Gato

Gato feliz: 8 coisas que você pode fazer para melhorar e muito a vida do seu pet

Publicado - 16 Novembro 2023 - 14h39

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Não há nada mais recompensador do que ter um gato feliz em casa, sentindo-se seguro, protegido e amado pela família. Esse sentimento é ainda mais especial quando se trata de um gatinho resgatado, pois não há nada mais gratificante do que saber que nossas ações podem fazer uma grande diferença na vida deles. 

Um gatinho feliz não apenas traz felicidade para casa, como também desfruta de uma melhor qualidade de vida e tem menos chance de desenvolver problemas de saúde. O Patas da Casa decidiu compartilhar dicas sobre o que deixa o gato feliz, destacando 8 maneiras de melhorar a vida do bichano. Confira!

1) Enriquecimento ambiental deixa os gatinhos felizes 

O enriquecimento ambiental para gatos é um investimento que com certeza vai deixar o gato feliz. A gatificação da casa deixa o ambiente mais atrativo para o felino, com objetos que se assemelham com a vida na natureza. O arranhador, rede para gatos, brinquedos interativos, nichos e prateleiras estimulam os bichanos a se divertirem e relaxarem, evitando um gato estressado e com tédio.

Imagem Quiz:Seu gato fica mais feliz com petiscos ou sachê?

Seu gato fica mais feliz com petiscos ou sachê?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

2) Os sachês úmidos são aliados de um gato feliz

Os sachês para gatos são super apreciados pelo exigente paladar felino. Eles são ótimos para diversificar a dieta do bichano, porque possuem um aroma e um paladar que despertam o interesse desses animais. Além disso, como os sachês são ricos em água, eles são super indicados para manter o felino hidratado. Pode ter certeza que um sachê para gatos vai deixar os gatos felizes e de barriga cheia!

3) Caixa de areia limpinha é sinônimo de gato feliz

Os felinos são super higiênicos e não suportam um ambiente sujo, inclusive a caixa de areia para gato. Uma caixa de areia suja e mal cheirosa pode deixar o gato irritado e de mau humor. Afinal, ninguém gosta de fazer as necessidades em um banheiro imundo, né? Além disso, a sujeira presente na caixa pode afetar o comportamento dos gatos. Eles podem se recusar a usar o acessório e passar a fazer xixi e coco no lugar errado. 

4) Gatos felizes passam tempo de qualidade com o tutor

Muitos tutores têm a falsa crença de que os felinos não precisam de atenção porque são independentes, mas isso está longe de ser verdade. Como qualquer animal de estimação, eles precisam passar um tempo de qualidade com o tutor, brincando e se divertindo. Caso contrário, você com certeza vai deixar seu gato triste, infeliz e solitário. Por isso, sempre tire um tempinho durante o dia para dar carinho e atenção para o bichano, ok?

gato recebendo carinho
Gatos felizes precisam de carinho e atenção dos tutores

5) Objetos “diferentes” deixam os gatos felizes

Os felinos são animais naturalmente observadores, e não é nada incomum se deparar com um gato curioso. Para deixar os gatinhos felizes, você pode aproveitar essa característica para investir em objetos que sejam diferentes e que vão chamar a atenção do felino. É o caso da fonte de água para gatos, do quebra-cabeça para felinos e do comedouro automático para gatos.

6) Esconderijos secretos são uma boa dica para fazer seu gato feliz

Existem várias curiosidades que talvez você não saiba sobre o comportamento felino. Por que os gatos gostam de se esconder, por exemplo? Esse é um comportamento típico da espécie que pode deixar os humanos loucos de preocupação. Só quem já perdeu um gatinho dentro da própria casa e o encontrou horas depois escondido em algum lugar sabe do que estamos falando! Por isso, para deixar os gatos felizes, invista em lugares que ele possa se esconder, como as caixas de transporte, tocas, caixinhas de papelão ou nichos fechados.

7) Catnip é ótimo para deixar os gatos felizes e relaxados

Quer uma dica de como desestressar um gato e deixá-lo feliz? Invista no catnip. Também conhecido como erva de gato, o catnip é uma planta medicinal que pode modificar o comportamento do gato, deixando o bichano mais relaxado, brincalhão ou explorador. Ele ainda serve para estimular a cognição do gatinho e melhorar seu bem-estar.

