selvagem, tendo uma pelagem bem característica e beleza inconfundível. Aliás, é por isso que muitas pessoas se referem a ele como um gato doméstico tipo leopardo.

Outra raça que faz muito sucesso por aí é o gato Savannah, que surgiu da relação entre um pet domesticado e um Serval Africano. Ainda que seja uma criação relativamente recente, o animal surpreende com seu tamanho e pode ser encontrado em diferentes linhagens. Para se ter uma ideia, o Savannah mede em torno de 50 a 60 cm de comprimento. Já as linhagens variam conforme o grau de parentesco com o Serval, de forma que a linhagem F1 é considerada a mais próxima dos felinos selvagens.

 

O Bengal é um gato doméstico tipo leopardo que é híbridoOutro gato híbrido é o Savannah, uma raça que é descendente do Serval AfricanoO Caracal é uma raça de gato selvagem que até tem versão híbrida, mas prejudica os animais

 

Raça de gato selvagem também existe, como o Caracal

 

Uma espécie de gato selvagem é o Caracal. Ele reside no continente africano e asiático e tem como habitat natural regiões semidesérticas ou florestas secas. Também chamado de lince do deserto, o Caracal tem uma aparência bem peculiar e geralmente chama a atenção por conta das suas longas orelhas pontudas que possuem uma leve inclinação no topo. Apesar disso, muitos acham a espécie fofinha - o que definitivamente não corresponde ao seu forte instinto de caçador.

Ainda que exista uma versão “híbrida” do felino, esse é um animal que não se recomenda fazer o cruzamento com raças domésticas porque pode ser extremamente prejudicial para a saúde da mãe e dos filhotes. O Caracal “doméstico” aconteceu pela primeira vez como um acidente no zoológico de Moscou e chamou a atenção por conta da sua fofura, mas a sua criação não é algo natural e, na verdade, chega a ser cruel com os envolvidos.

Que cuidados são necessários com um gato “selvagem” doméstico?

É preciso entender que os gatos híbridos, principalmente aqueles que pertencem à primeira linhagem (que é a mais próxima dos animais selvagens), têm um comportamento bem instintivo. O lado predador e desconfiado muitas vezes fala mais alto, o que faz com que esses animais sejam extremamente reservados e distantes, mas não necessariamente ariscos com a família

Por isso, é importante incentivar os estímulos naturais desses bichinhos com o devido enriquecimento ambiental: instalação de nichos, prateleiras, bem como brinquedos para gatos de caça são sempre bem-vindos. Também não se pode esperar que eles sejam tão meigos e dóceis, como várias outras raças de gato carinhosas, a não ser que eles pertençam à linhagens mais distantes dos seus ancestrais selvagens.

Redação: Juliana Melo