Nem todo mundo sabe, mas a flatulência - também chamada de gases intestinais - é algo comum a todos os mamíferos - e não é uma exclusividade dos seres humanos. Dessa forma, tanto cachorro quanto gato têm gases, trazendo aquele cheirinho bem desagradável quando a gente menos espera. Mas calma: normalmente isso não é indicativo de doenças nem problemas mais sérios com a saúde do animal.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ainda assim é preciso ficar atento a frequência com que isso acontece e saber como identificar um gato com gases. Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas informações importantes sobre o assunto. Veja abaixo!

Gato com gases: o que causa a flatulência nos felinos?

A causa mais comum para essa situação é a alimentação do animal. Isto é, quando os felinos consomem algum tipo de alimento que é mais difícil de ser digerido, ocorre a formação de gases no trato intestinal. Alguns exemplos são a soja, o leite, produtos derivados do leite ou dietas ricas em gordura. Pois é! Embora muitas pessoas acreditem que os gatos gostam de beber leite, isso não é inteiramente verdade. Os felinos consomem esse líquido quando são recém-nascidos por meio do aleitamento materno, mas quando chegam na fase adulta, a maioria dos animais apresenta intolerância à lactose e é justamente por isso que não se recomenda inserir o leite na dieta dos gatos.

Além disso, rações que contém uma grande quantidade de hidrato de carbono em sua composição também podem deixar o gato com gases. Outra possível causa é a velocidade com a qual seu gatinho se alimenta. Se a ração some do pratinho muito rápido, é provável que uma grande quantidade de ar esteja sendo ingerida junto com a comida - e esse ar vai ser liberado depois em forma de gases. 

Vale ressaltar que é importante ficar de olho na frequência com que seu bichano tem esse problema, pois situações muito frequentes de flatulência também podem ser um indicativo de problemas estomacais.


Quando o gato tem gases, pode ser algum problema com a alimentação dele
Quando o gato tem gases, pode ser algum problema com a alimentação dele

Quais são os principais sinais de um gato com gases?

Não é tão fácil identificar quando o gato está sofrendo com as flatulências, e como o pum dos bichanos não costuma ser fedido, essa é uma situação que muitas vezes acaba passando despercebida, No entanto, os mais atentos podem perceber que quando o gato tem gases, a região do abdômen fica mais inchada, é possível ouvir ruídos estomacais e também pode haver perda de apetite no animal. Dependendo da gravidade do caso, vômitos e perda de peso podem ocorrer.

Para eliminar gases, gatos geralmente precisam de uma reeducação alimentar

Geralmente, o que mais se recomenda para um gato com gases é uma alimentação mais saudável e com todos os nutrientes essenciais que ele precisa. Qualquer mudança muito brusca na dieta do animal pode acarretar nos tão temidos gases, e, portanto, é sempre muito importante pesquisar muito bem sobre o que o gato pode ou não comer antes de efetivamente “mimar” o bichano com algo que pode comprometer o seu organismo. Se ainda assim os gases persistirem, talvez seja uma boa ideia verificar a qualidade da ração e até mesmo optar por uma outra marca - desde que tudo isso seja conversado com o veterinário do animal antes.

Além disso, no caso de doenças ou problemas gastrointestinais mais sérios, é necessário consultar um médico veterinário para buscar o tratamento mais adequado. O uso de alguns medicamentos pode ser indicado para aliviar os sintomas, mas vale destacar que a automedicação nunca deve ser uma opção. É fundamental que qualquer tipo de remédio seja prescrito e acompanhado de perto por um profissional.

Redação: Juliana Melo