8) Estimular o instinto caçador do felino resulta em um gato feliz

Mesmo após a domesticação dos felinos, os gatinhos permaneceram com alguns instintos selvagens, como o de caçar. Pode ter certeza que qualquer bichano, independentemente da cor ou raça, adora ir atrás de uma presa. Então para deixar um gato preto feliz ou qualquer outro, que tal investir em brinquedos interativos para gatos que simulam a caça? A varinha para gatos é uma ótima opção porque contém em sua extremidade um brinquedinho que simula a presa, deixando os gatinhos loucos para pegá-lo. 

Como saber se o gato está confortável?

Não é nenhuma novidade que os felinos estão sempre em busca de lugares confortáveis e longe de barulho para descansar. Por isso, se você quer saber como deixar um gato feliz, invista em caminhas, colchões, cobertores e mantas espalhadas em cantinhos estratégicos da casa, que seja isolado e silencioso. Mas como saber se o gato está confortável? Basta saber o significado das posições dos gatos dormindo. Um bichano dormindo de barriga para cima ou de ladinho, com certeza está feliz e relaxado. 

gatinho deitado
Gatinhos felizes estão sempre relaxados

Como saber se o seu gato está feliz?

Agora que você descobriu formas de melhorar a vida do pet, é hora de descobrir como saber se o seu gato está feliz. Diferente dos cachorros que são bem mais expressivos que os felinos, os gatinhos demonstram comportamentos sutis quando estão contentes.

Então nem adianta buscar como os gatos sorriem, porque além de ser super difícil de acontecer, não é tão fácil de notar, pois o “sorriso” dos gatos é muito discreto e raro. A melhor maneira de descobrir é prestando atenção no comportamento felino.

Confira os sinais de que seu gato é feliz

  • Gatinho relaxado
  • Gatos felizes brincam
  • Alimentação regular
  • Rabo relaxado, com poucos movimentos
  • Barulhinhos sutis e ronrons
  • Sono em dia
  • Gato amassando pãozinho 
     
Gato

Gato solta pum? Descubra se é normal os felinos terem gases ou não e o que fazer

Você já se perguntou se o gato solta pum igual os humanos? Por mais estranho que pareça, essa é uma dúvida que pode surgir quando se...

Gato

Gato se lambendo muito: esses são os motivos mais comuns para a lambedura excessiva, segundo os especialistas

É muito comum ver um gato se lambendo no dia a dia para se limpar. Isso faz parte da rotina de higiene deles. A língua desses animai...

Cuidados

Como fazer o gato beber mais água: essas são as 6 dicas dadas por um veterinário para aumentar a hidratação do pet

Saber como fazer o gato beber água é uma das grandes preocupações entre os tutores. Isso porque é da natureza dos felinos não se hid...

Cachorro

"Tapete de lamber": esse brinquedo interativo para cachorro ajuda a reduzir ansiedade, tédio e estresse. Veja como funciona!

Um brinquedo interativo para cachorro que vem conquistando cada vez mais pais de pet é o tapete de lamber. Se você nunca ouviu falar...

Gato

Gato solta pum? Descubra se é normal os felinos terem gases ou não e o que fazer

Você já se perguntou se o gato solta pum igual os humanos? Por mais estranho que pareça, essa é uma dúvida que pode surgir quando se...

Cachorro

Como medir cachorro para comprar coleira, roupas, camas e outros acessórios: veja o guia e nunca mais erre!

Saber como medir cachorro corretamente pode ajudar você na hora de comprar diversos acessórios para o seu pet. Coleira para cachorro...

Gato

Gato se lambendo muito: esses são os motivos mais comuns para a lambedura excessiva, segundo os especialistas

É muito comum ver um gato se lambendo no dia a dia para se limpar. Isso faz parte da rotina de higiene deles. A língua desses animai...

Cuidados

Como fazer o gato beber mais água: essas são as 6 dicas dadas por um veterinário para aumentar a hidratação do pet

Saber como fazer o gato beber água é uma das grandes preocupações entre os tutores. Isso porque é da natureza dos felinos não se hid...

Ver todas