O sofrimento com dores de barriga não é algo exclusivo ao mundo dos humanos: os nossos bichanos também podem ter esse incômodo. A diarreia em gatos pode ser causada por diferentes razões, desde uma simples mudança na alimentação até problemas mais graves, como a panleucopenia felina. Ainda assim, por serem animais extremamente higiênicos, nem sempre é fácil identificar quando ele está passando por esse problema. Para te ajudar a reconhecer os sinais, nós juntamos aqui embaixo tudo o que você precisa saber sobre gato com dor de barriga. Dá uma olhada!

Como identificar o gato com diarreia?

Os felinos dificilmente demonstram quando algo não vai bem. Por isso, detectar sintomas de desconfortos e doenças pode ser uma tarefa difícil. No caso de gato com dor de barriga, o ideal é ficar atento a quantas vezes o seu bichano está indo a caixinha de areia e, principalmente, ao aspecto das fezes do animal, já que as texturas líquidas, amolecidas e amareladas são indícios da diarreia. As necessidades fora do lugar também podem indicar o problema: as chances do gato com dor de barriga não conseguir chegar a tempo no local correto são grandes.

Outra coisa que deve ser observada é a curvatura do bichano na hora de usar a caixa de areia. Isso porque as dores abdominais podem ficar mais fortes nesse momento. Também vale ficar de olho no comportamento geral do gato: miados excessivos, agressividade, apatia e falta de apetite são alguns sinais de que algo não está bem.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.


Diarreia em gatos: a boa alimentação é um dos princípios para evitar o problema
Diarreia em gatos: a boa alimentação é um dos princípios para evitar o problema

Diarreia em gatos: o que pode causar o problema?

Um gato com dor de barriga pode ter uma série de fatores por trás, que vão desde os mais simples de tratar aos mais complicados. Uma das mais frequentes é a mudança brusca na dieta do bichano. Mas, ainda assim, podem existir outras razões para o problema. Confira na lista abaixo:

  • Dietas não balanceadas: felinos que se alimentam com rações de baixa qualidade ou com alimentos que não são recomendados podem desenvolver um quadro frequente de diarreia;

  • Alergias alimentares: gatos são muito seletivos com comida, por isso é bastante comum que tenham alergia a alguns alimentos, como leite e frango. A dor de barriga em gatos é um dos sintomas; 
  • Presença de outras doenças: alguns vermes e vírus também podem causar problemas na digestão do seu gatinho. A Panleucopenia, por exemplo, é bastante perigosa e pode ser fatal. Para evitar, é importante que o seu pet esteja sempre com a vacinação e vermífugo em dia;

  • Estresse: mudanças bruscas na rotina do gato também pode desencadear problemas intestinais, inclusive a diarreia em gatos. Por isso, evite atividades que possam deixar o seu amigo estressado!

Gato com dor de barriga: o que fazer para amenizar a situação?

Assim que você perceber que o gato está com diarreia, o ideal é levá-lo ao veterinário. Depois da avaliação clínica, o profissional vai prescrever o melhor tratamento para o problema - e pode pedir exames também para descartar doenças mais sérias. Ainda assim, após o diagnóstico, vale investir em algumas atitudes simples para amenizar a situação, como deixar o bebedouro sempre com água limpa e fresca, oferecer comidas mais nutritivas e, principalmente, deixar que o seu gatinho descanse para repor as energias perdidas.

Como evitar os casos de diarreia em gatos?

Ainda seja uma condição de saúde bastante comum entre os felinos, é preciso tomar alguns cuidados quando se trata de gato com dor de barriga. Manter o vermífugo do seu amigo em dia é um deles, já que a medicação é eficaz no combate a doenças causadas por vermes. Além disso, a dieta balanceada é essencial para a manutenção da saúde dele. 

Redação: Úrsula Gomes