Você sabia que o gato estressado pode ter relação com a sua dieta? A alimentação do gato possui um papel importante não só no bem-estar físico como também no mental do bichano. Os nutrientes essenciais possuem um enorme impacto na mente do gato e seu déficit pode trazer consequências. O Patas da Casa conversou com Lucas Daniel Lopes, graduado em zootecnia e mestrando em zootecnia com ênfase em nutrição de cães e gatos. Ele contou como a alimentação do gato interfere no mental do felino, quais nutrientes são essenciais e que problemas sua falta pode trazer no organismo do animal. Além disso, mostramos algumas dicas de como acalmar um gato estressado, caso seu bichinho esteja passando por esse período. Confira!

Quais são os nutrientes essenciais na alimentação do gato?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Na hora de cuidar da alimentação do gato, todo tutor deve se atentar aos nutrientes oferecidos em cada fase da vida. Gatos são animais totalmente carnívoros, herança dos seus antepassados: "O gato desértico africano se alimentava exclusivamente de carne. Portanto, estes felinos desenvolveram uma série de adaptações no metabolismo para conseguir retirar todos os nutrientes que precisam para sobreviver da carne", explica o especialista. Por isso, as proteínas são os principais nutrientes que devem estar presentes na alimentação do gato – bem mais que na alimentação dos cães. Lucas explica que dentre os 12 aminoácidos essenciais existentes na proteína da carne, os mais importantes na dieta do gato são arginina, metionina, cisteína e taurina. Porém, a alimentação dos gatos não precisa só de proteínas: "Também é essencial a presença de certos ácidos graxos na dieta", afirma o especialista.

A alimentação dos gatos tem forte relação com a saúde mental do bichano

Os benefícios da boa alimentação do gato vão muito além do que se imagina. Além de deixar o gato fisicamente saudável, a dieta balanceada também impacta sua saúde mental. Para explicar como isso ocorre, Lucas cita um estudo realizado com gatos idosos que provou que os nutrientes na alimentação do gato promovem melhora na cognição do bichano: "Em um trabalho publicado em 2012 com gatos idosos, foi constatado que a adição de antioxidantes, arginina, vitaminas B e óleo de peixe apresentaram resultados significativamente melhor em três dos quatro protocolos utilizados para avaliar a capacidade cognitiva. Os autores concluíram que a função cerebral de gatos de meia-idade e idosos pode ser melhorada pela mistura de nutrientes selecionada para minimizar ou eliminar os fatores de risco associados ao envelhecimento cerebral e demência", explica. Por isso, é cientificamente comprovado que a alimentação do gato influencia a saúde mental.

A troca de ração pode deixar o gato estressado

Uma situação que costuma deixar o gato estressado é a troca de ração. Muitas vezes, o tutor precisa trocar a alimentação do gato, mas ele passa a não comer. O especialista explica que isso tem relação com a memória gustativa: "É como se eles se acostumassem com determinados odores e sabores de certo alimento. Quando há mudança de um alimento que o gato não consiga distinguir os odores e sabores que está habituado, se recusa a se alimentar". Para evitar um gato estressado, é importante que toda troca de ração seja feita aos poucos, sem mudanças bruscas de um dia para o outro.

O gato estressado tende a comer menos, colocando sua saúde em risco

Em um gato estressado, sintomas como urinar fora da caixa de areia, isolamento, vocalização excessiva e, algumas vezes, até agressividade são perceptíveis. Além disso, é comum haver perda de apetite, que pode ser perigoso para o animal. " Para a maioria das espécies, quando um indivíduo está sob uma condição estressante, espera-se que haja redução do consumo de alimentos e com gatos não é diferente. A redução no consumo gera um déficit nutricional no animal. Quando este gato é submetido ao déficit por um longo período, espera-se que fique mais prostrado", explica o especialista. Por isso, é importante se atentar à alimentação do gato estressado. Sintomas são um indicativo de que ele está incomodado e o tutor deve fazer o possível para resolver o problema o mais rápido que der.


Uma das maneiras de como acalmar um gato estressado é com uma dieta que contenha todos os nutrientes essenciais
Uma das maneiras de como acalmar um gato estressado é com uma dieta que contenha todos os nutrientes essenciais

O déficit de nutrientes na alimentação do gato traz consequências na saúde mental do pet 

A falta de nutrientes na alimentação do gato faz seu organismo perder nutrientes necessários para que seu metabolismo funcione. Se não forem repostos, há consequências. “A defasagem de nutrientes a longo prazo pode ocasionar alterações na função cerebral que por sua vez acarreta danos cognitivos. Quando a falta de nutrientes está em proporções muito grandes, além do dano cognitivo, o animal ainda apresenta fragilidade física. A associação da fragilidade física e redução da capacidade cognitiva é encontrada principalmente em idosos”, explica.

O déficit de cada nutriente na alimentação do gato traz problemas de saúde animal. “A taurina, deve ser suplementada, pois sua deficiência leva a alterações como cardiomiopatia dilatada e degradação central da retina”, explica o especialista. “Os ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa tem função no desenvolvimento cerebral e da retina em cães e gatos. Eles necessitam da inclusão do ácido araquidônico nas formulações. Sua deficiência está associada a problemas reprodutivos (principalmente em gatas) e na pele e pelos”, complementa.

Alguns nutrientes presentes na alimentação dos gatos auxiliam positivamente sua saúde mental

Uma das maneiras de como tratar estresse em gatos é cuidando da alimentação. Lucas cita alguns dos nutrientes que mais ajudam: “O óleo de peixe contém DHA e EPA. O DHA auxilia na formação e manutenção da bainha de mielina no cérebro. Além disso, oferece benefícios anti-inflamatórios. A arginina aumenta a síntese de óxido nítrico, que tem sido associada à circulação, controle da pressão arterial e cognição”. Outros nutrientes da alimentação do gato que ajudam a saúde mental mencionados pelo especialista são antioxidantes (como vitaminas E e C, que reduzem danos de inflamação no tecido cerebral e nos vasos sanguíneos) e vitaminas do complexo B (que reduzem o risco de alta homocisteína, composto relacionado ao surgimento de doenças cardiovasculares). 

Como acalmar um gato estressado: conheça algumas dicas para manter seu pet calmo  

O gato estressado é uma das consequências que a má alimentação do gato pode trazer. Como explicamos, investir numa dieta balanceada com todos os nutrientes é uma maneira de reverter esse problema. Porém, existem ainda outras dicas de como acalmar um gato estressado que podem te ajudar. A gatificação da casa, por exemplo, é uma forma de manter seu pet mais feliz no lar. Outra maneira de como tratar estresse em gatos é fornecer um ambiente aconchegante, sempre com brinquedos à disposição para manter o pet descontraído. Brinquedos interativos são ótimos para estimular a cognição. Além disso, o floral para gatos estressados é uma outra ideia. O medicamento energético manda informações para o animal, ajudando a acalmá-lo de forma natural. Vale consultar o veterinário sobre o uso de floral para gatos estressados, pois pode ser muito útil. Seguindo as dicas de como acalmar um gato estressado e cuidando da alimentação, seu pet com certeza terá um impacto positivo na saúde mental. 

Redação: Maria Luísa Pimenta